A psicóloga Sirlene Negrão faz do papel de mãe o seu melhor e dá exemplos. Ao lado do filho Pedro Henrique Negrão, 16 anos, um registro recente durante o Dia das Mães. Sissi, como é carinhosamente tratada entre amigos, familiares e colegas de trabalho, foi cozinhar com Pedro no Projeto Caridade no Domingo. Foi um domingo muito especial para os dois, que são bastante unidos. Viúva de Rafael Robson Negrão, Sissi divide sua rotina entre os cuidados com Pedro, que estuda para o vestibular de Medicina, os atendimentos aos pacientes e encontra tempo para o serviço voluntário - inclusive com atendimento terapêutico. E não para. Durante a Páscoa, a data não passou em branco para centenas de crianças que vivem na periferia. Com doações e apoio de amigos, produziu os ovos de chocolate em sua casa e o sentimento de satisfação a emocionou durante a entrega feita em mãos, para cada criança.

Imagem ilustrativa da imagem Mãe e filho em trabalho voluntário
| Foto: Divulgação

Festival Brasil Sabor: 97 restaurantes do Paraná participando dessa edição

Até dia 30 de maio acontece a 15ª edição do Brasil Sabor, um dos primeiros festivais de gastronomia brasileira. O foco é o sabor dos pratos elaborados pelos cozinheiros de renomados restaurantes do Brasil. O evento, em 13 estados e quase 500 cidades, é realizado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Os pratos inscritos no Festival podem ser pedidos nos restaurantes ou por delivery. Uma iniciativa para movimentar este segmento, muito atingido pela pandemia da Covid-19. Mais de 30% dos restaurantes fecharam as portas definitivamente, milhões de empregos foram perdidos. Agora é a reconstrução com responsabilidade que contará com apoio dos clientes amantes da gastronomia. No Paraná, são 97 estabelecimentos participantes nas cidades de Curitiba, Colombo, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Morretes, Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa. Todos os participantes passaram por avaliação rígida para receber o Atestado de Conformidade da Abrasel, para trazer tranquilidade aos consumidores que frequentam os restaurantes. No Paraná, os clientes que pedirem pratos inscritos no Festival irão concorrer a prêmios. Ao pedir o prato, o cliente terá acesso ao QR Code, que será informado pelo garçom, sendo direcionado para o Instagram do sorteio, deve seguir as instruções para concorrer a 10 cestas da Porto a Porto, com vinhos especiais e deliciosos produtos da Paganini, exemplares do livro Segredos dos Chefs 2021, cursos de gastronomia na modalidade de Aulas Shows da Inspirar Gourmet e uma bolsa integral de graduação em administração (modalidade EAD) da Faculdade Inspirar. A relação dos participantes está disponível no site www.brasilsabor.com.br

Dia das Mães especial

Imagem ilustrativa da imagem Mãe e filho em trabalho voluntário
| Foto: Divulgação

O Dia das Mães foi super especial para Dirleni Luiza Lessi Pagani. Pela primeira vez conseguiu reunir em comemoração seus três filhos e quatro netos. Numa pose especial com a família e pausa para a máscara, Dirleni está com seu marido Valduir Pagani, seus filhos Rodrigo (médico que mora nos Estados Unidos com a família), suas filhas Carolina e Juliana e seus netos Felipe e Eduardo (filhos de Rodrigo), Lucas (filho da Carolina) e Guilherme (filho da Juliana). Completando a família estão também a nora Viviani (esposa do Rodrigo), o genro Rafael (marido da Juliana), o futuro genro Ronald (namorado na Carol), e ainda sua querida irmã Darli Meire. (Foto de Ana Luiza Vazzi).

Uma língua a mais para os estudantes

Algumas escolas de Santa Catarina pensam em colocar os idiomas italiano e alemão, para quem desejar aprender tais línguas, em horários extras, isto é, fora da grade normal das aulas. Uma ideia muito boa. O homem que sabe duas línguas vale por dois, já dizia minha professora dona Lúcia, que dava aulas de inglês no curso ginasial. Pode ser o espanhol, o francês, o japonês e até o chinês, além do inglês. Isso tanto para as escolas públicas como as particulares. O secretário estadual de Educação poderia discutir isso com o Governo do Estado e com o Conselho Estadual de Educação. Quanto mais cedo a criança ou o adolescente começar a estudar outra língua (além do português) terá maior facilidade em aprender. No ginásio estadual em Santo Anastácio (SP) - 52 a 55 - tive aulas de inglês, latim e francês. Sempre tive mais facilidade na língua francesa. Já colegas nipo-brasileiros sempre aprenderam inglês facilmente e tiravam notas ótimas, como Sadamu Tanaka, Mamoru Onishi, Rioiti Hirahara e etc. Como achavam que sabia um pouco mais do francês, um deles pediu-me que traduzisse o título de uma página do livro da editora Hachette: “Je sui´s unm chretiène!” Não pensei duas vezes e mandei bala: “Eu sou um cretino”. O professor, João, ao saber disso, comentou: ``É um cretino mesmo, pois a tradução correta é “Eu sou um Cristão...”

Álbum de família

Imagem ilustrativa da imagem Mãe e filho em trabalho voluntário
| Foto: Divulgação

Denise Ballarotti com a filha Heloisa Cardoso fotografadas no Dia das Mães para o álbum de família. Belas e felizes, comemorando essa data inesquecível.

Kamala Harris usou joias de Ana Khouri

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, escolheu joias de designer brasileira, a londrinense Ana Khouri, para ouvir o discurso de Joe Biden no Congresso, em Washington, no mês passado. Segundo a publicação Glamour Brasil : o colar, brincos e pulseiras Pearl Time, assinadas por Ana Khouri, são feitos em ouro de 18k e pérolas South Sea. "Sinto-me honrada e humilde por fazer parte deste momento histórico. A vice-presidente nos inspira diariamente ao manifestar um futuro novo, mais brilhante e inclusivo para todos. Kamala Harris fez história como a primeira mulher negra a ser eleita vice-presidente. Pela primeira vez na história, duas mulheres sentaram-se atrás de um presidente durante um discurso em uma sessão conjunta do Congresso. A senhora vice-presidente é a prova de que todos nós podemos fazer história manifestando nossas crenças com amor, respeito e inclusão. Obrigada a todos os envolvidos neste momento. A Kamala dá suporte a todos os imigrantes. Eu sou uma imigrante, estou há 16 anos, nos Estados Unidos. Sou mulher. Ela traz essa inclusão das minorias, seja racial, de gênero... Ela traz essa união de amor e respeito, é isso que a gente busca”, contou Ana Khouri à revista Glamour Brasil.

O professor Mané

Manuel Augusto da Conceição Oliveira, o professor Mané – uma lenda pelo grande conhecimento e didática em Aviação Teórica e outras disciplinas, correlatas. Inicialmente no Aeroclube de Londrina e depois no Aeródromo 14 Bis (na Warta), faleceu com 73 anos, por complicações neurológicas. Deixa esposa Marley e 3 filhos, além de netos. Um dos filhos é piloto e dois irmãos dele, dos quais também um é piloto privado. Manuel foi sepultado no Cemitério São Pedro.

Imagem ilustrativa da imagem Mãe e filho em trabalho voluntário
| Foto: Divulgação

Desafio 21 dias para emagrecimento

Um programa especial de 21 dias para emagrecimento e redução de medidas está sendo lançado pela equipe multidisciplinar composta pelas esteticistas Elisangela Scremin e Adriana Scremin, pela enfermeira e terapeuta integrativa Josiane Menezes e pela nutricionista Flavia Pagano. Chamado Desafio 21 dias, o programa segue protocolos de Ozonioterapia, Ortofit, Nutrição e Nutracêuticos. Estão incluídas sessões semanais de ozonioterapia para quebra de gordura, massagem para modelagem e tonificação, suplementação alimentar e acompanhamento nutricional. De acordo com elas, o programa combina técnicas e procedimentos que proporcionam resultados eficazes em pouco tempo. Mais informações pelo Whatsapp 43 98486-5000.

Vai ganhar mais do que Juliette

A Rede Globo confirmou que contratou o “brother” Gil, que ficou feliz da vida. Para o cast de humor e outras participações. O pernambucano está com tudo e está prosa: vai firmar contrato com a Indústria Vigor de produtos alimentícios. Tudo por causa do BBB-21, em se intitulava Gil do Vigor (de vigoroso, de forte para os desafios do Big Brother). Vai ganhar mais dinheiro do que o milhão e meio de reais que Juliette recebeu, ao vencer o BBB-21.

***

O Brasil tem 46 empresas federais, que precisam de soluções financeiras. O BNDES sempre entrou com dinheiro baratinho, para “os amigos dos reis”, como ocorreu durante governos comandados pelo PT , dizem deputados atuais.

***

Pasmem senhores e senhoras leitores: o governo federal tem (há anos, bem antes de Bolsonaro) até fabrica de camisinhas, que fica no estado do Acre. Por que não vendem isso para algum empresário?

***

Reclamações contra bancos

São várias as reclamações que chegam, semanalmente, contra as agências bancarias, que abrem às 10 e fecham às 14 horas, impreterivelmente. Enquanto isso, cooperativas financeiras como a Uniprime, a Sicredi e a Sicoob, atendem até as 16 horas. Gerentes de agências bancárias obedecem as ordens das diretorias dos bancos onde trabalham. Quando chegam as 14 horas, os guardas têm determinação de fechar as portas e não abrir, mesmo que passe um minuto das 14 horas. Já ouvi de alguns clientes de agências bancárias falarem que vão migrar contas para a Uniprime e outros endereços financeiros.

Respondendo a leitor de Rolândia

O filme Wings (Asas) foi o primeiro ganhador do prêmio de cinema, em 1929, que em 1931 passaria a se chamar Oscar. Em Wings, Gary Cooper fazia apenas papel secundário. Com apenas 200 pessoas presentes. A atriz Ginger Rogers, já divorciada, disse que a estatueta parecia o bumbum do ex-marido. Depois começaram a chamar o prêmio de Oscar. E ficou até hoje. Há a versão de que uma secretária de diretor de Hollywood comentou que a estatueta parecia com o tio Oscar dela.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina