Adriele Juliane Knoor, Miss Teen Santa Fé, prepara-se para disputar o Miss Teen Paraná Universe 2020, sob a orientação de Donatto dos Anjos. Está sendo trabalhada para brilhar em todos os quesitos do concurso. Todos os cuidados estão sendo tomados, desde a alimentação correta à prática de exercícios diários, além das aulas de andamento, postura e outros detalhes, como uma boa oratória. O concurso estadual terá mais de 50 candidatas e Adriele está na foto de usando um modelo de Samuel Oliveira. Desde já ela está pronta para fazer sucesso.

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Luccas Roberto - Divulgação

Geração de empregos

Gerando empregos Em meio à pandemia do novo coronavírus, a rede de franquia especializada em ortodontia, Orthodontic, abriu 92 novas vagas de trabalho nas 240 unidades que possui em todo o Brasil. A seleção é para cirurgião-dentista, ortodontista, auxiliar da saúde bucal, recepcionista, administrativo, comercial, financeiro, telemarketing, TI e gestor administrativo. Também havia vagas para gestor financeiro e designer gráfico que já foram preenchidas. Os currículos devem ser cadastrados no site da empresa.

Ditado italiano da recompensa

Há um ditado entre os italianos, que é o seguinte: “Quem trabalha duro vence”. Como os estudos, por exemplo, quem vem com a prática e o esforço será recompensado. Para ser fluente em italiano é necessário se esforçar para tal. E pensando nos amantes da cultura e língua italiana, a I Bravissimi desenvolveu os novos cursos on-line para o final deste semestre: São Francisco em Assis - História, Arte e Espiritualidade, com professores doutores na área; Canta che ti passa, um jeito divertido de aprender a língua através de músicas; 500 anos de Raffaello, em homenagem ao mestre renascentista; e os semi-intensivos, aulas de cultura e língua italiana duas vezes na semana, a fim de acelerar o processo de aprendizado. Para mais informações entre em contato através do WhatsApp (43) 99957-7031.

Trabalho é destaque no concurso do Crea

O trabalho de conclusão de curso do agrônomo Renê Valerio Martins, formado pela UniFil no ano passado, se destacou no concurso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/Londrina). Foi o melhor da região e ficou entre os cinco primeiros do Paraná. Renê estudou um método de controle de lagartas do milho pouco utilizado no Brasil, tanto que precisou recorrer a literatura internacional para embasar seu trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Divulgação

“O reconhecimento do CREA é um incentivo para a seguir com a pesquisa num mestrado”, comenta o engenheiro agrônomo(foto) de 23 anos, que está trabalhando na Crop Decision, empresa do agronegócio

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Divulgação

A professora de Agronomia da UniFil Gabriela Vieira Silva(foto), orientadora do TCC, avalia que é possível buscar a aplicação nas lavouras de milho da técnica pesquisada

O dia em que Fernando Collor comparou

a rotativa da FOLHA com a sua Ferrari

Quando em 1989 o então governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, esteve visitando Londrina, como candidato do PRN à presidência da República, ele veio à Redação da FOLHA, trazido pelo agora saudoso deputado federal José Carlos Martinez. Ele já era chamado de “caçador de marajás”, codinome que lhe foi dado pela revista Veja, na capa de sua edição, que se esgotou nas bancas. Na Redação, Collor apareceu em seu terno branco de linho, de gravata, e seus 1,90m de altura. Fernando Collor concorreria então com outros 20 candidatos, de 24 partidos. Na FOLHA sentou-se em uma cadeira no meio de Redação e ficou à disposição das perguntas. Pediu água e também revelou o desejo de visitar a máquina rotativa do jornal, pois queria ter o prazer de vê-la trabalhando. Descemos às oficinas, que ainda era na avenida Rio de Janeiro. O diretor João Milanez chamou Walmor Macarini e Oswaldo Militão para acompanhá-los. Pediu a Haroldo de Souza, o Bugre, e Tertuliano, os dois da rotativa, para ligarem a máquina. Fernando Collor então disse-nos: vocês não imaginam o prazer que me dá ouvindo o barulho dela rodando os jornais. É música para meus ouvidos, gosto mais do que o ruído do motor do minha Ferrari, que dizem que também parece música... Collor era um dos donos do principal jornal de Maceió. Ainda ontem, o pessoal do programa Morning Show, da JPSP, entrevistou o ex-presidente e hoje senador Fernando Collor, que estava em Brasília. Ele contou que, certo dia, a presidente Dilma Rousseff o convidou para ir com ela e outros ex-presidentes ao velório de Mandela, em Johannesburgo, na África do Sul. Com ele estavam Lula, Fernando Henrique e José Sarney. Foram 15 horas de voo e conversa animada entre eles. Lula – contou Collor – era metido a ser piloto e foi com ele visitar a cabine. Lula queria saber como o radar funcionava. Riram muito, com cada um contando curiosidades de suas vidas políticas. Fernando Collor acha que como são pessoas civilizadas deveriam almoçar de vez em quando e conversar a respeito do Brasil e sua gente. Acha que a juventude não pode ter medo de ingressar na política, pois o Brasil precisa disso. Entre os estadistas europeus, Collor disse que Margareth Thatcher é para quem ele bate palmas. Pelas redes sociais já pediu perdão, pelo grande erro político, que foi apreender as contas bancárias, por algum tempo, logo no início do seu governo. Hoje acha que o melhor sistema para o Brasil seria o Parlamentarismo. Que já vem com a vacina anticorrupção embutida...

Campanha da conta de luz em prol do Hospital Evangélico

Amanhã, quarta-feira, às 9 horas, na rua Michigan, 515, haverá o lançamento da “campanha da conta de luz”, em benefício do Hospital Evangélico de Londrina. Espera-se a presença de muitos londrinenses. Serão servidos brigadeiros da Cake by Mili. O Evangélico é um dos mais importantes e requisitados hospitais do Paraná.

Aniversário de Arthur

Arthur Bottura Moreira comemorou 8 anos, dias atrás, cercado do carinho dos familiares. A comemoração foi no Condomínio de Chácaras na ilha do Paranapanema, em Primeiro de Maio, Norte do Paraná. As fotos do aniversário são de Carmelindo Dias.

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

O aniversariante Arthur com os pais Franciane M Bottura e Fernando Gregory Moreira

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Sidineia Santos , Marilene Bottura e Elcineia Santos

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Fernanda Janene e Humberto Bottura

Imagem ilustrativa da imagem Miss Teen Santa Fé
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Marcio Galindo , Celso Silva Matarazo ,Fernando Nicolau e Alexandre Buono

***

O cantor Mauricio Manieri sofreu enfarte e está internado em UTI de hospital em São Paulo.

***

José Roberto Mendonça de Barros, economista de São Paulo, que durante algum tempo, nos anos 80-90, assessorou a diretoria da Transparaná em Londrina, disse em entrevista à Isto É, que “o populismo econômico de Bolsonaro é igual ao de Lula”.

***

A senadora Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura, que veio a duas exposições da Sociedade Rural em Londrina declarou o seguinte: “O presidente não precisa ter postura de santo, mas também não necessita ser demônio...”

Ricardo Barros poderá trazer

Nogueira para visitas ao PP

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, já está sendo chamado de 05, de tanto que se tornou amigão do presidente Jair Bolsonaro. Este, quando vai ao Nordeste, já sabe quem é que vai ciceroneá-lo: é Ciro. Não o Gomes, mas o Nogueira. A propósito de Ciro Nogueira, fala-se que a convite do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, que é do PP estadual, poderá vir a Londrina e Maringá em visitas rápidas a seus candidatos a prefeito e vereadores nas próximas eleições.

Um pouco mais de Dom Pedro I e Dom Pedro II

Provando que leitores da FOLHA estão mesmo ligados na História do Brasil, o leitor Luís Alves Ferreira, corretor de imóveis aposentado, escreveu. “Gostaria de fazer uma pequena correção na afirmação feita por uma respeitada leitora, dia 10 último, sobre o túmulo de Dom Pedro I, no Palácio de Queluz, em Lisboa, Portugal. Realmente, ele foi sepultado em Lisboa, entretanto em 1972 seus restos mortais foram transferidos para o Brasil e encontram-se no Monumento à independência no Museu do Ipiranga à margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, juntamente com os restos mortais de suas duas esposas, as imperatrizes Dona Maria Leopoldina (primeira esposa) e Dona Amélia (segunda esposa). Quanto ao nosso querido Dom Pedro II, que amava muito o Brasil, realmente faleceu em Paris em 05/11/1891 e seus restos mortais, juntamente com os de sua esposa a Imperatriz Dona Tereza Cristina, foram transferidos de Lisboa - Portugal para o Brasil em janeiro de 1921 e encontram-se sepultados na Capela do Mausoléu Imperial da Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis-RJ.” Caro Luís: na verdade, o erro foi meu, na pressa (boa desculpa?) de fechar a Coluna. A leitora disse-me que visitou o túmulo do Proclamador da Independência do Brasil, enquanto ele esteve lá, nas vezes em que ela foi a Portugal. Vamos acrescentar Luís - na sua correta observação, quem recebeu os restos mortais de Dom Pedro 1° aqui no Brasil, trazidos pelo presidente português Thomaz Américo, foi o general Emilio Garrastazu Médici, presidente do governo militar em 1972. Recebeu Dom Pedro e deu-lhe o título de “Herói Nacional”. Em Portugal, deram-lhe o galardão apenas de general. Dom Pedro venceu a guerra contra seu irmão Dom Miguel e ficou com o trono, passando a coroa para sua irmã Dona Maria 2ª.