A festejada dama londrinense Iula Guimarães Costa completou mais um ano de vida, cercada pelo carinho do marido João Guimarães Costa, dos filhos e netos. Miss Curitiba na juventude, continua bela e charmosa!

Imagem ilustrativa da imagem Mais um ano de vida
| Foto: Divulgação

Motos voadoras

As motos continuam voando pelas ruas da cidade. Os entregadores de alimentos e de outros produtos tentam ganhar tempo, mas o perigo ronda a vida deles e os que estão próximos. Senhores e jovens motociclistas: Reduzam um pouco a velocidade, não mate e não morra!

PS – A PM já apreendeu mais de 300 motos em Londrina, por escapamentos proibidos, barulhentos demais, documentação incorreta ou falsa e etc.

Dona Maura Dalberto

O vice-presidente da Sociedade Rural do Paraná, o doutor Afrânio Brandão, distribuiu nota através da qual, em nome da entidade, se solidariza com o engenheiro agrônomo Florindo Dalberto, ex-presidente do Iapar, hoje IDR Paraná, pela perda da querida esposa dele, dona Maura Dalberto, falecimento ocorrido na se mana passada. Florindo Dalberto sempre foi um grande parceiro da agremiação do parque Ney Braga e sempre esteve presente com dona Maura, aos eventos da Sociedade Rural do Paraná. Que Deus a tenha.

***

Um provérbio tibetano na traseira de um caminhão do Mato Grosso: - “Só se pode juntar as mãos se elas estiverem vazias”.

Na prática

“Vivenciar a prática é muito importante para se sentir mais seguro na profissão. Foi a partir dos estágios que pude me conhecer melhor e entender como queria atuar como psicóloga” , relata Amábili Basso, que trabalha no RH do Hospital Evangélico e também atende em sua clínica. Formada em Psicologia e pós-graduada em Gestão de Pessoas, pela UniFil, recentemente ela compartilhou com alunos do curso a experiência profissional nas duas áreas. “Agradeço a faculdade por proporcionar formação de qualidade, fundamental para me realizar profissionalmente.”

Imagem ilustrativa da imagem Mais um ano de vida
| Foto: Divulgação

O primeiro Coronel do futebol não foi da CBF

O Coronel Nunes, que é da PM do Pará, vice-presidente que assumiu a CBF, disse ontem que Tite não será demitido e que a Copa América, pois Neymar, Messi e outros craques confirmaram que vão participar da disputa. O presidente Caboclo, afastado do cargo (Cherchê la femme), levaria o gaúcho Renato Gaúcho para seu lugar. Mas relembramos aqui, em um almoço no restaurante La Pasta Gialla, no shopping Aurora, com amigos, de Coronel, lateral esquerdo do Vasco da Gama, que em 1959, fez parte daquele timaço que empatou por 2 a 2, no Maracanã, com o Real Madrid, em partida promovida pelo jornal A Noite, que voltava a circular no Rio de Janeiro. No Vasco estavam Belini, Orlando, Sabará e Aécio. No Real Madrid estavam Canário, Del Sol, Di Stefano, Puskas e Gento, por exemplo. Coronel jogou muito naquela noite. Agora temos outros coronéis no futebol brasileiro. No seu comando. Do almoço participaram o doutor Hikehara, Marcelo Militão e o doutor César Castro, que é um dos craques da Embrapa Sola.

Dia dos Namorados

O movimento ontem em Sinézio Magazine era dos mais animados, com esposas e namoradas pedindo sugestões e escolhendo presentes e conversando sobre esta data feliz. O atendimento de Solange e Roberto sempre é excelente e todos ficam muito satisfeitos, até com o preço: 20% de descontos em todas as coleções de roupas.

Homenagem especial

Imagem ilustrativa da imagem Mais um ano de vida
| Foto: Divulgação

A P. B. Lopes prestou homenagem especial à empresa Transpanorama, de Maringá, pelos 35 anos de atuação no segmento do transporte. Comandada pelos irmãos Cláudio Adamuccio e Valdeci Coelho Adamucho, tem dois mil colaboradores e uma frota de 1.200 caminhões Scania. O encontro também contou com a presença (virtual) de representantes da montadora Scania. Na foto, os diretores Cláudio Adamuccio e Valdeci Coelho Adamucho (sentados), com representantes da concessionária, Haroldo Martinello, Nilton Theodoro, o diretor da Rede P. B. Lopes José Henrique de Souza Gomes e Juliano Corrêa André.

Aniversariando na semana

A sempre amiga Ana Maria Garcia Andreeta comemorou aniversário ontem. Também aniversariaram ontem Antônio roberto Favoretto e Mauricio Oliveira Silveira.

Amanhã aniversariam Ricardo Justino Flores e José Alfredo Ribeiro Nunes. No dia 10, os abraços serão Francisco Luís Hipólito Galli e. Waldemir Antônio Bortoletti.

No dia 12, estarão aniversariando Conrado Araújo, filho querido do ex-presidente da Sociedade Rural, Brasilio Araújo Neto e aniversaria a sempre bonita Jussara Fernandes Leite, que foi candidata ao título de Rainha da Exposição, os anos 90.

No próximo domingo, dia 13, festa na família Chinese. Antônio Chinese, o Tonhão, estará chegando aos seus 82 anos de muito trabalho e de vitórias, pois tornou o seu restaurante Planalto, o melhor buffet do Paraná, segundo vários dos seus maiores e mais importantes clientes.

Aniversariando domingo, dia 13, também o empresário Katsumi Otaguiri, diretor da Cooperativa Integrada.

Grande paixão feminina

“Pensa num acessório que toda mulher ama e, por ser tão indispensável, vive grudado nela?!? Se você disse ‘bolsa’ acertou em cheio! Esta é uma das grandes paixões feminina. Carrega-se de tudo nelas. Tem para todos os gostos: pequenas, médias e grandes; básicas, modernas e elegantes... de muitas cores! E todas super úteis e com preços imbatíveis”, afirmam os lojistas do Armazém da Moda. E concluem: "Em época de Dia dos Namorados, como dizem os antenados... #ficaadica!"

Imagem ilustrativa da imagem Mais um ano de vida
| Foto: Divulgação

Doação para o Asilo São Vicente de Paula

Imagem ilustrativa da imagem Mais um ano de vida
| Foto: Divulgação

A Associação das Senhoras de Rotarianos doou, há dias, gorros, cachecóis e sapatos ao Asilo São Vicente de Paula, para ajudar os internos de lá para inverno que se aproxima. Foram 110 peças de diversos tamanhos num trabalho realizado pelas associadas, coordenado por Janda Pegoraro e Marinilce Ferreira. No evento marcante, mas restrito em função da Covid, estiveram a presidente da ASR Selma Nogami, Felicia Watanabe e Dina Galvão. Esse trabalho filantrópico, mas de muita doação, é realizado anualmente pela associação auxiliando entidades e pessoas fragilizadas. Na foto, Felicia Watanabe, Selma Nogami, Dina Galvão, Angela Sanches, assistente social do asilo São Vicente de Paulo.

A China cada vez mais rica

Diga sim ou não: você, prezado leitor, acha que o vírus da pandemia surgiu em laboratório? É que foi divulgado que três pesquisadores chineses teriam procurado assistência médica, em virtude de algum fato extra que ocorreu no trabalho que ali realizavam, e jornais desse poderoso país nada revelaram. O vírus que continua matando pessoas do mundo todo, e isso (outra teoria) já seria do conhecimento de pesquisadores chineses em 2019, que nada informaram a respeito à população mundial. Ficaram na deles, quietos, como se guardassem o segredo dessa causa da morte, que hoje se chama coronavírus. A China precisa deixar seus pesquisadores falarem a respeito. Se o vírus surgiu mesmo de causa acidental em laboratório ou se foi uma intenção maléfica de alguém... O mercado de animais exóticos continua aberto em Wuhan, cidade que 12 milhões de habitantes, e que é quase do tamanho de São Paulo. A “democracia chinesa” não explicou ainda por que o seu governo perseguiu jornalistas do país que começaram a falar desse assunto. O The Wall Street, jornal de Nova York, diz ter alguns dados ainda sendo examinados e diz que o ponto é o seguinte: será que os cientistas chineses se infectaram e nada revelaram? Teriam sido cobaias deles mesmo? Seria novo tipo de terrorismo econômico, criado em laboratório? A China é o país que mais cresceu, mesmo com a pandemia, e isso é comentado no planeta todo. O resto do mundo (salvo os EUA, Alemanha e mais dois ou três) está ficando mais pobre a China cada vez mais rica. Seu governo já não esconde mais que pretende tonar sua moeda mais importante do que o dólar para os demais países do planeta. Vale lembrar que o governo chinês é dono de 15% dos títulos da dívida pública dos norte-americanos.

A santa que pediu a Deus que levasse os seus filhos

Foi comemorado recentemente o Dia de Santa Rita de Cássia, a padroeira das mulheres que são agredidas e sofrem com outros atos praticados por maridos. Há uma estátua dela, de 56 metros de altura, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Santa Rita é uma santa italiana, que foi judiada pelo marido, que era bêbado. Ela tanto rezou, que ele parou de beber e ficar violento, mas acabou assassinado. Diz a lenda que ela rezou muito para que o Criador levasse seus dois filhos, para que eles não tivessem o mesmo destino do pai, e foi atendida.

A estátua de Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte, de 57 metros, é maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros e do que a estátua da Liberdade, em Nova York, que tem 34 metros de altura, comentou comigo o rotariano Odair Chiquetto, especialista em detalhes de fatos da humanidade.

Onde estariam as auxiliares domésticas

Famílias londrinenses reclamam que está difícil de contratar os serviços de auxiliares para suas casas, como faxineiras, diaristas e empregadas domésticas. Muitas pararam de trabalhar com medo da coronavírus, que as atacaram e algumas delas não resistiram. Por outro lado, afirmam, que em virtude dos problemas econômicos, com a perda de renda, muitas famílias foram obrigadas a demitir suas auxiliares. Vou tentar saber se o Sindicato das Domésticas de Londrina ainda está em atividade e ouvir o que sua diretoria pensa a respeito. Sobre os sindicatos, em geral, posso dizer que eles foram prejudicados por decisões de reformas de governos anteriores ao atual, que retirou deles as contribuições dos empregados de todos eles. Isso acabou com boa parte de entidades sindicais.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina