O jovem João Américo Barboza está no Rio de Janeiro onde participa do 4º Fórum de Jovens Cientistas que faz parte da programação do Encontro da Cúpula dos Brics. Aluno do 2º ano de agronomia da UniFil, ele concorre ao prêmio de jovens inovadores dos países do bloco formado por Brasil , Rússia , Índia , China e África do Sul. João apresenta um trabalho sobre o uso do gás carbônico para tratamento de sementes de soja, milho e feijão e outras culturas, visando aumento de produtividade. A pesquisa começou quando ele era aluno do Colégio Londrinense, já recebeu mais de 30 premiações e deu origem ao startup que está na aceleradora GO SRP Agritech. A tecnologia já é usada por empresa sementeiras .Na foto, o estudante com o presidente da Sociedade Rural do Paraná , Antonio de Oliveira Sampaio , que acreditou no trabalho do jovem e plantou as sementes tratadas , com resultado positivo em sua propriedade.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
| Foto: Divulgação

Santa Casa com vagas para o jovem aprendiz

Serão encerradas amanhã as inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2020, da irmandade da Santa Casa de Londrina. As vagas são exclusivas para estudantes que estiverem cursando o Ensino Médio no ano que vem e idade mínima de 16 anos. A remuneração será de R$ 468, com direito a vale-alimentação de R$ 100, vale-transporte e plano odontológico. A jornada será de 20 horas semanais, matutino ou vespertino, incluindo curso gratuito na Epesmel.

Senhoras de Rotarianos

A Associação das Senhoras de Rotarianos de Londrina promoverá hoje, dia 7, o seu tradicional Bazar Kantinho, com atrações também para presentear no Natal. Será a partir das 10 horas, na rua Farrapos, 164, no Jardim Canadá. Esse Bazar das Senhoras de Rotarianos e também de rotarianas é tradicional e tem fins filantrópicos. Sempre com ótimas sugestões. Vá lá também, vai encontrar amigas e bater aquele papo gostoso. O cafezinho será certamente delicioso.

Dupla comemoração

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
| Foto: Divulgação

Hilda Pereira Rosa, funcionária da REDE CNT em Londrina, comemorou aniversário junto com a mãe Aparecida Pereira Rosa, recentemente, com um animada festa reunindo amigos e familiares. A dupla comemoração durou um dia inteiro. A filha festejou 65 primaveras e a mãe 93. A festa foi realizada em uma chácara especialmente decorada e teve almoço com churrasco e muita música. Hilda Pereira trabalha na CNT desde a inauguração da emissora há 40 anos.

Leilão de gado em Mandaguari

Quem for ao Leilão de Gado de Corte, hoje à noite, na cidade de Mandaguari, na Associação Rural dessa acolhedora cidade, encontrará na passarela animais da melhor qualidade. A realização é da Rural Business Leilões, há 20 anos trabalhando no mercado da pecuária, sempre recebendo aplausos e apresentando o melhor resultado. O gado desse leilão é da raça nelore e também de cruzamento industrial.

Papai Noel

O Shopping Royal receberá sábado, dia 9, o Papai Noel de 2019, que chegará às 11 horas e que promete muitas surpresas para a garotada. A decoração de Natal deverá ser a mais bem iluminada da cidade e da região. Vai atrair muita gente, diz o pessoal do marketing do Royal. Eu não tive ainda o prazer de conhecê-los, mas o Royal sempre oferece premiação no final do ano. Podem aguardar que este pessoal virá com alguma atração excelente. Papi Noel torce por todos os que lá comparecerem.

***

Em restaurante elogiado da cidade, um garoto chamou o garçom e disse: tire estas bolinhas daqui, que eu odeio, desde que vi as da maritaca da minha amiga. O garçom riu e cumpriu a vontade do menino. As bolinhas eram ervilhas, que têm a cor esverdeada, lembrando os dejetos da maritaca...

Aniversário de casamento

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
| Foto: Divulgação

Com muita alegria e emoção , o casal José e Maria José Zacheo comemorou, dias atrás, 60 anos de casamento. A comemoração na cidade de Ibiporã teve a presença de familiares e amigos. Como destacou a filha Elizabeth, uma festa memorável .

A chef argentina desancou o pau no hambúrguer vegetal!

Paola Carosella, a ítalo-argentina chef integrante do programa de culinária da TV Bandeirantes, disse que detestou o hambúrguer de plantas, de sabor carne. Achou gorduroso, pastoso, desagradável, uma porcaria processada, oportunista, em um momento complicado da história da alimentação. E declarou: se quer comer carne, coma; se quiser comer plantas, saboreie. Mas carne de planta, Santo Deus, perdoai esses homens e mulheres que criam coisas, tentando mudar o que o grande Criador do Universo criou.

***

O hambúrguer de carne já deixa a desejar, se não for bem feito. Imaginem o de carne vegetal. A vaca e o boi já estão berrando nos pastos, protestando contra os que tentam imitá-los. E fica a pergunta: de qual tipo de carne são feitos os hambúrgueres que o pessoal compra todos os dias em Londrina, no Paraná e alhures? Um catador de papéis e papelões da cidade, ouvido a respeito, disse que só gosta de hambúrguer de carne de porco. E compra, quando junta dinheiro. Mas que tem um amigo que come até guanxuma cozida no meio de pão, quando está com muita fome.

***

Falando em fome, a Coluna lembra do cantor e humorista Ari Toledo, que lançou em Londrina, ainda no auditório da Rádio Difusora Paraná, a música, composição dele mesmo, “Comedor de gilette”. Que estourou no Brasil depois. A Difusora era, nesse tempo, de Raul Zanoni, histórico radialista londrinense, que foi da Rádio Tamoio, do Rio de Janeiro, e que aqui trabalhou durante anos. Seu show de rádio no ex-Cine Joia fez muito sucesso. Tempos em que no rádio, “time” religioso só a Ave Maria das seis horas da tarde. Raul Zanoni faleceu não faz muito tempo. Ele passou seus últimos anos de vida em Foz do Iguaçu, ao lado da família. Ari Toledo é grande amigo do hoteleiro Roberto Vezozzo e faz tempinho que não aparece. Quando chega, os conhecidos daqui lotam o bar do Bourbon, para ouvir suas histórias.

Visita prestigiada

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Foi muito prestigiada a visita do governador do Distrito 4710 do Rotary, Osvaldo Santos Junior, ao Rotary Club Londrina Nordeste. Na foto, Nelson Ávila, Ediberto Araújo Ávila , vice-presidente e novo companheiro Paul Harris, o governador Oswaldo Santos Junior e o presidente do clube Cezar Nascimento

Encontro

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
| Foto: Divulgação

Encontro dos curitibanos Nylcéia do Carmo e o maestro Norton Morozowicz, na abertura do Festival de Coral Unicanto, no Teatro Ouro Verde. Foi um momento de muita conversa de quem gosta de boa música. Colocaram a conversa cultural em dia.

Ganhou uma bicicleta

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense no Fórum de Jovens Cientistas
| Foto: Divulgação

A menina Maria Eduarda Gonçalves da Silva foi a última sorteada da campanha Mês das Crianças, realizada pelo Armazém da Moda. Ele ganhou uma bicicleta e ficou muito feliz. Os organizadores agradeceram a participação, que foi muito expressiva e avisam que o Shopping deverá realizar novas ações com prêmios em breve.

***

Muitos londrinenses e norte-paranaenses têm ido a Gramado e Canela. Mas os gaúchos estão cobrando caro, enfiando a faca nas bolsas dos visitantes. Mas quem lá foi diz que vale a pena.

***

Um médico disse o seguinte aqui em Londrina: para resolver o enjoo em grávidas uma boa é chupar gelo, que o gelo resolve o problema e não faz mal. Para quem sofre de problemas estomacais também: gelo nele. Pode dar certo.

***

Hoje é dia do Rádio e do Radialista, informa a folhinha nacional. Londrina tem cerca de 15 emissoras, mas a grande maioria voltada para programações religiosas ou apresentando sucessos musicais que o povão gosta. Coisa rara são os programas locais e os que existem, têm boa audiência. Mas o rádio local já ofereceu muito mais empregos. E vamos relembrar que o Rádio foi inventado pelo padre brasileiro Landel de Moura, embora o italiano Marconi tenha dito que foi ele. O padre Landel falou no centro de São Paulo, com a voz chegando a uma distância de quatro quarteirões. A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquete Pinto.

Assustando os brasileiros

Quase não acreditei quando soube que o ministro Paulo Guedes disse que “governos estaduais que não cerrarem fileiras com o governo federal não poderão reclamar melhor atendimento, como o que será dado aos companheiros”. Como para quem sabe ler um risco pode ser Francisco, afirma o centenário jargão popular, o que ele disse soou um tom assustador para governadores e prefeitos, e no geral à população. Não foi para isso que o povo elegeu o presidente Jair Bolsonaro, que deve ser o chefe da Nação de todos os brasileiros. Há ministros dele se excedendo, notadamente o doutor Paulo Guedes, que disse também: “pobre não pode reclamar, gasta tudo o que ganha e rico guarda quase tudo”. Seria cômico se não fosse trágico.

***

A direção da rede Record demitiu ontem um auxiliar de câmera, que teria se referido à participante do programa A Fazenda de maneira racista. A moça, que afirmam que foi Miss São Paulo, é de descendência afro-brasileira. A emissora confirmou que o funcionário teria ofendido sim a moça, que é a nova “fazendeira” do programa.