A advogada e professora universitária Letícia Baddauy (ao centro) entre as amigas Ana Paula Zampieri, Adriana Di Monteiro e Natacha Ribeiro em um momento de reencontro. Letícia acaba de ganhar mais um prêmio para sua coleção: o Most Inspiring Legal Leader, concedido pela publicação inglesa C-Level “Acquisition International”. A premiação vai na linha do que Letícia Baddauy escreveu sobre liderança feminina e igualdade de gênero, especialmente nas carreiras jurídicas.

O Natal de Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Most Inspiring Legal Leader
| Foto: Divulgação - David Jônatas

O presidente da Codel, Alex Canziani, recebeu o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, e o diretor de Turismo do Estado, Marcelo Martini, em Londrina numa reunião focada no turismo da cidade. Márcio Nunes anunciou que vai disponibilizar R$ 250 mil reais para o Natal de Londrina. Na foto de David Jônatas, Alex acompanhado da diretora de Turismo, Márcia Tanisawa e todo o Trade de Turismo da cidade.

Dona Julieta Caminhoto Rotondo e

o histórico Cine Augustus desde 63

Eles formavam um casal muito querido em Londrina: Julieta Caminhoto Rotondo e Tomazzo Rotondo, ele de saudosa memória. O casal é a história do cinema em Londrina, juntamente com os pais dela, sr. Antônio Augusto Caminhoto e sra. Carmelina Menegazzo, que em 1934 construíram o primeiro cinema de Londrina, antes mesmo de esta cidade ser município, pois pertencia a Jataizinho. Era então o Cine Londrina, na rua Quintino Bocaiúva, número 160. Em 1948, a família Caminhoto adquiriu o Cine Teatro Municipal, cujo proprietário era o sr. Satoru Nishiama. Da família Caminhoto Rotondo foi também em o Cine Jóia, considerado o templo dos filmes de Brigite Bardot, pela rapaziada, que lotava todas as sessões. Já o Cine Augustus, o mais moderno e novo cinema da família, que concorria, em filmes, com o Ouro Verde, foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1963. Portanto, dois dias antes da inauguração da TV Coroados, que era dos Diários e Emissoras, a primeira ou segunda do interior do Brasil. O Cine Augustus, lembra-me dona Julieta (que está com seus 96 anos bem vividos e com saúde, graças a Deus) foi construído na Praça Gabriel Martins, o atual Calçadão, entre os números 39 a 43. Vamos lembrar ainda (viva a História), que a música de abertura do Cine Augustus era Concerto número 1 de Tchaikovski. A família Caminhoto chegou a ter dez cinemas.

O PRIMEIRO FILME - Foi “El Cid”, o filme de estreia, de inauguração do Cine Augustus, estrelado por Charlton Weston e Sofia Loren. Uma história verídica de um dos reis da Espanha. Um show em 70mm. O segundo filme a ser exibido foi “Os Dez Mandamentos”. O terceiro foi “Barrabás”, com Antony Quinn. Voltaremos a falar sobre os filmes exibidos, relação conferida pela sra. Julieta Caminhoto Rotondo.

100 anos do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba

No Clube da Urca em Curitiba, celebrou-se o Centenário de fundação do SICONTIBA-Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região, com a presença de 400 convidados. A Exactus Software foi uma das patrocinadoras do evento. Na ocasião, o IPMCont-Instituto Paranaense da Mulher Contabilista prestou homenagens ao presidente do sindicato, Juarez Tadeu Morona Filho, pelos 100 anos da entidade. Vale ressaltar o reconhecimento aos esforços que o sindicato realiza em prol das mulheres contabilistas, fortalecendo e promovendo a sua atuação no setor. As fotos são da comemoração .

As contabilistas Ariane, Juliana, Elizangela, Elisete de Carvalho Bazzo, Nílvia Amália Pasetto , Dolores Biasi Locatelli, Simone Vanni Soares, Ormélia Tereza da Silva, Suely, Indiara Barbosa, Rosângela Godoy, Denise de Oliveira, Marilú Pappi Zanuzzo, Jessica Dalagrana, Kelly Menegari  e Kátia, com presidente do Sindicato Juarez Tadeu Morona Filho.
As contabilistas Ariane, Juliana, Elizangela, Elisete de Carvalho Bazzo, Nílvia Amália Pasetto , Dolores Biasi Locatelli, Simone Vanni Soares, Ormélia Tereza da Silva, Suely, Indiara Barbosa, Rosângela Godoy, Denise de Oliveira, Marilú Pappi Zanuzzo, Jessica Dalagrana, Kelly Menegari e Kátia, com presidente do Sindicato Juarez Tadeu Morona Filho. | Foto: Divulgação
Os representantes da Exactus, Marcelo Tonelo e sua esposa Kelsen, com   Guilherme Smijtink.
Os representantes da Exactus, Marcelo Tonelo e sua esposa Kelsen, com Guilherme Smijtink. | Foto: Divulgação

COSTELADA SOLIDÁRIA GREMISTA

O Consulado Gremista de Londrina está organizando um Costelão Fogo de Chão, em comemoração aos 120 anos de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Será no dia 1º de outubro, com toda a renda revertida em prol da ONG VIVER. Informações pelo fone e whats (43) 99159-8970. O cônsul do Grêmio em Londrina é Gerson Melatti. O torcedor mais conhecido do time na cidade é o gaúcho Enio Sehn.

Feirinha de adoção

Neste sábado (26) haverá ferinha de adoção no estacionamento do Mercadão da Prochet, das 11h às 17 horas. O evento é solidário, em apoio a ONG Amigo Bicho.

A Exposição de Jovana Fuganti

Imagem ilustrativa da imagem Most Inspiring Legal Leader
| Foto: Divulgação

Evento dos mais concorridos marcou a abertura da exposição "Pintando o meu Mundo: expressão artística particular”, da artista plástica Jovana Fuganti. Foi no dia 9 de agosto, no Varanda Bar e Restaurante, com a presença de londrinenses ilustres. Além de muitos elogios para Jovana, destaque também para a comercialização expressiva de obras de arte. Na foto, a artista Jovana Fuganti com a conhecida marchand Soraya Vansan.

Contorno Leste de Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Most Inspiring Legal Leader
| Foto: Divulgação

A confirmação da inclusão do Contorno Leste de Londrina nas concessões de rodovias é uma grande vitória da comunidade de toda a região, com benefícios para o Norte, o Norte Pioneiro e o Vale do Ivaí. É a avaliação das lideranças que atuaram firmes no movimento para garantir essa obra estratégica. O ramal rodoviário de 23 quilômetros vai ligar a PR 445 até a BR 369, fortalecer a logística de transporte regional, reduzir o fluxo de veículos pesados na Via Expressa e na Avenida Brasília, diminuir o número de acidentes, além de criar eixo de desenvolvimento para atração de empreendimentos. "A conquista é uma demonstração da união de todos, de definição de prioridade e atuação por objetivo comum", diz o deputado estadual Tercilio Turini, um dos articuladores da mobilização pelo Contorno Leste. A foto em evento na OAB reflete a importância das boas parcerias: procurador geral da ANTT, Milton Gomes, prefeitos Marcelo Belinati e José Maria Ferreira (Ibiporã), deputado estadual Tercilio Turini, presidente da Câmara Emanoel Gomes e deputado federal Diego Garcia.

No BRICS Young na África do Sul

Imagem ilustrativa da imagem Most Inspiring Legal Leader
| Foto: Divulgação

O médico Gustavo Rosa Gameiro participou do 8° BRICS Young Scientist Forum, em Port Elizabeth, na África de Sul neste mês. Foi selecionado pela da Academia Brasileira de Ciências e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele se apresentou na plenária “The future of education, mindset and skillset”, onde debateu sobre aplicações de modelos básicos e o uso de retinógrafo portátil com inteligência artificial para o ensino de Oftalmologia. Gameiro foi o mais novo dos 21 da delegação brasileira. “Acredito que a união de forças em prol da ciência é crucial e possui um potencial gigantesco para melhorar o dia-dia das pessoas. Não imaginava que o BRICS tinha a proporção que tem”, disse o destacado e elogiado médico oftalmo londrinense.

A OMS e os adoçantes e o exemplo de Caxias

Para evitar muito açúcar no organismo, que a ciência diz que o ideal é só de 25 a 50 gramas por dia (!) quem toma café (e muitos cafezinhos) adotaram há dezenas de anos os conhecidos adoçantes. Notadamente, jornalistas vivem tomando café, tanto nas redações como nos bares e etc. Agora a Organização Mundial de Saúde diz que é melhor não usá-los, ou usá-los com pequena dosagem. Alguns estudiosos de ciência afirmam: melhor não usá-los, pois é mais química no corpo. Mas, aqui entre nós e a garotada do Hugo Simas, os demais remédios também são. Com açúcar ou com adoçantes, com afeto, como disse o Duque de Caxias alto e bom som para que todos o ouvissem: “Deve ter café para todos os nossos soldados, ou então não tomarei...” Chovia muito e estavam em plena batalha de Itararé na guerra com o Paraguai.

Vestibular no meio do ano é ponto para maringaenses

MARINGÁ abriu inscrições para o vestibular de meio de ano e foi um sucesso, pois inscreveram-se centenas de futuros universitários. Pena que a UEL não faça mais o que realizou, com grande sucesso, com candidatos do país todo, há 10 anos ou mais. Não é possível que a UEL não possa aumentar pelo menos em 20 vagas, cursos como o de medicina e alguns outros que são dos mais concorridos.

Deputados federais do Paraná, que obtêm votos em Londrina e região, têm que ser mais corajosos, precisam perguntar ao Conselho Federal de Educação, porque cursos particulares conseguem até 500 vagas (ou mais, como em Presidente Prudente) e as estaduais, como a UEL têm tantas dificuldades para atender a mais estudantes em cursos com elevado número de candidatos e poucas vagas. Que tal se fizessem projeto a respeito e todos assinassem o pedido? É muito difícil isso, lutar em conjunto pela gente de Londrina e cidades da região?

Não é. É só querer. Como também os melhores professores, os que mais estudam e ensinam, os que se dedicam a procurar formar bons e novos profissionais, devem sim receber alguns prêmios, em dinheiro, sem dúvida alguma. Como saber? Fácil: é perguntar aos estudantes, aleatoriamente. Isso sim deveria ser um trabalho do Conselho Universitário, sem tomar partido de quem que seja, sem influir na opinião dos universitários. Resumindo: serve para todas as universidades estaduais. A Secretaria de Ensino Superior deveria cuidar disso, com toda a dedicação possível.

****

A FINLÂNDIA começou a erguer uma cerca de material parecido com metal, na sua fronteira com a Rússia.

¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina