A Amcham (American Chamber of Commerce), maior entidade multisetorial do país, com 3,5 mil empresas associadas que representam 1/3 do PIB brasileiro, realizou recentemente, em sua sede em São Paulo, debate técnico sobre a regulamentação da Reforma Tributária com a participação do deputado federal Luiz Carlos Hauly e do Secretário Extraordinário da Reforma, Bernard Appy, além da presença de empresários de diversos segmentos. As discussões giraram em torno dos conteúdos apresentados pelos grupos técnicos do Ministério da Fazenda e as perspectivas para tramitação das leis complementares no Congresso Nacional. Na foto, o deputado Hauly, Bernardo Appy e Luiz Renato Hauly, advogado e economista que tem acompanhado de perto toda a discussão em torno da Reforma Tributária.

Que Deus as tenha

ESTA COLUNA une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento da sra. Tida Pietraroia, aos 92 anos, que era viúva do engenheiro Newton Pietraroia, um dos fundadores do histórico Canadá Country Clube e um dos primeiros integrantes do Lions Cube de Londrina.

***

LAMENTAMOS também o falecimento de Vilma Rossi Cordeiro, a famosa boleira da cidade, que fez dezenas ou centenas de bolos para noivas da cidade e região. Muito estimada em Londrina, estava com 78 anos. o corte do bolo feito por Vilma era sempre esperado pelos convidados dos noivos. Notadamente o de coco com abacaxi.

Cães e Gatos em Paris

Os franceses parecem gostar mais de gatos do que de cachorros. Notadamente as francesas de Paris. Na capital da França, sede dos próximos Jogos Olímpicos, há 250 mil gatos e 100 mil cachorros.

Primeira turma de Economia

Imagem ilustrativa da imagem Na Câmara Americana de Comércio
| Foto: Divulgação

Economistas da primeira turma da UEL (1971) durante animado encontro de confraternização no restaurante Casarão. Na foto, Luiz Carlos Perazolo, Moisés Betoni, Firmino Sérgio da Silva, Hiro Higa, Fernando Barros, Roberto Delalibera, Lauro Lopes e Geraldo Sorgi. Parabéns a eles.

Senna correu de kart em Rolândia

O tricampeão mundial de automobilismo, Ayrton Senna da Silva é nome do Autódromo de Londrina e de uma das principais avenidas da Gleba Palhano na cidade. Ele correu de kart em Rolândia, quando Jorge Lehmann, saudoso ex-prefeito e amigão, era o jovem grande incentivador do kartismo na região. O apelido de Senna naquela época era Deco. Desde então gostava de ouvir Chopin, para relaxar. Era também fã do cantor Milton Nascimento. Os ingleses têm o circuito de Silverstone e , em homenagem a Airton apelidaram o local da "Silvastone". O famoso piloto Juan Manuel Fangio, considerado o avô da Fórmula 1, disse certa vez que Senna voava em pista molhada, desafiando as leis da física.

O são paulino Limpa Trilho

Imagem ilustrativa da imagem Na Câmara Americana de Comércio
| Foto: Divulgação

No Dia do Trabalhador , Octavio Gianelli, conhecido como Limpa Trilho, lenda do futebol amador de Londrina e Norte Pioneiro completou 82 anos. Ele, que é presidente vitalício da Liga de Futebol de Londrina, comemorou ao lado da esposa Ivone de Lima Gianelli, dos dois filhos do casal e seus três netos. Viva o novo ciclo do são paulino. Parabéns!

****

INCRIVEL MALDADE HUMANA == Bandidos roubaram até a loja do Grêmio Portoalegrense, mesmo debaixo de muita água e com pessoas mortas, outras pedindo socorro, com a capital gaúcha inundada, vivendo até agora um grande drama. Ser humano capaz disso, deve ter raiva de ter nascido. Só pode estar sob o domínio de espíritos do mal.

No Estádio do Café

Um sócio torcedor do Londrina, presente ao jogo entre o Tubarão e o CSA, pela Série C do Brasileirão, estranhou quando foi lhe oferecido, por uma pessoa, ingresso de cadeira por 60 reais, quando o preço normal da bilheteria era de 80 reais. Mas depois ficou sabendo que o Londrina fez grande cortesia, doando 800 ingressos e alguns que receberam, venderam mais barato, ganharam algum e se viram o jogo, foi nas arquibancadas. O sócio torcedor reclama com razão, pois alguma coisa está mais do que errada.

Cadeiras Cativas

Tanto a ex-Ametur como a atual Fundação de Esportes permitiram que as "cadeiras cativas", que eram de proprietários, que pagaram pelos lugares, foram desrespeitados, quando tiraram os números e passaram a vendê-las, como se não houvessem quem pagou por elas, "proprietários devidamente documentados". Aqui entre nós: desrespeitaram o setor, que esculhambou geral, e isso parece que permanece até hoje. Pois era difícil de administrar, mas só que o pessoal que cuidava era pago para isso.

Mais grana para a CBF

As indústrias de material esportivo Puma e Nike desejam fabricar e vestir as seleções brasileiras de futebol, do sub-17 até a principal. Para isso, as duas ofereceram propostas iguais à CBF: um bilhão de reais para tirar o patrocínio atual da alemã Adidas. Muita grana e deve ser por isso que o cargo de presidente da CBF é mais disputado que a presidência do Senado Federal.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina