A londrinense Aracy Turci, de família muito estimada na cidade, que chegou aos seus 90 anos no dia 21 de março, agora, conta seu filho Evalton Turci Sidney, está comemorando 60 anos de casada com o bancário aposentado do Banco do Brasil e advogado, Jarbas Sidney. Ele foi meu colega de turma na Faculdade Estadual de Direito de Londrina. Na foto estão Jarbas Sidney e Aracy Turci Sidney, os filhos Evalton Turci Sidney e Celiane Turci Sidney, a nora Ana Cristina Baccarin, o genro Enibelton de Oliveira e os netos Pedro, Felipe e Manuela. Parabéns e aquele abraço a todos.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinenses comemoram 60 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Ainda sobre os trens e linhas férreas

Muitos leitores viajaram de trens, há anos, notadamente os de mais 60 anos. Todos parecem ter saudades daqueles tempos de ir de Londrina a São Paulo ou aqui da cidade até Curitiba e até outras localidades do Sul do país. Outro dia publicamos a poesia sobre O Trem, de Sebastião Nei dos Santos, advogado, e contei a observação, há anos, feita pelo sr. Heigor Cunha, que em Londrina, dirigiu durante anos a sua Farmácia Cunha, na avenida Duque de Caxias.

***

O engenheiro Irineu Evangelista, contou-me outro leitor - de iniciais OCH -, que foi ele que, depois tornou-se o Barão de Mauá, construiu a ferrovia do mesmo nome e a primeira máquina a vapor, que recebeu o nome de Baronesa...Colocavam areia nos trilhos da ferrovia, para que as rodas do trem não patinassem.

***

Me contam também que Estação Dom Pedro II foi apelidada de Central do Brasil e assim ficou sendo chamada no Rio de Janeiro até hoje.

***

A cantora Araci de Almeida, há anos falecida, era conhecida como a Dama da Central, porque só viajava nesse trem, onde seu pai era o maquinista chefe da estação.

***

Havia o chefe da estação, o chefe picotador de bilhetes, e nos carros restaurantes, as ferromoças, todas bem vestidas e bem educadas, nos trens que faziam longos percursos.

***

Em Santo Anastácio, no oeste paulista, a primeira Coca-Cola chegou em carros restaurantes dos trens Ouro Verde, da linha Alta Sorocabana.

***

A música mais famosa, homenageando trens, que quase todo mundo canta, é O Trem das Onze, de Adoniram Barbosa, gravada pelos Demônios da Garoa.

***

Nos trens dos anos 40, 50 e 60, pessoas embriagadas não podiam embarcar e quem tivesse menos de um metro pagava só meia passagem.

***

Contam que um mineirinho chegou para o chefe da estação, pediu licença e perguntou: Moço, o trem misto já passou? Já, disse o chefe. E o noturno também? Claro que sim, já faz 20 horas que se foi. E o expresso passou também? Respondeu-lhe o chefe: já foi, amigo! O mineirinho, então, já menos desconfiado, afirmou: então já posso atravessar a linha...

Comemorando a conquista

Conforme publicamos recentemente, a respeito da aposentadoria do advogado londrinense Paulo Roberto Bonafini, depois de muita luta, um esforço hercúleo mesmo, dele e de seu filho Bruno Bonafini, para confirmar seus direitos junto ao INSS, os dois estão na foto comemorando a conquista. Até Themis quis posar com os dois advogados, e com ou cartão de aposentado de Bonafini! Que país é este, Bonafini, terra onde você paga todos os anos para a Previdência, de acordo com a lei em vigor, e ainda tem que provar que nada deve...que pagou tudo para os agentes públicos!

Imagem ilustrativa da imagem Londrinenses comemoram 60 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Carreata para arrecadar fraldas

Conforme já aconteceu ano passado, será realizada carreata, em mais um Dia Universal da Caridade (dia 18), para a arrecadação de fraldas para a Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que cuida dos doentes. Mais detalhes pelo WhatsApp (43) 9915-61232. A carreata para arrecadação será dia 18, domingo, a partir das 10 horas. Entregas antecipadas de doações poderão ser feitas também, antes desse horário, na rua Sacadura Cabral, 116, que fica na continuação da Avenida do Café, no sentido da Santos Dumont.

Na Stock Car

No último fim de semana, fazendo parte do circo da Stock Car, foi realizada no autódromo de Cascavel a segunda etapa da categoria Turismo Nacional BR. O piloto de Londrina André Jacob(foto) obteve um bom resultado nas quatro baterias da prova, conquistando a liderança da competição nas categorias "B" e "Senior". A próxima etapa será no mês de agosto em Curitiba.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinenses comemoram 60 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Proteção da infância

A deputada federal Luísa Canziani foi a relatora do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que inclui gestantes, lactantes, puérperas, crianças e adolescentes no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. A vacinação é de extrema importância para a proteção da infância, uma vez que ao imunizar as mães, as crianças também ficam protegidas por meio do leite materno. Luísa, a mais jovem parlamentar desta legislatura, recebeu um forte apoio do Movimento Lactantes pela Vacina e atuou junto aos líderes partidários para aprovação do projeto.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinenses comemoram 60 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Fisioterapia em Casa

O projeto Fisioterapia em Casa, com teleatendimento de alunos da UniFil a pacientes com dores musculoesqueléticas, foi um dos destaques no 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). No trabalho premiado a professora Flavia Gonçalves Ziegler (foto) relatou a experiência de 48 estagiários do curso de Fisioterapia que, diante da suspensão de atendimento presencial em UBS, seguiram com atividades de movimentação para quem sofre de dores crônicas. Online ou com vídeos gravados, os alunos orientaram por WhatsApp práticas de aquecimento, mobilizações articulares, fortalecimento, exercícios para coordenação, entre outros, alcançando mais de 500 participações de agosto de 2020 a junho deste ano. Flávia Ziegler também é fisioterapeuta da rede municipal de saúde. Ela recomenda a manutenção das ações remotas para levar qualidade de vida aos pacientes e familiares até o retorno em unidades de saúde dos grupos presenciais.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinenses comemoram 60 anos de casamento
| Foto: Divulgação

Uma geração prejudicada!

Fique sabendo: o Brasil é o único país das Américas onde as crianças não voltaram ainda às salas de aulas das escolas públicas ou particulares. O Ministério da Educação precisa recuperar esses quase dois anos que as crianças perderam, prejudicando, praticamente uma geração, através dessa desgraça que é a pandemia da coronavírus. Dinheiro para ajudar o MEC tem, segundo apurei. Alguns estados já estudam aumentar o Ensino Médio para 4 anos, ao invés de 3 como é agora. Para uma recuperação geral desses jovens estudantes que se preparam para os vestibulares de vários cursos e que estão prejudicados de maneira geral. O que será que professores e os pais de londrinenses e paranaenses acham dessa ideia, que começou no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina? Esta Coluna abre espaço para manifestações a respeito.

Indicado pelo Consórcio de Rede de Ferrugem

O fungicida Cronnos, da Adama, uma das principais empresas do segmento agroquímico do mundo, foi indicado pelo Consórcio de Rede de Ferrugem, liderado pela Embrapa, pelo terceiro ano consecutivo como o melhor produto para o controle da ferrugem asiática nas lavouras de soja de todo o País. Composto pelas principais instituições de pesquisa do Brasil, o Consórcio avalia os fungicidas individualmente e em aplicações sequenciais, para determinar a eficiência de controle desta que é a principal doença da cultura. Os resultados mostraram que o tratamento com Cronnos alcançou maior porcentagem de controle, com 81% de eficiência. A ação do produto indicou também 3.416 kg/ha em produtividade nos cultivos, o maior número entre os fungicidas comerciais avaliados. “Cronnos foi o único fungicida testado pelo Consórcio com eficiência acima de 80%. Além disso, o produto apresentou um incremento de 7 pontos percentuais de 2020 para 2021 (passando de 74% para 81% de eficiência). Isso se deve à combinação de ativos somada a uma formulação inovadora, que garante mais estabilidade e combate efetivo da ferrugem asiática”, explica Gerson Dalla Corte, gerente de Produtos, responsável pelos fungicidas na companhia.

Avacalhando o VAR na sede da Conmebol

A anulação pelo VAR de um gol do Olimpia, diante do Fluminense, em Assunção, provou que o pessoal que cuida do setor anda avacalhando o tal VAR. Instrumento importante para não permitir erros grotescos, como no gol anulado, pois havia um zagueiro do time carioca, que as câmeras do VAR não viram...na anulação. Mas o VAR falhou e contra o clube mandante. A imprensa paraguaia caiu de pau ontem em todo mundo da Conmebol, cuja sede fica lá mesmo em Nuestra Senhora de Assuncion.

Pedindo a volta do Alemão

Para o torcedor do Londrina, Milton Furuta, que não perde um jogo, o técnico Alemão, prata da casa, deveria voltar a dirigir o time. É a sugestão que ele Malucelli, gestor do Tubarão, mesmo depois de ter contratado um treinador que vem de Santo André, no ABC paulista.

Olimpíadas: recordar é viver

Os Jogos Olímpicos foram criados em 1896, pelo francês barão Pierre de Coubertin. Que disse o seguinte: “O importante é competir”. O Brasil participou pela primeira vez em 1920, com uma delegação de 29 atletas. Disputando cinco modalidades esportivas.

Em 1936, na Alemanha, agendado antes da 2ª Guerra Mundial, foi realizada a 11ª edição. Depois, já em 1948, os Jogos Olímpicos foram disputados em Londres, com o Estádio de Wembley, sediando várias modalidades. Em 2004, em Atenas, Grécia, o paranaense Wanderley Cordeiro de Lima, maratonista, iria vencer a prova, foi agarrado quase ao final por um padre irlandês, meio borracho, que quebrou o ritmo do brasileiro, que ficou em terceiro lugar e com a medalha de bronze. Mas o COI concedeu-lhe a medalha Barão de Coubertin, a maior honraria dada a uma atleta olímpico, porque todos viram o que ocorreu na pista e o mundo esportivo protestou.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1