Ana Júlia Gimenez e Bruno Silva, vencedores do Concurso Miss e Mister Londrina 2020 na categoria Pré -Teen. A bela foto de Renilson Guimarães foi tirada nos campos do Londrina Golfe Clube. As inscrições para o Concurso de 2021 já estão abertas. Informações pelo telefone 99818-8542. Na organização e mentoria do evento , Glacimeire Cardoso

Imagem ilustrativa da imagem Miss e Mister Pré-teen Londrina
| Foto: Renilson Guimarães - Divulgação

Sobre futebol

O lateral direito Maurinho, ex-Santos Futebol Clube, ex-Cruzeiro e seleção brasileira, foi mais um ótimo jogador de futebol que trabalhou com o empresário Orley Vital. Maurinho também atuou pelo Rio Preto, na época em que o empresário Orley era diretor de futebol do clube. Já aposentado, o ex-craque disse ao empresário que virá brevemente a Londrina para visitar o amigo e tratar de parceria visando futuros craques da bola.

João B. Guimarães apoia a sugestão de Sidney Giroto

O leitor londrinense João B. Guimarães diz o seguinte em nota enviada à Coluna: “Acabo de ver em sua página da FOLHA a sugestão do médico Sidney Giroto para que o nome do nosso querido e saudoso amigo João Milanez seja homenageado pela prefeitura, colocando-o nesse novo Viaduto da Avenida 10 de Dezembro. Achei a ideia muito feliz e peço que você abrace essa ideia”. Caro João B. Guimarães, isso dependerá do prefeito Marcelo Belinati, dos planos que tem a respeito dessa nova obra e também de aprovação da Câmara Municipal, onde a maioria dos vereadores, os mais novos principalmente, não conhece bem a história de Milanez, o catarinense que veio a Londrina em 1947 e 48, pensando em comprar uma serraria, e acabou adquirindo um jornal: a Folha de Londrina, que estava em seus primeiros passos. Acredito que a grande maioria que vai decidir a respeito estudou na UEL, a universidade estadual que foi criada também com um trabalho de fôlego de João Milanez, que percorria municípios da região toda em seu jipe sempre empoeirado, pedindo apoio para que o governo do estado a criasse. Com ele, em algumas vezes, Mauro Ticianelli, que era do telejornal da TV Coroados, então da Rede Tupi de Televisão, administrada por Ronaldo Stresser. E Milanez teve em Orlando Mayrink Goes, então secretário da Fazenda do estado, o amigo londrinense que decidiu a respeito junto ao governador Paulo Pimentel a criação da UEL, pela qual a FOLHA tanto apoiou e reivindicou para que o sonho de jovens e seus pais fosse realizado. Pois bem: de vez em quando me perguntam por que João Milanez e Orlando Mayrink Goes não receberam qualquer agradecimento-homenagem por parte dessa hoje grande instituição. Não sei, mas comentam que foram coisas dos que vieram depois e tomaram conta da obra, administrada e construída pelo reitor Ascencio Garcia Lopes, médico ainda na cidade, outro esteio na estruturação da universidade estadual, mas que também a memória de Londrina sobre ele parece adormecida.

Comemoração

Imagem ilustrativa da imagem Miss e Mister Pré-teen Londrina
| Foto: Divulgação

Animada comemoração, dias atrás, para a família Seixas/Christino. Motivo: o aniversário em junho da dentista Gabriela Fleury Seixas, que está na foto com o marido, Paulo Christino Neto. Ele também é dentista

***

Respondendo ao leitor José Belmiro Pereira: sim, na esquina da Avenida Paraná com a rua Pernambuco, onde hoje está o Bradesco, havia nos anos 50, uma loja de secos e molhados da família Danielides. Diz que foi amigo de adolescência de José Danielides, de Péricles Danielides e de Diógenes Danielides, os dois primeiros de saudosas memórias.

***

O otorrino Murilo de Carvalho disse à Coluna que as agora famosas gotículas, que quando a pessoa tosse, saem da saliva, tem um nome científico: são as gotículas de Fluger, o alemão que descobriu o mal que elas poderiam fazer à saúde de quem estava próximo dos que tossiam e as lançavam...

Síndico profissional pode ser mais sossego para condôminos

O comentário da síndica profissional Cris Negri Bussadori, aqui publicado, sobre a impessoalidade que é necessária entre os que administram condomínios chamou a atenção de alguns moradores de prédios de apartamentos. Um deles, pelo telefone, disse-nos que ela tem toda razão, pois deve ser evitado que um morador do prédio seja o síndico. Porque acaba ficando meio dono de tudo, faz o que quer, o que às vezes a família dele pede, e porteiros acabam ficando amigos e se perpetuando no cargo. Isso não é bom para qualquer administração, disse a pessoa, que pediu anonimato em seu nome. Síndico, para ele, não deve ser morador do condomínio, pois acabará fazendo alguns amigos e também desagradando a outro tanto. Se o condomínio puder, síndico deve ser profissional contratado. Caso contrário, em muitos casos acabam na Justiça.

No Seconci

Imagem ilustrativa da imagem Miss e Mister Pré-teen Londrina
| Foto: Divulgação

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, foi recebido em Londrina pelo presidente do Sinduscon Paraná Norte, Sandro de Nóbrega, e por diretores da entidade (foto). A visita teve um motivo especial: conhecer as modernas instalações do Seconci – Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil, que oferece atendimentos médico, odontológico e ocupacional aos trabalhadores do setor. O local tem infraestrutura de ponta, consultas com hora marcada e diversas especialidades. O encontro reforçou a aliança das duas entidades: Sistema S e Seconci.

Sidimar Arruda há 35 anos

atendendo irmãos Furuta

O araponguense Sidimar Arruda é vendedor dos produtos que a Uniport, grande empresa distribuidora de produtos da cidade de Arapongas, que tem na presidência o dinâmico luso-brasileiro José Maria Fernandes. Há 35 no que Sidimar atende os irmão Mário e Antônio Furuta, na conhecida mercearia do Mercado Shangri-lá. E 35 anos ininterruptos, deixando claro que o bom relacionamento é tudo entre o vendedor e o comprador. O bom atendimento fala alto também e os produtos são sempre o que a empresa tem de melhor. Sidimar elogia o empresário José Maria Fernandes, que é um grande amigo de seus quase 200 funcionários. Eu o conheci certa vez no aeroporto de Londrina, quando ele e um amigo estavam retornando de viagem a Portugal. A Uniport é uma das mais conceituadas empresas do setor no Paraná.

O homem que trouxe a picanha para Londrina

O gaúcho Ênio Sehn continua, ao lado de Junior e do Pedro, a atender seus amigos e clientes de muitos anos no restaurante Dá Licença da rua Professor João Cândido. A pessoa chega e se quiser sentar-se, a distancia é oficial, mesas bem separadas, higienizadas. Se desejar levar o almoço ou jantar casa, pega a luvinha à disposição, e serve-se como bem desejar. O telefone do Enio, gremista fanático, e Tubarão também, é o 984040100. Ele foi quem trouxe a picanha para a cidade. Começou com a picanha argentina, depois a gaúcha uruguaiana e depois a argentina maturada. Sabe o que é bom.

Em Cambé

Imagem ilustrativa da imagem Miss e Mister Pré-teen Londrina
| Foto: Divulgação

Cambé vai ter uma eleição bem disputada neste ano, com diversos concorrentes à prefeitura. O professor Rômulo Yanke é um dos pré-candidatos a prefeito, pelo partido Cidadania. Ele tem o apoio do deputado estadual Tercilio Turini (foto). Com mais de 25 anos de atuação na rede estadual de ensino, advogado e liderança na comunidade, Rômulo elaborou diversas propostas para a área de educação e conta com a experiência do deputado Turini (médico, professor de medicina e diretor do HU por muitos anos) nas ações para melhorar a saúde em Cambé. “Uma das ações em andamento é o fortalecimento da Santa Casa e do Hospital São Francisco, bem como de outras unidades importantes no atendimento à população. Quero colaborar ainda mais com Cambé, município de destaque na Região Metropolitana de Londrina”, afirma Turini, que cita ainda a participação do vereador Fabio Fernandes Pio no projeto de renovação em Cambé com o professor Rômulo Yanke.

Os morcegos

Nina Cardoso, sempre atenta aos assuntos da cidade tratados pela FOLHA, relata duas observações sobre os morcegos, assunto que tratamos em edições da semana passada: 1 – “Quando eu ocupava uma da salas do Edifício Monções, com meu escritório, certo dia um morcego entrou no corredor e eu não tinha como sair, com medo do bicho me atacar. Quem me salvou foi o porteiro, seu Aparecido, gente boa toda vida. Hoje em dia, moro na cobertura do Edifício Denes, ao lado do Ed. América, e ouço sempre algum morcego passar voando.”

2 - “Para quem mora em casa e tem um pedacinho de terra o bom é plantar alguns bambus. Ele se move com o menor dos ventos e produz um som que a gente não ouve, mas que desorienta os radares naturais dos morcegos e acabam fugindo”.

Promoção Arraial do Bem

Com as reservas podendo ser feitas até hoje, pelo telefone 99936-9412, e retiradas no drive-thru na Escola St.James até o dia 27, o Arraial do Bem está promovendo a “festa junina em casa e a festa junina na creche”. Da seguinte maneira: a pessoa leva um kit junino para casa e doa um kit junino para uma criança carente. É tudo beneficente e o valor é de R$ 190 no total. Entre os colaboradores estão a Cristallo Festas, a Cake by Mili, o Armazém Santana, a Soraia Montanari, a Jordana Recebem, a Ativa Atacado e a St. James, entre outros.

Gastronomia

Imagem ilustrativa da imagem Miss e Mister Pré-teen Londrina
| Foto: Divulgação

O chef Alexandre Denes Vialle (foto) está feliz no seu novo Caponata, o restaurante que acaba de ser aberto no Aurora Shopping. Os pedidos de pizza à noite têm sido das mais frequentes. E no almoço, o cardápio dele é variado, servido sempre para duas pessoas. Alexandre é formado em direito, advogou algum tempo com o pai, mas o que gosta mesmo é de gastronomia, de preparar seus pratos de alimentos saudáveis. À noite, atende os pedidos delivery pelo Ifood.

Pugliesi estaria de volta

e poderia ser candidato

A informação na área política de Arapongas, e que corre na “cidade dos passarinhos”, é a de que prefeito Sérgio Onofre será candidato à reeleição. Mas a novidade é a possível volta do ex-prefeito e ex-deputado federal Valdir Pugliesi à disputa pelo poder executivo municipal. Falam ainda em um terceiro provável candidato, um empresário do setor supermercadista.

Só advogado tributarista

Me perguntam sobre o jovem e promissor Luíz Renato Hauly, se ele pensa em se candidatar. O que ele me disse é que está ocupadíssimo com seus clientes, e trabalhando home-office, pois é um bem preparado advogado tributarista e vem auxiliando o pai, o ex-deputado federal Luíz Carlos Hauly no trabalho de alavancar a Reforma Tributária, cujo projeto de Hauly foi apoiado pelo Sendo Federal e tem tudo para ser vitorioso. É isso. Por enquanto muito trabalho, o behavior em ação. Luíz Renato Hauly teve profícua passagem pela diretoria da Fomento Paraná, de onde se desligou há alguns meses.

***

O senador Álvaro Dias disse ontem que o Senado poderá adiar a discussão das fake news. Ele fez requerimento pedindo isso. E solicitou que os senadores cuidem agora apenas do coronavírus, que está matando muitos brasileiros. Álvaro acredita que em 30 dias o Senado voltará às suas reuniões presenciais normais.