O londrinense Walter Toshio Saito, que mora e trabalha há anos no Japão, foi condecorado pelo Instituto Rio Branco com o título de comendador. Já publicamos reportagem com ele, contando que ele planta cebolinha (das gigantes) e mandioca, produtos que coloca em caixas especiais e que são vendidas em supermercados e shoppings. Na foto, durante a entrega da homenagem a Walter Toshio, estão o embaixador Nei Bitencourt, cônsul do Brasil em Nagoya; o ministro João Roma (da Cidadania) o homenageado e o embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é condecorado pelo Instituto Rio Branco
| Foto: Divulgação

Ele foi um dos mais estimados educadores de Londrina e Paraná

O jornalista e escritor Jose Antônio Pedrialli conta para a Coluna que o professor Iran Martin Sanches faleceu domingo pela manhã e foi sepultado segunda-feira em Curitiba. Triste notícia, a partida desse professor que deixou em Londrina e no Paraná a sua marca de sabedoria e de dedicação à educação dos nossos estudantes. Foi professor e diretor da antiga e notável Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina; foi o primeiro vice-reitor da UEL; foi secretário municipal de Educação da cidade, quando José Richa era o prefeito; foi secretário estadual de Educação, no governo do londrinense José Hosken de Novais. Grande educador e ser humano especial, na bondade, na ética e na dedicação aos estudantes. Que Deus o tenha.

Transferindo residência para Londrina

O profissional de gastronomia Caio Ottoboni com a esposa, a médica Isabella Ottoboni, na foto. Ele é chef de cozinha em São Paulo há 16 anos e trabalhou quase 10 anos com o chef Erick Jacquin, nos restaurantes La Brasserie e Président. Também já teve passagens pelo grupo Fasano e na cozinha de Alex Atala em São Paulo. Agora é consultor de restaurantes. Ela é médica nuclear e trabalha na Cintillon e Ultramed , em Londrina. Está feliz com a ideia do marido transferindo residência para Londrina, para ficar perto dela. Parabéns e felicidades aos dois.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é condecorado pelo Instituto Rio Branco
| Foto: Divulgação

Advogados jovens engajados

na campanha pró alimentos

A Campanha “OAB-Londrina contra a Fome” prosseguirá até o final de agosto, organizada pelo Núcleo Jovem da Ordem. Toda semana, a entidade, através de advogados engajados na campanha, faz entregas dos alimentos e itens de higiene a comunidades carentes. Alguns que estão em falta, como arroz, farinha de trigo, pasta de dente e sabão em barra. Também há pouca quantidade de sabonete, fubá e açúcar. A comissão, coordenada pela advogada Camilla Machado, pede a doação, especialmente, desses itens em falta para que os kits possam ser entregues completos. As doações podem ser feitas na sede da OAB-Londrina (R. Parigot de Souza, 311) e na sede histórica (Rua Prof. João Cândido, 344, edifício Tuparandi, 4º andar). Lembrando que tem mais um drive thru no dia 14 de agosto, das 10 às 16 horas, no estacionamento da sede na Rua Parigot de Souza. Se você é estudante de Direito, será jovem advogado no futuro, e pode, então, colaborar na campanha desde já, se desejar.

Feijoada, irresistível no inverno

A feijoada é um dos pratos mais queridinhos dos brasileiros. E no inverno é irresistível! O Restaurante Armazém da Moda serve a iguaria todas as quartas e sábados. “Hoje é dia dela. Venha experimentar esta delícia e traga a família!”, convida o chef Fernando Katayama.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é condecorado pelo Instituto Rio Branco
| Foto: Divulgação

Mais candidatos

Londrina poderá ter pelo menos 25 candidatos a deputados estaduais e uns 10 a federais, baseados em conversas com integrantes dos vários partidos que têm representação ou diretórios na cidade. O que será muito bom. Os londrinenses precisam aumentar e escolher bem suas representações na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

O Supremo não pode ser polícia, processar e ser juiz

O que se sabe é que o STF quer ou vai convocar (ou convidar) o presidente Jair Bolsonaro para que seja inquirido sobre vacinas por um dos ministros do Supremo. Segundo a Constituição da República isso não poderá ser feito, porque a Suprema Corte “não pode ser policial, mandar prender, inquirir, processar e também julgar um presidente da República”. Os três poderes são iguais, têm a mesma importância, perante as leis brasileiras, isso até os paralelepípedos sabem, como diria o ultra criativo Nelson Rodrigues. O resto é briga política, é campanha eleitoral meio camuflada.

Em Nova York

O prefeito Di Blasio, de Nova York, determinou que a partir do dia 16, quem desejar comer em restaurante “fechado”, terá que mostrar o cartão provando que foi vacinado. Quem desejar ir ao teatro ou cinema também.

***

Em Santa Catarina um carpinteiro vendeu seu Uno para pagar contas em farmácias e médicos. O comprador, quando soube da situação do homem, devolveu o carro como presente e elogiando que o veículo “é bem usado, mas está bom.”

Forças militares em treinamento

A Rede Bandeirantes de Televisão mostrou, no domingo, aqui em Londrina e região, pela TV Tarobá, treinamentos de tropas do Exército Brasileiro, sediadas em Cascavel e em Ponta Grossa. Inclusive comentaram que nosso país poderá enviar novamente uma missão brasileira ao Haiti, como já aconteceu há anos, para tentar ajudar a colocar ordem aquele país. A ONU e a OEA já solicitaram a nova ajuda do Brasil ao Haiti.

Vera Fisher

A loiríssima atriz Vera Fisher, ex-Miss Brasil, 69 anos, disse que tem convites para voltar a fazer novelas, mas que até agora está tudo em estudos. Enquanto isso, ela trabalha com tecnologia que permite certificar obras digitais. Disse que ama experimentar coisas novas e que gosta do que está fazendo. Mas ainda, Vera poderá ser vista pelo público em telinhas de celulares e computadores, em seus monólogos virtuais, dos quais ela mesmo é a autora do texto.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1