Todos os anos, a ExpoLondrina recebe a visita de um grupo misses que chamam atenção dos visitantes. Na foto de Miguel Rodrigues, da GC Produções, o grupo que visitou a feira em 2023, Nilceia Guidelli, Miss MRS Beauty Grand, Júlia Santos, Miss Teenager Cambé 2020, Juliana Hirle, Miss Universe Londrina 2022, Glacimeire Cardoso, organizadora do concurso Miss e Mister Londrina, Laura Frasson, Miss Princess Beauty Brasil, Luiza Lazuta, Miss Teen Culture 2022 e Victoria Gabriella da Silva, Miss Londrina Infantil 2019. “Quem deseja ser Miss ou Mister podem entrar em contato com a GC Produções, pois as inscrições estão abertas para todas as idades, informa Glacimeire. Informações pelo fone - 43 99973‑5057

ARACY TURCI SIDNEY

A professora Aracy Turci Sidney, que lecionou História, sempre muito elogiada pelos alunos, completou seus 92 anos de vida. Ela foi presidente da Associação dos Professores de Londrina, que ajudou a fundar. Essa entidade tornou-se a Associação dos Professores do Paraná.

Depois de aposentada, Aracy foi voluntária do Provopar por 24 anos. Atualmente é voluntária do Roupeiro Santa Rita, da Paróquia Coração de Maria. Ela é casada há 62 anos com Jarbas Sidney Pinto, meu colega de turma na Faculdade Estadual de Direito. Aracy lê diariamente a FOLHA, e temos a alegria de tê-la como nossa leitora. Parabéns e saúde!

No Albert Einstein

Imagem ilustrativa da imagem Misses na ExpoLondrina
| Foto: Divulgação

Três enfermeiros e uma médica da Santa Casa de Londrina estão trazendo novos conceitos para aprimorar o atendimento do pronto-socorro. Eles participaram do curso de atualização em urgência e emergência com simulação realística no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Foi um aprendizado intenso, incluindo treinamento prático com tecnologias que reproduzem situações reais do dia a dia de um hospital. A participação no curso, na opinião da médica Lisiane Anizelli, é importante para a formação de uma equipe de excelência na Santa Casa. Na foto, Eliel Senhorinho Vieira, Mayayra Venancio Martins, a médica Lisiane Anizelli e Bruna Figueiredo de Oliveira

OAB poderia opinar

PEDÁGIO desativado em Arapongas tem causado vários acidentes, inclusive mortes. Quosque tandem, senhoras autoridades do Detran? A OAB de Londrina, que alcança até a “cidade dos passarinhos”, poderia opinar a respeito.

Hospital de Londrina recebe acreditação da ONA

Imagem ilustrativa da imagem Misses na ExpoLondrina
| Foto: Divulgação

Os médicos e diretores do Hospital Gastroclínica de Londrina Sérgio Hirata, Ricardo Nakamura e Milton Ogawa (foto) estão muito felizes com 3ª conquista Da Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O resultado é graças ao comprometimento de toda equipe composta por 26 médicos e 48 colaboradores. Nos dias 02 e 03 de março, a Gastroclínica Londrina passou por uma nova Avaliação ONA (Organização Nacional de Acreditação) com foco na segurança do paciente. É a primeira instituição especializada em Gastroenterologia Acreditada pela ONA no sul do Brasil. A Equipe é altamente comprometida com essa qualificação que representa mais uma vitória para a Gastroclínica em mais de quatro décadas de prestação de serviços médicos.

Moléculas malignas nas cabeças e a nova esperança surgida nos EUA

Pesquisadores nos Estados Unidos concluíram que “moléculas malignas” são 97% das causas do Alzheimer e da demência, que surgem nas cabeças dos seres humanos. Há tempos que médicos já recomendavam o magnésio como forma de tentar combater tais doenças que judiam das pessoas, notadamente os acima de 65 anos. Agora surge uma nova esperança, isso ainda nos EUA, com o magnésio fazendo parte, ao lado de duas ou três novas substâncias químicas.

Padres pedem que tenham filhos

NA ITÁLIA até os padres pedem que os jovens que se casam tenham pelo menos dois filhos. O governo italiano precisa de gente nova, pois os “cabeças brancas” já são quase a maioria e crianças fazem cada vez mais falta.

HARRY BELAFONTE

E CARLOS GONZAGA

O cantor e compositor brasileiro Carlos Gonzaga fez a versão de várias canções de Harry Belafonte, o “rei do Calypso”, o ritmo caribenho da época, que acaba de falecer em Nova York, onde morava há anos. Belafonte participou de vários filmes e foi integrante de campanhas pelos “direitos civis da população negra nos Estados Unidos”. Carlos Gonzaga fez versões e gravou outras composições como “Diana”, que ficou meses tocando quase diariamente em rádios brasileiras. ==CARLOS GONZAGA apresentou-se duas vezes em Londrina, em shows no ex- Grêmio Recreativo e no auditório da ZYD-4 Rádio Londrina.

CHICLETES

Criado pelo norte-americano Thomaz Adam, o chiclete, que caiu no gosto da garotada brasileira, está completando 100 anos, se não me engano. Invento que deu origem a outras gomas de mascar. Até hoje, consumidos pelas crianças e adultos, como técnicos de futebol, que mascam sempre chicletes para se acalmarem durante seus trabalhos.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1