O engenheiro José Pedro da Rocha Neto, membro do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina e Sinduscon Norte, também sócio proprietário da empresa Regional Planejamento e Construções Civis Ltda, foi indicado pelo IEP (Instituto de Engenharia do Paraná), para fazer parte da Academia Paranaense de Engenharia, sediada em Curitiba. A posse foi na capital do Estado na última terça-feira. Na foto, durante o evento, José Pedro da Rocha Neto ladeado pelos engenheiros Luiz Claudio Mehl, (Presidente da Academia), Francisco Borsari Neto, vice-presidente da Academia, e o engenheiro José Alberto Pereira, vice-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, representando a atual Diretoria.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense na Academia Paranaense de Engenharia
| Foto: Divulgação

Espaço Mulher

O Grupo Garcia-Brasil Sul celebra o Mês da Mulher agradecendo a dedicação de suas 316 colaboradoras e a companhia das milhares de passageiras que escolhem a empresa para viajar. O grupo valoriza e respeita o público feminino e oferece serviços para melhorar sua experiência nas viagens. Hoje, um dos serviços é totalmente voltado para o conforto delas: o Espaço Mulher, oferecido nos ônibus convencionais, executivos e nas as linhas do Double Class. São quatro poltronas por ônibus, identificadas com capas em tom lilás, todas para o público feminino. O serviço não tem custo adicional e quando uma poltrona não é ocupada por uma mulher, permanece vazia. É uma segurança a mais para a passageira, que ainda pode contar com outros itens que geram conforto para suas viagens.

No `Park Container,´ promotores e amigos

O Dia de São Patrício, que ocorre hoje em vários países, inclusive deveria ser com desfile em Nova York, porque o santo é padroeiro dos irlandeses, teve comemoração antecipada em Londrina, no Park Container, com a presença de promotores, amigos e também de outras pessoas. Como se sabe, Patrick ou São Patrício é também o nome da Catedral mais famosa dos EUA, que é a de Nova York, na 5ª Avenida. O local é ponto de encontro sempre elogiado na cidade.

Chá da tarde

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense na Academia Paranaense de Engenharia
| Foto: Divulgação

O Sescap-LDR recebeu mulheres empresárias para um delicioso chá da tarde em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado nas Tortas Alemãs. Durante o chá, a psicóloga Natália Massaro conduziu a palestra “A mulher na atualidade”. Todas as mulheres foram presenteadas com um voucher de um procedimento estético. Na foto, a Comissão Feminina do Sescap-LDR responsável pela organização do evento, Paola Crepaldi, Thaís Borzuk de Lima, Viviane Batista e Terezinha Esquiante

Leitor acha que a Coluna só atende ‘gente de peso’

Para o londrinense Jorge Moryo Kumagai: “Todos os leitores têm o mesmo peso para esta Coluna, caro Jorge. Seja quem for, rico, classe média ou pobre, se tiver alguma informação boa, ou participar de algum evento, teremos o prazer de divulgar. Mas sua preocupação com a dengue na cidade é “de peso”, pesadíssimo, mas você já deve ter lido na FOLHA comentários e reportagens a respeito. Acredito que até já tenha citado o seu pedido, e possivelmente passou desapercebido para você. Autoridades municipais estão fazendo o que podem e parece que em vão, pois muita gente continua jogando lixo onde não deveria, sujando as ruas, bueiros, terrenos vazios, muros, postes, e não se importando com a população como um todo. A sujeira é falta de educação, de ser melhor informado, de respeito até pela vida, da pessoa em si, e pelos outros. De uns anos para cá, com a chegada de gente que veio em busca de lugar para morar, procurando trabalho, morando em barracos, nas ruas, e etc., atraídos por promessas de políticos, são fatores que os prefeitos e seus secretários passaram batidos ou não tiveram a coragem suficiente pra enfrentá-los. É isso, caro Jorge Kumagai: enquanto você se preocupa, e os mais educados também, outro tanto não se incomoda com a sujeira que causam e que tornaram Londrina, lamentavelmente, “a capital paranaense da dengue´´, como afirmam muitos em Maringá, Ponta Grossa, e Curitiba.

Como diria na missa o saudoso padre Chico: ``fazemos o que podemos, para que tenhamos um povo limpo e com mais saúde´´.

Três novos sócios no

Rotary Londrina Norte

O ex-governador e ex-diretor do Rotary Internacional, o londrinense Gerson Gonçalves, conta-nos que o Rotary Club Londrina Norte acaba de admitir três novos sócios, que são os seguintes: o advogado Carlos Pinheiro, o agrônomo e produtor rural Pedro Bagio e o engenheiro elétrico Alexandre Ferreira dos Santos, formado pela USP, e que atua no mercado financeiro. Sucesso a todos os novos rotarianos.

Sobre bons frutos

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense na Academia Paranaense de Engenharia

A faculdade de medicina e a UEL trouxeram bons professores e bons médicos para Londrina. Alguns excepcionais. Na urologia, houve muita evolução com os especialistas Lauro Brandina, Marcos Fraga e Mauro Bergonse, que criaram um centro de excelência nesta especialidade na cidade. Também sistematizaram a transferência de conhecimento com a criação de dois serviços de residência em urologia que, mesmo depois de suas mortes, garantem a formação da maioria dos urologistas que atuam em Londrina e, no total, mais de setenta médicos em cinco estados e três países. De acordo com o urologista Marco Aurélio de Freitas Rodrigues, o caminho iniciado pelos antecessores continua resultando em bons frutos. O doutor Rodrigo Pagani (foto), egresso da UEL e da Residência Médica de Urologia do Hospital Evangélico de Londrina, hoje professor na Universidade de Chicago, assina a coautoria em um dos capítulos do livro mais importante da urologia mundial, o Campbell’s . “É uma honra para qualquer urologista em qualquer lugar do mundo ser convidado pelo editor para escrever nesta publicação. Humildemente, o doutor Rodrigo fez um elegante reconhecimento a participação de seus professores como fonte de sua inspiração. Parabéns Rodrigo e muito obrigado pelas carinhosas palavras. E parabéns meus queridos Valduir e Dirlene pelo filho,” diz o professor da UEL e médico da Urolit, Marco Aurélio de Freitas Rodrigues

Sinaleiro urgente

A CMTU precisa, através do seu presidente ou do seu diretor do setor, dar uma boa observada na velocidade com a qual motocicletas e veículos passam pela Espírito Santo, na esquina com a Belo Horizonte. Uma verdadeira falta de amor pela vida dos seus condutores e dos demais que passam. Nessa esquina já aconteceram vários acidentes. E nenhuma providência mais séria foi tomada. Nada até agora. Na CMTU já disseram que já há sinaleiro na Higienópolis com a Espírito Santo. O que não impede de motocicletas, com escapamento aberto a toda, embalar em mais de 80 o 100 por hora. Vão certamente esperar que morram mais alguém na BH com a ES. Perguntem ao prefeito Marcelo Belinati o que ele acha que deveria ser feito.

*** .

Não há mais álcool gel 70 e nem gel 30 na cidade. Nem o que alguns laboratórios de farmácias estavam fabricando, como o da Rede Vale Verde, que vendeu todo o estoque.

***

A TV Globo teria desistido de fazer uma série sobre o goleiro Bruno e o seu crime contra ex-modelo de Foz do Iguaçu. A produção achou que seria “um tiro n’água”. Poderia fazer série sobre processos que estão em banho Maria, envolvendo deputados federais e senadores.

Medalha de ouro

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense na Academia Paranaense de Engenharia

Marcus e Fernando von Borstel muito entusiasmados com a mais nova conquista da Cervejaria von Borstel. O rótulo 5 ANOS, lançado em 2019 em comemoração ao aniversário da marca, recebeu na última terça-feira a medalha de ouro na categoria British Strong Ale, no Concurso Brasileiro de Cervejas 2020, realizado no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC. O evento, com recorde de inscritos, teve mais de 3.200 rótulos participantes de 624 cervejarias artesanais. Apenas 126 cervejarias receberam medalhas. Com a premiação, a Cervejaria Von Borstel acumula sete prêmios nacionais e internacionais, sendo a cerveja artesanal mais premiada de Londrina.

CNN Brasil estreou bem

Pelo que eu vi e ouvi, no domingo à noite, a nova rede CNN Brasil estreou bem, com entrevistas feitas por William Waak e colegas, que ouviram os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal. Foram entrevistas curtas, com perguntas “à queima roupa”, isto é, duras, nada combinado, quase fazendo os entrevistados a serem mais ríspidos também. Responderam mais do mesmo e colocaram parte da culpa pela demora nos resultados dos trabalhos em algumas autoridades do governo federal.

Mas melhor entrevista foi a que uma jornalista da CNN fez com o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. Que está morando no Rio, foi operado para receber transplante de rim, e está muito magro nos seus 72 anos. Tinha 104 quilos e está com 62. Está casado com uma bonita ex-secretária. Criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que embora a seleção estivesse bem no Mundial no Japão em 2002, ganhando os jogos, jamais mandou um telegrama de felicitações. Ricardo Teixeira disse que é perseguido pelos Estados Unidos, onde será preso. A razão que apresentou: “Tomei o Mundial de 2022 deles e ajudei o Qatar a ser a sede da próxima Copa”. Seria mesmo este o motivo?

Em família

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense na Academia Paranaense de Engenharia
| Foto: Divulgação

Ouvidora do Município de Cambé, Mirian Martins Araújo também teve o nome cotado para uma pré-candidatura a prefeita da cidade. Ela tem uma longa carreira no serviço público. Já foi chefe de divisão da Assistência Social da Terceira Idade, conselheira tutelar, vereadora por dois mandatos e também teve atuação comunitária como coordenadora da Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Cambé. Apesar do pedido de lideranças de bairro para que disputasse a eleição majoritária, ela se declara pré-candidata a vereadora. Na foto, Mirian Martins Araújo ladeada pelo marido Antonio Monteiro (Tota), os filhos Antonio Monteiro Neto e Grace Kelly e os netos Maria Eduarda, Gabriele Vitória e Miguel .

Pés Vermelhos

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense na Academia Paranaense de Engenharia

O prefeito Marcelo Belinati durante visita ao moto clube Pés Vermelhos. Ele estava vistoriando as obras de duplicação da avenida Aminthas de Barros, que passa em frente à sede do clube, e acabou entrando para conversar como os aficionados por moto. O grupo se reúne toda quarta-feira há 37 anos e pôde dialogar como prefeito por alguns momentos.

Observe a Lua no Expo

Grupo Gedal estará presente na ExpoLondrina 2020, levando para a pista central do Parque Ney Braga três super-telescópios para observação da lua, de astros, de constelações, aberto a todo o público presente e interessado em conhecer mais um pouquinho sobre o universo. Serão dois dias de observações, a saber: no dia 9 de abril, a partir das 21 horas, e o dia 11 de abril, às 22h30. Um evento diferente e que, certamente, agradará aos visitantes.

Pyong está na marca do pênalti

segundo a Lua, diz pai Osvaldo

Para o sempre atencioso com quem lhe solicita alguma previsão, pai Osvaldo de Bela Vista disse-nos que não gosta de ser “palpiteiro”, mas que pela Lua da madrugada amanhecendo a segunda-feira, dos três nomes que estão no Paredão do programa Big Brother Brasil, o do coreano-brasileiro Pyong é quem está na marca do pênalti, para ser eliminado. Pai Osvaldo afirma que o povão que vota não aprecia muito o “já ganhei” do rapaz, que é mágico, hipnotizador e etc. *** Aqui entre nós: As “amigas” torcem pela Raffa, que tem certeza que ficará. Mas, jogo é jogo e depender de voto do povo é que são elas. Babu confia no pessoal do Morro do Vidigal e dos seus amigos de cantoria. Dessa maneira, “fecho” com Pai Osvaldo: o Pyong pode realmente fazer a mala. Qualquer outro resultado será considerado “caixinha de surpresa”.

***

Não há notícia sobre coronavírus na Rússia. E esse país de Putin faz fronteira com a China. Imensa fronteira...

O leitor RAJ telefona e comenta: “A impressão que temos no BBB é que as outras moças estão rejeitando a amizade da médica Telminha”. Já chamaram a anestesista de “tonta”.

***

Compradores de passagens para o Japão (a maioria para lá ir trabalhar) estão sendo mantidas e as viagens feitas, segundo comentaram domingo no Aeroporto José Richa, em Londrina.

***

Vários londrinenses perderam dinheiro com as ações que compraram há tempos da Petrobras, e que perderam valor, por causa da briga entre Rússia e Arábia Saudita.

***

Sugestão ouvida em frente aos Correios de Londrina e ao Bosque, onde dormem no banco do ponto de táxi: a prefeitura deveria recolher os moradores de rua em algum ginásio de esportes ou alguma casa grande que esteja vazia e mandar que a secretaria da Saúde cuide de examiná-los e dar-lhes alimentação. Até que as coisas possam melhorar, mudar de rumo.