A jovem londrinense Giovanna Scandelae Nabhan está em Bergisch Gladbach, na Alemanha. Foi para lá para um período de intercâmbio, por meio de um programa do Rotary Internacional. A mãe dela, Priscila Scandelae, também foi intercambista e, apesar da saudade, incentivou Giovanna a passar pela experiência. Na foto, Giovanna com a cachorro Cooper e a família que a recebe, composta por Cornelis Neufert, Dunja Leopold- Liebke e o jovem Elias Neufert. A intercambista só retorna para Londrina em junho.

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense na Alemanha
| Foto: Divulgação

No Dia de Campo da Vale em Palotina

Uma das principais empresas de proteção de cultivos do nosso mundo, a Adama deu início ao seu calendário de eventos, com um estande no Dia de Campo da C. Vale, levando inovações para o cultivo e proteção da soja. Com destaque para o fungicida Cronnos, a companhia demonstrou todos os diferenciais de sua formulação T.O.V. O Dia de Campo foi realizado entre os dias 7 e 9 de janeiro, em Palotina, aqui no Paraná. Um dos produtos de maior sucesso para a sojicultura, Cronnos é fruto de intenso trabalho da equipe de pesquisa e desenvolvimento da companhia. “Participar do Dia de Campo da Vale é uma grande oportunidade para apresentarmos detalhes do nosso portfólio para os cooperados. A Adama tem constante compromisso de simplificar a vida do agricultor. Com produtos como o Cronnos, o produtor pode otimizar o seu tempo, recursos de aplicação e, consequentemente, obter uma operação mais simples e rentável”, destaca o gerente de marketing regional da Adama, Rodrigo Pedroso. Em seu estande no Dia de Campo, a empresa tambem apresentou a solução integrada de manejo para a cultura da soja. A C. Vale é uma cooperativa agroindustrial com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Atualmente, a companhia conta com 151 unidades de negócios e é considerada uma das maiores cooperativas do Brasil.

Aniversário

Aniversariando hoje o sempre aplaudido empresário Alfons Gardeman, que deve estar em viagem pelo exterior.

Hoje parabéns também serão para dona Helena Neme Ruiz, irmã de Luizinho Neme e mãe de Edson Neme Ruiz. Os dois foram presidentes da Sociedade Rural do Paraná. Grande abraço a ela e a seus familiares.

Outro aniversariante de hoje é Sérgio Fernandes da Silva, um dos sócios da Rural Business Leilões, cuja empresa etá crescendo bastante, promovendo grandes remates de gado bom.

No dia 17 aniversariam Jeronimo Mendonça de Araujo, Marilza Medeiros Lopes e Rolinda Maria Stremlow.

***

Almoçando ontem no restaurante Alameda, José Ernesto Pereira, que mora em Assis (SP). Veio a negócios.

Cuidando da saúde

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense na Alemanha
| Foto: Divulgação

O médico gastroenterologista Luiz Eduardo Cheida (foto) deu informações para esta Coluna sobre problemas com os divertículos, cada vez mais frequentes entre os brasileiros. Doutor Cheida lembra que divertículos do intestino grosso provocam cólicas, podem sangrar, inflamar e, mais raramente, perfurar, levando a cirurgias do abdome.

Ele destaca que nos países do Ocidente (onde se inclui o Brasil) aparecem em cerca de 40% da população. Já nos países do Oriente, sua frequência é de 1% a 4%! Credita-se esta brutal diferença à alimentação e ao estilo de vida. “Uma dieta pobre em fibras vegetais, vida sedentária e ingestão de pouca água são fatores que provocam o aparecimento dos divertículos e a temível diverticulite”, enfatiza o gastroenterologista

Radares e multas em excesso

Escândalo em algumas cidades do interior paulista: instalações de radares destinados a multar mais os motoristas, com ganhos desonestos para prefeituras e também para as empresas contratadas para o setor. A denúncia foi feita pelo prefeito da cidade de Limeira.

Novos horários do shopping

O Shopping Quintino está com novo horário para atender a sua grande clientela. De segunda a sábado, as lojas atenderão das 10 às 19 horas e a praça de alimentação e lazer, das 9 às 21 horas. Aos domingos e feriados, não haverá expediente. O Shopping Quintino, como se sabe, está localizado no coração da cidade. Informações no instagram: @shopping quintino e no facebook: Shopping Quintino.

Boulangerie

A Nelson Boulangerie está de volta das férias desde ontem, para alegria de quem gosta de suas receitas de pães e confeitos, de origens francesas e japoneses. E daquele saboroso café de todos os dias.

***

O dinâmico empresário Walter Orsi estão em São Paulo, onde seu filho faz tratamento de saúde. A nossa torcida, e de todo o imenso número de amigos deles, é para que o garoto se recupere muito bem, o quanto antes. Que Jesus coloque as mãos sobre sua cabeça.

Com Renato Aragão

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense na Alemanha
| Foto: Divulgação

A renomada advogada londrinense Silvana Pedroso se encontrou em pleno voo com Renato Aragão. Foi ontem, em São Paulo. Na ocasião, a advogada pôde parabenizar o famoso humorista, que estava comemorando aniversário. Como ela mesmo frisou: “É um mito da TV brasileira, que alegrou e ainda alegra nosso país”.

Grupo Fortaleza aumenta potencial em Rolândia

O prefeito de Rolândia, Luis Francisconi Neto, que também é médico, recebeu os representantes do Grupo Fortaleza Agromercantil, Paulo Henrique Tressoldi e João Tressoldi, que detalharam a ele o plano de expansão da empresa, que já atua na cidade rolandense. O Grupo Fortaleza acaba de adquirir o antigo barracão da Darom, que fica na entrada dessa cidade, e que vai se mudar para o imóvel e, a partir de agora, iniciará a utilização efetiva do amplo espaço, às margens da BR-369. O secretário Ernesto Nogueira destacou a importância da empresa para a cidade, que poderá dar grande impulso na arrecadação e isso será revertido em benefício da população em serviços públicos e novos empregos. O Grupo Fortaleza Agromercantil é o maior exportador de café (em grão verde) do Sul do país e Rolândia foi escolhida pela sua destacada posição geográfica para escoar a produção, tanto para o mercado interno como para o exterior.