O ex-gerente da Caixa Econômica Federal Silfredo Kalinowski faleceu domingo em Londrina. Ele estava internado há 14 dias em UTI, depois de sofrer um AVC. O sr. Silfredo tinha 110 anos. Por onde passava era motivo de celebração por parte dos londrinenses, pois sempre foi muito estimado pelos amigos e clientes da Caixa, onde foi gerente geral e ajudou como pôde o crescimento de Londrina. Kalinowski, a quem sempre admirei, pela sua educação com todos e o trabalho notável em sua função na gerência da Caixa, foi sepultado ontem no cemitério São Pedro. Que Deus o tenha e dê muto consolo a seus filhos e netos.

DELÍCIAS DE PÁSCOA NO BOURBON DE CAMBARÁ

O Bourbon Cambará Hotel promove, no domingo (dia 17), o almoço Delícias de Páscoa. O cardápio assinado pelo chef Matheus Schiavo inclui buffet com saladas, pratos quentes com bacalhoada e sobremesa. Também está programada música ao vivo. Haverá distribuição de ovos de Páscoa para as crianças presentes. O almoço com valor de R$ 89 reais por pessoa começa às 12 horas. Reservas limitadas pelo telefone 43 99139-1625.

.

Com a deputada na Rural

A visita do presidente Jair Bolsonaro à ExpoLondrina agitou o Parque Ney Braga. Do discurso na arena central até o rodeio, na arena de shows, Bolsonaro foi acompanhado pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná, autoridades, políticos e pelo público. No trajeto, parou para uma foto ao lado da deputada federal Luiza Canziani e da diretora social da SRP, Silvana Kantor. A foto é de Henrique Campinha.

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

BEATLES FARIAM 50 ANOS DO SEU FIM NO DOMINGO

Como em Nova York, Paris, Londres, Tóquio, Paris, Chicago, Monte Carlo, etc., e outras capitais e cidades grandes, onde se apresentaram, os garotos de Liverpool dos Beatles também deixavam as meninas eufóricas, cantando todas as músicas e fazendo uma gritaria incrível, quando seus filmes foram apresentados nos cinemas em cidades como Londrina. Certamente hoje são mães e até avós, mas guardam na lembrança aqueles momentos musicais que viveram com o que foi o mais famoso quarteto musical do planeta. Domingo passado, dia 10, fez 50 anos que Paul McCartney enviou para jornais de Londres e Nova York, por escrito, a informação de que os Beatles não mais gravariam novo álbum. Era o dia 10 de abril de 1970. Em verdade, os dois últimos trabalhos gravados foram Abbey Road, em Londres, em 1969 e Le it Be, no início de 1970.

Nunca mais o quarteto se reuniu. Repórteres britânicos, norte-americanos e de outros países publicaram e comentaram que, talvez, fosse Yoko Ono, esposa de John Lennon, o pivô. Alguns tinham certeza disso. O famoso compositor e cantor Lennon faleceu anos depois, George Harrison também e estão vivos Ringo Star, o baterista, e Paul McCartney, que ainda compõe e faz shows, quando sente saudades dos palcos e dos aplausos. Sozinho já se apresentou duas vezes ao Brasil. Não sou um conhecedor mais a fundo da carreira deles, mas os Beatles devem ter sido a maior banda do planeta até hoje. O que me disseram é que Yoko Ono se considerava “um quinto Beatle”, e com o fato McCartney e Ringo Star jamais concordaram. Vale aqui aquele velho bordão francês: “Problemas entre homens, cherchez la femme!”

Hauly com Sgarioni na Expo

O ex-deputado federal Luís Carlos Hauly visitou a ExpoLondrina no fim de semana. Além de sempre defender causas importantes do agronegócio, Hauly é sócio da entidade. No Parque Ney Braga, foi questionado diversas vezes sobre a reforma tributária, que ele tem defendido por todo o Brasil. Na foto de Daniel Procópio, Hauly com o atuante e sempre aplaudido Moacir Sgarioni, diretor administrativo-financeiro da Sociedade Rural do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

O LONDRINA TEM COMANDO

O técnico Adilson Batista parece que tem o time do Londrina nas mãos, em pouco tempo. É o que dizem torcedores que estavam domingo no Estádio do Café. Marcar melhor é o que Adilson estava pensando após o jogo com o Náutico, do Recife. Aproveitar melhor as faltas e os escanteios. Vai fazer o elenco treinar mais, pelo que se ouviu falar. A torcida está feliz com a vitória, mas quer ganhar do Criciúma. O técnico também. Por isso, os jogadores precisam querer mais ainda ganhar de novo.

****

CORINTIANOS de Londrina: Gaspar Novelli Filho, Romeu Curi e José Luís Paschoal, presidente atual do Clube dos Corintianos. Espera-se mais de 5 mil deles, para o jogo com a Portuguesa, no Estádio do Café.

Beto Richa com diretores da Rural

O ex-governador Beto Richa visitou a ExpoLondrina durante o fim de semana e se encontrou com a diretoria da Sociedade Rural do Paraná. Na foto de Fernando Cremonez, o vice-presidente do Conselho Superior da entidade, Oezir Kantor, o presidente da SRP, Antônio Sampaio, Beto Richa, o presidente do Conselho Superior da SRP, Marcelo Janene El Kadri, e o vice-presidente Afrânio Brandão

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

***

EM LONDRINA, apenas 6% da população ainda fuma ou compra cigarros. Há 20 anos, fumantes na cidade era cerca de 20% dos habitantes.

VEM AUMENTANDO o comércio nas ruas de Londrina. A vigilância sanitária precisa ser cada vez mais atenta.

***

Pelas garrafas que o restaurante da BH com a Espírito Santo despeja no lixo, todos os dias, londrinenses e outros clientes de fora que frequentam a casa estão mesmo festejando a vida. São muitas garrafas de vinho e cervejas.

A VISITA DO SENADOR

Também no fim da semana, o senador Álvaro Dias visitou a ExpoLondrina. Na ocasião, conversou com diretores da SRP sobre a conjuntura política atual e caminhou pelo parque Ney Braga onde cumprimentou os visitantes do evento. Ele sempre faz questão de prestigiar a feira. Na foto, Álvaro Dias com Priscilla Kawanishi Matsunaga, o conselheiro da SRP Celso Antônio Marconi e o ex-prefeito Alexandre Kireeff. Álvaro visitou a Rural em todos os seus momentos políticos: como vereador em Londrina, como deputado federal, como governador do Estado e como senador.

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

ANIVERSARIANDO

Fávio Bacarim Costa, do conselho técnico da Sociedade Rural do Paraná, comemorou aniversário ontem. Aniversariam também Dirce Maria Fernandes, Hamilton Nogueira Junior e José Paulo Gomes Fonseca. Amanhã, aniversariam José Carlos de Faria, de Cambé, e Antonio Carlos Justino de Oliveira, de Arapongas. No dia 17, quem cortará o bolo de seu aniversário será o médico e ex-primeiro reitor da Universidade Estadual de Londrina Ascêncio Garcia Lopes.

Com a família na Expo

O diretor da rede CNT de televisão, Rodrigo Martinez, visitou a ExpoLondrina na última sexta-feira. Ele sempre prestigia o evento e estava empolgado com o excelente público presente ao Parque Ney Braga. Na foto de Carmelindo Dias, Rodrigo Martinez com a esposa Renata Bordin Martinez e os filhos Felipe, Miguel e Rafael

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

Família de tradição na ExpoLondrina

O pecuarista Fernando Barros com Cristina Barros e Humberto de Almeida Barros, integrante do Conselho Superior da Sociedade Rural do Paraná, durante coquetel que reuniu importantes personalidades do agronegócio no lounge da SRP, na Expolondrina.

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

Balanças Açores sempre presente

Presente na ExpoLondrina desde as primeiras edições do evento, a empresa cambeense Balanças Açores colhe novamente bons resultados durante a feira. O estande com balanças e troncos dos mais modernos do mercado recebeu visitantes de vários estados. Na foto de Carmelindo Dias, os empresários Mariana Rezende Hauly e Gabriel Hauly, anfitriões da empresa na ExpoLondrina.

Imagem ilustrativa da imagem Morre o sr. Silfredo Kalinowski
| Foto: Divulgação

Não saiu de casa

O treinador Rogério Ceni, do São Paulo, contou que não saiu de casa, depois que perdeu o título paulista para o Palmeiras, recentemente. Sofreu muito com isso. Começou o Brasileirão com uma bela vitória sobre o Athlético do Paraná. Mas terá pela frente, em seguida, o Flamengo, no Rio de Janeiro, que joga com doze, treze ou mais, pois a torcida rubro-negra vale por dois ou três jogadores a mais. Não será fácil, embora o tricolor já tenha ganho no Maracanã.

***

Deu a louca em Rafael Soriano, técnico capixaba de futebol, que, ainda no primeiro de tempo do jogo de sua equipe, reclamou de alguma jogada e deu uma cabeçada na bandeirinha Marcielly. A PM do Espírito Santo não prendeu ainda esse treinador, pelo menos até ontem.

Novo grito da torcida

"Ou, Ou, Ou, passa a bola pro Calleri que é gol!” Este é o novo grito da torcida do São Paulo, como aconteceu domingo no Morumbi, quando o Athlético Paranaense sofreu 3 gols do argentino Calleri, e foi goleado por 4 a 0.

***

Há tempos que Calleri merece ser convocado para a seleção da Argentina, que talvez não tenha um centroavante melhor ou como ele.

***

Hulk voltou a fazer dois gols para o Atlético Mineiro na vitória sobre o Internacional. A torcida do Galo quer saber quando Tite vai convocá-lo para a seleção que irá ao Mundial do Catar...

***

Os botafoguenses de Londrina (tendo à frente o seu grande torcedor Zanoni) precisam ter paciência com o novo Botafogo. A torcida carioca do time da “estrela solitária” deu um belo exemplo: mesmo perdendo por 3 a 0, torceu muito até o final do jogo.

==

A diretora social da Sociedade Rural, a sempre elegante Ritinha Ribeiro, durante toda a Exposição, encerrada domingo, me disse que é são-paulina.

***

EM 2021, a informação era de que o Banco do Brasil iria fechar 121 agências menores no país. Mas no Paraná parece que isso não ocorreu.

***

Londrinenses que gostam de maratonas pensam na de Londres, marcada para outubro. Três deles já estiveram participando da de Nova York.

***

A Rádio Bandeirantes está comemorando seus 85 anos de fundação e de história na Comunicação no Brasil.

*****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1