Os médicos Fabrizio Prado, Leandro Diehl e Pedro Gordan comemoram o grande sucesso da 1ª edição do Congresso Brasileiro de Raciocínio Clínico. Realizado em formato on-line no final do mês de julho, teve a participação de aproximadamente 1.500 pessoas de todo o Brasil, entre estudantes e profissionais da saúde, diversos participantes também da Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina e Estados Unidos.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos comemoram sucesso do Congresso de Raciocínio Clínico
| Foto: Divulgação

Estão faltando as procissões para que Deus mande chuvas

Depois de geadas, as secas e falta de água, de chuva, deixaram as propriedades rurais do Oeste paulista e do Cerrado mineiro como há muito não se via. Em estado lamentável, fazendo produtores rurais chorarem. Segundo pesquisa, o Norte do Paraná sofrerá seca, mas menos, um pouco, do que as regiões de Campo Mourão até Cascavel e municípios próximos. Tomara que Deus nos mande chuvas para todo o estado. Quando cheguei a Londrina, em 1956, onde havia muitos cafeeiros e outras plantações, o e dezenas trabalhadores rurais, que, algumas vezes, fiquei sabendo de várias procissões que faziam, pedindo a Deus que mandasse chuva. Hoje em dia, há poucos trabalhadores rurais, que perderam o lugar para a tecnologia, e a metade entrou para outras igrejas. Bom seria que padres e bispos católicos convocassem o pessoal todo para fazer procissões pedindo a sagrada chuva. Nós precisamos da Santa Água. São Francisco já dizia que ``é dando que se recebe´´ e é mesmo. Amem.

Cidades xarás

O DATA MILIT apurou mais curiosidades sobre cidades e locais “xarás” espalhadas pelo Brasil. Ei-las: Nova Iorque (assim mesmo) no Maranhão; Buenos Aires em Pernambuco; Califórnia no Paraná (perto de Apucarana) e no Ceará; Flórida no Paraná; Flórida Paulista no interior de São Paulo; e Filadélfia na Bahia.

Voltou a ser Anta Gorda

Uma cidade gaúcha foi fundada com o nome de Anta Gorda, por causa dos caçadores de anta na região. Mas no ano de 1910 parte da população e a Câmara Municipal decidiram trocar o nome para “Carlos Barbosa”, em homenagem ao ex-governador dos Pampas. Aconteceu que a população não gostou e fez campanha para o nome da cidade voltar para Anta Gorda. E quem nasce por lá é antagordense....

Encontro de amigas

As amigas de longa data tiveram a alegria de, casualmente, encontrarem-se no supermercado Musamar nesta semana. Devido à pandemia, cada uma tem evitado jantares e encontros, por isto foi tão especial reverem-se! Vânia Obara e Francisca Ventura foram presidentes da BPW (Associação de Mulheres de Negócios). Trabalharam juntas por alguns anos e a amizade floresceu. Na foto, Flávia Ventura, Vânia Kawakami Obara e Francisca Ventura.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos comemoram sucesso do Congresso de Raciocínio Clínico
| Foto: Divulgação

Aniversariando

Comemoraram aniversário ontem, segunda-feira, Maria Fernanda Coelho, Rosana Khater Fontes, Newton Leopoldo da Câmara Filho

Na Rede Vida

Nesta quarta-feira, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova em Londrina, será visto em rede nacional. A missa das 9h, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, terá transmissão pela Rede Vida, tradicional emissora católica. Cada vez mais o local se torna uma referência nacional. Em 2022, a comunidade celebra o Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e o Jubileu de Prata (25 como santuário). Haverá uma programação especial preparada para iniciar as comemorações, a partir de outubro, com a inauguração do Ano Jubilar.

Temporada no Brasil

Jo Costa está passando uma temporada no Brasil. A badalada broker dos Estados Unidos escolheu sua cidade natal, Lins, para descanso e também negócios. Ela vive há 10 anos na Flórida onde tem 3 empresas no ramo imobiliário, a International Team Investments oferecendo serviços de vendas imobiliária, a iHome Property Management, de gestão de propriedades para investidores internacionais, e a IHome Resort que oferece casas para férias e condomínios na Flórida. Ela anunciou a expansão dos negócios com a abertura de um escritório em São Paulo, capital. Ela conta com um time arrojado e especializado em Orlando, e agora também no Brasil onde atende investidores de todo o mundo.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos comemoram sucesso do Congresso de Raciocínio Clínico
| Foto: Divulgação

A Avenida Higienópolis também precisa de trato

Um simpático recado para o pessoal de Obras e Jardinagens da Prefeitura de Londrina foi enviado para esta Coluna, pedindo que chegue à administração municipal. Educadamente, a senhora, viúva de um londrinense muito estimado na cidade, pede “um pouco mais de trato para a histórica e tradicional Avenida Higienópolis.” Alguns prefeitos também deixaram ela um pouco de lado, mas Marcelo Belinati, que vem embelezando a cidade, poderia mandar seu pessoal “enfeitar a noiva” Higienópolis, que está com gramas feias, bananeira no meio da divisória de pista, mal cuidada (melhor retirá-la?) e com as mudas de árvores plantadas mal cuidadas. A Prefeitura já provou que tem condições de melhorar praças e ruas e, portanto, não deixem a Higienópolis para o final. Ela sempre foi o “cartão de visitas da cidade, que desemboca no notável Lago Igapó”, comentou esta nossa estimada leitora.

Hub de saúde

A coordenadora de serviços clínicos da Rede Vale Verde, Aline Colonhezi (foto), participou do Road Show, evento nacional de capacitação realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O tema foi em torno da transformação da farmácia em hub de saúde, com debates sobre mudanças de legislação na pandemia, inovação, testes de Covid, vacinação, entre outros assuntos. Aline foi muito elogiada pelas informações e simpatia

Imagem ilustrativa da imagem Médicos comemoram sucesso do Congresso de Raciocínio Clínico
| Foto: Divulgação

Esportes que pedem lugar nas Olimpíadas já nos jogos de 2024

Paris será a próxima sede dos Jogos Olímpicos e as disputas serão dentro de três anos, portanto, em 2024. O Japão, com todos os problemas com a pandemia, desta terrível Covid-19, teve que esperar mais um ano para realizar neste 2021 a festa esportiva maior do mundo, em vez de 2020. Com todo os riscos, fez o que pôde e está de parabéns por sua organização. Agora em Paris, outros esportes pedem para fazer parte do próximo evento, o que será difícil, pelo prazo mais curto em um ano. São eles, o futebol de salão, o ciclismo duplo (com dois ciclistas na bicicleta dupla) e o snooker ou bilhar, como queiram. Difícil, mas não impossível, como é o caso do injustiçado futebol de salão. Pode ser que o futebol de praia também queira, mas tudo dependerá do COI e do Comitê Olímpico da França. Resta aguardar os acontecimentos.

***

ATLETAS nascidos na Bahia ganharam mais medalhas de ouro do que a Argentina, Espanha e Portugal juntos! E já criaram a “República Esportiva da Bahia”.

***

O boxeador brasileiro da BAHIA, medalha de ouro, ganhou do adversário, da ex “cortina de ferro”, que não perdia há 62 lutas. O cara está vendo “estrelinhas” até hoje.

***

LONDRINA já teve (ou tem) uma academia de boxe, que estava revelando alguns valores, há temos. Tomara que não encerrou as atividades, por fala de apoio.

De Londrina para o mundo

Vontade de comer Doritos fez surgir a maior rede de lojas 100% autônomas do Brasil e a primeira conveniência online do país. A ideia foi do jovem empreendedor de Londrina, Felipe Lanza (foto), que se destaca no mundo dos negócios. Além das lojas de conveniências e delivery, também está à frente de outras três empresas, sendo uma de marketplace no universo pet, outra de e-commerce de peças de avião e uma de backup de arquivos criptografados para segurança. Felipe tem apenas 29 anos e de forma muito dinâmica tem tirado do papel inúmeras ideias com grandes conquistas no setor empresarial. Agora está expandindo os negócios para várias regiões do país. E o projeto de expansão está a todo vapor.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos comemoram sucesso do Congresso de Raciocínio Clínico
| Foto: Divulgação

***

OS Corintianos estão reclamando e com razão: o árbitro não marcou o pênalti que um zagueiro do Santos cometeu, porque não quis ou precisa ir a um oftalmologista com urgência. E o WAR deu uma de “amigo da onça”.

***

Os gozadores de plantão do futebol local, dizendo que estão morrendo de dó do Messi, que ficou desempregado, e agora vai morar em casa alugada em Paris, para jogar no PSG. O clube já arrumou creche pública para os três filhos dele, que a particular é muito cara....Mais uma sacanagem contra o bilionário craque argentino.

Os sindicatos e contribuições sindicais

A sempre bem antenada leitora Nina Cardoso esclarece à Coluna sobre os sindicatos e contribuições sindicais. Diz ela o seguinte: “A Contribuição Sindical Anual é diferenciada da contribuição sindical que cada associado de um sindicato deve fazer para a instituição a que se filia, mensalmente. Esta Contribuição Sindical Anual, cobrada desde os idos da década de 1920, foi institucionalizada em 1943 como Imposto Sindical e novamente denominada Contribuição Sindical em lei de 14/11/1966. Descontada, anualmente, do pagamento de todo trabalhador brasileiro, estivesse ele filiado ou não ao Sindicato que abrangesse a área em que trabalhasse, correspondia ao valor recebido por um dia de trabalho, ou seja 1/30 avos da remuneração do profissional. Este procedimento sempre deixou muitas pessoas, não filiadas aos Sindicatos, muito aborrecidas, pois tinham que contribuir para algo que sequer conheciam, na maior parte das vezes. Com a Reforma Trabalhista atualmente em vigor, ficou determinado que a Contribuição Sindical Anual somente poderia ser descontada dos empregados que assim o permitissem, através de declaração pessoal encaminhada ao Sindicato da área onde a pessoa trabalhe. Não houve a proibição do desconto. Apenas, hoje em dia, desconta apenas aqueles que querem, que estão satisfeitos com os seus Sindicatos. Um abraço de Nina Cardoso”

Ainda sindicatos

De Arthur Ferreira, de Assis, SP: Caro jornalista Militão, você tem razão, os sindicatos perderam a força e a maioria não tem como defender os direitos de sua categoria, pois agora contribuem quem desejar e sindicatos precisam pagar aluguel, funcionários, telefone, internet, advogados, e etc. E não tem como. Muitos encerraram atividades. Sobrou para quem? Para o trabalhador, sem dúvida, pois a maioria ficou sem pai, nem mãe...” Amigo leitor: o trabalhador por conta dos políticos, que não têm problemas para pagar contas.

Daniel Alves deveria ficar no banco

Daniel voltou colocando-se à disposição do São Paulo para enfrentar o Palmeiras. De medalha de ouro no peito, campeão olímpico no futebol, pelo Brasil, parabéns a ele, mas o melhor para o tricolor é deixá-lo no banco, pois o time vinha bem sem ele. Com Daniel, a preocupação de todos é passar a bola para ele, no que estavam errados. Crespo deve manter o time e conversar com Daniel, que ele não é o dono no do time, que lhe paga 1 milhão e meio de reais por mês. Que fique no banco, e entre no segundo tempo, se precisar. Seria o melhor agora para o São Paulo.

Desfile de tanques em Brasília

Ninguém explicou, ontem, por que o presidente Jair Bolsonaro quer promover desfile de tanques de guerra do Exército em Brasília. Fosse no desfile de 7 de setembro, seria normal, com o Brasil mostrando sua força e seu valor na terra e no ar. Talvez seja para “espantar agosto, que é considerado mês de cachorro louco...”

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1