O Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) recebeu a Medalha Ouro Verde, na Câmara Municipal de Londrina, título concedido pelos Poderes Executivo e Legislativo do Município. A homenagem encerra as comemorações alusivas aos 20 anos de criação do Sistema Municipal de Ensino e do CMEL. A Lei nº 13.533/2022, de autoria da vereadora professora Flávia Cabral reconhece o trabalho desenvolvido pelo Conselho na efetivação da gestão democrática e do controle social, princípios de atuação do CMEL na construção de políticas públicas voltadas à Educação. Participaram do evento conselheiros de gestões anteriores e do atual Colegiado, além da assessoria técnica, autoridades e convidados. As fotos são de Vivian Honorato durante a entrega da Medalha no dia 5 de maio

Mirna de Cássia Guilherme Gentile com Flávia Cabral e Ângela Pereira Teixeira Victória Palma
Mirna de Cássia Guilherme Gentile com Flávia Cabral e Ângela Pereira Teixeira Victória Palma | Foto: Divulgação
Rafael Cézar Cutisque, Fabiana Triani Domingues Lopes, João Marcos Machuca de Lima, Fernanda Tedeschi e Karen Elizabeth Morena Novais Lara
Rafael Cézar Cutisque, Fabiana Triani Domingues Lopes, João Marcos Machuca de Lima, Fernanda Tedeschi e Karen Elizabeth Morena Novais Lara | Foto: Divulgação
O presidente do CMEL com as conselheiras Adriana Haruyoshi Biason, Ângela Pereira Teixeira Victória Palma, Letícia Neves Tardelli, Patrícia Keiko Kawakoe Zaminelli, Michele Mayara Praxedes  Silva e Mirna de Cássia Guilherme  Gentile
O presidente do CMEL com as conselheiras Adriana Haruyoshi Biason, Ângela Pereira Teixeira Victória Palma, Letícia Neves Tardelli, Patrícia Keiko Kawakoe Zaminelli, Michele Mayara Praxedes Silva e Mirna de Cássia Guilherme Gentile | Foto: Divulgação

Hoje é o Dia do Gari: nome

homenageia francês do Rio

A “folhinha” assinala hoje, 16 de maio, o Dia Nacional do Gari, esse profissional da limpeza das cidades, escolas, fábricas, hospitais, etc., enfim da vida de toda a população. O nome “gari” surgiu por causa do francês Pedro Aleixo Gary, que, no tempo do Império no Brasil, foi o primeiro contratado para cuidar da limpeza do Rio de Janeiro, a então capital brasileira, sede do governo da época. O nome Gary, era com ípsilon mesmo. E era uma vida difícil para os garis: entre as sujeiras, a passagem dos cavalos das carruagens, carroças e simples cavaleiros, deixavam suas marcas pelas ruas...Era terrível e duro para limpar. O nome foi, portanto, abrasileirado para Gari. Mas Aleixo Gary tornou-se nome de uma fábrica de utensílios para limpezas, no Rio de Janeiro. Onde também os garis criaram nos últimos anos o seu Bloco de Carnaval. Bem mais tarde, anos depois, foi criado em 1970 as “margaridas”, versão feminina dos garis. Aqui, no tempo do prefeito Antônio Belinati, surgiram as Margaridas Londrinenses.

Celso não perde jogo e o apoio ao técnico!

O administrador da CNT em Londrina e região, o nosso amigo Celso Tertuliano da Silva, que é contador, são-paulino e torcedor do Londrina, não perde jogo do Tubarão. Lá estava ele, domingo, vibrando com os 3 a 0 marcados na Ponte Preta. Celso Tertuliano vibrou como todos os torcedores do alviceleste. O técnico Edson Vieira, que foi jogador do Londrina, desde a base, tem formação em educação física, e sabe muito de bola. A torcida aplaudiu jogadores e o treinador e pedem que Edson Vieira receba todo o apoio possível. Vários elogios também para o time todo, que correu, lutou e venceu. Dentro do campo, a liderança do capitão João Paulo.

Almoço da Aposentel

Aconteceu sábado último o almoço da Associação dos Aposentados da Sercomtel, comemorando seu aniversário. A entidade, se não me engano, foi criada em 2009. Manoel Luís é seu presidente atual. Aquele abraço a todos os seus integrantes.

Documenta 70

Imagem ilustrativa da imagem Medalha Ouro Verde para o Conselho de Educação de Londrina
| Foto: Divulgação

Segue até o dia 1º de junho a exposição Documenta 70, que homenageia o Cine Teatro Ouro Verde. A curadoria é de Fernanda Magalhães e a mostra faz parte da programação do “circulasons”, evento dedicado aos 70 anos do teatro. Na foto, uma parte dos fotógrafos participantes: Rei Santos, Janete El Haouli (organizadora do circulasons), Camila Fontes, Fernanda Magalhães, Mario Jorge Tavares, Emerson Dias, Luciano Pascoal, Fabio Alcover, Edson Holtz e Valeria Felix.(foto de Rei Santos)

Um ano mais que especial para o Grupo Hachimitsu

Imagem ilustrativa da imagem Medalha Ouro Verde para o Conselho de Educação de Londrina
| Foto: Divulgação

Conhecida por seus famosos doces e cafés, a Hachimitsu também possui outros restaurantes no grupo como o Domburiya, especializado em pratos quentes da culinária japonesa, e agora também está trazendo um novo conceito para a cidade: O Karuby Yakiniku House, o verdadeiro churrasco oriental! Com uma arquitetura única, terá churrasqueiras individuais em cada mesa e funcionará no sistema de rodízio com diversos cortes de carnes e muitos acompanhamentos para o cliente fazer na hora, na sua própria mesa. O Karuby tem previsão de inauguração em junho deste ano e promete movimentar a cidade ainda mais. Na foto, Cezar Kato, Mayumi Kato, Sergio Noguti em frente às obras do Karuby Yakiniku House.

Homenagem ao Foto Clube de Londrina

O Foto Clube de Londrina receberá a Medalha Ouro Verde no dia 19 de maio, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Londrina. A homenagem é uma iniciativa da vereadora Lenir de Assis. O evento começa às 20 horas. O Foto Clube de Londrina foi criado em 1971, por um pequeno grupo de pessoas que estavam concluindo um curso de fotografia. Do pequeno grupo de fundadores, dois ainda participam ativamente do clube. “Participamos de salões e concursos nacionais e internacionais de arte fotográfica. Realizamos anualmente um Salão de Arte Fotográfica, sempre no mês de dezembro. Alguns membros do Clube, são profissionais, mas a grande maioria pratica a fotografia por hobby. Nos reunimos todos os sábados, às 16 horas, na rua Senador Souza Naves, 2.380”, conta o atual presidente Manoel Luiz Liziero .

Faculdades de Direito e o destaque londrinense

Segundo disseram no Ministério de Educação há 1.240 Faculdades de Direito. Um observador mais atento, do Conselho Nacional de Educação, disse que o Brasil tem mais cursos dessa área que os demais países do Planeta...

LONDRINA tem sete cursos de Direito, entre públicos e de outras instituições. A competição é grande e cada uma delas sempre em busca dos melhores professores. Outro detalhe: a aprovação na OAB de seus alunos de Londrina e região tem sido muito boa.

Congresso Brasileiro de Metabolismo

Imagem ilustrativa da imagem Medalha Ouro Verde para o Conselho de Educação de Londrina
| Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (dia 17) começa a nona edição do Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, o maior e melhor evento da área de Ciências da Saúde do país, com mais de 800 participantes, no auditório do Aurora Shopping e mais 3 salas de cinema. O CONBRAMENE terá 80 palestrantes que são referências nos eixos temáticos envolvidos e o patrocínio da Biodelta, Gatorade e Unimed Londrina. Na foto, o professor doutor Arli Ramos de Oliveira, da UEL, o doutor Roberto Carlos Burini, da UNESP de Botucatu, e o presidente do evento, prof. doutor Dr. Edilson Serpeloni Cyrino, da UEL.

Parabéns e saúde

Imagem ilustrativa da imagem Medalha Ouro Verde para o Conselho de Educação de Londrina
| Foto: Divulgação

Comemorando o aniversário de Sabina Lourenço, Andrea Merighe e Rafael Augusto de Lima marcaram presença na festa mirim para levar seus abraços e energias positivas.

Messi não aguentará

É muito dinheiro que o Al Hilal, clube do mundo árabe, está oferecendo para o jogador argentino Messi. É dinheiro para até os tataranetos dele torrarem.

Apesar de seu amor pelo Barcelona, Messi, dizem cronistas espanhóis, não aguentará essa grana toda que lhe está sendo oferecida. Podem somar todos os melhores salários de craques paulistas, por exemplo, que não chegarão ao que foi oferecido a Lionel Messi.

Não tem cachorros pequenos

DITO, ontem, por Renato Gaúcho, técnico do Grêmio Porto-alegrense: “O Campeonato Brasileiro é briga de cachorro grande. Não tem pequenos...”

Exemplo: o Goiás quebrou a invencibilidade do Botafogo...

Quebraram a Light no Rio

De tanto “gatos”, de milícias e outros marginais, que negociam energia elétrica, através de fraudes, a Light, empresa que administra a sua distribuição no Rio de Janeiro, está “quebrada”, devendo quase 11 milhões de reais. Acaba de pedir “recuperação judicial”.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina