O Museu Histórico de Londrina foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná em comemoração aos 50 anos de atividades. O deputado estadual Tercilio Turini, autor da proposição, entregou ao reitor da UEL, Sergio Carlos de Carvalho, e à diretora do Museu, Edméia Aparecida Ribeiro, o diploma de Menção Honrosa e Votos de Congratulações pelo cinquentenário. “A história dos pioneiros está preservada no acervo de documentos, peças e relatos daqueles que desbravaram e colonizaram o Norte do Paraná. O trabalho das pessoas que criaram o Museu e de todos que atuaram na sua consolidação merece destaque. Representa um legado importante para as futuras gerações”, ressaltou. Turini elogiou a dedicação diária de toda a equipe, o apoio da Sociedade de Amigos do Museu, o suporte da UEL e o carinho da população londrinense. “Recentemente consegui o repasse de R$ 350 mil do Governo do Estado para refazer toda a instalação elétrica do prédio, um símbolo da região por ter abrigado a primeira Estação Ferroviária de Londrina”, disse. O reitor agradeceu o deputado. “É um parceiro em Londrina e na Assembleia, sempre aberto para receber as reivindicações da comunidade universitária e levá-las ao governo estadual”, disse. Na foto estão professor Rogério Ivano (Departamento de História), professora Viviane Furtoso (diretora do Centro de Ciências Humanas na UEL), reitor Sérgio de Carvalho, deputado Tercilio Turini, Edméia Ribeiro (diretora do Museu), Ana Rosa Lunardelli e Sidnei Oliveira (Sociedade Amigos do Museu).

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico é homenageado pela Assembleia
| Foto: Divulgação

Campanha pelo etanol, o combustível limpo

Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a Adama lança nova campanha de valorização do setor canavieiro, desta vez voltada ao uso de etanol. Por meio das mídias digitais, visa incentivar o consumo de etanol da cana- de-açúcar, levantar os aspectos positivos do combustível, reforçar o etanol como um produto da agricultura brasileira, entre outros. "Queremos apoiar o uso da um combustível limpo, genuinamente brasileiro, que impulsiona a economia do País", afirma Rogério Ferraz de Castro, coordenador de Marketing da Adama, que escolheu César Urnhani, apresentador do programa Autoesporte, e um dos defensores do etanol, para encabeçar a campanha. Uma das ações é a entrega de troféus a usineiros de todo o País. O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo e o principal fornecedor global de etanol de cana. Em 2020, está colhendo uma safra recorde de cana-de-açúcar. A campanha de valorização do etanol pela Adama é a segunda voltada ao setor este ano. Em junho, a empresa lançou a Bom De Cana, destacando todas as iniciativas e esforços dos produtores de cana-de-açúcar em um ano em que, com a pandemia da Covid-19, houve queda nos preços do petróleo, e com o isolamento da população, houve uma inevitável queda no consumo de combustíveis e nos preços do etanol. "A campanha integra as iniciativas da empresa de conexão às necessidades dos agricultores. Cada vez mais tem se preocupado com os desafios que os eles enfrentam, os escutado de forma ativa e, procurando entender suas necessidades, experiências e entregar o que o agricultor busca.”

DEZ ANOS DE CASAMENTO

O casal de empresários londrinenses Junior Costeski e Aniandra Regioli Costeski comemorou 10 anos de casamento na sexta-feira (dia 13). Com festa no melhor estilo sertanejo, eles e os convidados se divertiram e cantaram ao som das duplas Manu e Gabriel e Matheus e Ribeiro. Destaque para a decoração no Buffet Stylo, totalmente rústica com cara de sertão, disseram os anfitriões. O casal também lembra que a festa seguiu todas as recomendações de prevenção à Covid

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico é homenageado pela Assembleia
| Foto: Divulgação

Chamada geral da Sercomtel para clientes e ex-clientes

Clientes e ex-clientes da Sercomtel já podem quitar as dívidas com a operadora em condições especiais a partir desta semana. A Campanha de Recuperação de Crédito 2020 é uma boa oportunidade para os consumidores com pendências começarem 2021 com saldo positivo e credibilidade no mercado. Além disso, a renegociação de contratos pendentes permite o retorno à planta de clientes e a utilização dos serviços e produtos oferecidos pela Sercomtel. Para aderir à vampanha de 23 de novembro a 31 de janeiro, basta ir às lojas da Rua Professor João Cândido, 555; Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310); Avenida Saul Elkind, 896, no horário de funcionamento do comércio de Londrina ou ainda entrar em contato com o Call Center pelos números 103 43 e 0800 400 6262.

Futebol perdendo

O futebol paranaense vai perdendo seus homens históricos: já se foram os amigos Jacy Scaf e Carlos Antônio Franchello , do Londrina, e agora Serafim Meneghel, do União Bandeirante. Os três apaixonados pelo futebol, pelos seus times, mas sempre amigos.

HEBER LOPES: 350 JOGOS

O árbitro de futebol Heber Roberto Lopes, londrinense, foi homenageado pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, que lhe presenteou com a camisa 350, pelo mesmo número de partidas que ele apitou na Série A, em sua carreira de sucesso. A homenagem foi também durante a participação de Heber no programa Bem Amigos, na Rede Globo. Heber Roberto Lopes é o árbitro londrinense de maior destaque até hoje, pois é do quadro de arbitragem da CBF e da Fifa e já atuou em alguns dos mais importantes jogos de futebol do país e da Libertadores.

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico é homenageado pela Assembleia
| Foto: Divulgação

Na Câmara Municipal de Curitiba

Curitiba tem 38 vereadores e 25 deles foram reeleitos, segundo comentários na Boca Maldita, dão alguma chance aos novos candidatos. Indiara Barbosa, do Partido Novo, foi a mais votada da nova Câmara Municipal da capital do estado. Foi eleita e ajudou a eleger Amália Tortato, que também é do seu partido. Indiara trabalha em uma empresa de auditoria contábil.

O Partido Novo elegeu duas vereadoras em São Paulo e dez vereadoras no Rio de Janeiro. Em Londrina e em Maringá não conseguiu muito sucesso.

NOVA LOJA DA REDE

Nova loja da rede Santarém será inaugurada, em breve, na Av.Saul Elkind,4.054, na região do Parigot de Souza, zona norte de Londrina. Será a loja mais moderna da rede que tem 5 mercados na cidade, construída em um terreno de 7,500 metros quadrados. A área de venda tem 1600 metros quadrados, com 109 vagas de estacionamento coberto. A unidade ainda terá um shopping com 7 lojas. São 80 empregos diretos. Este mês, o Santarém completou 47 anos. Para comemorar está realizando uma campanha de aniversário com show de prêmios. Cada 60 reais em compras dão direito a uma raspadinha para concorrer a muitos prêmios. Na foto, Julia Alves Rodrigues, responsável pelas padarias da rede, e Rodrigo Cardoso Alves, um dos proprietários, nas instalações do novo mercado. Como destaca o fundador do Santarém, o empresário Ramiro Dias Branco Alves, é a nova geração da família atuando na empresa com destaque

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico é homenageado pela Assembleia
| Foto: Divulgação

A turma da Fábrica 1

A dinâmica equipe da Fábrica 1 (indústria de chope famosa da cidade) almoçava no Dá Licença, da João Cândido, recebida pelo anfitrião Ênio Sehn Junior, sempre atencioso com sua clientela. Segundo Roberto, que lidera a equipe, vem novidade por aí, dentro de algum tempo, no local onde funcionava o restaurante da Fábrica 1, que, como se sabe, fez muito sucesso, que pertence a uma família de empresários de Lins, São Paulo.

ANIMADO ALMOÇO

Os atuantes advogados Dayane Sutil e Glauco Magalhães, em animado almoço com empresário de futebol Orley Vital, dias atrás, em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico é homenageado pela Assembleia
| Foto: Divulgação

Grupo Globo tira do ar o Manhattan Connection

Na GNT e na Globo News, o programa Manhattan Connection ficou no ar desde 1993. Domingo, dia 22, foi sua última edição. Essa atração fez muito sucesso, notadamente entre as pessoas mais antenadas em política nacional e internacional, economia. O maior nome do programa foi o falecido Paulo Francis. Encontrou Lucas Mendes e entrou por acaso no programa. Paulo Francis gostou da informalidade que o programa teria. O que na TV brasileira, que era “cartola demais”, segundo ele, não havia o mínimo de informal, antes do Manhattan. Nos últimos anos de sua vida, Francis enfrentou processo poderoso contra ele. O presidente da Petrobras da época entrou com ação pedindo 100 milhões de dólares, porque Paulo Francis havia denunciado algum escândalo na empresa brasileira. “Era uma quadrilha, a maior do Brasil”, disse Francis, que ao saber de sua provável condenação, teve um enfarte e morreu em sua residência em Nova York, no bairro de Tribeca. Mesmo depois da morte dele, a sua viúva, Sonia Nolasco (que tinha primos em Londrina) foi ainda importunada pela pessoa da “operação petróleo”. Com o “Petrolão” ficou provado, disse Lucas Mendes, que o jornalista Paulo Francis tinha razão no que comentava, baseado em fonte fidedigna. O programa Manhattan Connection sai das organizações Globo e deverá ir para a TV Cultura de São Paulo, onde Lucas Mendes já trabalhou, antes de fixar-se em Nova York. Só que agora com patrocínios privados, para não existir a possibilidade de haver censura. Acho que não falará, por exemplo, banco ou marca de automóvel para patrocinar o programa que deverá semanal, aos domingos, talvez. Lucas Mendes lembrou que quando Caetano Veloso teria dito que Francis era uma “boneca danadinha, talvez uma bicha travada”, o saudoso jornalista deu muita risada...

Ação contra Cláudia Raia

O Conselho Nacional de Educação Física entrou com ação pedindo a proibição da atriz Cláudia Raia demonstrar exercícios físicos pelas redes sociais, porque ela é uma ótima atriz e dançarina, mas não é formada em educação física. Ela vai se defender, alegando que faz exercícios sob o comando do seu personal trainer.

É dele sim!

Sim, é verdade que a RBS (TV Gaúcha) vendeu a afiliada da Globo, em Santa Catarina, para o empresário Lírio Parisoto, ex-marido de Luiza Brunet, que está na Justiça contra ele. Parisoto comprou também o jornal Diário Catarinense, que era o irmão mais novo do jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

***

A Heineken vai instalar uma fábrica para produzir cerveja sem álcool em uma cidade do Rio Grande do Sul. Venham para Londrina também.