Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense lança livro sobre astronomia
| Foto: Divulgação

Giovanna Natti, aluna do terceiro ano da St. James School, fez nas Livrarias Curitiba, no Catuaí, o lançamento do seu primeiro livro. Apaixonada por temas ligados à astronomia, Giovanna ampliou seu repertório sobre o tema, ministrando aulas para crianças da Casa Acolhedora, região oeste da cidade. A vivência de um ano de pesquisas e interação com os pequenos gerou todo o conteúdo para a publicação do livro, que levou o nome de “Astronomia para iniciantes”, em português e inglês, e ilustrações que estimulam o interesse pela leitura. Os planos da jovem são agora ingressar em uma universidade norte-americana e aprofundar seus estudos da astronomia e da física. Mais que encantados estão os pais dela, Érica e Paulo Natti, e nos bastidores, amigos, alunos, professores e diretores da instituição que somam o coro do parabéns a você!

Devoto da Santa

O advogado Noé Aparecido da Costa comemorará seu aniversário, reunindo familiares e amigos amanhã, sábado. Nasceu, portanto, em um dia 12 de outubro, a data oficial de Nossa Senhora Aparecida, da qual ele é devoto. É também o Dia da Criança no Brasil.

Sobre cadeiras de rodas

A síndica e administradora profissional de condomínios, Cristiane Negri, comentou a respeito do que publicamos sobre a necessidade de cadeiras de rodas em condomínios residenciais e até comerciais. Disse ela a essa Coluna da FOLHA: “É dever do síndico propiciar condições de acessibilidade , não só para as pessoas portadoras de deficiências, mas também aquelas que por uma situação ocasional ou permanente tenham dificuldades em acessar a sua própria unidade. Além de ser uma Lei Municipal (7.752, de 8 de junho de 1999), ela envia em anexo a lei da época do prefeito Antonio Belinati. E afirma ainda Cristiane Negri: “Em um dos prédios que administro, além de termos a cadeira de rodas, fizemos um treinamento com TODOS os funcionários, que se chama Brigada de Emergência, para que eles saibam todos os primeiros socorros e procedimentos até a chegada do Corpo de Bombeiros. Tanto para condomínios comerciais, quanto para residenciais. Quem fiscaliza é o Corpo de Bombeiros, mas é um dever de todo síndico cuidar de tão importante direito das pessoas.”

No dia 18 a grande noite para comemorar os 78 anos da AML

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense lança livro sobre astronomia
| Foto: Divulgação

A Associação Médica de Londrina está preparando uma noite muito especial para a sexta-feira do próximo dia 18, para comemorar o Dia do Médico. Evento que também comemorará os 78 anos de fundação da AML, a segunda mais antiga entidade de classe da cidade, criada em 1941 por alguns médicos que chegaram aqui junto com a Companhia de Terras. À frente dos preparativos do jantar, que será no Vila Planalto, muitas médicas da Comissão de Eventos estão acompanhando a presidente Beatriz Tamura e a diretora Ana Muzio, na foto. Todas compenetradas em criar um ambiente especial , acolhedor e sofisticado para a noite em que terá música ao vivo e pista de dança. No menu, lagosta, camarões e outras tantas iguarias do cardápio de peixes e também de carnes e massas, e bebidas que vão de coquetéis a vinhos e puro malte escocês. Muitos colegas médicas da Unimed e Uniprime e de clínicas, laboratórios e hospitais, como Lab Imagem, Otocentro, Hoftalon, Gastro Clínica e outros já fecharam mesas para festejar a grande data para a classe médica, hoje formada por veteranos e jovens formados pela UEL e PUC. O jantar tem o apoio da Honda Prixx, Sicredi e da A. Yoshii . Os convites estão sendo vendidos na secretaria da AML. O preço especial para associados pode ser estendido a um acompanhante e filhos e para quem não puder ir até a Associação Médica, funcionários com os tíquetes e croqui para a escolha de mesas vão até o consultório ou local de trabalho do médico. O que eles não podem é deixar de comemorar essa importante data para todos e rever muitos amigos e recordar boas histórias.

O Rio Roosevelt na Amazônia

O presidente Theodore Roosevelt, dos Estados Unidos, havia sido eleito duas vezes e concorreu a uma terceira, em 1.912, pois a lei eleitoral de lá permitia. Mas perdeu o pleito. Chateado, estressado, foi aconselhado a procurar um local onde não fosse incomodado por norte-americanos. Decidiu ir para a Amazônia. Nessa região brasileira, acabou se encontrando com o Marechal Cândido Rondon, e com ele fez uma viagem pela inóspita região, com o convite para ajudar a mapear um rio que tinha recebido o nome de “Dúvida”, pois era grande, mas afluente do rio Madeira. Theodore Roosevelt acabou contraindo malária, mas foi salvo pelos amigos do Marechal Rondon. O ex-presidente retornou aos Estados Unidos, magro, abatido e sem querer falar até com familiares. Mas o Marechal Rondon o homenageou, dando ao Rio Dúvida o seu nome: Rio Roosevelt, que tem 1.600 quilômetros.

Paixão por ônibus

A Viação Garcia-Brasil Sul promoveu o 22º Encontro Anual de Admiradores de Ônibus do Grupo GBS. Cerca de 30 busólogos encontraram-se na sede da empresa, em Londrina, e participaram de um tour pelo local, passando pela garagem, museu histórico da Viação Garcia, e o estacionamento, onde puderam ver de perto alguns modelos antigos e outros da nova frota. A paixão por ônibus começa bem cedo para alguns, como o menino Eder Roque Lima de Oliveira, 6 anos, que teve a oportunidade de conhecer a empresa nesse encontro e achou tudo “incrível”. O sonho dele é viajar o mundo inteiro de ônibus. A mãe, Sônia Roque, conta que o amor do menino pelos ônibus começou bem cedo, com dois anos de idade, quando ele ganhou o primeiro modelo de brinquedo. De lá para cá, todo ano ele quer um modelo novo e, este ano, a festinha de aniversário foi com o tema “ônibus”.

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense lança livro sobre astronomia
| Foto: Divulgação

O grupo que participou do encontro anual na Viação Garcia-Brasil Sul

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense lança livro sobre astronomia
| Foto: Divulgação

Eder Roque Lima de Oliveira com a mãe, Sônia Roque, durante o evento

Desfile de Clodovil em Londrina

Uma leitora londrinense, que diz se chamar Neusa Martins, lembrava a Coluna que o falecido estilista Clodovil Hernandes ficou em Londrina vários dias, na residência da saudosa dona Lucila Balalai, que ele chamava de madrinha. Vamos lembrar então que ele fez desfile de suas criações, com jovens modelos daqui, no Londrina Country Club, em benefício do Instituto do Câncer, que tinha fundado. Foi isso mesmo e acho que nos anos 1970. Agora é nome de instituto em São Paulo. Clodovil disse, quando deputado federal por São Paulo, o seguinte: “O verdadeiro homem mostra que é homem na vida, e não na cama...” Clodô fez carreira também em programa da TV Globo, ao lado de Marilia Gabriela, era paulista nascido em Elisiário, e foi adotado por uma família de espanhóis.

Noite de samba e fantasia

Imagem ilustrativa da imagem Jovem londrinense lança livro sobre astronomia
| Foto: Divulgação

O Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná promoverá dia 19 deste outubro, no Buffet Atlântico, a partir das 21 horas, o seu tradicional Jantar Dançante, uma festa que sempre agrada os associados e que a cada ano atrai mais gente. Será a “Noite de Samba e Fantasia”, que será animada pela Banda Madri in Concert e os convidados deverão comparecer fantasiados. Outra grande atração da noite será o anúncio dos vencedores dos concursos “Sinpro Excelência” e “Ao Mestre com Carinho”. Neste ano, a comissão de avaliação dos trabalhos foi composta pelos professores Paulo César Boni, Neusa Ceciliato e Maria Aparecida Vivan de Carvalho (foto). Os vencedores receberão troféu e prêmio em dinheiro, oferecidos pela diretoria do Sindicato.

Dois shows de Roberto Carlos em Curitiba

O cantor Roberto Carlos, ídolo de brasileiros e latino-americanos em geral, vai se apresentar dias 29 e 30 de novembro, na Ópera de Arame, em Curitiba, que terá algumas cenas captadas durante o show na cidade para o seu especial de fim de ano da Rede Globo. Além dessas imagens, o programa contará com tomadas de shows de sua turnê “Amor sem Limites”.

***

Chineses estavam ontem nos Estados Unidos para comprar soja dos produtores norte-americanos, que são os maiores concorrentes dos sojicultores brasileiros.

***

Mataram mais de 100 gatos em Bauru, importante cidade do interior paulista. A Polícia já informou que foram envenenados por alguém. Os bichanos viviam em grupo em uma praça bauruense.