Registamos com muita tristeza que Londrina e Cambé perderam, recentemente, mais um pioneiro da década de 1930. Foi o sr. Emil Jorge Hauly (88 anos), filho mais velho dos pioneiros Salomão Jorge Hauly e Jamile Ayub Hauly. Ele deixou a esposa Mercedes e os filhos Walmir, Emil filho e Marco Antônio, as noras Fátima e Cris, e os netos Matheus, Manu e Victor. “Emil é o 5° Hauly que partiu para o Paraíso, junto a seus queridos pais e irmãos Jorge, Anwar, Aparecida Helena e Henry”, disseram familiares, com muitas saudades. Dos 8 irmãos Hauly, estão conosco ainda a pioneira e 1ª Cidadã Londrinense, Nagila Hauly Farth, Eduardo e Luiz Carlos Hauly. Na foto, o saudoso Emil e esposa.

Imagem ilustrativa da imagem Morre mais um pioneiro
| Foto: Divulgação

Teste rápido da Covid-19 foi realizado

em evento pela primeira vez na cidade

Pela primeira vez em Londrina foi realizada a testagem para a Covid-19 em um evento. O 3º Open Rope, do segmento equestre, foi efetuado no Parque de Exposições Ney Braga, entre os dias 23 e 25 de julho, com o apoio da Sociedade Rural do Paraná. Os 500 competidores participaram seguindo as regras sanitárias de segurança. Foi um “evento teste”. Todo o procedimento feito por equipes do Hospital Universitário da UEL, envolvendo 30 profissionais da saúde. Foram realizados 833 testes rápidos, com o objetivo de detectar o Antígeno Sars - CoV-2 em competidores e equipes de apoio. Apenas dois casos resultaram como positivo. Isolados, não tiveram contato com o público participante e foram orientados e não puderam participar do evento. A realização do “evento teste” só foi possível devido a parceria entre a SRP e o HU-UEL, com o acompanhamento do Ministério Público, consultado pela direção da SRP. A proposta da testagem em massa em eventos foi apresentada às entidades de Londrina pela superintendência do Hospital e Ministério Público. O planejamento e os trabalhos para a realização da testagem no 3º Open Rope foram iniciados bem antes do evento. Os locais foram vistoriados e definidos. A prova aconteceu em espaço aberto. Organizadores e competidores foram avisados que haveria teste obrigatório. Não foi permitida a participação de público e familiares. Uma tenda com infraestrutura para a realização dos exames foi montada. O Parque foi fechado e apenas competidores e equipes de apoio da SRP e do evento tiveram acesso ao Ney Braga em sistema Drive Thru. Havia triagem com levantamento de dados dos participantes e identificação de veículos na entrada do Parque e o público testado aguardou dentro do carro, até a saída do resultado do exame. Com o resultado em mãos, orientações da equipe do HU e pulseira de identificação no braço comprovando a efetivação do teste, o competidor pode se dirigir ao espaço das provas.

Destaque entre os profissionais

O gestor de Tecnologia da Informação Maycon Montesião (foto), formado em Ciência da Computação pela UniFil no ano passado, foi premiado pela multinacional Atos como destaque entre profissionais de toda a América Latina. “Ele sempre demonstrou talento e dedicação, um aluno exemplar que merece a premiação”, diz o professor Sergio Tanaka, coordenador do curso na faculdade. Para jovens que pensam em estudar e seguir carreira em TI, Maycon deixa uma mensagem: “Foquem, caiam de cabeça, pois essa área é o futuro! Não será fácil, mas a recompensa é alta e as empresas estão buscando a tapas profissionais capacitados. Tem lugar para todo mundo.”

Imagem ilustrativa da imagem Morre mais um pioneiro
| Foto: Divulgação

A Pequena Manicaca

Recebemos, com o maior prazer, o livro de Eulina Esteves, cujo título é “A pequena manicaca”, em que fala dela, que foi a primeira pilota de avião no Estado do Paraná. O primeiro contato dela com a aviação foi no aeroporto de Sertanópolis, isso em 1948. Naquele tempo, havia o Aero Clube de Sertanópolis. Ela conta, no livro, que o médico oftalmo, ou oculista, que examinava os olhos dos futuros pilotos, era o doutor Ody Silveira, o saudoso pai de Alex Canziani e avô da atual deputada federal Luisa Canziani

Dia dos Pais

Expectativa para os pais e muito amor envolvido nos preparativos para a chegada desta data tão querida: o Dia dos Pais! “É um tempo precioso para pais e filhos celebrarem a vida e criarem memórias juntos, pois chegará o tempo em que haverá apenas memórias. Seja terno e eterno, hoje! Simplesmente, ame! Viva intensamente!” Esses são os votos de toda família Armazém da Moda...

Imagem ilustrativa da imagem Morre mais um pioneiro
| Foto: Divulgação

Rotary Coleta

No próximo domingo, dia 1º de agosto, das 9 às 13 horas, haverá ação de coleta de materiais eletroeletrônicos, no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central, na Rua João XXIII, 401 (próximo da Avenida Maringá), através do Drive Thru de Coleta. Leve, se tiver, seu lixo eletroeletrônico, chapas de raio-x, lâmpadas, óleo usado de cozinha e similares. A iniciativa é do Rotary Club Londrina Sul e da Igreja Presbiteriana Central. “Estaremos coletando também roupas usadas que serão destinadas a famílias carentes em projetos sociais. Participe e demonstre seu cuidado pelo meio ambiente e com o próximo!”, ressalta o presidente do clube, Carlos Pelegrini

Olimpíadas

Gamova e Sokolova foram as duas melhores jogadoras da equipe feminina russa de voleibol, nos anos 70-80. Gamova tinha 2,10m de altura. Atacava, bloqueava e deixava as adversárias malucas. Descobriu-se, há pouco tempo, que duas das cachorras da segurança do presidente Putin leva os nomes das voleibolistas, como “homenagem à bravura delas...”

Surpresa em Havana: carros novos à venda

Por essa os cubanos não esperavam: carros novos à venda em duas lojas de Havana. E também carros seminovos. Todos negociados com o pessoal de Miami. Os cubanos têm dinheiro para comprá-los? Dizem que sim, mas só os que têm parentes que estão bem de vida, após anos de exílio e trabalho na Florida. O que se fala, entre o pessoal da agencia Voz da América é que “o novo presidente de Cuba, se pudesse escolher, gostaria de ter um Camaro elétrico”, que está para sair nos Estados Unidos.

Há muitos barracos de indígenas na cidade

Pessoas que passam pela região onde está a sede do Gaeco comentam que vêm aumentando os barracos dos indígenas, que estão vindo para a cidade. A maioria deles chega via Tamarana. Por isso, já é frequente a presença de algumas mães e filhos indígenas, em pontos da cidade, como agora na Madre Leônia, procurando vender mudas de plantas, pequenos balaios e etc. A Coluna sabe que a Prefeitura de Londrina pretende criar projeto para coordenar e tentar melhorar a vida deles aqui na cidade. Quem sabe, até criar um ponto de vendas de seus produtos lá mesmo onde vivem. O que não será fácil. Mas será o começo de maior apoio para eles, já que a Funai foi embora...não se sabe para onde!

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1