| |

Oswaldo Militão - Social 5m de leitura

Medalha Mérito Santos-Dumont

A deputada federal Luísa Canziani recebeu Uma das mais altas honrarias concedidas pela Aeronáutica Brasileira

ATUALIZAÇÃO
25 de julho de 2023

Oswaldo Militão
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Medalha Mérito Santos-Dumont

A deputada federal Luísa Canziani recebeu na semana passada a medalha “mérito Santos-Dumont”, uma das mais altas honrarias concedidas pela Aeronáutica Brasileira. A londrinense foi a única parlamentar da Região Sul e a única deputada mulher a receber a medalha, concedida a cidadãos que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica. Neste ano a medalha ganhou um destaque mais que especial porque é celebrado os 150 anos de Alberto Santos Dumont, um dos maiores inventores brasileiros, considerado um dos precursores da aviação no mundo. 

Gnocchi della Fortuna no sábado 

Reza a lenda que no século IV, exatamente num dia 29, um jovem médico recém-convertido ao cristianismo, chamado de São Pantaleão, vestido de andarilho, percorria as ruas de um vilarejo na Itália, faminto, bateu à porta de uma casa. A família era grande, humilde e não tinha muita comida. Mesmo assim convidaram o Santo católico para comer. A comida era nada mais nada menos que nhoque, porém havia poucos para servir, então cada um recebeu sete nhoques. São Pantaleão terminou de comer e disse que teriam um ano excelente na colheita e na pesca e depois seguiu seu caminho. Para a surpresa da família, o suposto andarilho deixou moedas de ouro debaixo do prato como forma de agradecimento. Dessa forma, a refeição de nhoque no dia 29 de todos os meses se tornou uma verdadeira tradição italiana. Para continuar essa tradição, a I Bravissimi, Associação Cultural Italiana de Londrina, vai promover neste sábado (29), às 19h, o gnocchi della fortuna, jantar típico italiano para toda família. Reservas pelo WhatsApp (43) 99957-7031. Preço especial para leitores da Folha de Londrina. 

Usando tornozeleiras 

também em Londrina 

E cerca de 92 mil presos brasileiros estão usando tornozeleiras eletrônicas. Esses estão soltos pelas ruas. Inclusiveem Londrina e Norte do Paraná. Para comprovar, dê uma volta pela Avenida Paraná, pelo Calçadão, pela rua Maranhão, pela Celso Garcia Cid e verifique. Melhor que ficassem de tornozeleira, mas em prisão domiciliar. Em vários casos, prender e deixar na trancafiados na prisão, é torná-los bandidos “diplomados em crimes”.   

Jubileu de Ouro da CNESR 

 

O XXIX Encontro Nacional da Amizade – ENA, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Iate Clube, terá uma comemoração especial: os 50 anos da Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos. Em 1972, Londrina sediou o V Encontro Nacional da Amizade, quando foi criada a CNESR, tendo como primeira coordenadora Maria do Carmo Gouveia de Moraes (foto). Ao longo desses anos, Maria do Carmo tem se dedicado ao trabalho voluntário e  ao fortalecimento da Coordenadoria junto às Associações de Senhoras de Rotarianos em todo o Brasil. Dinâmica e atuante, está sempre presente em encontros e reuniões, se destacando pelo seu conhecimento histórico da CNESR e pelo empenho nas ações realizadas. 

Almoçar no Armazém 

 

Que tal passar um tempo de qualidade com quem te faz feliz? Convida lá e venham almoçar juntos, aqui no Armazém da Moda! A comida é saborosíssima, com opções variadas de pratos quentes e frios, bebidas geladinhas e aquela sobremesa! Conversa boa, especialmente à mesa, celebra a vida e coleciona histórias. “Esperamos vocês!”, convida o staff.  

Sarney, a rua Maranhão e  seu saudoso amigo Doan 

Quando presidente da República, que tomou posse, com a morte do presidente Tancredo Neves, eleito pelo Congresso, o maranhense José Ribamar Sarney, veio a Londrina em 1985 (ou seria 86), em visita oficial, e no Aeroporto José Richa, foi recebido por várias pessoas. Entre eles, o advogado Doan Alvares Gomes, saudoso londrinense, que foi colega de Sarney no curso colegial e no curso de Direito em São Luís. Doan estava ao lado da fila oficial, mas Sarney quando o viu, foi direto abraçá-lo. Haviam dito para Sarney que havia em Londrina uma rua central chamada Maranhão. O presidente da República teria dito: “Faço questão de conhecê-la, se houver tempo...” Não houve tempo, mas depois mandaram uma foto de duas quadras movimentadas da rua Maranhão, que continua assim até hoje. O ex-presidente Sarney, com mais de 90 anos, está doente e hospitalizado em São Luís.  

O sobreiro é cultura 

Mais uma poesia do inspirado leitor da Coluna , o advogado Sebastião Nei do Santos : 

 “Em Portugal há uma árvore chamada sobreiro.  

Seu tronco, a cada 9 anos, produz a cortiça, 

a preocupação é de protegê-la no país inteiro, 

pois como árvore nacional preservá-la é a liça. 

A exemplo das espécies carvalhos e azinheiras, 

o sobreiro dá frutos chamados bolotas também. 

Como comida dos porcos pretos são de primeira, 

disso resultar o presunto ibérico como convém. 

Daí se vê a utilidade que o sobreiro representa 

Séculos e mais séculos produzindo a cortiça  

Sua importância industrial no mundo aumenta.

Mas o que queria dizer e o faço sem preguiça, 

digam requintados analistas será que há escolha, 

 o que seria do vinho se não existisse a rolha?´´ 

( Nota dez com louvor, meu caro Ney, diria minha professora de língua portuguesa, no quarto ano do antigo ginásio, dona Lúcia, de saudosa memória ). 

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS