|
  • Bitcoin 201.630
  • Dólar 5,4587
  • Euro 6,1923
Londrina

Oswaldo Militão - Social 5m de leitura Atualizado em 14/01/2022, 20:51 assinante

Na concorrida confraternização da Rural

PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de janeiro de 2022

Oswaldo Militão
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

 Célio, Maialu, Eloisa e Beatriz Heim  na concorrida confraternização da Sociedade Rural do Paraná. Família tradicional de agropecuaristas, sempre presente e celebrada nos eventos da SRP. Célio Heim faz parte do Conselho Técnico da entidade. 

Imagem ilustrativa da imagem Na concorrida confraternização da Rural
|  Foto: Divulgação
 

CAMARÕES À DIANA ERA O MAIS SOLICITADO DA NOITE   

AQUI em Londrina, nos anos 60, cobrava-se mais caro o prato de camarões à Diana (era o melhor da noite, da boemia na cidade), depois  os camarões à Grega, ou o camarão à Baiana, com preços médios, mas em relação aos de hoje em dia, dava para convidar a namorada. Lembramos dos camarões porque estamos em época de temporada nas praias, onde nos norte-paranaenses, com dinheiro, chegam para devorar camarões de todos os tamanhos, peixes bons e lagostas, lagostines e etc.  Ou fritadas em geral. Voltando a Londrina, eram ótimos, notadamente os da cozinha de Osvaldo Farinha, saudoso maitre local, que nos contou que iniciou sua carreira como cozinheiro-chefe, embora jovem, em navio de turistas. Em Londrina, montou o restaurante Elite, que se tornou famoso.  Era onde o pessoal da Esquadrilha da Fumaça pedia para ir almoçar, quando vinham a Londrina, em tempos da Exposição da Sociedade Rural do Paraná. Farinha preparava como poucos o saboroso Crepe Suzette, que aprendeu com um colega francês. Hoje em dia, cozinheiros precisam caprichar mais nos camarões, para justificar preços cobrados. Bimbo Novaes (fazendeiro no MT), acostumado a comer bem, enjoado de churrascos feito por amadores, reclamou de prato que pediu outro dia em Londrina: “Servir camarões frios é a mesma coisa que servir café requentado...” 

***

EM LONDRINA, bom mesmo, dizem amigos, é comprar os camarões especiais (aqueles graúdos) do popular Biro Biro, nosso amigo Osvaldo Calixto, em sua elogiada peixaria na Leste-Oeste, como é conhecida a Avenida Dom Geraldo Fernandes, e prepará-los em casa. É para matar a vontade.  Camarões iguais àqueles que a cozinha do Roberto Vezozzo, no Bourbon, preparou para o Biro Biro, amigos e visitantes convidadas. 

ANIVERSARIANDO 

Comemorando aniversário neste sábado, dia 15 de janeiro: o ex-deputado estadual Antônio Carlos Belinati, Cristiane Cordeiro Nascimento, Denise de Cassis Rosseto Januzzi, Helena Neme Fernandes Ruiz, Valmir Niero e Micheline Farah 

***

No domingo, dia 16, estarão aniversariando:  a sempre elegante amiga Marilene Rocha, esposa do engenheiro e empresário José Pedro da Rocha, o médico gastro Ascêncio Garcia Lopes Júnior, a doutora Leila Minelli, Rozane Rocha Cachapuz Rose Bianchini, Rita Vercesi e Pedro Siqueira Neto. A tosos eles, os cumprimentos da Coluna. 

CERIMÔNIA EM PORTUGAL 

O Príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança, da família real brasileira, recebeu o Grande Colar da Real Ordem de São Miguel da Ala. A homenagem foi entregue pelo Grão Mestre da Ordem, Alteza Real Dom Duarte Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal. O príncipe é casado com a londrinense Fernanda Miguita 

Imagem ilustrativa da imagem Na concorrida confraternização da Rural
|  Foto: Divulgação
 

AZUL ASSUME VOOS REGIONAIS  

Um expert em aviação comercial contou para a Coluna que a empresa AZUL  vai assumir os voos regionais que eram vendidos pela GOL e operados pela Two Táxi Aéreo no avião Caravan de nove lugares. São rotas que incluem Cornélio Procópio, Umuarama, Apucarana e outras quatro cidades do interior do Paraná. As tarifas passam a ser bem competitivas. Por exemplo, Cornélio -Curitiba com uma bagagem por R$ 159,00 

VOO PARA CURITIBA 

A LATAM  vai voltar a operar o voo de Londrina para Curitiba. De acordo com informações extraoficiais, será um voo diário, previsto para se iniciar em 27 de março. Mas, disseram-nos, a evolução da pandemia pode alterar esta programação. 

 Agora em Maringá 

A gelateria Leone inaugurou, quinta-feira última, a primeira loja da marca em Maringá. Fica no Shopping Maringá Park. É a sexta unidade da Leone, empresa londrinense que também se expandiu para Ponta Grossa, onde faz sucesso entre os apreciadores de gelatos cremosos preparados com ingredientes selecionados. Na foto, Cláudia Michiura , superintendente do Shopping, Rogério Pereira,  da Leone, e a empreendedora Ana Karolina Amastha 

Imagem ilustrativa da imagem Na concorrida confraternização da Rural
|  Foto: Divulgação
 

SUPERAGRO: EVENTO EM LONDRINA APRESENTARÁ SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS NA PRODUÇÃO DE SOJA 

Maior produtor mundial de soja, com uma produção anual de 135 milhões de toneladas, a agricultura brasileira enfrenta uma série de desafios: plantas daninhas, pragas e doenças. Para controlar esses problemas   a Adama (pronuncia-se Adamá),  integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, traz ao mercado paranaense soluções que serão apresentadas no SuperAgro, evento que acontece de 18 a 21 de janeiro, em Londrina. A primeira é o lançamento do  Armero, fungicida para a cultura da soja que conta com tecnologia exclusiva T.O.V . Resultados de experimentos cooperativos realizados pelo Consórcio de Rede de Mancha-Alvo, composto por 16 instituições, com os principais fungicidas registrados e em fase de registro para a cultura da soja na safra 2020/2021, indicam que este produto apresentou os melhores índices de produtividade entre os fungicidas avaliados (média de 4.390 kg/ha).Para o pré-plantio da soja, os produtores conhecerão no estande da Adama os lançamentos dos herbicidas Cheval e Araddo. Cheval é uma combinação exclusiva no mercado, que potencializa os ativos do defensivo e traz facilidade de aplicação, simplificando a vida do agricultor. Como explicam os especialistas da Companhia,  Araddo é uma combinação altamente eficiente para o manejo de amargoso, pé-de-galinha e buva, solução completa no manejo de folhas largas e gramíneas na dessecação das culturas da soja, milho e trigo. Os visitantes da SuperAgro poderão conferir o desempenho de Plethora, solução multiculturas desenvolvida para o combate ao complexo de lagartas, como a Falsa-Medideira , Lagarta-do-Cartucho e Helicoverpa . Além disso, também combate a Broca do Café e o Bicho Mineiro de forma simultânea.  

 Novo Campus da IFPR 

 O ano começou com trabalho intenso para a deputada federal Luísa Canziani e seu pai, Alex Canziani, secretário de Governo de Londrina. Os dois, que elegeram a educação como principal bandeira de trabalho, comemoram mais uma conquista para Londrina. Será inaugurado em abril o novo campus do IFPR, na Zona Norte. O prédio tem 6,5 mil metros quadrados de área construída e vai atender cerca de mil alunos. A construção do novo campus foi anunciada por Alex Canziani há cinco anos, que viabilizou recursos para a obra. A deputada Luísa também destinou recursos para a conclusão do prédio, compra de equipamentos e da rede de fibra ótica. O IFPR de Londrina oferece quatro cursos técnicos subsequentes, dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, um de licenciatura, um curso superior de tecnologia, um de especialização e dois de línguas: inglês e espanhol. 

Imagem ilustrativa da imagem Na concorrida confraternização da Rural
|  Foto: Divulgação
 

vaga concorrida

A fisioterapeuta Carla Antonieli de Moraes, graduada pela UniFil em 2019, reforça a lista de aprovações nos programas de residência: conquistou a vaga concorrendo com 30 candidatos em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia no Hospital Universitário da UEL. Ela comenta que o suporte dos professores de fisioterapia foi determinante na colocação no mercado de trabalho e revela confiança para o futuro. "A especialização vai ser uma virada na profissão. A área de estudos não é tão conhecida, mas apaixonante. Estou empolgada e grata pela ajuda de todos da UniFil", ressalta Carla de Moraes, que é de Rosário do Ivaí. 

Imagem ilustrativa da imagem Na concorrida confraternização da Rural
|  Foto: Divulgação
 

É preciso sempre cantar 

O sempre aplaudido cantor Renê se apresenta, neste domingo em Londrina, na Chácara Boa Esperança, que fica na Viação Velha. Será durante o almoço. No sábado (dia 22), Renê vai cantar em Maringá, na Noite de Tangos e Boleros do Três Riche Bistrô. Não dá para perder 

Imagem ilustrativa da imagem Na concorrida confraternização da Rural
|  Foto: Divulgação
 

 Elogio para a PF 

O leitor da Folha Gersonly R. de Oliveira escreve para a Coluna elogiando a Polícia Federal. Ele diz o seguinte:  “A Polícia Federal de Londrina tem desenvolvido excelente trabalho. O delegado-chefe  Kandy Takahashi, verdadeiro líder nato, motivou a união e a garra pelo trabalho de todos. Sabedoria Oriental”, concluiu. 

*** 

APROVEITO O ESPAÇO para sugerir o filme O Estado versus Larry Flint.  Você dá risadas com fatos de uma história bem séria.  Muito legal para estudantes de Comunicação, Jornalismo, Direito, Psicologia e etc. 

Para estudantes de Política, de Direito e de Jornalismo, outro filme da Netflix que me disseram que é muito bom: State to play´´.   Um show de jornalismo investigativo.  

Outro leitor, José Inácio Ferreira Alves,   sugeriu o filme Judas e o Messias Negro, que está ou estaria na Nexflix. 

Coisa de cidade grande  

ME PERGUNTARAM: quem seria a bela londrinense, que aquele diretor de banco ficou apaixonado por ela, e sempre que vinha aqui não deixava de vê-la... Não sabemos. O que podemos dizer é que alguns bancos deixaram de existir aqui, de ter filiais e até sede.  Mas um advogado, amigo dele, comentou, certa vez, que a moça era de “fazer padre tirar a batina...” 

Muchachos governando 

 No Governo Biden, os Estados Unidos nunca tiveram tantos latinos em cargos governamentais como agora. Joe Biden prometeu e está cumprindo.  

***

PAI OSWALDO de Bela Vista, velho sábio, diga para nós: O Tubarãozinho já enfrentou dois santos e ganhou do São Bento e do São Bernardo. Agora, no mata mata da Copa São Paulo, o Londrina  lutou bravamente e perdeu por 1 a 0, no finzinho da partida para o São Caetano. Não foi Santos demais para a rapaziada enfrentar? Haja rezas e futebol... 

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM