O médico Edson Takaki, especializado em microcirurgia, cirurgia da mão e plástica reconstrutora, esteve em São Paulo em maio para palestrar no Quarto Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva. Ele teve o prazer de reencontrar durante o evento o Dr. Mario Siqueira, renomado neurocirurgião que atuou no Hospital Evangélico de Londrina. Na palestra, Takaki falou sobre reimplantes de mãos e braços e o Dr. Mário sobre sua experiência em reconstrução de nervos.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense palestra no Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
| Foto: Divulgação

MYRIAN RIOS EM LONDRINA

A peça baseada na obra NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS, de Augusto Cury, estrelada por Myrian Rios e Nizo Neto, será apresentada em Londrina, no Teatro do Colégio Mãe de Deus, dia 4 de junho. Considerado o psiquiatra mais lido do mundo nas últimas duas décadas, com 35 milhões de livros em 60 países, Cury é autor do livro que ganha versão teatral adaptada pelo próprio Augusto e Cristiane Natale , com produção de Luciano Cardoso e direção de Rogério Fabiano. O elenco é formado por Myrian Rios, Nizo Neto, Mari Feil e Murilo Cunha. A atriz comemora estar no espetáculo: “Sempre fui admiradora de Augusto Cury. Desde o nosso primeiro encontro, na TV Canção Nova, acompanho sua trajetória e coloco em prática seus ensinamentos através dos livros”, relata Myrian Rios. Para o diretor Rogério Fabiano, o objetivo da montagem é que o público saia motivado a buscar a felicidade. Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.diskingressos.com.br

RECONHECIMENTO FACIAL

A tecnologia de reconhecimento facial já começou a fazer parte da segurança nas escolas. Em Londrina, a St. James’ International School é a primeira escola a adotar o controle de acesso pela tecnologia para os alunos do Ensino Médio. O que deverá se estender aos estudantes do Fundamental II. O equipamento foi implantado pela GPR Digital, empresa londrinense com foco em soluções para a movimentação de pessoas, e a primeira franqueadora do segmento no país. Para as escolas é o fim das carteirinhas e a entrada definitiva no mundo digital.

Campeões do Aberto de Golfe

Em registro para a Coluna, os campeões do 27º Aberto Norte do Paraná de Golfe, Ana Helena Cunha e Ricardo Correia. A competição foi realizada em maio no Londrina Golf Club. A etapa é válida para o ranking estadual da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense palestra no Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
| Foto: Divulgação

SAÍDAS TEMPORÁRIAS DE PRESOS: 1.411 NÃO RETORNARAM EM 2021!

Está na mesa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o projeto que pede modificações na chamada “saídas temporárias” de presos, em datas familiares ou feriados nacionais importantes. Lira afirma que o projeto será votado durante o junho que está chegando. Depois irá para o Senado Federal. Como se sabe, os presos, quando ganham a “saída temporária”, de acordo com uma tabela, precisam fornecer o endereço fixo, mas 1.411 ganharam o direito da “saidinha” e não voltaram. Ganham esse direito, atualmente, os que estão no semi-aberto e os condenados de bom comportamento. Dizem que a maioria foi cooptada pelo PCC e voltaram ao time do crime.

NOMEANDO 2.500 NOVOS POLICIAIS FEDERAIS E TAMBÉM PARA A PRF

O presidente Bolsonaro vai nomear (ou já estaria nomeando) 2.500 agentes para a Polícia Federal e para a Polícia Rodoviária Federal, aprovados nos últimos concursos. Há alguns que são aqui da região de Londrina. O presidente está certo: se tais pessoas foram aprovadas e as vagas foram prometidas em decisão governamental. São ótimas carreiras tanto para os homens como para as mulheres, embora a presença masculina ainda é de 80 por cento tanto na Federal como na PRF. Os vencimentos mensais são muito bons e há a garantia da aposentadoria em sua totalidade. Sem que o INSS (Previdência Social, via Tesouro Nacional) se meta e tente reduzir para o mínimo possível as aposentadorias, como fazem com os demais trabalhadores brasileiros. O pessoal da Previdência que reduz direitos dos demais brasileiros “não tem peito de tentar diminuir os vencimentos da PF ou PRF ou do pessoal do Poder Judiciário.” Não tem. Pagam tudo, centavo por centavo, sem discutir. A Coluna lembra-se de um exemplo de casos assim: o trabalhador teria pago a aposentadoria entre 15 e 20 salários mínimos todos os meses, durante anos, e na hora de receber o que era de seu direito, pagam-lhe apenas 4 salários mínimos até hoje. É o Brasil que temos, são as nossas autoridades (que recebem aposentadorias totais iguais ao que recebiam no trabalho) e o que chamam de “justiça social” para os outros, para elas não. É aquela história repetida sempre no Brasil, “para os amigos tudo ou mais que tudo, para os demais brasileiros o duro rigor das leis e das regras que criam, passando por cima ou ludibriando a nossa própria Constituição Federal.” Esses trabalhadores brasileiros ainda são obrigados a votar nas eleições, pois caso contrário receberá alguma punição. Como diria o nosso leitor RV “é o que temos para o momento...”

Noite de shows e lançamentos

Uma noite aconchegante lotou o Espaço AML Cultural com show dos músicos David Mour e Gabriel Souza. O primeiro a se apresentar foi Souza, que lançou “Momento Certo”, ao lado de Fabricio Martins (teclados sintetizadores) e Vitor Malta (sax alto). Apresentou arranjos introspectivos, blues e do jazz. Também teve a participação de David Mour, na música “Malema”. Em seguida, Mour subiu ao palco, ao lado de Amanda Possette (piano) e Vitor Malta (sax alto). Com canções intensas e românticas, o show foi marcado pela participação da cantora e compositora Lisa Haidê. Os arranjos intimistas deram uma roupagem diferente às músicas do EP “Pra te Iluminar”, lançado durante o show. Na foto de Natália Letargia, Souza e David Mour dividem o palco.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense palestra no Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
| Foto: Divulgação

****

Guilherme Neme, filho do saudoso Waldemar Neme, comemorou aniversário domingo último. Está dando sequência, com sucesso, às atividades ruralistas do seu pai.

****

Outra aniversariante, ontem: o ex-presidente da sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade Lopes, que, segundo me disseram amigos, divide seu tempo entre Londrina e São Paulo, em seus trabalhos.

****

Quem está comemorando aniversário também é o empresário Luís Carlos Adati, diretor da Estacenter, grande amigo e apaixonado por Londrina.

****

Aniversariando hoje Maria de Fátima e Marquezoni e também Estela Ivone da Mata Lima.

****

Os abraços hoje serão também para Afrânio Rossi Brandão, vice-presidente da Sociedade Rural do Paraná, ótimo amigo, e para Marcelo Accorsi, filho e sucessor do cafeicultor e pecuarista Rubens Accorsi.

****

DESCOBERTAS

Descobertas incríveis serão possíveis e extremamente desejadas nesta nova coleção. O Armazém da Moda traz a alegria de descobrir novas sensações e de despertar sentimentos inimagináveis a partir de looks que vão destacar mil e uma personalidades em você. Descobertas é o casamento perfeito para quem busca se aventurar em novos estilos sem perder a essência do que mais gosta. “Venha viver esta oportunidade de experimentar todos os estilos! As vitrines estão recheadas de novidades para você decifrar as belezas e desfrutar dos precinhos do Armazém, que todos já conhecem! Descubra-se!”, convida o staff.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense palestra no Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
| Foto: Divulgação

NO ROTARY LONDRINA ALVORADA

Foi das mais concorridas a visita do Governador do Distrito 4710 no Rotary Club Londrina Alvorada. A festiva que atraiu número expressivo de rotarianos foi no auditório do Secovi. Na ocasião, muitas homenagens concedidas a rotarianos com exemplar dedicação ao serviço. Na foto, o Governador Paulo Roberto Balla ladeado pela esposa Aureliana Balla e pelo presidente do clube, Alexandre Yamaue.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense palestra no Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
| Foto: Divulgação

São esperados 200 enxadristas

O Mestre Internacional de Xadrez do Uruguai, Luis Ernesto Rodi, estará presente no X Memorial Hercilio Ermel – Torneio de Xadrez Rápido que será realizado nos dias 10 e 11 de setembro no Sesc Londrina Centro. Os organizadores do torneio estimam que mais de 200 enxadristas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Brasília devem participar do evento. "Será o maior campeonato já realizado em Londrina através do Memorial. As pré-inscrições já podem ser feitas através do site: www.memorialhercilioermel.com.br, assim como outras informações sobre o torneio", informa o diretor geral do torneio, Hercílio Ermel Junior (foto)

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense palestra no Encontro da Sociedade Brasileira de Microcirurgia
| Foto: Divulgação

Efeitos da novela Pantanal: do Juventus para Juventino

LEITOR sessentão, diz ele, pergunta se o nome de Juventino, o “véio do rio”, da novela Pantanal, seria porque o pai dele era torcedor do Juventus de São Paulo? Pode ter sido. Quem torce para o clube da Mooca, em SP, é “juventino”! Que é o “segundo time” de muitos paulistanos. Um craque dos anos 50 do Corinthians, Carbone, foi revelado pelo Juventus. Formou ala esquerda com Simão, que o Corinthians comprou o passe da Portuguesa. Foram campeões paulistas do IV Centenário de São Paulo. Eu estava lá, com minha mãe, dona Zulmira, Aqui em Londrina, já perguntaram em cartório de registro civil no São Paulo Tower, se já apareceu algum juventino. Resposta: ainda não, mas é questão de tempo.

****

O DNIT não vem dando bola para as reclamações da população de Jacarezinho e cidades vizinhas, como Cambará, Ourinhos, sobre a escuridão em sua ex-praça de pedágio.

****

ANDRÉ Marques acaba de deixar a Rede Globo, após 27 anos na emissora, Era um dos apresentadores do The Voice.

Está ficando chato ser criança

ENSINO domiciliar está em análise na Câmara dos Deputados e se aprovado vai para o Senado. Já tem gente vendendo kits , via web, por 1.600 reais. Vão tirar, se aprovado, a alegria da garotada ir para a escola, fazer amigos, trocar experiências, fazer amizades. Um dos motivos é a “falta de segurança”. Está ficando chato cada vez mais ser criança no Brasil, no mundo atual.

Nome de craque para o bebê

BRIGA no Maranhão entre a mãe e o pai de um bebê. Ela queria que o menino se chamasse Antony; o pai, que fosse Cristiano Ronaldo. Que fez ele, valendo de seu machismo: teria registrado o menino um dia antes dele nascer, em homenagem ao jogador português CR.

O médico dela sugeriu: troquem para Antony Cristiano! Achou a solução e evitou uma grande briga em família. Pelo menos até agora.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1