Visando adequar o Estatuto do Idoso à nova realidade demográfica brasileira, o deputado federal Luiz Carlos Hauly acaba de apresentar o Projeto de Lei 76/2025, propondo que seja elevado para 15% o número de vagas destinadas aos idosos no transporte coletivo e também nas áreas públicas ou privadas destinadas ao estacionamento de veículos. Hauly explica que esse projeto está fundamentado em dois fatores: o envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida no país. “Acredito que a aprovação dessa proposta irá contribuir para melhorar a inclusão social, a acessibilidade e a dignidade da pessoa idosa no Brasil”, justificou o deputado federal Hauly.

Nossa leitora assídua

Imagem ilustrativa da imagem Mais vagas para idosos
| Foto: Divulgação

Nesta quinta (7), a leitora da FOLHA Idiméia de Castro comemora aniversário. Ela gosta muito de viajar. Elogiada professora de língua portuguesa, Idiméia, durante visita à Ilha do Sol, que tem acesso por Primeiro de Maio e por Sertaneja, cidade natal da aniversariante. “Um lugar maravilhoso !” , exclama.

Professora Estella nos deixou

Imagem ilustrativa da imagem Mais vagas para idosos
| Foto: Divulgação

Faleceu, dia 5 de fevereiro, a professora Estella Mirian Baggio Giacoia, cofundadora do Colégio Maxi e professora de literatura e de redação de milhares de jovens. Marcou época em Londrina. Criativa, extravasava paixão na hora de ensinar literatura. Que Deus a tenha e console seus familiares e amigos.

O empregado mais que perfeito

Em Nova York, em almoço no Via Brasil, churrascaria e restaurante da rua 46, o comentário em uma roda de ``brazucas´´ e colegas nascidos nos EUA era o seguinte: ``O brasileiro é o empregado perfeito para os norte-americanos. Trabalha muito, ganha menos, não tem férias, não recebe dobrado em domingos e feriados, não tem seguro e nada reclama. Porque tem medo de ser mandado embora, sem qualquer indenização, ou ser denunciado que está ilegal no país.

O técnico de futebol que mandou diminuir a altura

Conversando ontem com Odair Chiqueto, de Rolândia, ele me perguntou se eu me lembrava do técnico João Avelino, que também foi do Londrina, nos anos 90. Odair acha que a fama dele como ``criativo´´ é pelo tempo que treinou o Fortaleza, no Ceará, e o Remo, em Belém.

== Na capital cearense, o goleiro do Fortaleza era bom, mas era baixinho, e protegido do presidente do time. Por isso, João Avelino deu um jeito: mandou baixar os postes e os travessões em 10 centímetros. Ninguém notou, nem a turma do Ceará.

== No Pará, o Remo enfrentaria o Flamengo na disputa de uma taça e João Avelino não teve dúvidas: mandou encharcar o grama com muita água e soltou uma dúzia de cavalos para pisotear o campo. Muito técnico, o rubro negro carioca não conseguiu ganhar o jogo, nem nos penalties que perdeu.

Ney Sebastião dos Santos celebra 91 anos com a poesia Pudim de Queijo

O são paulino advogado e poeta assim escreveu:

“Faz parte e está entranhado em mim,

até o “alemão” não me faria esquecer,

no aniversário sempre havia um pudim,

de queijo, melhor presente, vale dizer.

Sabor especial, que só mãe sabia fazer.

Remonto aniversários, até onde não sei.

Agora são 91 anos, quantos mais terei?

Só que em 6 de fevereiro não poderá faltar

dia certo para com tal iguaria me fartar.

Avesso a doce, só dele ressinto nesse dia,

Igual falta d’água nas antigas baterias.

Bobagem para alguns, mas não vejo assim.

Sinto saudades de quem me fazia o pudim.

Procurei e bem próximo do que queria achei.

Sem ser só de queijo, sabor similar encontrei

lá mesmo, no Viscardi vi o pudim de caçarola.

Bom em átimo ser criança e acalmar a cachola.

Filho de Robinho

O jogador Juninho, da base do Santos, filho de Robinho, que continua preso em Tremembé, acusado de violência sexual contra mulher europeia, agora tem novo padrinho em Vila Belmiro: Neymar, que deseja fazer dele um craque de bola.

Julia Kaczan, Miss Arapongas

Pergunto a amigos de Arapongas como vai a Miss Arapongas de 1972, que teria sido muito injustiçada pelo júri do concurso Miss Paraná, realizado desse ano citado, em Paranavaí. A resposta de todos eles: Julia continua uma mulher bonita e muito elogiada pelos araponguenses.

Mortes reveladas

Divulgado nos Estados Unidos: os norte americanos tiveram 500 mil mortos, durante a Covid-19. Mais do que morreram na 1ª guerra e na 2ª guerra mundiais e na guerra do Vietnã juntas!