Os empreendedores Mateus Bragatto (30), Mateus Queiroz (29) e Sérgio Kendy (30), fundadores da The Best Açaí (foto), entraram para a lista da Forbes Under 30, como jovens mais promissores do Brasil com até 30 anos. Eles se destacam na categoria Varejo e E-commerce a partir da trajetória de empreendedorismo que soma grandes números, como 500 unidades em apenas seis anos e faturamento anual de mais de R$ 400 milhões. As operações do Grupo ficam em Londrina, mas as marcas já ultrapassaram as fronteiras do Estado. Atualmente a The Best Açaí tem 500 lojas em nove estados. A foto é de Victor Affaro

O médico que criou o brilhante projeto de inventar a geladeira

Com o calor intenso, cada vez maior, que anda fazendo, as pessoas correm atrás de água e refrigerantes supergelados e as vendas de aparelhos de ar-condicionado e só aumentam. As geladeiras tornaram-se obrigatórias em todas as residências, locais e de trabalho, bares, restaurantes, hospitais e etc. Mas vem a pergunta: quem teve a ideia de criar alguma máquina para gelar alimentos, remédios, sangue humano para salvar vidas e etc? A resposta é de Marcelo Duarte, autor de livro sobre invenções. Conta ele que o médico norte-americano John G. Gorrie passou grande parte de sua vida cuidando de marinheiros que sofriam de febre amarela. Isso, na Florida, onde o clima era dividido entre quente e úmido. Foi a partir de 1838, na localidade de Apalachicola, contou Marcelo, que esse médico teve a ideia de pendurar sacos de gelo no inverno, nas salas do hospital onde trabalhava, tornando o ar mais fresco para os doentes respirarem. Mas conseguir sempre mais gelo era bem difícil. Foi então que um mercador de Massachusets, de nome Frederic Tudor, tentou ajudar, armazenando gelo nos lagos e rios, no inverno, para depois vendê-los em cidades bem quentes, no verão. Usava também serragens para a conservação do gelo colhido no inverno... Já o médico John tentou inventar um aparelho que mantivesse o gelo. Acabou criando, meio sem querer, até um mini ar-condicionado. O doutor Gorrie acabou procurando conseguir que alguns ricos patrocinassem seus inventos, mas em vão. Ele acabou morrendo em 1855. Hoje, os norte-americanos e o mundo reconhecem que foi esse médico quem criou, que teve a ideia de inventar a geladeira, tão útil em todo o planeta. Palmas para ele, onde sua alma estiver, que ele merece.

Confraternização da Delalibera

Jantar dos mais animados na Vulcano marcou a confraternização de fim de ano da equipe da imobiliária Delalibera. O grupo já voltou à ativa, sob o comando do imobiliarista José Carlos Delalibera, um dos mais conhecidos de Londrina e região. As fotos são de Carmelindo Dias.

O casal de anfitriões José Carlos Delalibera e Maria Valdete Delalibera com Gonçalo e Vera, Calos Henrique Delalibera, Jacqueline Delalibera, Arthur Henrique Delalibera e Eva Salomão .
O casal de anfitriões José Carlos Delalibera e Maria Valdete Delalibera com Gonçalo e Vera, Calos Henrique Delalibera, Jacqueline Delalibera, Arthur Henrique Delalibera e Eva Salomão . | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias
Patricia Castilho , Arthur Henrique Delalibera e Bruna Castilho
Patricia Castilho , Arthur Henrique Delalibera e Bruna Castilho | Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

Nota de esclarecimento

A Coluna reconhece que falhou ao divulgar nota sem ouvir as partes envolvidas e sem checar a veracidade das informações. Até o presente momento não há nada que desabone a administração ou a empresa de segurança que atua no Royal Tennis, que continua com todas as atividades de segurança em plena vigência. O que é ótimo para todos.

Cine Drive-in

O mês de janeiro será animado no Boulevard Shopping Londrina. A programação gratuita de férias para a garotada começa sábado (13), a partir das 16 horas, com o Cine Drive-In Kids, para crianças de 3 a 6 anos. Os pequenos, acomodados em carrinhos lúdicos, serão os expectadores dos curtas metragens dos adoráveis Minions e Minions 2 transmitidos no vídeo wall no piso superior do empreendimento, próximo à Praça de Alimentação.

Ajuda a parar de fumar

Ouvido na Mercearia Furuta: o chocolate amargo, seja brasileiro, alemão ou italiano, ajuda quem deseja parar de fumar. Ao invés do cigarro, claro, um pedacinho do chocolate “dark” na boca ajuda a combate a vontade de fumar.

Formandos do Terceirão

A formatura do terceirão do Colégio e Anglo Londrinense teve muitas comemorações: os alunos festejaram a colação de grau no ensino médio e as mais de 100 aprovações em vestibulares das principais universidades públicas e particulares. Professores e pais demonstraram todo orgulho e satisfação pelas conquistas. As fotos são da bonita festa.

Clara Boszczowski Carvalho foi homenageada pelo desempenho exemplar
Clara Boszczowski Carvalho foi homenageada pelo desempenho exemplar | Foto: Divulgação
Louise Biachini Melo, Daniela Cardoso Goulart, Ana Liz Munhoz de Freitas e Heuel Caleb Gonçalves Padilha
Louise Biachini Melo, Daniela Cardoso Goulart, Ana Liz Munhoz de Freitas e Heuel Caleb Gonçalves Padilha | Foto: Divulgação
Formando Rafael Tagliamento Santana com os pais Adenoel e Adriana Silvia
Formando Rafael Tagliamento Santana com os pais Adenoel e Adriana Silvia | Foto: Divulgação
Coordenadoras Franciele Guassu dos Santos Pizzol e Simone Aparecida Prins
Coordenadoras Franciele Guassu dos Santos Pizzol e Simone Aparecida Prins

Na Confra do Sescap

Imagem ilustrativa da imagem Jovens londrinenses na Forbes Under 30
| Foto: Divulgação

Ainda muito elogiada a 1° Confra Sescap-Ldr, realizada em dezembro, na sede campestre do Sintrol. O evento teve grande participação de associados, familiares e convidados. Na foto, entre os presentes, a artesã e presidente da Confraria D’Bacco Selma Roelis, o renomado contador Paulo Bento, José Lazarin, expert em desenvolvimento de sistemas, o presidente do Sescap Euclides Nandes Correia com Simone Nades Correia

JOB, da Ford

Encontro Job, que durante 23 anos foi o dono da agência Ford em Londrina. Agora continua sócio e entusiasta da marca famosa, como também incentiva as vendas de Walterci Pinto, pela loja Nissan, na Avenida Tiradentes.

Perguntas de aluno

Um jovem calouro de Direito deixou a turma o ouriçada com a perguntas que fez a um professor: “Quem inventou a Direita e a Esquerda? Onde surgiram primeiro? Isso foi bom ou pior para o nosso mundo?” Minha opinião: é capaz do professor mandá-los fazer pesquisa a respeito!

Cérebro de corvos

Pesquisadores de pássaros afirmam nos Estados Unidos que os corvos têm memória como a de um elefante. Nenhuma ave os supera!

Massa cerebral

Ouvido de conhecido médico norte paranaense: “A partir dos 40 anos, a pessoa perde, em média, 5% da massa cerebral a cada década...”

****

Esta Coluna já ouviu também de elogiado médico neurologista que o cérebro, com o passar dos anos, vai encolhendo como se fosse um maracujá que vai envelhecendo e murchando...

Mulheres do Brasil

O Lar Anália Franco sempre prestou, e presta, elogiado serviço social, aos londrinenses e quem procura sua ajuda. Muito bem: quem foi Anália Franco, perguntaria algum estudante pesquisador, interessado em saber os fatos de sua cidade. Procuramos a resposta: Anália Franco, foi uma professora abolicionista que fundou quase 80 escolas no Brasil.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina