A Construtora Yticon doou esta semana 500 máscaras de tecido para a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Londrina. As máscaras foram confeccionadas por voluntários do Instituto A.Yoshii, entidade sem fins lucrativos que forneceu o material. A campanha “Máscara Solidária” mobilizou mais de 50 voluntários e já confeccionou cerca de 2 mil unidades. Na foto, Brunno Borghesi, da Yticon, e Barbara Vendrame, do Instituto A.Yoshii, com representantes da corporação.

Imagem ilustrativa da imagem Máscaras para Polícia Militar
| Foto: Divulgação

ESTÃO ANIVERSARIANDO

Nestes últimos dias do mês maio vários amigos estão aniversariando.++ No dia 25 comemoraram a data José Amacio dos Santos, Paulo Mendes Almeida Junior e Inocencio Janene. No dia 28 fizeram aniversário Otávio Cesário Pereira Neto, diretor da Rural, Walter Augusto Sella e o advogado e produtor rural Reginaldo Roveri, que iria com esposa para Punta del Este, mas como o Uruguai fechou a fronteira com o Brasil, vão para São Paulo mesmo, com mesa reservada no Figueira Rubhaiá. Aniversariou também ontem o jovem Guilherme Neme, filho do recém-falecido pecuarista Waldemar Neme. Está fazendo 28 anos. ++. ++ ++ Também aniversariaram ontem o advogado Lauro Zaneti e o ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade Lopes, o sempre atencioso Guto. ++ Hoje (29) os cumprimentos são para a ex-vice governadora do Paraná e ex-deputada estadual, Emilia Belinati, que mora em Curitiba, onde trabalha No sábado, os abraços serão para o amigão Luiz Carlos Adati, destacado empresário em Londrina e Maringá. ++ No dia 31, domingo, abraços para Afrânio Brandão, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, e presidente do Conselho Superior da entidade.

Caridade no Domingo

Imagem ilustrativa da imagem Máscaras para Polícia Militar
| Foto: Divulgação

O projeto Caridade no Domingo promove o Assado Solidário no dia 31 de maio, próximo domingo. O evento oferta costela ou pernil suíno assados pelo valor R$ 35 o quilo. As carnes devem ser retiradas na Rio Amazonas, 567, em Cambé. De acordo com Alexandre Hauly (foto), um dos representantes da organização , o projeto serve 250 refeições para moradores de rua aos domingos. O dinheiro arrecadado com a promoção será destinado para a manutenção deste importante trabalho solidário, uma vez que as doações caíram muito com a pandemia do coronavírus .

A Educação em Bioética

Imagem ilustrativa da imagem Máscaras para Polícia Militar
| Foto: Divulgação

José Eduardo de Siqueira é professor titular do curso de medicina da PUC, professor de fundamentos de bioética e bioética clínica do programa de pós-graduação da PUC Paraná. Diz o conceituado mestre doutor que a publicação sobre Educação em Bioética, de sua autoria, trata da necessária formação humanista do médico e aborda questões sobre a Bioética, temática que, embora essencial, ainda é oferecida de maneira muito insatisfatória no período de graduação do curso de medicina, e poucas faculdades no Brasil a incluem na grade curricular do curso. Por outro lado, é aguardada para junho próximo a publicação pela revista do Conselho de Medicina do Paraná, a Látrico, que tratará do tema “morte”, tão presente nesse período da pandemia de Covid-19. Ainda sobre a educação em bioética, o professor José Eduardo Siqueira afirma que “na contemporaneidade, os protagonistas da relação médico-paciente devem orientar-se por meio de diálogo respeitoso, considerando, de um lado, o profissional detentor de grande saber científico, e de outro, o paciente, como ser biopsicossocial e espiritual que busca solução para seu sofrimento. Mas, passou o tempo, e a medicina avançou cientificamente, e os profissionais de saúde passaram a incorporar em suas práticas os avanços, e os pacientes deixaram de figurar como seres passivos, obedientes e submissos às propostas terapêuticas sugeridas pelos médicos. Essa nova realidade introduziu significativas mudanças na dinâmica da relação médico-paciente, tornando obrigatório a adoção de novas regras de convivência e o processo deliberativo proposto pela bioética apresenta-se como instrumento valioso para revitalizar o diálogo inter-subjetivo entre profissional de saúde e paciente”.

***

Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro italiano, ainda paga pensão para sua ex-mulher Veronic Lario, que no início do acordo andava recebendo cerca de 1 milhão de euros por mês. Mas há algum tempo ele ingressou na Justiça pedindo uma revisão para menos. Eta mulher cara!

***

Estudantes do Cazaquistão, que leram livros de contos selecionados do escritor brasileiro Machado de Assis, vão participar de concurso de contos. Portanto, o escritor e jornalista Machado de Assis, 110 anos após sua morte, ainda faz a boa escola. Os livros foram distribuídos há alguns anos pela embaixada brasileira em Astana.

***

Do cacique Raoni: O Lula me prometeu que não iria assinar a ordem para a construção da usina de Belo Monte! Pois é, Raoni: a opinião política muda como as nuvens do céu!

***

Do ex-ministro Delfim Netto: “O Brasil precisa estabelecer entendimento entre os três poderes ou teremos sérios problemas. O estado brasileiro é grande consumidor de recursos e é muito ineficiente. E precisamos realizar a reforma administrativa necessária. Anos atrás, os políticos do passado engessaram - em 1986 - os futuros governos. Como eles administrar Ad infinitum”. “Vejam o Judiciário, disse Delfim Neto na Rádio Bandeirantes, que deveria ter mais respeito pelos gastos.”

***

A saudade das festas de São João, canceladas na Bahia, já está batendo mais forte que as zabumbas dos forrós! Saudades das músicas de Luiz Gonzaga, que cantava: “Saudades, meu remédio é cantar!”

***

No dia de São João, 24 de junho, só não está cancelada a Mega Loteria desse santo padroeiro. Aposte, quem sabe será o seu dia de sorte!

***

O Brasil teve no ano 2010 cerca de 1.250 casamentos

Em 2010, cerca de 1.500 casamentos. Neste 2020, haverá bem menos. Por causa do coronavírus e por casais “vivendo juntos”. É o que falam até entre religiosos.

***

Fala-se também que 15% de crianças brasileiras estão sem registro. Um pena. Todos os que nascem têm pai e mãe. E basta um ou outro informar quem é o pai ou a mãe. Evitar que, no futuro, o filho venha a ter problemas na vida.

***

Um par de luvas que o cantor Michael Jackson usou em um dos seus melhores shows foi vendido por 350 mil dólares, na Califórnia, EUA.