Neste período de pandemia houve aumento acelerado da violência doméstica contra a mulher. A união para enfrentar estes crimes covardes, a atuação da rede de proteção e o uso da tecnologia para combater o problema serão pautas do evento “Mulheraços contra a violência” no sábado (dia 15), na 3ª edição do “Elas fazem e acontecem”, promovido pelo hub de negócios Mulheraço Brasil, da diretora Adriana Pontin (foto). O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do hub, das 8h às 11h30, com inscrições gratuitas pelo site www.mulheraco.com.br/quero-participar. As painelistas serão a Dra Beatriz Peruffo, Conselheira Federal da OAB e fundadora da “Rede Mulheres Mais Felizes”; Priscilla Placha Sá, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; Dra Zilda Romero, Juíza da 6ª Vara Criminal - Vara Maria da Penha; Dra Renata Gil, Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, mentora da campanha “Sinal Vermelho”; e Dra Vania Queiroz, Presidente da OAB Londrina e uma das fundadoras da Associação Nós do Poder Rosa. O evento também terá a participação do CEO da WerTog, Leonardo Gandelman, criador do aplicativo “Linha Direta”, um canal que ajuda a proteger mulheres em situação de violência. Os patrocinadores são Adria Laboratórios, Gráfica Universal, Sabrina Teixeira Salão de Beleza e Balconi Moreti Advocacia de Inovação.

Imagem ilustrativa da imagem Mulheraços contra a Violência
| Foto: Divulgação

47 anos da Engenho Propaganda

Não basta colecionar anos, experiência. É preciso reinventar-se a cada dia, a cada job. Pensando assim que a Engenho Propaganda comemora, hoje (13 de agosto), 47 anos de atividades com experiências acumuladas de décadas nas mídias tradicionais, e de anos - e até dias - nos novos modelos de mídia digital, online. Por tudo isso, a Engenho traz uma campanha que traça o paralelo das suas expertises em comemoração ao aniversário. A agência pode, sim, fazer comerciais há mais de 40 anos, mas também faz, por exemplo, bumper ads, vídeos que não podemos pular no Youtube, há pouco mais de quatro anos. A experiência mais antiga e o nova se juntam constantemente na agência e nessa campanha comemorativa, a fim de marcar os 47 anos da Engenho com conteúdo, design e originalidade bem próprios da agência durante toda a sua jornada.

Microfisioterapia contra a ansiedade

Imagem ilustrativa da imagem Mulheraços contra a Violência
| Foto: Divulgação

A fisioterapeuta Claudete Stabile Romaniszen esteve no programa Militão e Militão falando sobre a ansiedade. Ela explicou que trata crianças e adultos que apresentam sintomas de ansiedade com a técnica de microfisioterapia e vem obtendo ótimos resultados. “Indico também realizarem uma técnica de respiração simples: inspirar contando até 3 e expirar contando até 6. Se realizada diariamente por alguns minutos resulta em efeitos fisiológicos benéficos para estes quadros”, sugere.

A crueldade do coronavírus

O coronavírus chegou bem mansinho ao Paraná e de repente atacou para valer. No dia 31 de março, o Paraná tinha 3 mortos por Covid-19. Um mês depois, no dia 30 de abril, estava com 83 mortes. Em 31 de maio, estava com 190. No dia 30 de junho, com 636 óbitos e no dia 31 de julho, uma triste surpresa: revelava ter contado 1.920 mortos. O Paraná tem 399 municípios e uma população média de 28.657 pessoas. Média de 199,3 pessoas por quilometro quadrado. Tem uma área de 19 milhões e 930 mil hectares. Em alqueires, cada município teria na divisão 49 mil e 950 alqueires. Curitiba, a capital paranaense tinha, até 31 de julho último, 1.933.105 pessoas. Até o dia 31 ainda, a média curitibana era de 56,40 habitantes por quilometro quadrado. Acho que o Ministério da Saúde poderia aproveitar estes dados levantados pelo estudioso e cometente Moacir Norberto Sgarioni, diretor administrativo da Sociedade Rural do Paraná, que foi feito para os amigos e para esta Coluna, sobre as mortes no Brasil causadas pela cruel Covid-19. Lembrem-se, ainda, senhoras e senhores leitores, que um quilômetro quadrado é equivalente a 100 hectares e uma alqueire é igual a 10 mil metros quadrados. Moacir é um craque em calcular números estatísticos.

Caminhos da pesquisa em saúde coletiva

Imagem ilustrativa da imagem Mulheraços contra a Violência
| Foto: Divulgação

Londrina é reconhecida em todo o Brasil nas áreas de saúde pública e saúde coletiva. Foi um dos municípios pioneiros na descentralização do atendimento à população com as unidades básicas em bairros. Essa linha de ação originou o SUS. A cidade é referência com estudos acadêmicos de visão ampla no segmento. Um exemplo é a professora Josiane Moreira Germano (foto), do curso de fisioterapia da UniFil, autora de um dos capítulos do livro “Caminhos da pesquisa em Saúde Coletiva no interior do Brasil”, lançado em julho pela Editora da Universidade Federal da Bahia. A publicação reúne textos com reflexões sobre a realidade e rumos para fortalecer ações em atenção básica. A docente também participa do importante Grupo de Pesquisa em Micropolítica do Cuidado em Saúde, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Sociedade Rural está devolvendo
valores de ingressos antecipados

As pessoas que ainda não agendaram o horário para retirada dos valores referentes à compra de ingressos antecipados para a ExpoLondrina 2020 terão até hoje, dia 13, para agendar e até sexta-feira (14) para o recebimento. A Sociedade Rural do Paraná já devolveu o dinheiro de 68% dos ingressos comprados em pontos de venda e 80% dos ingressos arquibancada adquiridos pelo site da Alô Ingressos. A Rural ressalta que está sendo devolvido o dinheiro da compra dos ingressos para o parque (ExpoParque), para os shows (ExpoShow) e para o rodeio (ExpoRodeio). A direção da SRP informa ainda que quem não quiser fazer a troca pode deixar o valor pago em crédito para a próxima edição da ExpoLondrina, mediante apresentação do ingresso.

CAMAROTES

Sobre os ingressos Camarote Brahma, Camarote Super Bull Open e Casa do Criador, a Diverti informa que aqueles que compraram pelo site da Total Acesso devem acessar o link https://atendimento.totalacesso.com/hc/pt/requests/new.

Quem comprou no ponto de venda do Boulevard Shopping Londrina deve entrar em contato pelo telefone/whatsapp (11) 99699-0155.