O jovem golfista de Londrina Lucas Imperatriz foi um dos destaques da etapa do Brasil Kids Golf Tour, realizada em fevereiro, no campo da Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP). Lucas teve o melhor resultado em relação ao par, no domingo. O londrinense conseguiu motivação para jogar 32 tacadas, quatro abaixo, conquistadas com dois birdies e um eagle no buraco final, um par 5, chegando com a segunda ao green. A etapa do Brasil Kids Golf Tour reuniu 83 jogadores de sete estados, além de três do exterior. Lucas é filho de Karina e Ricardo Imperatriz. Ele é um talento no golfe e já disputou vários torneios no Brasil e nos Estados Unidos, sempre com destaque. Um orgulho para os avôs Jurandir Barrozo e Paschoal Imperatriz.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é um dos destaques do Brasil Kids Golf
| Foto: Divulgação

PRIMEIRA MERCEARIA DO SHANGRI-LÁ COMEMOROU ONTEM SEUS 54 ANOS

Aberta no dia 2 de março de 1968, por sugestão do prefeito José Hosken de Novaes, a Mercearia Irmãos Furuta comemorou ontem os seus 54 anos de trabalho no Mercado Municipal do Shangri-lá. Hosken de Novaes conhecia o sr. Massage Furuta e seus filhos que vendiam seus produtos na feira de Londrina. Gostando do que via, da dedicação deles em servir à comunidade, sugeriu que eles abrissem uma porta no prédio do Jardim Shangri-lá, que se tornaria o mercado municipal, dividindo o prédio com a primeira sede do 5° Batalhão da Policia Militar.

Nissei, nascido em Novo Horizonte, no interior paulista, o sr. Massage Furuta dedicou-se com entusiasmo ao novo trabalho. Contou com a ajuda do seu filo Antônio Furuta, que o sucedeu na mercearia, ao lado do irmão Mário. O prédio no Shangri-lá havia sido construído pelo sr. Lucilio de Held e seu sócio, Antonio Borali, em 1954, que foram os loteadores do bairro que se tornou um dos mais valorizados da cidade. O Coronel Mainguê comandava a metade do prédio, sede central do BPM. Dois anos depois, foi aberta a segunda porta da mercearia. Nos anos 70, mais duas, após grande esforço para seu crescimento e incentivo do ex-prefeito Dalton Paranaguá. Em 1985, com o irmão Milton Furuta, abriram a casa de carnes, hoje, outro sucesso da família. Em 1994, Luís, outro irmão, passou a cuidar da pequena padaria, que o púbico pedia para abri-la. Mario lá estava com Antônio na mercearia. Que hoje coloca 15 mil itens à disposição de sua freguesia ou quem lá vai. No próximo domingo, os irmãos Furuta e seus colaboradores e seus familiares estarão reunidos em uma costelada, na chácara deles, que promete muita alegria e comemoração.

AS ATRAÇÕES DA CASA DO CRIADOR PARA A EXPO LONDRINA EM ABRIL

Com uma programação diversificada, que varia entre shows sertanejos e grandes atrações do cenário nacional de funk e eletrônico, a Casa o Criador abrirá suas portas durante todos os dias da ExpoLondrina 2022, programada para 1º a 10 de abril. Diverti, Circuito Brahma e a 2800 Music Club assinam novamente o espaço, trazendo as melhores tendências do circuito de eventos, com estilo e muita gente bonita. O público pode garantir o ingresso para a Casa do Criador no site www.totalacesso.com. A programação inclui DJ Santti(31 de março), Renan Rodrigues & Fernandes + Marina Fonseca (1 de abril), Dash Groove (dia 2), After do Gustavo Lima + MAVI (dia3), Liu (dia 5), Barbara Labres(dia 6), Ownboss (dia 7), Dan & Juca + Lorena (dia 8), Sandeville (dia 9) e Festival Sertanejo (dia 10)

EMPREENDE 2022: O RESGATE

Tudo pronto para o EMPREENDE 2022: o resgate. Será domingo (dia 6 de março), das 9 às 19 horas, no Buffet Manga Rosa, em Cambé. A organizadora é Tamy Beirigo. Como ela destaca, é um evento para mulheres, que empreendem no maior empreendimento - suas próprias vidas. “Ali, trabalharemos os pilares principais: Deus, família e negócio! Um evento de negócios para transbordar em todas as áreas da sua vida", salienta. Narrando a experiência própria, também conta que "após passar pela dor do deserto, e o mergulho interno de não me reconhecer, de não ver mais sentido e significado, e me perder da minha essência, eu passei pelo meu momento de resgate. E o general deu uma ordem: Filha, mais pessoas estão passando pela sua dor, pelo seu deserto, elas precisam desse resgate ". Assim nasceu o EMPREENDE 2022, quando ela tinha apenas R$ 1, 19 na conta, conforme declara. Reservas de convites pelo fone: 43. 99637-0647.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é um dos destaques do Brasil Kids Golf
| Foto: Divulgação

VESTIBULAR DIA 13, COM BOLSAS DE 50 ATÉ 100%

Com aulas e atividades práticas normais em todas as áreas de formação, a UniFil oferece mais uma oportunidade para começar a fazer faculdade imediatamente. No próximo dia 13 tem vestibular, com bolsas de estudo de até 100% para graduações presenciais e de 50% nos cursos EaD. Uma novidade é a enfermagem semipresencial, autorizada pelo MEC neste ano com o conceito máximo. Informações e inscrições www.unifil.br ou (43) 3375.7474.

DEPUTADO DIEGO GARCIA FILIA-SE AO REPUBLICANOS

O deputado federal Diego Garcia se filia, hoje, ao partido Republicanos. No segundo mandato na Câmara dos Deputados, Garcia tem domicílio eleitoral em Londrina e na última eleição teve votos em número expressivo de cidades paranaenses. A filiação será, as 19h30, no edifício Torre Pietra, na Avenida Ayrton Senna. A cerimônia será comandada pelo presidente do diretório do Republicanos em Londrina e região, o dinâmico Nelson Tsukahara.

Conselho Regional de Contabilidade do Paraná empossa novo presidente

O engenheiro Romeu Dematte, diretor da Exactus Software, fez questão de ir a Curitiba abraçar o amigo Laudelino Jochen, que tomou posse como presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Foi no dia 25 de fevereiro. A cerimônia reuniu grande número de autoridades, três deputados federais, prefeitos e principalmente representantes de toda classe contábil. Presentes também representantes do Conselho Federal de Contabilidade, diretores de Sescon e Sescap de todo o estado do Paraná e do Brasil. Muito querido no meio contábil, Laudelino tem feito que os contadores estejam cada vez mais presentes nas atividades do governo, procurando facilitar a escritura fiscal e a contabilidade das milhares de empresas existentes no Paraná, conta Dematte. O Estado tem 33.000 contadores. Euclides Mandes Correia representou o Sescap de Londrina na ocasião.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é um dos destaques do Brasil Kids Golf
| Foto: Divulgação

EM SANTA FELICIDADE

LONRINENSES que voltavam de Guaratuba, nesse feriadão do Carnaval que não houve, pararam, como sempre o fizeram, para almoçar no Madalasso. Eram alguns minutos após as 15 horas, mas a recepcionista não os deixou entrar, dizendo que o horário estava encerrado para o almoço. Moça que deveria ser de fino tato. Foram então a um outro, que vende comida de Santa Felicidade, também, e outra decepção: a comida deixou a desejar, parecendo ter sido feita por, digamos, novo cozinheiro ou com pressa ou precisando de mais treinamento. Enfim, fatos de viagem de férias. Disseram que anda bem que Guaratuba está mais bonita. A praia mais aconchegante.

SAÚDE E BEM-ESTAR

O departamento de Homeopatia da Associação Médica de Londrina está promovendo gravações de uma série de Podcasts abordando saúde integrada e qualidade de vida. O doutor Luiz Wanderlei Romaniszen, diretor do departamento, recebe mensalmente convidados das mais diversas áreas para falar de saúde, bem estar e qualidade de vida. Quem quiser acompanhar, pode acessar o AMLCast, via Spotfy , youtube ou diretamente pelo site da Associação, www.aml.com.br. Estão disponibilizados também nas redes sociais @clinicaserlondrina e @homeopatialondrina

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é um dos destaques do Brasil Kids Golf
| Foto: Divulgação

PEDINDO PROVIDENCIAS À SECRETARIA DE TURISMO

Milhares de pessoas que foram a Foz do Iguaçu, aproveitando o feriadão do Carnaval (que oficialmente não houve) ficaram encantados com as águas das Cataratas e com compras que fizeram nos lados paraguaio e argentino, como sempre. Hotéis faturaram muito, com 90% da lotação. Alguns esgotados. Agora, um pedido, que se repete todos os anos: a Secretaria de Turismo do Paraná precisa incentivar que haja restaurantes e lanchonetes ao longo da rodovia, por exemplo, de Londrina a Foz, passando por Campo Mourão, Cascavel e outras localidades. Os bares dos postos deixam a desejar. Os banheiros são aquele perfume de peixe morto. Com o fechamento dos postos de pedágio, não há mais onde parar para criança fazer xixi, ou adulto usar o banheiro, para sua higiene. A falta de socorro que havia, antes, quando fura um pneu, ou pifa um motor, também foi reclamada. Assuntos que exigem solução urgente, pois logo vem a Páscoa, e Foz do Iguaçu estará novamente lotada ou quase.

Esse setor de atendimento de casas de alimentação, tipo lanchonete de boa qualidade, à beira de estradas e rodovias paranaenses, tem sido muito reclamado há anos. Parece que os ex-secretários de Turismo do Paraná nunca percorreram as PRs e BRs de carro, só de helicóptero ou avião. Se a Coluna estiver errada, por favor informem onde.

O Iles está chegando aos 63 anos, fazendo trabalho dos mais elogiados

O Secretário de Saúde, Felippe Machado, reuniu-se, recentemente, em seu gabinete, com a diretoria do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). No encontro a presidente da entidade, Ivany Vaquero, fez um balanço das atividades e carências do Instituto, que recebe aporte financeiro da prefeitura de Londrina. Vale destacar que o ILES, que chega aos 63 anos neste ano, oferece educação infantil e ensino médio através de seu Colégio Estadual; e saúde, por meio do Centro Audiológico que atende deficientes auditivos carentes de Londrina e região. Para isto a Instituição mantém serviços prestados por profissionais de serviço social, psicologia, medicina (com otorrinolaringologistas e neurologistas), fonoaudiologia e terapia ocupacional. Na foto, Felippe Machado e Ivany Vaquero, entre assessores da Secretaria de Saúde e diretores voluntários do ILES.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é um dos destaques do Brasil Kids Golf
| Foto: Divulgação

Não gostou das novelas

José Bonifácio de Oliveira, o Boni pai, acha que “Um lugar ao Sol” e outras atuais novelas da Globo não têm mais a qualidade que a emissora sempre primou por elas. Acredito que Boni as achou muito pobres...

A maior audiência da Globo

Em Londrina, pessoas que gostam de novelas acharam “Um lugar ao sol” de custo barato demais. Praticamente, uma história entre 20 pessoas no máximo. O melhor da Globo atualmente é o “The Voice +” aos domingos à tarde. Pessoas acima de 60 anos, consideradas idosos, vêm cantando muto bem, recordando músicas notáveis e matando as saudades de muita gente. Conclusão: grande audiência no horário.

Nada como o Brasil com Liberdade!

Russos vão às ruas, sem cartazes, com receio de ser presos, o que vem ocorrendo com a atuação da polícia de Putin, que desmancha qualquer roda que se forme em ruas ou praças. Chegam sempre um ou dois policiais, mal-encarados, e já vão perguntando do que estão falando. Não demora e alguém é preso. Pense no Brasil atual, onde você pode falar o que entender no bar, na rua, na fila do banco, nas redes sociais e etc. Nada como um país que é livre, que deve respeitar sempre o direito alheio, que deseja paz. Lembre-se do histórico refrão: “Liberdade, Liberdade, abra as Asas sobre nós!”

***

FRASE dita por um professor de em Kiev: “Não se pode viver em um país que não tenha seu significado próprio!”

***

FERNANDO PESSOA, o famoso poeta: “Se quer pouco, terá tudo; se quer nada, será um homem livre!”

***

A GUERRA é sempre ruim: a bomba que explode lá pode explodir aqui também. Um exemplo: o Brasil importa 20% de cloreto de potássio da Bielorrússia (Belarus) para o cultivo de soja e milho. Com a guerra, custará bem mais caro tal fertilizante.

***

A TV SBT vai promover encontro entre Tiago Abravanel e seu sósia, que vinha participando de programas humorísticos da emissora. Tiago abandonou o programa Big Brother deste 2022.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1