Londrina Convention com nova diretoria
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Oswaldo Militão
A nova diretoria do Londrina Convention Bureau tomou posse, nesta semana, com muitos planos para a retomada do turismo de negócio e eventos em Londrina e região. A pandemia, que paralisou o setor, também uniu as entidades em torno de novas propostas e soluções para alavancar empresas e profissionais do segmento. Daiana Bisognin Lopes passa o cargo para Herika Galli (foto), que comandará a entidade até 2025. “Mesmo durante a pandemia, conseguimos captar 12 eventos e apoiamos outros 30. Também criamos o primeiro Hub de Inovação do Turismo no país, sediado no Boulevard Shopping, e reduzimos, com apoio de outras entidades, o ISS para eventos, serviços de diversão, lazer e entretenimento”, destacou Daiana. Para Herika Galli, o momento é de fortalecimento do setor. A nova diretoria é formada por representantes da hotelaria, organizadores de eventos, guias turísticos, agências de turismo, profissionais de comunicação e de eventos de experiência.

Abrasel pede apoio ao prefeito visando sossego na Paranaguá
A Abrasel Norte Paraná enviou ofício ao prefeito Marcelo Belinati, pedindo apoio oficial aos agentes públicos e reforço policial na rua Paranaguá. De acordo com o documento, assinado pelo presidente Leonardo Leão, a entidade se posiciona favorável à fiscalização e adoção de medidas face à população transeunte. A Abrasel diz que a citada rua (que já chamam de avenida) é muito frequentada, ainda mais nas redondezas de bares e restaurantes nos finais de semana. O problema, cita o ofício, são aglomerações, exageros e ilegalidades que são praticados por pequenos grupos de pessoas, colocando em risco toda a reputação e saúde financeira dos comerciantes da região. Estes grupos ficam nas ruas com aparelho de som ligado, carros com ruídos altos, bebidas em sacolas térmicas e maculam a imagem dos estabelecimentos sérios que precisam trabalhar corretamente para sobreviver, ainda mais considerando todas as restrições causadas pela pandemia. Por este motivo, a Abrasel requer apoio oficial a fim de que a Guarda Municipal e a Polícia Militar realizem apoio tático no local após as 22 horas, de quinta a sábado, feriados, entre outros.
Filipe visita o ILES
O deputado federal Filipe Barros visitou o Instituto Londrinense de Educação de Surdos na semana passada. Reuniu-se com a diretoria da Instituição para saber das carências do Instituto, com 62 anos de serviços prestados à educação de surdos e também à saúde dos deficientes auditivos, através do Centro Audiológico. A diretoria do ILES, que passa por uma situação bem difícil, ficou feliz com a atenção do deputado, que terminou a reunião tomando um café comemorativo ao aniversário da Instituição. Na foto, Barros entre a presidente do Iles, Ivany Vaquero, a presidente de honra e fundadora do Instituto, Rosalina Lopes Franciscon, a diretora do Centro Audiológico, Tatiane Zucolotti Neri, e a vice-presidente do ILES, Rosangela Tanferri. Filipe Barros é um dos dois deputados federais do Paraná mais próximos do presidente Jair Bolsonaro e poderá conseguir uma boa ajuda para o ILES, que viria em boa hora.

Shoppings prevendo 150 bilhões de faturamento até o final do ano
Os Shoppings de todo o Brasil esperam faturar, até 31 de dezembro, 150 bilhões de reais. O otimismo é porque pesquisa diz que a população vai gastar bem mais do que o normal, quando puder sair de casa e ir a estes locais de diversão e compras.
***
O MOVIMENTO nos shoppings de Londrina no final de semana que passou foi gigante. Lotados. Lojas , praças de alimentação e cinemas repletos. Nos cinemas, todos os lugares ocupados. Nada de distanciamento. Havia até pessoas em pé. Tal a vontade de ver um filme em telão, em ver gente mais perto.
***
O cantor Sérgio Reis jura que está apenas bem intencionado, quando discute e sugere soluções para problemas brasileiros. Melhor Sérgio Reis voltar aos shows, pois evitará ameaças de processos e ouvirá menos xingamentos. A última vez que esteve aqui foi visitando a cidade como hóspede de sua amiga Val Marchiori.
***
A cantora Gretchen, que está com 62 anos, disse, em entrevista à revista Quem, da editora Globo, que seu bumbum avantajado é natural dela, resultado de treinos nas academias...
Centro de compras completo
A vida é uma correria. Facilitá-la é fazer um bem enorme à própria saúde. E o Armazém da Moda é assim... Um centro de compras completo. “Valorize o seu tempo. Aqui tem tudo o que você e a sua família precisa para ser feliz!”, enfatiza o staff do conhecido e o mais popular dos shoppings da cidade.

Prorrogada campanha com as moedas digitais
A Viação Garcia-Brasil Sul prorrogou a campanha promocional de venda de passagens de ônibus, on-line, com moedas virtuais, em que a aquisição de passagens de ida para qualquer destino, com Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash, valem a volta gratuitamente. E só acessar os sites www.viacaogarcia.com.br ou www.brasilsul.com.br e seguir com o processo normal de compra on-line, escolhendo a opção criptomoeda. A campanha, considerada um sucesso, prosseguirá até o dia 25 de agosto.
Podólogas de Apucarana
Mãe e filha graduadas em Podologia, trabalhando juntas na clínica da família em Apucarana e satisfeitas com o curso superior na UniFil EaD. Simone Kus de Godoy já atuava na área, e decidiu fazer faculdade para se atualizar. Concluiu em 2017 e motivou a filha Jady de Castro a seguir pelo mesmo caminho. "A formação profissional na Unifil foi excelente, com bons professores, laboratórios equipados e capacitação sobre técnicas e medidas de biossegurança", comentam. Elas confirmam que o mercado de Podologia está crescendo. Na foto, Simone e Jady com a professora Cleonice Cartolari, coordenadora das práticas em laboratórios 100% presenciais. A colação de grau online será no próximo dia 26.

Amanhã é o dia oficial do maçom
O dia 20 de agosto (amanhã, portanto) é a data em que é comemorado no Brasil no Dia do Maçom, na língua portuguesa com M no final mesmo. No francês, o final é com N (maçon) e em inglês é Mason (com N, mas com um S ao invés de cedilha). Maçom significa “pedreiro construtor”. A Maçonaria prega a fraternidade universal. No Brasil, José Bonifácio foi o líder maçônico, que trabalhou para o Brasil ser independente do jugo português. Dom Pedro I também era maçom. Também foram maçons
Jânio Quadros, Ademar de Barros e Mário Covas. Entre artistas brasileiros, Gonzagão, Lamartine Babo e Pixinguinha, e os palhaços de circo e televisão Arrelia e Carequinha também foram.
Soube, há algum tempo, que a letra G (talvez da palavra God) é considerada sagrada pelos maçons.
Já me perguntaram se há agora mulheres nas lojas Maçônicas, mas não soube responder. Talvez, peut-être ou maybe.
Encontro
O ídolo do Londrina, Carlos Alberto Garcia encontrou-se com Orley Vital, empresário de futebol, que também foi jogador profissional. Estavam perto da estátua em homenagem ao próprio Garcia que, como se sabe, é no CT do Londrina. Um momento para relembrar boas histórias da carreira de sucesso do artilheiro do Tubarão.

Elas são mais meticulosas
O leitor Pedro LR Junior, perguntando “por que as mulheres demoram tanto nos caixas ou quando estão com atendentes bancários?” Acredito que seja porque elas são mais meticulosas que os homens, gostam de conferir número de saldos, contas pagas, e perguntam tudo que desejam saber. Uma conversinha a mais também faz parte... Notadamente em tempos de pandemia.
Qual é a melhor pizza?
O pessoal da paulistana Rádio Bandeirantes afirmou que a melhor pizza do Brasil é a de São Paulo e que nem Roma faz igual. Seus comentaristas disseram, ainda, que a do Rio de Janeiro deixam muito a desejar...Perguntamos aos leitores: quais e de onde são as melhores pizzas de Londrina?
***
O AFEGANISTÃO não tem mar, nem porto para navios, e tem um aeroporto mixuruca. Mas tem muito minério em seus montes e montanhas. Tem um pouco de petróleo. Tem uma posição geográfica boa no Oriente Médio. É peculiar sua há aversão ao poder central, segundo 42% de seus habitantes, que são 32 milhões. Os afegãos não aceitaram o governo dos protegidos da União Soviética e 10 anos depois os russos foram embora. Até Osama Bin Laden pegou em armas contra a URSS. O nome “Taleban” quer dizer “estudantes”, grupo que nasceu nas escolas do Paquistão. O que virá agora é o que veremos dentro de horas no Afeganistão: mulheres proibidas de ver filmes, de ler qualquer livro, de sair de casa sem um homem a acompanhá-la, deverão usar burcas e roupas cobrindo até os pés, proibidas de ir às escolas, universidades fechadas, todos obrigados a aprender o idioma árabe, que é o sagrado pelo alcorão. Bin Laden, cujos liderados, fizeram um estrago nos Estados Unidos, foi casado com uma das filhas do líder do Taleban, no Afeganistão. Os norte-americanos que lá foram e ficaram 20 anos, onde torraram 1 trilhão e alguns bilhões de dólares, saíram rapidinho agora e não deu outra: no dia seguinte, os talebans invadiram as províncias mais populosas e a capital Cabul e ficaram com todo o armamento deixado às pressas pelo governo de Joe Biden.
Os apostadores
Os homens ainda mais apostam na Mega Sena e também na Loto Fácil do que as mulheres. Na razão de 65% a 35%. Foi o que ouvimos em lotérica do centro da cidade.
***
Comentário do ator Lima Duarte, que tive o prazer de entrevistar em 1967, ainda quando estava na TV Coroados: “A morte nada tem de alegria, pois espetacular é a vida. Como espetacular é o coração de alegres e ótimas pessoas...”
***
Em um jogo só, a decisão da Libertadores já tem o local escolhido: será no Estádio de Montevidéu.
Podem acreditar: jovens afegãos são obrigados a comprar a noiva
É quase inacreditável, mas em pleno século 21 os jovens afegãos ainda são obrigados a comprar mesmo, pois pagam pela noiva, para que o pai lhe ceda a mão dela, permitindo o casamento. Como a maioria dos rapazes é pobre, não consegue pagar o preço ( ou dote) solicitado pelo pai ou irmão. Pode a moça chorar, espernear, que deseja se casar, que se o pretendente não pagar o que o genitor pede, nada feito. O pai vai esperar por outro pretendente.
E fica a pergunta: será que o anunciado “Novo Emirado Afegão” tentará mudar este costume secular entre seu povo ou mandará que as moças só saiam de casa acompanhadas do pai ou irmão e se cubram mesmo, aparecendo apenas os buracos para seus olhos? “Alá, meu Bom Alá”, como dizia a música brasileira, precisa o mais rápido possível ajudar e libertar as moças e as mulheres afegãs dessa escravidão imposta pelos homens de lá, que se defendem afirmando que se trata de uma das principais regras de vida daquele povo. Mas que vão alterar e atender às reclamações das moças de Cabul, que já estavam nas universidades. Mas, como diria Lindinha Chupeta, quem acredita em terrorista?
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

