O bairro mais charmoso de Londrina, Lago di Trento, dentro da Gleba Palhano, conta com o mais novo empreendimento, o Residencial MOZART BOULEVARD. Foi construído por Ramon Canhoni Dematte e Marcos Dematte Marchi. No último dia 27, Ramon e sua esposa Viviane Posansky , receberam proprietários e convidados com um elegante coquetel de lançamento. A arquiteta de Curitiba, Amanda Fabbri, assina com elegância o projeto de interiores e Luiz Baggio é o engenheiro responsável. As fotos são do evento

Donizete Aparecido dos Santos (M.O importantíssimo no prédio), Ramon Canhoni  Dematte e Viviane Posansky, Amanda Giovanna Fabbri (Arquiteta ) e Luiz Cidenei Bahgio (Engenheiro)
Donizete Aparecido dos Santos (M.O importantíssimo no prédio), Ramon Canhoni Dematte e Viviane Posansky, Amanda Giovanna Fabbri (Arquiteta ) e Luiz Cidenei Bahgio (Engenheiro) | Foto: Divulgação
O empresário Romeu Dematte Junior com os anfitriões Viviane Posansky e Ramon Canhoni Dematte . Romeu e Ramon são irmãos.
O empresário Romeu Dematte Junior com os anfitriões Viviane Posansky e Ramon Canhoni Dematte . Romeu e Ramon são irmãos. | Foto: Divulgação

Jantar do Síndico, o evento anual do Secovi

Depois de três anos sem acontecer o Jantar do Síndico, o Secovi Regional Norte volta a realizar o evento que neste ano chega a sua 23ª edição. Será no Moress Fazenda. No dia 24 de novembro, tem o Esquenta do Jantar do Síndico, um happy hour de pré-confraternização e networking entre as pessoas que trabalham nos condomínios e os patrocinadores do Jantar. Oportunidade para o síndico buscar seu convite para o jantar e começar a curtir as comemorações do Dia do Síndico, celebrado em 30 de novembro.

Nota Paraná

Leitor da FOLHA, Mário Jorge Tavares envia uma sugestão interessante para a Coluna. Ele diz: “O Governo do Paraná poderia surpreender positivamente a todos, informando via e-mail ou celular quando houvesse algum crédito lançado em conta bancária ou pelo menos quando houvesse algum valor para o contribuinte, pois possuem recursos de TI para isso. Agora transferir tal atividade para cada contribuinte ficar conferindo se foi ou não contemplado de alguma forma, não é incentivo de reciprocidade para utilização do Nota Paraná. Aposto que se fosse para receber algum tributo, não deixariam de nos informar já que possuem todas nossas informações de contato”.

Nicolás Otamendi: outro Maracanazo

O zagueiro argentino Nicolás Otamendi fez contra a seleção do Brasil o terceiro gol de cabeça, que o time orientado por Fernando Diniz, o técnico quebra-galho da CBF, sofreu. Ficou a pergunta dos saudosistas: por qual razão o zagueiro Tiago Silva, 38 anos, ainda em plena forma não foi convocado? Nicolás Otamendi (que é do Benfica) subiu mais do que três brasileiros, e decretou a primeira derrota da seleção brasileira, em jogos em casa, em eliminatórias para a Copa do Mundo. Para emissoras de rádio de Buenos Aires, foi “mais um Maracanazo”...O primeiro foi aquele da Copa do Mundo de1950, com vitória do Uruguai, no Maracanã, diante de 130 mil torcedores.

Amigo Bicho no Quintino

Imagem ilustrativa da imagem Na elegante entrega do Mozart Boulevard
| Foto: Divulgação

Neste sábado (25), o Shopping Quintino receberá a Associação Amigo Bicho, das 11 às 17 horas, com a sua campanha de adoção responsável: lindos cães e gatos estarão disponíveis. A Renata adotou o Fred ainda pequenino e ele é o amor da vida dela. “Venha escolher um amor pra você também!”, sugerem os voluntários.

Pensamento Computacional

Alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Londrina foram homenageados pela UniFil na formatura de mais uma turma do curso de Pensamento Computacional. É uma iniciativa para aproximar adolescentes e jovens de práticas em linguagens de programação, raciocínio lógico, robótica, criação na web e outras áreas de tecnologia. "O treinamento gratuito contribui para desenvolver habilidades cada vez mais exigidas no dia a dia do mundo acadêmico, das profissões e do mercado”, diz o reitor Eleazar Ferreira. Mais de 140 estudantes concluíram as atividades. A UniFil planeja o lançamento de novas turmas para 2024. As fotos do dia da formatura mostram dois destaques.

Professora de Computação Tânia Goulart e Júlia Lopes Nascimento, do Colégio Estadual Nilo Peçanha
Professora de Computação Tânia Goulart e Júlia Lopes Nascimento, do Colégio Estadual Nilo Peçanha | Foto: Divulgação
Consultora da UniFil Vivian Venancio e Angelo dos Santos Monteiro, do Colégio Estadual Heber Soares Vargas
Consultora da UniFil Vivian Venancio e Angelo dos Santos Monteiro, do Colégio Estadual Heber Soares Vargas | Foto: Divulgação

Rancho Alegre, Uraí, Assaí e Porecatu e também Tamarana

O Censo de 2022, do IBGE, mostrou que cidades de nossa região perderam população. São elas: Rancho Alegre, Urai, Assaí e Porecatu, esta a que mais perdeu sua gente: 18,08%. Depois vem Assai, com menos 15,64%. A razão é bastante conhecida: os jovens precisam estudar e acabam ido moar nas cidades em que estudam. Outros vão em busca de empregos, porque em suas localidades, existem poucas chances. O que é preciso: é a Assembleia Legislativa visitar, através de suas comissões de deputados, tais cidades e patrocinar levantamentos do que se pode fazer para ajudar a recuperá-las. E apresentar ao Governo do Estado suas conclusões e sugestões sobre o que fazer. Enfim são cidades que precisam de ajuda, de apoio, já que todos pagam impostos e votaram nas eleições. E são paranaenses. É preciso ajudá-las, talvez sugerindo às Prefeituras que facilitem a instalação de empresas, de lojas, de pequenas indústrias que sejam. É preciso ir atrás. Com quem converso, me diz que as autoridades dessas cidades se sentem despreparadas e vão se encolhendo, vendo o tempo passar nas janelas, e a juventude delas indo embora para outros centros maiores. AGORA É HORAS DE AUTORIDADES PARANAENSES AGIREM!

De olho nas novidades

Imagem ilustrativa da imagem Na elegante entrega do Mozart Boulevard
| Foto: Divulgação

O empresário Emerson Bim da Ótica Visolux recebeu a visita do conhecido advogado Alvino Aparecido Filho. Foi uma oportunidade de mostrar ao amigo as novidades em armações e lentes. O segmento vive em constante evolução. Bim faz questão de trazer para Londrina o que há de mais atual e tecnológico quando se fala em óculos.

No Best Partners do Palladium Hotel Group

Imagem ilustrativa da imagem Na elegante entrega do Mozart Boulevard
| Foto: Divulgação

O empresário Silvio de Souza, da Conquista Turismo, participou como convidado da programação do Best Partners do Palladium Hotel Group, um dos gigantes do setor hoteleiro. Foi no Grand Palladium Imbassaí, na Bahia. O evento reuniu as agências e operadoras reconhecidas pelo grupo com principais parceiros no Brasil. Os convidados aproveitaram as instalações do luxuoso resort, participaram de coquetel e jantar com diversas atrações musicais. Na oportunidade, o grupo anunciou que teve receita recorde este ano. Silvinho, como é conhecido em Londrina, já levou muitos grupos para hotéis da rede. Entre eles, equipes da Integrada, Coop. Lar, Coopavel, Agro Hara Elanco, MDS Animal e Pearson. Na foto, Malena e Cristiano, do Grand Palladium Imbassaí, Silvio de Souza, da Conquista Turismo, e Lilian D’Angelo, do Palladium Hotel Group

Árvores, Sema, multas e etc.

Leio a FOLHA: A Sema aplica 252 multas por poda de árvores ou derrubadas delas, entre janeiro e outubro. O valor da punição pode chegar a 1 milhão e 191 mil reais. Será que a Sema fiscaliza a situação de árvores na cidade, aquelas que estão doentes, que atrapalham endereços, casas comerciais, o trânsito e correm o risco de cair por si sós? Será que a Secretaria do Ambiente observa ou orienta os plantios de novas árvores, se ajuda na escolha das mudas, se auxilia na qualidade e no tipo de arvores? O que precisa é a Sema atender bem a população, ajudando quando for procurada. E solucione problemas, ajude mais o povo sobre o setor. Multar a população depois, é muito fácil.

Fazenda invadida

LEITORES perguntam e eu também: o que a Funai e o Incra responderam à PM e ao proprietário da fazenda em Tamarana, invadida por indígenas. Já me disseram que procuraram delegacia da Funai em Londrina e não encontraram...

****

TÁ LEGAL: a Comissão da Saúde que investiga a morte de jovem na UPA do Jardim do Sol já chegou a uma conclusão? Qual foi? Ou ainda não? É o que perguntam amigos, familiares e o povo da região a respeito.

¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina