A nona edição do Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício foi um grande sucesso. Realizado de 17 a 20 de maio no Centro de Eventos do Aurora Shopping e mais 3 salas de cinema, o evento reuniu mais de 800 participantes de 23 estados e 80 convidados dos mais renomados do segmento. O CONBRAMENE é considerado um dos 3 melhores eventos da área e traz o que existe de mais moderno e atual no assunto. Promovido pelo GEPEME, tem como idealizador e presidente o Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino e organização da Degrau Multi. (As fotos são de Carmelindo Dias.)

Andrea Z. de Barros
Andrea Z. de Barros | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Doutores Herbert Gustavo Simões e Wendell  Arthur Lopes
Doutores Herbert Gustavo Simões e Wendell Arthur Lopes | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Doutor Marco Tuli e Andressa Melo
Doutor Marco Tuli e Andressa Melo | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Paulo Sergio Chagas Gomes e Antonio Herbert Lancha Junior
Paulo Sergio Chagas Gomes e Antonio Herbert Lancha Junior | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Rosangela Angelozi,  Rogers Alberto e Renata  Manttovanni
Rosangela Angelozi, Rogers Alberto e Renata Manttovanni | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

Ação encerra a Campanha Maio Amarelo

Uma ação em frente à sede da Viação Garcia/Brasil Sul e Londrisul nesta quarta-feira, dia 31, vai encerrar a campanha educativa “Maio Amarelo”, que mobilizou as forças governamentais e segmentos de trânsito desde o dia 1º com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da segurança nas ruas e estradas. Funcionários da empresa distribuirão, juntamente com equipes da CMTU e Sest-Senat, folhetos informativos, bottons e brindes aos motoristas A ação está programada para o período das 9h e 11h no semáforo em frente à empresa, na avenida Celso Garcia Cid, 1.100. Durante todo o mês de maio, a Viação Garcia/Brasil Sul e Londrisul realizaram uma série de iniciativas para reforçar os cuidados que motoristas de veículos de todos os portes e também os pedestres devem adotar. Agentes da Polícia Rodoviária Federal ministraram palestras em várias garagens da empresa e um ônibus foi destacado para a base da Polícia Rodoviária de Rolândia para oferecer, com apoio do Sest-Senat, serviços de aferição de pressão arterial e entrega de informativos aos motoristas.

Hauly com a convicção de que o voto é proporcional

De volta a Brasília, hoje pela manhã, como faz quase todas as semanas, para cuidar de detalhes do projeto da Reforma Tributária, seu grande sonho para o país, o político londrinense e paranaense Luiz Carlos Hauly disse, ontem à tarde, o seguinte: “Espero que o Congresso Nacional aprove a RT que acaba com guerra fiscal entre Estados e também com a burocracia que prejudica muito o pleno desenvolvimento do Brasil. Precisamos de um país unificado, onde todos pagam, mas pagam menos”. Como se sabe, pelo projeto da Reforma, Impostos como o Pis-Cofins, IPI, ISS, IPVA , etc., vão desaparecer.

Sobre a decisão do Tribunal Eleitoral, de que o lugar do deputado Deltan Dallagnol não é do Podemos, e sim do segundo candidato mais votado no Paraná, Hauly disse: “Tenho a convicção de que o voto é proporcional e só nos resta aguardar o que decidirá a Justiça Eleitoral, que sabe que o voto nesse caso não é majoritário.”

FALECEU A AMIGA SONIA

Foi sepultada domingo em Londrina, no Cemitério São Pedro, nossa querida Sonia Sapia, que há anos estava viúva do nosso amigão Antônio Euclides Sapia. Formavam um casal muito estimado na cidade. Deixa filhos e netos e deixará muitas saudades entre seu grande número de amigas e amigos da família. Que Deus a tenha. Sapia, seu marido, foi narrador esportivo de grande destaque na Rádio Panamericana de São Paulo (hoje Jovem Pan) e também foi um dos pioneiros aqui da TV Coroados, a partir de 1965. Foi se encontrar agora no Céu. Amém.

Encontro de amigos golfistas

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 800 participantes no Conbramene em Londrina
| Foto: Divulgação

Em recente encontro durante um torneio no Londrina Golf Club, três amigos: João Viotto Neto, filho do inesquecível doutor Mauro Viotto, praticante e incentivador do golfe em Londrina, Fábio Marin, atual presidente do LGC, que vem fazendo uma excelente administração, com ideias que em um futuro breve vão resultar em um clube com grande número de associados, conforme declaram vários golfistas e o doutor Luiz Carlos Miguita (ex-presidente do Londrina Golf por 10 anos) e que preside atualmente a diretoria de golfe do Royal Golf Residence.

No Londrina Matsuri

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 800 participantes no Conbramene em Londrina
| Foto: Divulgação

Após assinatura do contrato, está confirmado: a marca de sucos Prats estará presente novamente no Londrina Matsuri, tradicional evento da cidade que leva grande público ao Parque Ney Braga. Conforme destacam os organizadores, a marca que é líder de mercado será mais uma vez um sucesso entre os visitantes do evento. Na foto, durante a assinatura do contrato, Samuel do Espírito Santo Costa, Alexandre Janene Costa (da Distribuidora da Prats em Londrina e Região), Luiz Shiroma (coordenador do Londrina Matsuri) e Bruno Moro

No Tarobá Cidade

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 800 participantes no Conbramene em Londrina
| Foto: Divulgação

Ainda repercute o agradável bate-papo do Chef Flavio Fontana com a apresentadora Patrícia Chiosi, semana passada, no Programa Tarobá Cidade. Ele participou do quadro Pitacos do Chef. O assunto foi o Master Chef 10. Comentaram os últimos acontecimentos do programa que é um dos grandes sucessos do segmento na tv brasileira. Conversa animada, com observações muito interessantes.

O Dia dos Lotéricos e a perda

da Loteria Estadual do Paraná

“Aquele guri é o jovem do Piauí, que nunca mais o esqueci”, diz, quase isso, a letra da música gravada pela cantora Wanderléa. Título da canção “Sem endereço”, mais conhecida como “rapaz do Piauí, que acho que nunca vi” Fiquei pensando: deve ter sido em homenagem ao Aldemar Mascarenhas, que veio de lá para Londrina. Veio com seu violão, sua paixão pela vida, sua verve política, e sua vontade de trabalhar e progredir. Hoje, é presidente do Sindicato dos Lotéricos do Paraná. Luta pela sua categoria. O Dia do Lotérico Brasileiro foi criado pelo presidente Emilio Garrastazu Médici, em 1970, ano que o Brasil foi tricampeão mundial de futebol no México. Foi então criada a Loteria Esportiva, com 13 jogos, e hoje são 14.

FATO que o público lamenta até hoje: o Governo do Estado (acho que em um mandato de Roberto Requião) decidiu acabar com a Loteria Estadual do Paraná, cortando empregos e uma boa fonte de renda para obras sociais paranaenses. Talvez tivesse outras razões que não sabemos... Quem sabe, a Assembleia Legislativa do Estado poderia dizer algo a respeito. Pode ser que seja possível debater projeto pedindo a sua volta.

****

QUAIS serão os planos para aquele prédio na esquina da Celso Garcia Cid com a Duque de Caxias, doado para a Irmandade da Santa Casa? Há anos que está sem uma boa pintura, pelo menos.

Na Rainha dos Apóstolos

Domingo de manhã movimentado, na Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Onde há semanalmente reuniões com viciados em alcoolismo e outras drogas. Tomara que recuperem muita gente. Um viciado se autodestrói e também judia muito de sua família. O pessoal da Rainha dos Apóstolos trabalha bastante pelos outros, me disseram quem os conhece.

****

DISSE uma inteligente professora formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina: “Amigos de seus amigos têm amigos que não gostam de você....” Mais ou menos isso: todo cuidado com quem você não conhece e recebe em sua casa ou negócio!

A Torre de Pisa

COMENTAM na Europa que a Torre de Pisa, nessa famosa localidade italiana, estaria mais inclinada, 2,5 centímetros. Mas nada sabemos de oficial a respeito. Ela resiste ao tempo.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina