O médico londrinense, doutor Antônio Carlos Valezi, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. É a segunda maior sociedade de cirurgia bariátrica do mundo. Uma entidade científico educacional com o objetivo de capacitar médicos para tratar cirurgicamente a obesidade e as doenças associadas a ela. A posse para o biênio 23/24 será realizada no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, em outubro, na cidade de Salvador. Muito importante para a medicina de Londrina ter um médico da cidade a frente de uma instituição nacional.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
| Foto: Divulgação

BOLO TRIBUTÁRIO DO SESCAP-LDR AMANHÃ, NO CALÇADÃO DA CIDADE

O SESCAP-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região) promove o "5º Bolo Tributário", nesta 4ª feira (dia 25), das 11h às 14h, no Calçadão de Londrina (em frente ao Banco do Brasil). O objetivo é mostrar para população o quanto se paga de tributos no Brasil, como esse recurso deveria ser aplicado e ao mesmo tempo chamar à atenção da população e autoridades para a elevada carga tributária. Em exposição, os principais produtos de consumo da população e os seus respectivos impostos. Vá, verifique quanto você paga de impostos e posicione-se.

NOTAS PARA O ILES

O Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) distribuiu pelos supermercados da cidade as caixas para depósito de notas de compras. O Objetivo é levantar recursos para a Instituição que trabalha com Educação e Saúde Auditiva.

Escritório Patriarca fará Live sobre a lei LGPD na Prática

Como adequar a sua empresa à nova realidade em segurança da informação? "A adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) é um processo que integra vários setores, não somente o de TI e Segurança da Informação", explica o diretor do Patriarca, Bruno Ancioto. Para orientar os empresários neste novo processo, o escritório Patriarca Contabilidade realiza uma palestra ao vivo nesta quarta (dia 25), às 10h, via Instagram, Facebook e Youtube @patriarcacontabilidade com os especialistas Fernanda Gnoato Moreli (Planejamento estratégico, Compliance, Executiva na Íntegra CCGR) e Bruno Gnoato Moreli (Especialista em Privacidade e Proteção de Dados, Executivo na Íntegra CCGR). "Muitos empresários têm dúvidas sobre por onde começar o processo de adequação da empresa a este novo regramento. A Live vai esclarecer estas dúvidas e trazer muitas orientações importantes sobre a adequação à LGPD", disse Bruno Ancioto.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
| Foto: Divulgação

GAROTO ALVIVERDE

O menino Vitor Consorte, 9 anos, neto de Rose Consorte, palmeirense desde meses de idade, está vibrando com o verdão. A família é palmeirense: o avô Mário Consorte, o pai do garoto, Fernando Luisão, e a mãe Franciele Consorte são todos torcedores do Palmeiras. Sempre de camisa do time. Naquele jogo do alviverde com o Juazeirense, no estádio do Café, lá estava ele.

OS ANIVERSARIANTES

Mariana Simões, professora, comemorara aniversário hoje. José Amâncio dos Santos, da Nutristar, aniversaria dia 27. Na mesma data, Helenice Guimarães apaga velinhas. No dia 28, comemoram aniversário Otávio C. Pereira Neto, Walter Augusto Sella e o advogado e produtor rural Reginaldo Roveri, grande amigo.

Novo Cidadão Honorário do Paraná está na cidade há mais de 45 anos!

Alegria, emoção e reencontros marcaram a homenagem da Assembleia Legislativa ao craque Carlos Alberto Garcia. O deputado estadual Tercilio Turini entregou o título de Cidadão Honorário do Paraná, como autor da lei que concedeu a honraria e como grande amigo do maior ídolo da torcida do Tubarão. "É uma pessoa muita querida, tem uma trajetória de superação e vitórias, já proporcionou muitos momentos de felicidade no futebol e no relacionamento com todos", comentou Turini, citando a parceria com o deputado Luiz Cláudio Romanelli na proposição do reconhecimento e gratidão ao camisa 8 do Londrina Esporte Clube. Na foto, durante a sessão solene no auditório do Iapar, o vice-prefeito João Mendonça, o deputado Turini, o homenageado e o presidente do LEC, Felipe Prochet. Garcia nasceu em Flórida Paulista e está em Londrina há mais de 45 anos. Formado em Educação Física, pela FEFI, em meu tempo de diretor dessa Faculdade. O diploma dele tem minha assinatura. Foi um craque na bola e é um craque no trato com as pessoas. Aquele abraço!

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
| Foto: Divulgação

FESTAS JUNINAS PROGRAMADAS

Duas festas juninas já estão programadas para o Parque Ney Braga: para o dia 18 de junho, a Escola Mafim promoverá a sua festiva. No dia 26, será a vez da Escola Interativa.

PROVAS EQUESTRES

NO dia 18 de junho, na Sociedade Rural do Paraná, acontecerão a prova do Tambor e a do Equestre Ranch.

Encontro de amigos no Bourbon

O renomado advogado Nivaldo Migliozzi e o dono do restaurante Campania Ristorante, Rafael Strujak, se encontraram, recentemente, no Hotel Bourbon em Londrina. Os dois são de Curitiba e vieram para cá na mesma semana. Strujak morou na Itália por um bom tempo. Por isso, quando voltou abriu um restaurante “legítimo italiano”, referência de boa gastronomia para muitos curitibanos. Na foto, os dois amigos na Bresser Pizzaria.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
| Foto: Divulgação

Papo agradável

O treinador da base do Londrina Esporte Clube, Edinho Nascimento, “o filho querido do Rei do futebol”, com o empresário Orley Vital, no centro de treinamento da SM Sports. “Importante fazer boas amizades no mundo do futebol”, declarou Orley. Edinho, como se sabe, é filho de Pelé. Um papo agradável, sempre com boas histórias.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
| Foto: Divulgação

Nas lojas do Armazém

Neste outono-inverno, as lojas do Armazém da Moda nos inspiram a viver e compartilhar encontros. É tempo de conectar as pessoas mais importantes das nossas vidas. Aquelas que amamos ter por perto! Esta ligação trará à tona os melhores sentimentos, recarregará as energias e abrirá o entendimento para encarar os desafios e aproveitar as oportunidades. Conexão alimenta a alma e transborda! “Nesta vibe de calor humano, da versatilidade das peças, cores e modelos, a Estação Encontros apresenta a moda que vai abrir caminho para todos os seus encontros inesquecíveis! Tudo isso com os precinhos que as nossas lojas sempre oferecem e que você já conhece!”, afirmam os lojistas. Conecte-se!

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica
| Foto: Divulgação

Trabalho Igual Salário Igual

A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Londrina realiza, em parceria com a Comissão da Mulher da Mulher Advogada da Subseção OAB Londrina, e apoio do SEBRAE, mais uma edição do projeto internacional “Trabalho Igual Salário Igual”, para a conscientização sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. "As entidades parceiras vão promover uma noite de networking, exposição/venda de produtos e palestras com palestrantes renomadas", explicou a presidente da BPW Londrina, Daianny Festti Sussai. A advogada Juliana Tavares vai proferir palestra sobre "A mulher no mercado de trabalho e os conflitos familiares". A jornalista Silvia Oliveira falará sobre "Persuasão, Influência e Assertividade: como desenvolver uma comunicação magnética para convencer, falar e escrever com autoridade". O evento aberto ao público será no dia 25 (quarta-feira), às 19h, no Auditório da OAB Londrina, sede Tuparandi .

O jeito vai ser apreender as galinhas

NO MUNICÍPIO de Cambé, do outro lado da rodovia PR-445 (na direção do Jardim Bandeirantes) há um cidadão que cria galinhas, não limpa seu quintal e, quando chega a fiscalização ele fecha a casa, se tranca em um dos quartos. Não responde a quem o chama e os fiscais da saúde só vão poder entrar na casa dele com a devida permissão de um Juiz de Direito. Vão ter que arrombar a porta ou fazer a apreensão das galinhas.

Datena e os inventores políticos

“Lula inventou a Dilma, ela inventou o Mantega, e resumo da ópera: 14 milhões de desempregados e 60 mil pessoas morando nas ruas de São Paulo. Uma cidade pobre dentro da grande cidade rica. E com o atual ministro de economia, Paulo Guedes, inventando e ainda mantido pelo presidente Bolsonaro, a situação continua a mesma...” Opinião de José Luís Datena, da Rede Bandeirantes de Rádio e pré-candidato ao Senado em São Paulo.

Datena nasceu em Ribeirão Preto e trabalhou em Curitiba, como narrador esportivo, onde nasceu seu filho Vicente. Com ele estavam os comentaristas Capitão Hidalgo ( ex-craque do Coritiba) e o londrinense de coração Darci Machado, que é paulista de Campinas.

Da ditadura getulista

MEMÓRIAS do Cárcere, livro histórico de Graciliano Ramos, é o retrato da ditadura getulista, antes do chamado “Estado Novo”. Depois piorou, e acusado de facista, diz a história, acabou com Getúlio deposto. 15 anos depois, Getúlio foi eleito presidente, pois também era popular, mas, como se sabe, suicidou-se em agosto de 1954. Muita gente tinha o retrato do “Velho” em lugar de destaque em suas casas. Cantavam que “o retrato do velhinho faz a gente sempre trabalhar”.

A violência do crime na fronteira

Há 14 facções criminosas que atuam na fronteira entre Ponta Porã, no Brasil, e Puerto Juan Cabalero, onde já mataram o prefeito dessa localidade paraguaia e Reily, estudante e medicina e uma de suas filhas. O governador da província de Amambay, irmão do prefeito Roberto Acevedo, assassinado, diz que o presidente Marito, da República del Paraguay, não se esforça em conter o crime e o tráfico de armas e cocaína, além da maconha, nessa fronteira entre os dois países. Onde os criminosos atuais estão armados até os dentes!

TIRO AO ALVO HUMANO

O BRASIL está parecendo um “velho oeste americano”, onde tudo era resolvido na bala. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul estão entre os três estados onde parece que as pessoas andam matando, assassinando pessoas, sem dar bola para as leis do país. Conseguem armas da maneira mais fácil atualmente e praticam tiro ao alvo, na cabeça e no peito, de homens, mulheres, jovens e crianças. São tiros certeiros, que às vezes apelidam de “bala perdida”. Está de um jeito que o pai de família sai para trabalhar e não sabe se volta vivo para casa...esteja ele a pé, de bicicleta ou de carro.

******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1