O professor londrinense Maurício Chiesa Carvalho (foto), executivo de RH e consultor de empresas, é um dos autores do livro “Liderança da Alta Gestão em Tempos de Crise”, que foi lançado quinta-feira última, pela plataforma Zoom (ID: 919 392 9532). A publicação tem a coordenação de Cristiano Lagôas, presidente da Academia Europeia de Alta Gestão, e reúne textos de 117 executivos e profissionais renomados sobre suas experiências de liderança neste período de pandemia.

Imagem ilustrativa da imagem Liderança em tempos de crise
| Foto: João Vanzo - Divulgação

Dia Internacional da Banana

A folhinha marca oficialmente hoje, 22 de setembro, como Dia Nacional da Banana, que é a segunda fruta mais consumida pelos brasileiros. Só perde para os apreciadores das laranjas. Temos vários tipos de banana: nanica, maçã, da terra, outra de fritar, bananinha de, macaquinho e etc. A banana tem origem nos países da Ásia, de onde foram trazidos também pelos navegantes e pelos escravos africanos, depois que a banana chegou na África. A banana tornou-se brasileiríssima, pelas suas cores verde e amarela, depois de madura, e de suas plantações. E as guloseimas derivadas das bananas: doces, balas de banana, bananas flambadas com sorvetes, torta de banana e etc. E caiu no anedotário nacional, logo que os argentinos chamaram o país de República das Bananas. É da família da Musaceae.

***

Somos do tempo em que quando você comprava alguma coisa barata, era considerada “a preço de banana”. Hoje, a banana é vendida a quilo. Também disseram e dizem até hoje: aquela pessoa já foi bananeira que deu cacho! Quer dizer, está precisando reagir, pois está na hora de pôr na boca do povo. Quando você percebe um preço pra lá de bom, de algum produto, pensa com seus botões: é muita banana por um tostão... Alguma coisa pode estar errada. No tênis mundial, Guga comia sempre uma bela banana nanica, antes e no intervalo de alguma partida e foi bicampeão em Roland Garros.

***

O velho Chacrinha promoveu algumas vezes a Noite das Bananas. Quem comia mais, quem levava a maior banana, o maior cacho e fazia o concurso de quem plantava mais bananeiras... Vou acrescentar algum fato meu, que gosto muito de bananas. Nos anos 70, meio que sem observar direito, levado na conversa por dois amigos, comprei um sítio de 25 alqueires perto de Tamarana. Certo dia, percebi que havia muito movimento de veículos na estrada municipal que cortava a propriedade praticamente em ao meio. O problema: o sítio tinha 3 mil bananeiras plantadas. Só que nunca vi um cacho madurar no pé, porque os que passavam pela estrada cortavam os cachos ainda verdes e levavam... Mas, salve as bananeiras. Como cantou Jorge Ben, na sua música “Olha banana, olha o bananeiro!” Para encerrar, vamos repetir o que o chef Tonhão do Buffet Planalto, hoje o melhor do Sul brasileiro, contou na Câmara Municipal, no dia em que recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina: Antônio Chinesi começou a vida, em sua juventude, vendendo bananas!

GANHADOR DE PROMOÇÃO

O engenheiro civil Carlos Shigueru Imada de Londrina ganhou R$ 5 mil na promoção Poupar e Ganhar sem Parar, campanha de incentivo a aplicações em poupança do Sicredi. Carlos Imada é associado da agência Higienópolis. “Foi uma bela surpresa. Não costumo ganhar nada em sorteios”, conta ele, que preferiu usar o dinheiro para integralizar o seu capital social na cooperativa. A opção pela poupança, segundo Iamada, é para ter uma reserva de rápido e fácil acesso. Na foto durante a entrega do prêmio, Imada com a gerente da Regional Norte, Carla Sonoda, e com a gerente PJ da agência, Marina Cámara Ferreira. Na Sicredi União PR/SP, a carteira de poupança cresceu 39% nos 8 primeiros meses do ano. O número de novos poupadores quase dobrou, de 7.628 para 13.782 de janeiro a agosto. No total, a carteira da Sicredi União conta com mais de 130 mil poupadores.

Imagem ilustrativa da imagem Liderança em tempos de crise
| Foto: Divulgação

Academia de Joinville pedindo ajuda

Estamos precisando que alguma das filhas do saudoso Wilson Silva, ou outro parente, que entre em contato com a Coluna, para atender a Paulo Roberto da Silva, da Academia de Letras de Joinville, SC, da qual Wilson, o Marques de Araçoiaba, ocupou a cadeira número 13 e que agora deverá ser preenchida. A Academia deseja adquirir alguns livros de Wilson Silva e saber mais detalhes da vida literária dele. Quem puder ajudar, fazer a gentileza de telefonar para 3322-5960 e deixar o número do celular ou fixo para que o pessoal de Joinville faça contato.

Vida de San Gennaro é lembrada em Rolândia

Monsenhor José Agius, natural da Ilha de Malta, há anos em Rolândia, disse, domingo, durante missa nessa cidade, que San Gennaro (São Januário) é o padroeiro da cidade de Nápoles, na Itália, onde nasceu. Lá estão as duas ampolas como sangue dele, guardadas em um relicário, que é muito visitado. Sangue seco, que todos os anos, no dia dele, torna a ficar liquido. Para eles, um verdadeiro milagre. No ano em que não acontece, alguma coisa de ruim poderá acontecer. Quando o sangue se torna liquido, até o Nápoles vai bem, por exemplo, no campeonato italiano de futebol.

Comemorando audiência

O programa Multi Chef, apresentado por Fábio Luporini na Multi TV, do Grupo Folha, está com a audiência subindo na região. Um espectador de Assaí, Anuar Ali Cherade, comentou com seu médico, o cardiologista Faustino Gentili Filho, que assistiu ao programa em que o apresentador comentava ter degustado vinhos com o compadre dele, que é o mesmo médico. Luporini conta que visitou amigos em prédio da Gleba Palhano, e a moça da portaria, Nagela Jaine, o reconheceu, mesmo de máscara, dizendo não perder as receitas ensinadas no programa! Quem quiser acompanhar, é só se inscrever no canal da Multi TV no Youtube.

CONVITES PARA MISS CAMBÉ

A Miss Cambé 2020, Jéssica Craveiro, participou em setembro do concurso Miss Paraná 2020, em Maringá. Como conta a mentora Glacimeire Cardoso, Jéssica não ficou entre as finalistas, mas recebeu convites para outros concursos. O vestido de gala que a Miss usou no concurso foi confeccionado por Costume Z by Janaina Maciel, e a maquiagem de Marcelly Damazio. Acessórios Allexo. A foto foi tirada na Estância Punta Del Este.

Imagem ilustrativa da imagem Liderança em tempos de crise
| Foto: Renilson Guimarães - Divulgação

Seminário Virtual

Com o tema “Os desafios da humanidade frente as transformações na saúde, gestão e educação nos tempos de pandemia”, a faculdade Inesul está promovendo um seminário virtual. O evento vai até dia 25 de setembro. Hoje, a partir das 19h15, o seminário tem uma live programada com a doutora Sandra Odebrecht Vargas Nunes , renomada psiquiatra e docente da UEL, que vai abordar o tema Impacto na saúde mental frente a pandemia do coronavírus. Também haverá lives do especialista em coaching Junoir Souza (quarta, 19h15), da secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes (quinta, 19h15), do coordenador do curso de tecnologia em gestão de recursos humanos e marketing da Faculdade Educacional de Colombo (sexta, 19h15), Alessandro Henrique de Oliveira, e do pedagogo Cesar Augusto Cruz da Silva (sexta, 19h45) .

Mostra Científica

O Inesul também realiza, de 22 a 24 de setembro, a Mostra Científica Virtual como o mesmo tema do Seminário. A mostra reúne trabalhos dos alunos da faculdade e também de estudantes de outras instituições. Inscrições para o evento pelo site WWW.INESUL.EDU.BR.

NA RECEPÇÃO A VICENTE MATHEUS

Esta foto é do álbum de recordações da arquiteta e empresária de administração de condomínios, Cristhiane Negri Bussadori, filha do saudoso Francisco Negri, que trouxe a Londrina, a convite dele e do Clube dos Corintianos, o famoso presidente Vicente Matheus, histórico dirigente do clube paulista. Como já comentamos, foi uma grande festa no Londrina Country Club, onde estiveram torcedores do Timão e também de outros clubes, que foram conhecer e abraçar um notável diretor de clube brasileiro de futebol. Na foto, estão o ilustre visitante Vicente Matheus e os saudosos Francisco Negri e Celso Aarão, corintiano desde garotinho em Assis, SP, e outros torcedores. Matheus concedeu entrevista ao repórter Rubens Cabral, da TV Tropical, na época. Negri está com a faixa do título de campeão paulista de 1988.

Imagem ilustrativa da imagem Liderança em tempos de crise
| Foto: Acervo pessoal

***

Do Clube dos Corintianos de Londrina, fundado em 1977, por um grupo de destacados torcedores do alvinegro na cidade, já se foram os ex-presidentes doutor Paulo Roberto Moita, Naim Libos, e Da Guia Rosa e o ex-vice Carlos Kussano. O médico ortopedista Plácido Arrabal, que foi vice e assumiu a presidência durante algum tempo, está em seu sitio, há semanas, se protegendo do coronavírus. Plácido sempre diz que quer chegar aos 100 anos. Está com 88 primaveras.

***

Nunca é demais lembrarmos que o londrinense Plácido Arrabal foi médico do ex-presidente João Goulart e que esteve exilado durante um mês ou até mais, tratando de uma das pernas de Jango no Uruguai. Plácido estudou na Universidade Federal do Brasil, no Rio de Janeiro.

***

Esta Coluna une-se às manifestações de pesar pelo falecimento de Clóvis Duarte, radialista (Londrina e Paiquerê), e noticiarista da TV Coroados, há anos. Clóvis também foi professor de Geografia no curso Supletivo do Colégio São Paulo, onde foi muito estimado pelos seus alunos. Que Deus a tenha.

Tóquio: footing de garotas pelas ruas

Os japoneses estão com outro problema social: cresce em Tóquio e em outras grandes cidades, o “footing” de garotas pelas ruas, em busca de alguma chance de ganhar algum dinheiro... Tem sido mais comum jovem de 20 anos com homem de 50, entrando nos chamados hotéis “Zero”, mais baratos e sem ser incomodados por autoridades. É o que dizem repórteres internacionais que lá estiveram.

***

Novo slogan de um partido político PT em São Paulo: “Quem bate cartão, não vota em patrão!”

***

Xuxa Meneghel está lançando seu livro nesta semana. Conta que fez aquele filme onde revelou toda sua sensualidade ao lado de um menino de 12 anos, a pedido de Pelé, que era seu namorado. Ela odeia o filme até hoje. Xuxa já comentou que não renovará o contrato com a TV Record, que vencerá agora em dezembro. Estaria com alguma proposta da Globo, perguntam alguns amigos dela.

***

Hoje, terça-feira, 22 de setembro, tem início a estação considerada mais bela, perfumada e florida estação do ano! Será um período para comemorar a vida com looks confortáveis, frescos, atuais. Pensando nisso, o staff do Armazém da Moda preparou a melhor coleção de todos os tempos. E está convidando os londrinenses e norte-paranaenses para conferir . Vá lá, vai se surpreender..