Na Viação Garcia, Brasil Sul, Londrisul e Princesa do Ivaí – que compõem o Grupo GBS - espaços ocupados por homens têm se renovado com a presença de mulheres em todas as funções, como motoristas de ônibus, manobristas, mecânicas, eletricistas. Rosangela Rodrigues de Souza (foto), de 44 anos, integra esse time de mulheres que não vê obstáculos para exercer o ofício. “Adoro ser motorista de ônibus. Aprendi a dirigir na Viação Garcia, onde estou há 11 anos”, diz. Ela ainda percebe algumas reações de espanto de passageiros quando veem uma mulher ao volante. “Mas a maioria aprova e dá todo apoio”, relata. Luana Pontes da Silva, manobrista no pátio da Viação Garcia em Londrina, também acha que os tabus com relação às mulheres nestes ofícios estão ficando no passado. Luana começou na empresa como auxiliar geral. "Quando soube que havia mulheres motoristas, vi que era possível. A empresa me deu a oportunidade e não perdi a chance. Estou me preparando para, em breve, ser motorista também”, conta. As mulheres não estão apenas no volante. Raiany Monteiro Dias Ribeiro é a primeira a ocupar a função de mecânica na empresa, na condição de aprendiz, graças à parceria com o Programa de Aprendizagem Profissional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Ela está concluindo o curso de Mecatrônica. “Faço o que gosto. Talvez até curse a faculdade, buscando uma qualificação maior na área”, conta. Benedito Alves Rogate, gerente de Recursos Humanos do Grupo GBS, diz que a empresa tem registrado um significativo aumento de currículos de mulheres que se candidatam a vagas em todos os segmentos. “As trabalhadoras têm ótimo desempenho e são muito bem-vindas em todas as funções”, diz. Interessadas em trabalhar na Viação Garcia Brasil Sul e Londrisul podem cadastrar os seus currículos neste endereço: https://www.viacaogarcia.com.br/trabalheconosco.html

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres ganham espaço no Grupo GBS
| Foto: Divulgação

MARINGÁ EM QUARTONO RANKING DE MELHORES CIDADES DO BRASIL

Leitores da Coluna atentam para divulgação do ranking das melhores cidades do país, de acordo com pesquisa da Austin Rating, em parceria com a editora Três. O levantamento coloca Maringá como a quarta melhor cidade do Brasil, entre 5.565 municípios analisados. Curitiba está em sexto na lista no top 50 geral. No ranking divulgado pela revista ISTOÉ, Londrina não aparece entre as 50 melhores cidades. Maringá está de parabéns, pois sempre foi destaque entre as cidades brasileiras. O saudoso e histórico jornalista João Milanez me disse, certa vez, que o traçado inicial maringaense (com ruas mais largas e muitas árvores) foi idealizado para Londrina. Como chovia muito e havia barro prejudicando o transporte de veículos e dos engenheiros da Cia. Melhoramentos de Terras do Norte do Paraná. Os ingleses decidiram ficar por aqui, pois choveu durante seis meses seguidos. E surgiu Londrina. O traçado daqui foi melhorado e ficou com Maringá. Tempos depois. Opinião minha: não sabemos qual os critérios para a escolha das 50 melhores pela Isto É. Maringá, uma delas, classifica em excelente quarto lugar, está de parabéns!

Aniversariando

Na comemoração de seus 50 anos, a diretora administrativa do Instituto londrinense de Educação de Surdos (Iles), Lucimara Monteiro, ao lado do marido, o médico Mário Monteiro Filho, na noite festiva que reuniu familiares e um grupo de amigos da aniversariante.

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres ganham espaço no Grupo GBS
| Foto: Divulgação

Sucesso: Dia de Cooperar

Ação realizada por voluntários da Uniprime do Brasil, em conjunto com as cooperativas Cocamar, Cresol, Integrada, Sicoob, Sicredi e Unicred, em prol do Dia de Cooperar em Londrina, arrecadou 6,5 toneladas de alimentos destinados ao Sesc Mesa Brasil, que atua contra a fome e o desperdício no país. Os voluntários se dividiram em oito supermercados em uma “blitz do bem” durante três sábados para incentivar a doação. No último sábado participaram da montagem de cestas entregues às entidades atendidas pelo Mesa Brasil na cidade, entre elas Casa do Caminho, Caritas e ONG Viver.

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres ganham espaço no Grupo GBS
| Foto: Divulgação

MAIS DUAS FARMÁCIAS

Londrina deverá contar, dentro de 40 a 50 dias, com mais unidades da rede de farmácias Raia, cuja matriz está em São Paulo. Aqui em Londrina já tem algumas filiais, mas agora ultima as construções de suas novas filiais: uma localizada no Parque Ouro Verde e outra na Avenida Saul Elkind. Ambas na zona norte da cidade.

MUITO AZEDOS

Os abacaxis sempre foram uma delícia na mesa do brasileiro, fosse pobre, classe média ou rico. De uns tempos para cá, quase toda dona de casa tem reclamado de que essa fruta está cada vez menos doce, azeda mesmo. Até o propalado abacaxi pérola vem deixando a desejar.

****

A CHURRASCARIA Galpão Nelore passando por boa reforma. Deve voltar a atender ainda nesta semana, segundo pessoas do seu staff.

****

ROSALINA FRANCISCÃO, a dama do ILES, que segurou com muita garra, luta mesmo, o sempre muito bom atendimento dessa entidade, atendendo a todos que a procuravam, comemorou aniversário ontem. Aquele abraço a quem merece muito mais do que cumprimentos.

****

GALVÃO BUENO aniversaria no próximo dia 21. Passará a data no Rio, em são Paulo ou em Londrina, onde tem residências. No dia 22, aniversariam Luiz Karimata e Ana Clara Azevedo.

****

NO PRÓXIMO domingo, quem comemorará aniversário será o engenheiro Antônio de Oliveira Sampaio, presidente da Sociedade Rural do Paraná. Aquele abraço.

****

A FESTA JULINA do Sindicato Rural de Londrina acontecerá sábado, a partir das 19 horas, no Parque Ney Braga. Só para os sócios e seus familiares.

Posse no SESCAP-LDR

A cerimônia de posse do Sescap-LDR (Gestão 2022/2026) foi realizada dia 7 de julho de 2022, no Buffet Laguna, reunindo autoridades de várias regiões do Brasil. O empresário contábil, Euclides Nandes Correia assumiu o cargo de presidente que antes era conduzido pelo empresário contábil Marcelo Odetto Esquiante. A diretoria é composta por 26 diretores. No evento, a mesa diretiva teve a presença do presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coelho, do presidente do CRCPR, Laudelino Jochen, e do presidente da Câmara de vereadores de Londrina, Jairo Tamura.

A diretoria do Sescap-LDR Gestão 2022-2026
A diretoria do Sescap-LDR Gestão 2022-2026 | Foto: Divulgação
A transição dos presidentes
A transição dos presidentes | Foto: Divulgação
O presidente do Sescap-LDR empossado com o presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coelho
O presidente do Sescap-LDR empossado com o presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coelho | Foto: Divulgação
A família do novo presidente: Amanda Correia, Euclides Nandes Correia, Simone Correia e João Lucas Correia.
A família do novo presidente: Amanda Correia, Euclides Nandes Correia, Simone Correia e João Lucas Correia. | Foto: Divulgação
Felipe Prochet, Eduardo Tominaga, o presidente anfitrião, Jairo Tamura e o deputado estadual Tiago Amaral
Felipe Prochet, Eduardo Tominaga, o presidente anfitrião, Jairo Tamura e o deputado estadual Tiago Amaral | Foto: Divulgação

Fazendo Falta

SÃO-PAULINOS que fazem falta à torcida do tricolor do Morumbi e ao Tubarão, pois eram também alvi-celestes: Alcides Vezozzo, Pedro Barbosa Lopes, Jorge Scaff, Estélio Feldman e Pedro Moraes. Ótimos amigos, que se foram há tempos.

****

A MAIOR creche escola do Brasil fica no bairro popular de Paraisópolis, em São Paulo.

****

INFLAÇÃO no futebol: 240 reais custará o ingresso mais barato para o jogo entre Avaí e Atlético Mineiro, em Florianópolis, em setembro vindouro. Mesmo comprando com antecipação.

EM 65, Pedro Rocha perdeu três pênaltis

Em torneio disputado em 1965, no Rio de Janeiro, Pedro Rocha bateu três pênaltis em uma decisão, defendendo a seleção do Uruguai e...perdeu os três, porque o goleiro Valdir, do Palmeiras, defendeu dois e um foi para fora. Rafael Veiga, do Verdão, pode ficar tranquilo, que está em ótima companhia, entre eles Zico, Platini, Maradona e Pelé, que também perderam pênaltis.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1