Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas


O jovem João Américo Barboza está no Rio  de Janeiro  onde participa  do 4º Fórum de Jovens Cientistas  que faz parte da programação  do Encontro da Cúpula dos Brics. Aluno  do 2º ano de agronomia da UniFil, ele concorre  ao prêmio  de jovens inovadores  dos  países  do bloco  formado por Brasil , Rússia , Índia , China e África do Sul. João  apresenta um trabalho  sobre o uso do gás carbônico  para tratamento  de sementes  de soja, milho  e feijão e outras culturas, visando aumento de produtividade. A pesquisa começou quando ele era aluno do Colégio Londrinense, já recebeu   mais de 30 premiações e deu origem ao startup que está na aceleradora GO SRP Agritech. A  tecnologia já é usada  por empresa sementeiras .Na foto, o estudante com o presidente da Sociedade Rural do Paraná  , Antonio de Oliveira Sampaio , que  acreditou  no  trabalho do jovem e plantou  as sementes  tratadas , com resultado positivo em sua  propriedade. 


Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
Divulgação
 



 

Santa Casa com vagas para o jovem aprendiz 

Serão encerradas amanhã as inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2020, da irmandade da Santa Casa de Londrina.  As vagas são exclusivas para estudantes que estiverem cursando o Ensino Médio no ano que vem e idade mínima de 16 anos. A remuneração será de R$ 468, com direito a vale-alimentação de R$ 100, vale-transporte e plano odontológico. A jornada será de 20 horas semanais, matutino ou vespertino, incluindo curso gratuito na Epesmel.   




Senhoras de Rotarianos 

A Associação das Senhoras de Rotarianos de Londrina promoverá hoje, dia 7, o seu tradicional Bazar Kantinho, com atrações também para presentear no Natal. Será a partir das 10 horas, na rua Farrapos, 164, no Jardim Canadá. Esse Bazar das Senhoras de Rotarianos e também de rotarianas é tradicional e tem fins filantrópicos. Sempre com ótimas sugestões. Vá lá também, vai encontrar amigas e bater aquele papo gostoso. O cafezinho será certamente delicioso. 

  


  

Dupla comemoração

Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
Divulgação
 


Hilda Pereira Rosa, funcionária da REDE CNT em Londrina, comemorou  aniversário  junto  com a mãe Aparecida Pereira Rosa, recentemente,  com um animada festa  reunindo amigos e familiares. A dupla  comemoração  durou  um dia inteiro. A filha  festejou  65 primaveras e a mãe 93. A  festa  foi realizada em uma chácara especialmente decorada  e teve  almoço com churrasco  e muita música. Hilda Pereira trabalha  na CNT desde a inauguração  da emissora há 40 anos. 


  

Leilão de gado em Mandaguari 

Quem for ao Leilão de Gado de Corte, hoje à noite, na cidade de Mandaguari, na Associação Rural dessa acolhedora cidade, encontrará na passarela animais da melhor qualidade. A realização é da Rural Business Leilões, há 20 anos trabalhando no mercado da pecuária, sempre recebendo aplausos e apresentando o melhor resultado. O gado desse leilão é da raça nelore e também de cruzamento industrial.  



Papai Noel  

O Shopping Royal receberá sábado, dia 9, o Papai Noel de 2019, que chegará às 11 horas e que promete muitas surpresas para a garotada.  A decoração de Natal deverá ser a mais bem iluminada da cidade e da região. Vai atrair muita gente, diz o pessoal do marketing do Royal. Eu não tive ainda o prazer de conhecê-los, mas o Royal sempre oferece premiação no final do ano. Podem aguardar que este pessoal virá com alguma atração excelente. Papi Noel torce por todos os que lá comparecerem. 

 

***

Em restaurante elogiado da cidade, um garoto chamou o garçom e disse: tire estas bolinhas daqui, que eu odeio, desde que vi as da maritaca da minha amiga. O garçom riu e cumpriu a vontade do menino. As bolinhas eram ervilhas, que têm a cor esverdeada, lembrando os dejetos da maritaca... 

  


Aniversário de casamento 

Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
Divulgação
 


Com muita  alegria e emoção , o casal José e Maria José Zacheo comemorou, dias atrás,  60 anos de  casamento. A comemoração na cidade de Ibiporã teve a presença de familiares e amigos. Como destacou a filha Elizabeth, uma festa memorável . 

  

 

A chef argentina desancou o pau no hambúrguer vegetal! 

Paola Carosella,  a ítalo-argentina chef integrante do programa de culinária da TV Bandeirantes, disse que detestou o hambúrguer de plantas, de sabor carne. Achou gorduroso, pastoso, desagradável, uma porcaria processada, oportunista, em um momento complicado da história da alimentação.  E declarou: se quer comer carne, coma; se quiser comer plantas, saboreie. Mas carne de planta, Santo Deus, perdoai esses homens e mulheres que criam coisas, tentando mudar o que o grande Criador do Universo criou.    


***

  

O hambúrguer de carne já deixa a desejar, se não for bem feito. Imaginem o de carne vegetal. A vaca e o boi já estão berrando nos pastos, protestando contra os que tentam imitá-los. E fica a pergunta: de qual tipo de carne são feitos os hambúrgueres que o pessoal compra todos os dias em Londrina, no Paraná e alhures?  Um catador de papéis e papelões da cidade, ouvido a respeito, disse que só gosta de hambúrguer de carne de porco. E compra, quando junta dinheiro. Mas que tem um amigo que come até guanxuma cozida no meio de pão, quando está com muita fome.  

  

***


Falando em fome, a Coluna lembra do cantor e humorista Ari Toledo, que  lançou em Londrina, ainda no auditório da Rádio Difusora Paraná, a  música, composição dele mesmo, “Comedor de gilette”. Que estourou no Brasil depois. A Difusora era, nesse tempo, de Raul Zanoni, histórico radialista londrinense, que foi da Rádio Tamoio, do Rio de Janeiro, e que aqui trabalhou durante anos. Seu show de rádio no ex-Cine Joia fez muito sucesso. Tempos em que no rádio, “time” religioso só a Ave Maria das seis horas da tarde. Raul Zanoni faleceu não faz muito tempo. Ele passou seus últimos anos de vida em Foz do Iguaçu, ao lado da família. Ari Toledo é grande amigo do hoteleiro Roberto Vezozzo e faz tempinho que não aparece. Quando chega, os conhecidos daqui lotam o bar do Bourbon, para ouvir suas histórias.        


Visita prestigiada

Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
Carmelindo Dias - Divulgação
 


Foi muito prestigiada a visita do governador  do Distrito 4710  do Rotary, Osvaldo Santos Junior,  ao  Rotary Club Londrina Nordeste. Na foto, Nelson Ávila, Ediberto Araújo Ávila , vice-presidente e novo companheiro Paul Harris, o governador Oswaldo Santos Junior e  o presidente  do clube Cezar Nascimento 

 

 

 

Encontro

Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
Divulgação
 

Encontro dos curitibanos Nylcéia do Carmo e o maestro Norton Morozowicz, na abertura do Festival de Coral Unicanto, no Teatro Ouro Verde. Foi um momento de muita conversa de quem gosta de boa música. Colocaram a conversa cultural em dia. 

  


Ganhou uma bicicleta 

Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
Divulgação
 


A menina Maria Eduarda Gonçalves da Silva foi a última sorteada  da campanha Mês das Crianças, realizada pelo Armazém da Moda. Ele ganhou  uma bicicleta e ficou  muito feliz. Os organizadores agradeceram a participação,  que foi  muito expressiva  e avisam  que  o Shopping deverá   realizar novas ações  com prêmios  em breve. 



***


Muitos londrinenses e norte-paranaenses têm ido a Gramado e Canela. Mas os gaúchos estão cobrando caro, enfiando a faca nas bolsas dos visitantes. Mas quem lá foi diz que vale a pena.  


***  


Um médico disse o seguinte aqui em Londrina: para resolver o enjoo em grávidas uma boa é chupar gelo, que o gelo resolve o problema e não faz mal. Para quem sofre de problemas estomacais também: gelo nele. Pode dar certo. 


***

  

Hoje é dia do Rádio e do Radialista, informa a folhinha nacional. Londrina tem cerca de 15 emissoras, mas a grande maioria voltada para programações religiosas ou apresentando sucessos musicais que o povão gosta.  Coisa rara são os programas locais e os que existem, têm  boa audiência. Mas o rádio local já ofereceu muito mais empregos.  E vamos relembrar que o Rádio foi inventado pelo padre brasileiro Landel de Moura, embora o italiano Marconi tenha dito que foi ele. O padre Landel falou no centro de São Paulo, com a voz chegando a uma distância de quatro quarteirões. A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquete Pinto.  

   

 

 

Assustando os brasileiros 

Quase não acreditei quando soube que o ministro Paulo Guedes disse que “governos estaduais que não cerrarem fileiras com o governo federal não poderão reclamar melhor atendimento, como o que será dado aos companheiros”.  Como para quem sabe ler um risco pode ser Francisco, afirma o centenário jargão popular, o que ele disse soou um tom assustador para governadores e prefeitos, e no geral à população. Não foi para isso que o povo elegeu o presidente Jair Bolsonaro, que deve ser o chefe da Nação de todos os brasileiros. Há ministros dele  se excedendo, notadamente o doutor Paulo Guedes, que disse também:  “pobre não pode reclamar, gasta tudo o que ganha e rico guarda quase tudo”. Seria cômico se não fosse trágico. 

 

***


A direção da rede Record demitiu ontem um auxiliar de câmera, que teria se referido à participante do programa A Fazenda de maneira racista. A moça, que afirmam que foi Miss São Paulo, é de descendência afro-brasileira. A emissora confirmou que o funcionário teria ofendido sim a moça, que é a nova “fazendeira” do programa. 


 


Continue lendo


Últimas notícias