Imagem ilustrativa da imagem Mãe Miss e filho Mister
| Foto: Wellington Devechi - Divulgação

Nilcéia Alessandra Guidelli Almeida foi eleita Miss Brasil Worldwide Sênior 2021 e representará o Brasil no Peru em julho. Na foto para comemorar o Dia das Mães está ao lado do filho Thiago Guidelli, que é Mister Teenager Londrina 2020 e Mister Teen Paraná 2021. Eles são treinados pela mentora Glacimeire Cardoso, que é a coordenadora municipal. Nilcéia veste traje assinado por Eduardo Calejon, maquiada por Gi Tereza - Daretta Bem-Estar. Também fazem treinamento físico na Academia Fábrica do Corpo, em Cambé. A foto foi tirada no Recanto Avila.

Primeira gravação de Elvis Presley foi para homenagear sua mamãe!

O norte-americano Elvis Presley era um rapaz bonito, mas desconhecido, trabalhando como auxiliar de caminhoneiro, quando, ao receber seu pagamento (o famoso pay day ), decidiu ir a um estúdio e pagar para gravar em disco uma canção que escreveu em homenagem à sua mãe, exatamente no dia delas. Um amigo soube, gostou do que ouviu e levou para a emissora de rádio da cidade deles. Bastou. Em dois dias, era a mais tocada. Dali em diante, Elvis não parou mais: começou a compor e a gravar músicas dele e de outros compositores, que viram logo que ali em Elvis estava uma futura mina de dólares. Era janeiro de 1954, ano de Copa do Mundo na Suíça.

**

Em 1968, foi a vez de Paul McCartney, dos Beatles, escrever e gravar a canção Lady Madonna, em homenagem a todas as mulheres. Foi inspirada por uma foto de uma mulher africana amamentando seu filho.

**

Em 1976, o cantor brasileiro Roberto Carlos gravou “Lady Laura”, para homenagear sua dedicada mãe. Ficou na memória de brasileiros o ``Me leva pra casa, Lady Laura...” Quantos homens e mulheres não diriam a mesma frase para suas mães?

**

Outro cantor brasileiro, o recentemente falecido Agnaldo Timóteo, vítima do coronavírus, também gravou “Mamãe” e fez muito sucesso.

**

Getúlio Vargas, presidente da República, oficializou no dia 5 de maio de 1932 a data para homenagear as mães. Que acabou ficando para o segundo domingo do mês de maio, como é até hoje.

**

João Dória pai - Foi o pai do atual governador de São Paulo, João Dória Filho, quem criou a data, que hoje empatam em vendas com o Dia dos Namorados (que o pai de Dória também criou) e só perde para o Natal em matéria de compras de presentes. João Dória pai era publicitário e criou o Dia dos namorados, a pedido de um diretor das Lojas Mappin, que fez muito sucesso na capital paulista e acho que não existe mais.

DIA DAS MÃES

Imagem ilustrativa da imagem Mãe Miss e filho Mister
| Foto: Divulgação

Maria Fernanda Favoreto Barros comemora o Ddia das Mães em Londrina em sua casa com o marido Henrique e suas três filhas Marias. Hoje com 35 anos, ela passa seus dias entre atividades profissionais e treinos no campo de golfe, se aperfeiçoando neste esporte. Maria Fernanda prioriza sempre a saúde, o trabalho e a família. Feliz Dia das Mães para ela e para todas as leitoras desta coluna !

A Leitoa da Vovó

Entre os assados preparados pelo chef Milton Furuta, da casa de carnes do Mercado Shangri-lá, estão a tradicional leitoa com o tempero favorito da Vovó, e também frango, posta branca recheada, aquele pernil à moda e panceta recheada. Tais recheios foram testados durante a semana e os paladares agradaram em cheio.

***

Hoje é dia dos papais buscarem a feijoada que Luciano Oliveira, chef do Maneco com Jaleco, preparou para homenagear as mamães. Ou pedir pelo sistema delivery.

***

O queijo super leve Maasdam, da Holanda, caiu no gosto das mamães e vovós, disse-nos o expert Adenilson Soares dos Santos, que forma com Leicon Cardoso a dupla dos queijos e vinhos. Quem experimentou o Maasdam quis levar para casa.

***

Diego Delfino, o popular Tatu , como o chamam os amigos, está obtendo sucesso no setor de bacalhaus da mercearia Irmãos Furuta. E quer aprender tudo sobre esse propalado prato.

Na Cake

De bom gosto as mesinhas e cadeiras nas cores vermelha e preta, na parte descoberta da doceria Cake by Mili. A chef Ana Carolina em destaque com seus bolos especiais, doces e pudins.

A 1ª cirurgia torácica robótica

Imagem ilustrativa da imagem Mãe Miss e filho Mister
| Foto: Divulgação

Saúde de Londrina comemora: o Hospital do Coração de Londrina foi palco, nos últimos dias, da primeira cirurgia torácica robótica do interior do Paraná. Os protagonistas foram os médicos Eduardo Sahão e André Urquiza (foto). Eles realizaram a remoção de um grande tumor do mediastino (região do tórax que fica entre os dois pulmões, próxima ao coração), utilizando a plataforma robótica. O procedimento inédito foi em um homem de 64 anos, com sucesso. O uso do robô permitiu uma cirurgia mais precisa e menos invasiva, com menos sangramento e menos dor no período pós-operatório. Todas estas vantagens permitiram uma rápida recuperação pós-operatória. O paciente foi para casa em menos de 48 horas após a cirurgia.

Bolsonaro em primeiro na pesquisa afirma: não vou permitir invasões de propriedades

O presidente Jair Bolsonaro declarou em Brasília que não permitirá invasão de qualquer propriedade no país, seja ela rural ou urbana. Fará o possível para fatos como no passado não afetem a segurança jurídica e social do Brasil. E seu staff vibrou com o resultado da pesquisa da Paraná Pesquisas, publicada pela VEJA deste fim de semana, dando- lhe vitória contra Lula (42% a 39%) e sobre os demais possíveis candidatos Ciro Gomes, Luciano Huck, Dória e Sérgio Moro. Vencendo também no segundo turno proposto pela pesquisa entre ele e o ex-presidente Lula da Silva.

**

Uma outra pesquisa, feita no Mato Grosso do Sul, indica que Bolsonaro terá mais votos do que quando concorreu em 2018. Trata-se de uma região essencialmente dedicada à agropecuária. Inclusive é de onde é a atual ministra da Agricultura.

**

O Mato Grosso do Sul tem 341 mil quilômetros quadrados de terras, e muitas propriedades rurais viviam ameaçadas de invasões em governos de Lula da Silva e de Dilma Roussef.

**

Aqui no Paraná, nos anos 1980, na região norte-paranaense, tentaram e chegaram a invadir sítios e fazendas. Muitas pessoas que investiam na produção rural deixaram de fazê-lo, com medo do enfrentamento com invasores, armados de foices e facas e um grupo liderado até por mulheres. Como aconteceram em terras da região de Tamarana, aqui no Norte do Paraná, onde sítios vendidos por proprietários, com medo de invasões e até de perder a vida, por 200 mil reais, valem hoje 3 milhões de reais. Jogaram fora o patrimônio, durante governos petistas. E vários assentados pelo Incra em uma grande fazenda (de Moacir Vianna) do hoje município vizinho, acabaram, segundo se comenta entre tamaranenses, vendendo os terrenos que tomaram posse, afirmando que iriam produzir...

Trabalho colaborativo

Imagem ilustrativa da imagem Mãe Miss e filho Mister
| Foto: Divulgação

A Prefeitura de Londrina, por meio da secretaria de Governo, assinou dias atrás, em Curitiba, proposta de trabalho colaborativo com a secretaria da Administração e da Previdência do Estado do Paraná para desenvolver ações conjuntas entre a Escola de Governo de Londrina e a Escola de Gestão do Paraná. Segundo o secretário de Governo da prefeitura, Alex Canziani, a proposta é executar ações educacionais destinadas à oferta de cursos aos servidores municipais e à comunidade londrinense, para capacitação de conhecimentos que tratem de temas atuais e relevantes à melhoria do serviço e atendimento público e ao desenvolvimento social. Canziani assinou a parceria com o secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Marcel Henrique Micheletto (foto). De acordo com o secretário, a formação será mediada pela plataforma da Seap/EGP sob o formato de cursos on-line, atendendo aos preceitos estabelecidos para a modalidade de Educação a Distância.

No alto da Bela Suíça

No alto da Bela Suíça, A A.Yoshii anuncia o lançamento do seu segundo empreendimento na região, que é o Terrazza Di Rimini, na avenida Adhemar de Barros. O empreendimento terá duas torres, planta inteligente com 115 m² de área privativa, galerias de lojas no térreo e sofisticada área de lazer. O novo empreendimento foi adaptado a algumas novas exigências dos consumidores. Por isso, a estrutura contará também com um espaço para mercado autônomo. O lançamento oficial será em maio de 2021

O Convite da Uningá

A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da Uningá convida a comunidade médica para palestra sobre os “Tratamentos para Covid-19”, com o doutor Fernando Morita, cardiologista do Hospital Albert Einstein, que será realizada pela Internet no dia 12/05, às 19h. O palestrante é egresso da turma de 2003 do curso de medicina da UEL. Tendo realizado residência em clínica médica no HU/UEL, e cardiologia no Incor/USP. Informações sobre a palestra poderão ser conferidas no perfil “LAGGE.UNINGA” do Instagram - https://instagram.com/lagge.uninga?igshid=1i5a9jjpri7y2. A liga acadêmica é presidida pela londrinense Thaís Fernanda Correa, que está no terceiro ano do curso de Medicina da Uningá.

Pilotos

Imagem ilustrativa da imagem Mãe Miss e filho Mister
| Foto: Divulgação

Os pilotos Léo da Hornet e Renato Garcia (foto) são de Londrina e disputam o Campeonato Brasileiro de Drift. Eles têm o patrocínio da indústria de sucos Prat’s, que também é do Paraná. Como relata Alexandre Janene Costa, distribuidor da marca para a região, a dupla é um fenômeno das redes sociais, com mais de 30 milhões de inscritos no YouTube e 8 milhões no Instagram. O campeonato tem 5 etapas. A próxima será em Camboriú, Santa Catarina.

O preferido

Enquete com mulheres (a maioria mães) revela que o carro preferido delas é o SUV. De cada 10 carros entre elas, 5 são desse tipo. Apontam as razões: tem baixo consumo de combustível, acham que é seguro, bom para fazer compras, tem espaço rebatido e sempre mantém preço bom para uma troca. Quem discordar pode nos escrever a respeito. Quem concordar também.

Desde que fosse notícia

Quando chegou à Redação de O Globo, jornal carioca famoso até hoje, o famoso colunista Zózimo Barrozo do Amaral, que saiu do Jornal do Brasil, sem dar aviso prévio e deixou o dono do JB atônito, já que ele era o astro maior do cotadíssimo diário, declarou o seguinte, em resposta a Ibrahim Sued, seu inimigo na época: “Em minha coluna eu publico sim até um pé rapado, desde que seja ou tenha uma notícia para dar”. Para ele o mais importante era a informação que alguém poderia ter.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina