Londrina e Foz do Iguaçu e outras cidades irmãs
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de setembro de 2021
Oswaldo Militão
Um “Acordo de Amizade” entre Londrina e Foz do Iguaçu marcou a visita de uma comitiva de autoridades daquela cidade ao prefeito Marcelo Belinati. Com o acordo, é possível fazer uma aliança estratégica para intercâmbio de experiências e cooperação mútua. “Estamos procurando interagir com cada uma das 10 cidades-irmãs de Londrina e agora com Foz, buscando oportunidades e trocas de ideias para intercâmbio de projetos e de soluções mais exitosas. Foz tem turismo muito forte e inovações tecnológicas, que podemos aproveitar”, salienta o secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani. Londrina tem 10 cidades-irmãs internacionais: Toledo (EUA), Nishinomiya e Nago (Japão), Leon (Nicarágua), Zhenjiang e Heyuan (China) Guimarães (Portugal), Modena (Itália), Bilbao (Espanha) e Concepción (Paraguai). Na foto de Vivian Honorato, os prefeitos Chico Brasileiro e Marcelo Belinati, o secretário de Governo, Alex Canziani, e o secretário de Transparência e Governança de Foz, José Elias Castro Gomes.

Projeto Caridade do Domingo precisa de ajuda.
Os voluntários do Projeto Caridade do Domingo preparam e servem mais de 300 refeições todos os domingos para moradores em situação de rua, além de ações paralelas como arrecadação de produtos de higiene básica. Com a pandemia o número de pessoas atendidas aumentou e a ajuda diminuiu. A Kombi usada na arrecadação e transporte de alimentos e produtos quebrou. Os voluntários estão fazendo uma vaquinha solidária para a compra de um novo veículo, venda de rifa e doação através do pix. Informações: 43 99646-0578. ID da vaquinha: 2353500. Pix: [email protected]
Zezão
O popular radialista José Makiolke já se foi, deixou saudades a seus amigos e ouvintes, mas sua continuação está aí, neste porta-retrato de sua esposa Uyara Elias Makiolke. Na foto o genro, o médico Paulo de Carvalho, a filha, a advogada Michele Makiolke, com os filhos Henrique e Heloisa, os amados netos do Zezão e da Uyara. Zezão trabalhou no Canal 3, em minha época de TV Coroados. Era um amigão.

Um homem dedicado à Maçonaria
O nosso leitor Aparicio Tonin fala sobre a Maçonaria e suas atividades, onde ele foi iniciado em 1963, em Cornélio Procópio, na loja Maçônica ''Cavaleiros de Malta”. Em 64 funda com outros irmãos a Casa da Criança da Cornélio Procópio. Ainda em 1964, levantou colunas para a Loja Fatima e Caridade, na cidade de Nova Fátima. Em 1968, filiou-se à Loja Maçônica Estrela, de Bandeirantes. Em 69, elabora, com a ajuda de valorosos irmãos, a fundação do Albergue Noturno de Bandeirantes. Em 69-70, apoia e incentiva o comendador Luiz Meneghel a fundar a Faculdade de Agronomia de Bandeirantes. Em 1978, trabalhou para a fundação da Maçonaria em Faxinal. Em 1980, apoiado por irmãos de Grandes Rios, Aparicio Tonin ajuda a fundar a Loja Maçonica XIII de Maio. Um homem que sempre trabalhou pelas causas maçônicas.
No Profissionais Prime
Para comemorar sua inclusão no livro Profissionais Prime 2020, o conhecido advogado André Cunha foi anfitrião de um animado jantar no restaurante Vila Fontana. Na foto , durante a comemoração, a mãe dele, Lúcia Maria de Toledo Cunha, a esposa Fernanda Sebrão Cunha , os filhos Paulo Darcy Cunha Neto (bebê), André Miguel Cunha e Victoria Cunha com o namorado João Paulo Giacometti Robert, o grande amigo do advogado e ex-presidente da OAB -Subseção Londrina Elizandro Pelin com a esposa Juliana Pelin, e as crianças Lauren e Emanuel (irmãos da Victoria). André Cunha agradeceu o tratamento especial do empresário Carlos Grade, proprietário do Vila Fontana

O Rei Pelé, Marbe Ramondini e seu contrato com a Cacique
O rei Pelé vai comemorar 81 anos no dia 23 de outubro. Será homenageado pela torcida vovô do Santos. Hora de alguma emissora de televisão passar um tape com os gols e jogadas realizadas por Pelé, que vimos a estreia dele, no Santos, no segundo tempo contra o Londrina, aqui no estádio Vitorino Dias. Entrou aos 25 minutos e fez dois gols no alviceleste. Tinha 16 anos. Falei com ele ao telefone, do Franz Hotel, quando o empresário Marbe Ramondini, de saudosa memoria, iniciava entendimentos para ele tentar contrato com a Cia. Cacique de Café Solúvel, o que acabou acontecendo. O plano incluía também uma ida de Pelé a Moscou, para lançar o café solúvel na União Soviética. Anos depois, o encontrei no elevador do hotel que o deputado federal Antônio Ueno, de saudosa memória, tinha em Brasília. Conversamos alguns minutos e ele lamentou o falecimento de Marbe, que foi seu empresário durante um bom tempo. Inclusive lançou Pelé como ator, em uma novela da TV Excelsior, de São Paulo.
Torcedor do Londrina e do Vasco
O jovem Tiago Galvão, do staff da tradicional Casa de Carnes de Milton Furuta, no mercado Shangri-lá. Ele é um empolgado torcedor do Londrina e do Vasco da Gama. Mas no dia que o Tubarão ganhou em São Januário, por 2 a 1, ele viu jogo pela TV, com esta camiseta alviceleste. E acha que o segundo gol do Coritiba, aqui no Estádio do Café, contra o Londrina, só o juiz viu...Coisas do nosso futebol, como comentou Milton Furuta.

A Independência do Brasil custou dois milhões de libras pelo Grito
“Independência ou Morte”, o famoso grito de Dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, a caminho de São Paulo, libertando o Brasil então colônia de Portugal, terra natal dele, custou, além da bronca (ódio mesmo) da população portuguesa, a “fatura” que o Reinado de Lisboa mandou de 2 milhões de libras (uma grande fortuna) para o novo país libertado pagasse a dívida contraída junto à Inglaterra. Além disso, foram três anos de intensa diplomacia e muitas libras para que países europeus reconhecessem a independência brasileira , e para garantir o livre comércio com o mundo europeu. Os 2 milhões de libras pagos (dizem que não há documento a respeito) foram uma espécie de indenização ao Rei de Portugal. Em agosto de 1825 foi o prazo estipulado para o pagamento ser feito. Em caso de atraso, mais um milhão de libras como multa... Dom Pedro I, o Imperador do Brasil, teve 18 filhos, dois casamentos e algumas namoradas. Entre os filhos, 5 meninos de nome Pedro. Três filhas mulheres morreram nos partos. Dom Pedro de Alcântara Bragança e Bourbon gostava de poesia, de piano e era bom de conversa. Faleceu na Europa no dia 24 de setembro de 1824. Deixou no Brasil o filho Pedro mais novo, 5 anos, que viria a ser Dom Pedro II. Muitos anos depois, seus restos mortais foram trazidos para o Brasil e aqui chegou no dia 22 de abril de 1972, no Governo Médici. Isso, como parte das comemorações dos 150 anos de Independência do Brasil. O corpo saiu vaiado no aeroporto de Lisboa e foi aplaudido quando chegou ao Brasil. Coisas da política. Dom Pedro I está no Monumento do Ipiranga, ao lado do Museu, que ficou fechado por 10 anos e parece que será reaberto no ano que vem.
Teologia
O envolvimento com o dia a dia da comunidade, muito além da área espiritual, mas principalmente nas questões sociais, é um compromisso de professores e alunos do curso de Teologia da UniFil. O trabalho com entidades, pessoas mais necessitadas, ação direta em regiões carentes e atividades solidárias são incentivadas na graduação. Recentemente o grupo que aparece na foto atendeu ao apelo de hospitais e doou sangue. São eles, o aluno Jefferson Luis Cesar Salles, os professores Sérgio Antunes de Almeida, Emerson Mildenberg (coordenador do curso) e Sérgio Adriano Ribeiro. Eles comentam que a perspectiva da Teologia contemporânea exige sair das quatro paredes da Igreja e se pronunciar na sociedade atual como uma ciência operacional e influente.

***
A onça de ouro ( 28 gramas cada ) está chegando aos dois mil dólares, comentam na Suíça.
***
A folhinha registrou, ontem, o Dia Nacional do Guarda Municipal. Aquele abraço a todos ele e seus comandantes. Parabéns a todos e cuidem-se bem.
***
O cantor Erasmo Carlos está hospitalizado no Rio, em tratamento da Covid-19. Seu estado de saúde é bom, disseram médicos que o atendem.
Rejeitou milhões de euros
O PSG de Paris rejeitou 1 bilhão de euros pelo passe do atacante M´bappe. O jogador, por seu lado, achou pouco quanto ganharia por ano: só 274 milhões de euros! São as loucuras do futebol mundial.
Agora desejam cobrar o imposto da energia solar
O tempo de investimento em energia solar, que era de cinco anos em 2014, o londrinense sabe agora que já está um pouco menos, mas que, de fato, estão com projeto na Câmara dos Deputados, pedindo que seja cobrado imposto sobre a energia solar. Como diria Stanislaw Ponte Preta, se vivo estivesse, vão mandar a grana para o sol, ou para o Criador, via pix...
***
Toda vez que a população possa ser beneficiada, por pouco que seja, aparece um “paralamentar” para apresentar projeto cobrando mais impostos.
Até a burocracia brasileira passou a ter custo mais alto
A pandemia foi a desculpa para o aumento do custo de vida e de aumento no custo da burocracia no Brasil. Ela passou a custar mais, porque passou a necessitar demais gente para fazer cálculos, equacionar os impostos, sua divisão e etc. Como se commodities fosse. É uma loucura para um contador, até para um contabilista, mais experimentando.
***
A TV Bandeirantes recebeu a seguinte sugestão: passar os melhores filmes de cowboys ou fazer um canal novo, só com eles, que ainda são grande atração nas televisões norte-americanas.
***
De leitor que trabalha na região da Higienópolis: “A Coluna registrou que há uma bananeira mal cuidada nessa avenida famosa e outrora chique, mas posso afirmar que há duas...”
***
Do ator Lima Duarte, que tive o prazer de entrevistá-lo em 1967, ainda quando estava na TV Coroados: “A morte nada tem de alegria, pois espetacular é a vida. Como espetacular é o coração de alegres e ótimas pessoas...”
***
De Fernando Pessoa: “Põe quanto és, no mínimo que fazes”.
***
De Cícero, o romano: “Censure teus amigos na intimidade, se necessário, e elogie-os em público”.
***
De Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta): “Engraçado este nosso país: de vez em quando alguém é preso em nome da Liberdade...”
***
De Nelson Rodrigues: “O grande acontecimento do século 20 é a ascensão espantosa e fulminante do idiota...”
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

