A atleta pré-juvenil do Londrina Golf Club, Ana Helena Passos da Cunha, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Amador da Confederação Brasileira de Golfe, realizado no tradicional campo do Itanhangá Golfe Club, no Rio de Janeiro, neste julho. A jovem de 13 anos faz parte da Escolinha de Golfe, idealizada pelo professor Edione, que tem trazido muitas crianças e jovens nas manhãs de domingo ao bonito campo de golfe das cerejeiras. Em outubro, o Londrina Golf Club vai sediar a etapa nacional do Tour Basileiro de Golfe pré-Juvenil e Juvenil

Imagem ilustrativa da imagem Medalha de bronze no golfe
| Foto: Divulgação

Campos de golfe cobertos de gelo

O verde tornou-se branco: é que o frio foi tanto na madrugada, em Londrina e região, que o campo de golfe do Royal Golf Residence amanheceu coberto de gelo. Alguns golfistas, como o craque Henrique Barros, fez algumas fotos e filmou. O campo do Londrina Golf Club também amanheceu todo branco como gelo que caiu ou se formou na madrugada. Por outro lado, os golfistas aguardam os seus próximos eventos, assim que a pandemia der trégua. Londrina poderá sim sediar um dos torneios brasileiros vindouros, tanto masculino como feminino, além de torneios paranaenses. E fique sabendo: o golfe mundial trabalha para que esse esporte possa integrar os Jogos Olímpicos que virão, sendo os próximos na França (2024), depois nos Estados Unidos (2028) e na Austrália (2032).

Dia do gamer

Nesta última quinta-feira (29) foi o Dia Internacional do Gamer. A empresária Bruna Silveira Cardoso de Moraes é destaque do segmento no país. Com apenas 27 anos, a londrinense é uma das donas da agência Pixie, especializada em agenciamento de influenciadores gamers. A Pixie Agência, como é conhecida, está no mercado desde 2017 e procura oferecer a seus agenciados uma assessoria personalizada e estruturada que garanta a consolidação de suas carreiras e desenvolvimento contínuo de suas marcas. A agência é responsável pelas carreiras de grandes nomes no mercado e já atingiu admiráveis conquistas, como a produção do primeiro show de influenciadores digitais no CitiBank Hall em São Paulo.

Idade nova

A sempre simpática administradora Thaise Obara, com nova idade neste domingo.Thaise é muito falante, comunicativa, inteligente, alegre e querida por todos que com ela convivem. Ela receberá alguns amigos e familiares, para celebrar seu aniversário. Vamos brindá-la, desejando-lhe muita saúde e felicidades

Imagem ilustrativa da imagem Medalha de bronze no golfe
| Foto: Divulgação

Criança em primeiro lugar é o segredo dos japoneses

Jornalistas brasileiros que cobrem as Olimpíadas de Tóquio (um deles o Elia Jr., da Rede Bandeirantes) visitaram as escolas “Elementary School”, na capital japonesa, e ficaram impressionados com o que viram. Ficaram encantados mesmo com o que os japoneses fazem para encaminhar da melhor maneira possível para a vida as suas crianças, que “colocam sempre em primeiro lugar”, como lhes disse um diretor de uma delas. Em duas ou três “Elementary School” observaram que elas têm quadras esportivas cobertas, pista de atletismo de 300 metros, refeitório para crianças, nutricionista, psicóloga, piscinas, pista de atletismo de 300 metros, piscina, ampla biblioteca e a custo zero, nenhum aluno paga. “Queremos formar pessoas ótimas para o futuro delas, suas famílias e do país”, disse a professora de História. Não é por acaso que os japoneses chegaram de maneira incrível até essas Olimpíadas. É isso: a estrutura começa na base, na melhor educação possível desde os pequeninos. Um exemplo do Japão que o mundo todo poderia copiar. Pode ser difícil, mas não impossível, pois o que é preciso é começar bem!

3 a 0 no placar?

As seleções do Brasil e do Egito se enfrentam, hoje, nas Olimpíadas de Tóquio. A equipe egípcia vem atuando na retranca, com cinco jogadores no meio de campo e apenas um como atacante. O Brasil parece preparado para enfrentar esse ferrolho, a fim de passar para a semifinal. Palpite nosso: 3 a 0 para o Brasil.

Empreendimento na zona norte

A equipe da Prestes Construtora, maior empresa em número de contratos do Programa Casa Verde Amarela no Paraná, entregou a obra finalizada do seu primeiro empreendimento em Londrina, no último final de semana. O Condomínio Viva, na região norte da cidade, tem 265 casas, espaços de lazer para moradores com playground, piscina, área de convivência com sala de jogos e cozinha gourmet e amplos espaços verdes. A entrega das chaves foi em clima de muita emoção. Na foto, Chamille Oliveira, coordenadora de desenvolvimento imobiliário Bruno Ribeiro, gerente executivo; e Daniele Fonseca, gerente de desenvolvimento imobiliário

Imagem ilustrativa da imagem Medalha de bronze no golfe
| Foto: Divulgação

Londrinenses endividados

Chegou a esta Coluna os comentários nos corredores da Câmara Municipal, sobre o endividamento de muitas famílias londrinenses, que aumentou bastante, segundo vários comerciantes e proprietários de lojas, pequenas e médias, na cidade. Efeitos da pandemia, do desemprego, de dívidas, de boletos em atraso, que já vinham antes da Covid-19, pois começou a chegar na recessão desde os governos Dilma e Temer e começo do governo Bolsonaro.

***

Uma coisa é certa: o londrinense, o norte-paranaense, ficou mais pobre de quatro anos cá. As chamadas classes pobre e média B perderam empregos, porque empresários menores tiveram que fechar lojas, despedir empregados e enfrentar outros problemas e outras tristezas.

***

Me perguntaram se a Prefeitura de Londrina tem dívidas e se tem, quais seriam. Resposta minha: não sabemos. Mas a Secretaria da Fazenda pode informar a respeito. Uma coisa é certa: o prefeito Marcelo Belinati é muito cuidadoso. Além de médico, ex-vereador e ex-deputado federal, ele é formado em direito.

Dinheiro dos impostos

Vamos relembrar aqui o economista Almir Rockemback (foto), que disse em nosso programa na televisão CNT, na última quarta-feira, que “o maior problema do povo é que os brasileiros são, na maioria, desinformados a respeito dos candidatos em que votam, não sabem como é gasto o dinheiro dos impostos pagos, nem conhecem plenamente seus direitos.” “Ler a Constituição deveria ser obrigatório nas escolas municipais, estaduais e particulares, desde o quinto ano, no mínimo, do chamado Fundamental”, afirmou o sempre bem informado e perspicaz observador economista

Imagem ilustrativa da imagem Medalha de bronze no golfe
| Foto: Divulgação

Melhorias no Vicente Rijo

O Colégio Estadual Vicente Rijo, uma das maiores escolas públicas de Londrina, está recebendo melhorias com recursos liberados pelo deputado Tercilio Turini junto ao Governo do Estado. São mais de R$ 250 mil para reforma do ginásio de esportes, rede de instalação de ar-condicionado e equipamentos multimídia para atividades acadêmicas. “Investimento em educação nunca é demais. O Colégio Vicente Rijo faz parte da vida de Londrina e merece toda atenção”, disse o deputado ao lado da diretora geral Maria Beatriz Bernardy Martinez (foto). Turini foi aluno do “Vicentão” na década de 1960, quando ainda era no prédio antigo, onde hoje funciona o Colégio Champagnat. “Fico feliz em colaborar e estou à disposição para contribuir ainda mais”, declarou

Imagem ilustrativa da imagem Medalha de bronze no golfe
| Foto: Divulgação

O exemplo de Dunga

O ex-jogador do Internacional e do Corinthians e ex-técnico da Seleção Brasileira, o famoso Dunga, estava, quarta-feira à noite, servindo café e pão para os moradores de rua que foram recebidos no ginásio de esportes Gigantinho, do Inter, para enfrentar o frio gelado da capital gaúcha. Dunga colaborou também financeiramente para comprar alimentos destinados a aquele pessoal todo. Belo exemplo.

Olimpíadas

Gamova e Sokolova foram as duas melhores jogadoras da equipe feminina russa de voleibol, nos anos 70-80. Gamova tinha 2,10m de altura. Atacava, bloqueava e deixava as adversárias malucas. Descobriu-se, há pouco tempo, que duas das cachorras da segurança do presidente Putin leva os nomes das voleibolistas, como “homenagem à bravura delas...”

Seminário reunirá dirigentes do Depen

Está marcado para dia 5 de agosto, quinta-feira próxima, o Seminário dos Estabelecimentos Prisionais, que será realizado pela OAB-Londrina, por sua Comissão de Estabelecimentos Prisionais, coordenada pelo advogado Adriano Pontes Venturini. O evento contará com a presença da ex-conselheira da OAB-PR e atual corregedora do Depen, Lúcia Correa Belloni, e do coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto. Com o tema “O Depen no caminho dos princípios da Lei de Execução Penal", o seminário tratará vários temas e projetos implementados no âmbito prisional no Paraná e na região. A abertura será 19 horas, com transmissão pelo canal OAB-Londrina no Youtube.

A Reforma Tributária e o consumo e renda

O ministro Paulo Guedes ocupou redes de televisão para falar sobre as mudanças na “Reforma do Imposto de Renda”, sobre o qual os empresários estão para lá de preocupados. Acham que vai sobrar só para eles. Guedes não tratou, portanto, da Reforma Tributária (como manchetaram emissoras de televisão) que ainda está para ser apresentada pelo Senado Federal, e ser debatida pelo Congresso Nacional. O projeto do ex-deputado Luís Carlos Hauly, que é o que o Senado apoia, apadrinha como seu, continua cotado, porque é mais completo e reduz tudo em dois fatores “o consumo e a renda das pessoas”. Simples, simplificando a vida dos brasileiros.

***

Em entrevista a a Roberto Dávila, pela Globo News, João Dória, do PSDB, governador de São Paulo, pré-candidato à presidência da República, disse que não teme “nem o horror e nem o terror”, e quer mais amor pelo povo. O saudoso jornalista João Rímoli, aqui da FOLHA, diria como sempre: “Para quem sabe ler, um risco é Francisco...”

***

Nos Estados Unidos, o trabalhador que tiver que deixar o emprego para ser vacinado, o governo Biden pagará para a empresa o tempo que ele ficar fora. Mais ainda: Biden mandou pagar 100 dólares às pessoas sem trabalho fixo que procurarem os postos de vacinação.

Poderá chegar logo a 7%

A taxa Selic poderá chegar aos 7%, até o fim do mês de setembro, dizem economistas. Precisa acompanhar a inflação no Brasil, afirmam eles, que chegará bem antes a este número ou até mais. Vejam esses dados, levantados pelo professor de economia Almir Rochemback: a dívida pública interna do Brasil, chega a 98% do PIB do país! Os credores são cinco bancos.

Nas Filipinas

A atleta das Filipinas, que ganhou medalha de ouro no levantamento de peso, já ficou sabendo que será premiada pelo seu país, com uma casa novinha e mais 700 mil dólares! Não vai precisar, certamente, vender a medalha de ouro, no futuro, para pagar seus boletos...

Não foi Borba Gato

O historiador Eduardo Bueno, gaúcho, disse que os caras erraram ao colocar fogo na estátua de Borba Gato, que é nome de rua em Londrina. Porque quem matava índios, diz, foram outros dois “bandeirantes”. Opinião minha: toda biblioteca de escola deveria ter pelo menos um livro de pesquisa sobre História do Brasil de Eduardo Bueno.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1