O Jantar em Comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista, promovido pela AONP, com a correalização do CRO Paraná, foi um sucesso. Com o tema London, London, remeteu os convidados aos encantos da capital inglesa com a assinatura de Sérgio Figueiredo. O cerimonial foi repleto de homenagens e a outorga da Medalha Guido Straube, a mais alta honraria para profissionais que tenham prestado relevantes serviços à Odontologia, concedida ao conselheiro do CRO Paraná, Claudenir Rossato. O DJ Shiro e a Banda Senhor Bonifácio animaram os convidados até altas horas. Nos bastidores a diretoria da AONP e a agência Degrau Multi. As fotos são de Claudio Nonaca.

O Secretário da Saúde de Londrina, Felipe Machado, e a presidente da AONP, Marcela Vanzela Piubella
O Secretário da Saúde de Londrina, Felipe Machado, e a presidente da AONP, Marcela Vanzela Piubella | Foto: Divulgação - Claudio Nonaca
Dr Marcos Guskuma e Dra Lorenna Carvalhais Guskuna
Dr Marcos Guskuma e Dra Lorenna Carvalhais Guskuna | Foto: Divulgação - Claudio Nonaca
Wilson e Márcia Kobayashi
Wilson e Márcia Kobayashi | Foto: Divulgação - Claudio Nonaca
Thais e Sérgio Tanaka
Thais e Sérgio Tanaka | Foto: Divulgação - Claudio Nonaca

Na 20ª Conescap em Fortaleza

Entre os dias 15 e 17 deste novembro, em Fortaleza, Ceará, acontece a 20ª CONESCAP, considerado o maior evento nacional do Setor Empresarial. O SESCAP-LDR estará presente com diretores e associados da entidade. Com tema “Conexão global, o futuro é agora”, o evento traz palestrantes internacionais, debates e painéis. Vale destacar que, paralelo ao evento, acontece a 17ª Convenção do CRC-CE. “Este evento apresenta um panorama relevante do mercado empresarial, destacando a prestação de serviços. O conhecimento e o networking é um dos pilares da Conescap”, ressalta o presidente do SESCAP-LDR, Euclides Nandes Correia.

Os comedores de hot-dogs e as 832 gramas por minuto

Os norte-americanos sempre venceram os concursos para apontar “quem é o maior comedor de hot dog do mundo!” O famoso cachorro-quente entre os brasileiros, que também continua um dos preferidos pelo público mais jovem e com dinheiro contado para lanchar. Por exemplo, o campeão do concurso de 2020, Joey Chesnut, dos EUA, quebrou seu próprio recorde mundial: comeu 75 pães com salsichas em dez minutos! E quer aumentar esse seu feito. Os médicos e cientistas do corpo humano já disseram que o concurso vai chegar ao seu “teto máximo” brevemente. É que, em teoria, o homem só chegará ao número de 83 hot-dogs, porque é o que dará par a ingerir, no tempo limitado da disputa. São 832 gramas por minuto! Que supera animais maiores, como os ursos do Canadá e dos Estados Unidos, devorando carne. O ser humano não tem o estômago preparado para deglutir hot dogs, com velocidade de mastigação além desse limite acima citado. É colocar a vida em risco!

No Congresso Sou Síndico

Imagem ilustrativa da imagem Jantar comemorando o Dia do Dentista
| Foto: Divulgação

Clarice Sanches acaba de retornar de Florianópolis, onde participou do Congresso "Sou Síndico Conectado 2023". Na bagagem, mais conhecimento para atender os condomínios que administra. Síndica há 15 anos e mentora para síndicos, Clarice destaca que a capacitação e a busca contínua por desenvolvimento fazem toda a diferença para trilhar com mais leveza a jornada da sindicatura. Do congresso, ela dá ênfase aos painéis que mostraram a importância do síndico se capacitar e se fortalecer, além do encerramento com o autor Marcos Piangers, sobre o cuidado do síndico com a família na palestra "Protagonismo e Felicidade: A Mudança Que Você Faz No Mundo".

Com a reitora da UEL

Imagem ilustrativa da imagem Jantar comemorando o Dia do Dentista
| Foto: Divulgação

O deputado estadual Tercilio Turini e a reitora Marta Fávaro conversaram sobre a importância das universidades estaduais como instrumento de desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Formado médico pela UEL e depois professor de Medicina e diretor do HU de Londrina, o parlamentar considera as universidades um dos maiores patrimônios públicos do estado. "Nossa cidade é referência em muitas áreas, como a saúde, porque a UEL prepara profissionais qualificados e leva atendimento gratuito à população em vários segmentos. O mesmo acontece em Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e demais regiões que contam com as instituições", diz Turini. Para ele, o apoio da comunidade é fundamental para assegurar reconhecimento e valorização de professores e demais servidores. "Precisamos fortalecer a UEL, é daqui que saem médicos, dentistas, enfermeiros, engenheiros, arquitetos, jornalistas, assistentes sociais, pedagogos e outras profissões que se relacionam diretamente no dia a dia das pessoas", pondera o deputado.

Aberto no feriado

Imagem ilustrativa da imagem Jantar comemorando o Dia do Dentista
| Foto: Divulgação

Feriadinho inspirador para antecipar as compras de Natal com tranquilidade e todas as facilidades que só o ARMAZÉM DA MODA tem pra você. “Venha passar a tarde com a gente, das 13 às 18 horas sem se preocupar com o estacionamento, é gratuito”, convida o staff.

100 funcionários da ONU já foram mortos pelo ‘terror’

As Nações Unidas (ONU) divulgaram ontem em Nova York, que no mínimo 100 de seus funcionários do chamado “setor humanitário” foram mortos pelos terroristas nessa guerra entre Israel e o grupo Hamas, que vinha dominando a população e o mando geral na Faixa de Gaza. A ONU deverá indenizar as famílias dessas pessoas que morreram, buscando a paz no Oriente Médio. Foi o que se ouviu nos corredores da ONU, que fica na First Avenue, em Nova York.

As joias de Hebe Camargo

O que se comenta nas rodas paulistanas de milionários e em cabeleireiros frequentados por gente famosa, é que roubaram joias que foram da saudosa Hebe Camargo, pelas quais a “rainha da noite paulistana” Lilian Gonçalves havia pagado mais de dois milhões de reais. Como se sabe, Lilian é filha do saudoso cantor Nelson Gonçalves e nasceu em Brasília. Ela é empreendedora e tem uma rede de bares e restaurantes dançantes em São Paulo. A Polícia Civil está atrás dos ladrões.

AQUI NA ULES, NUM DOMINGO

A Coluna aproveita para lembrar que o cantor Nelson Gonçalves, um dos grandes intérpretes da música brasileira, veio apresentar-se em Londrina e região. No domingo em que permaneceu em Londrina, foi levado para ver a juventude dançar, na “domingueira” promovida pela ULES (União Londrinense de Estudantes), que era presidida por Lincoln Tacques de Araújo, estudante do científico do Colégio Londrinense, e cujos cadernos de Química e Física eram dos mais caprichados. Nelson Gonçalves ouviu a orquestra do maestro Gervásio animando a tarde dançante e pediu para cantar, ao lado do crooner Gabriel. Cantou várias canções, sob as palmas dos estudantes. Nelson Gonçalves só pediu: não parem de dançar, cantar é comigo e a orquestra é ótima!

O sangue bom da lhama

O coronavírus tem voltado a atacar as pessoas, notadamente, as crianças. Agora, na lista de candidatos a tratamento muito eficiente está o “sangue bom da lhama”. Estudo publicado pela revista científica Nature, diz que encontrou evidências de que esses animais carregam, de fato, anticorpos incomuns, capazes de neutralizar o coronavírus, principalmente em pacientes já debilitados pela doença.

Mais de 30 bilhões de dólares

Essa é a quantia que cientistas e pesquisadores norte-americanos dizem que seriam precisos para enfrentar uma nova pandemia, como foi essa da Sars-19: exatamente 30 bilhões de dólares!

Mais nigerianos

Tem nascido muitas crianças na Nigéria, país que produz petróleo no continente africano. O que se fala é que até o ano 2100 os nigerianos vão superar a população da China, que vem diminuindo. A Índia, por seu lado, continuará sendo de maior número de habitantes, no planeta Terra.

O Japão e a Itália

Entre os países nos quais a população cairá pela metade estão o Japão e Itália. A baixa natalidade entre japoneses e italianos é motivo principal. O bom ainda, nesses dois países, é que os idosos (acima de 60 anos) estão vivendo mais.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina