Imagem ilustrativa da imagem Jackson Proença: Sercomtel teve sistema celular digital primeiro que os americanos
| Foto: Divulgação

A famosa Val Marchiori passou o réveillon em Toulon, na França, e neste janeiro está em Angra dos Reis com os filhos Eike e Victor (foto) e o noivo Thiago Castilho em temporada de férias. Como ela conta, está desfrutando as maravilhas das 365 ilhas de Angra. "Por aqui”, diz ela, “está meu vizinho Rodrigo Faro”. Também em Angra estão Angélica com a família, e o cantor Gusttavo Lima.

****

Imagem ilustrativa da imagem Jackson Proença: Sercomtel teve sistema celular digital primeiro que os americanos
| Foto: FLOR DE ARRUDA FOTOGRAFIA/Divulgação

Maitê Mendonça Zana, filha da cantora Mariana, da dupla Mariana e Mateus, nasceu dia 27 de dezembro de 2020. Na foto, ao lado do pai, Danilo Zana, a cantora registra o ensaio NewBorn da filha. Mariana e seu irmão Mateus são londrinenses e cantam juntos desde pequenos. Recentemente gravaram seu último DVD, em Londrina, no Parque Ney Braga, e já lançaram o primeiro Ep do projeto. As canções estão disponíveis em todos os apps de música.

A música destaque é "Ela na farra e eu na fossa”. Sucesso em todo o Brasil, já chegou a 2 milhões de views no YouTube. Mariana e Mateus estão ansiosos para a volta dos shows. Dia 31 de janeiro farão uma live especial em seu canal no YouTube.

****

Imagem ilustrativa da imagem Jackson Proença: Sercomtel teve sistema celular digital primeiro que os americanos
| Foto: Divulgação

O advogado José Luís Pascual Filho retornou ao trabalho no seu escritório em Londrina, dia 13 deste janeiro, após 131 dias de afastamento por conta de complicações causadas pelo coronavírus. Pascual disse que ficou muito feliz de reencontrar-se com a advogada Danielle Alvarez Silva (com quem está na foto), que trabalha com ele. “Esta competente colega não mediu esforços para não perder os prazos e demais compromissos forenses. Competência profissional 100 % por mim referendada”, declarou. O conhecido advogado também elogiou a esposa: “Não posso deixar de citar a minha amada Michele, que com sua incansável disposição sempre esteve atenta a tudo que aqui se passava”. Por fim, ele exclamou com imensa alegria: “Sobrevivi à Covid!”

****

Imagem ilustrativa da imagem Jackson Proença: Sercomtel teve sistema celular digital primeiro que os americanos

Ozonioterapia em Recife

A esteticista Elisangela Scremin (foto) inicia a agenda de cursos de 2021 em Recife, onde vai ministrar curso de Habilitação em Ozonioterapia para profissionais das áreas de estética e saúde, nestes dias 21, 22 e 23 de janeiro. Ela vai abordar teoria e prática demonstrativa e temas como Ozonioterapia na Estética Facial e Corporal, Terapia Integrativa e Cosmetologia Ozonizada Aplicada, Radiofrequência, Jato de Plasma e Laserterapia. Elisangela é uma das precursoras da técnica em Londrina. "Estamos sempre buscando novas tecnologias e terapias para oferecer aos profissionais da estética e saúde novas oportunidades. O mercado da estética exige atualização constante", afirma.

****

Jackson Proença: Sercomtel teve sistema celular digital primeiro que os americanos

Encontramos ontem o professor Jackson Proença Testa, ex-reitor da UEL e ex-presidente da Sercomtel, em agência do Sicredi, da Higienópolis, onde fomos pagar taxa anual da CNH para o Detran do Paraná. Não dá para perder a chance de recordar fatos da cidade quando encontramos uma pessoa com a história de vida e trabalho desse amigo. Nos anos 90, Jackson Proença Testa presidiu a Sercomtel.

Ele lembrou que a telefônica londrinense enfrentou o poderoso Roberto Marinho, que era o homem que dava as ordens na NEC, que entrou na concorrência aqui. Mas Londrina homologou a Ericksson como empresa vencedora para o celular na cidade. Com justificada euforia, ele recordou que o primeiro sistema de celular digital do Brasil foi o de Londrina. O primeiro também das Américas, pois nem os norte-americanos tinham igual.

A Sercomtel chegou então ao fantástico número de 55 mil telefones celulares e a ser classificada como a segunda maior companhia do Brasil no setor. Isso graças ao sistema de cabeamento que a Sercomtel fez, com total apoio da Prefeitura da época. Isso o deixou feliz e muto satisfeito até hoje, graças ao trabalho de toda a equipe que formou na época. O primeiro sinal de satélite do Brasil, graças ao cabeamento instalado, foi possível usando o satélite da Argentina, que permitia, já na UEL, como reitor, a gravação das aulas e suas transmissões ao vivo.

O que Jackson sonhava era fazer chegar às escolas públicas municipais toda essa tecnologia já revolucionária em seu tempo. Filho de professora, Jackson via na futura TV-Escola um progresso sensacional. Conseguiu na Universidade Estadual de Londrina 10% de transmissões e pelo menos 20% de gravações de aulas. O governador Jaime Lerner gostou das ideias de Jackson, elogiou e o incentivou a fazer um projeto até estadual. Mas um fato político novo ocorreu: o PT foi chegando, fortalecido por professores que vieram de outras cidades brasileiras, e "o ensino à distância" que o prof. Jackson sonhava para todas as universidades estaduais, no ano 2000 foi ficando sem apoio do Conselho Universitário. A professora Lígia Pupato, que já era vereadora pelo PT, foi escolhida em pleito, assumiu a reitoria.

Quando o prof. Jackson (que foi aluno do Cesulon, hoje Unifil) assumiu como reitor, a UEL ficou entre as três melhores do Brasil, de acordo com a publicação da revista VEJA, com o título "Uma grata surpresa". Em primeiro lugar a USP; e em segundo a UnB, de Brasília, e em terceiro a Universidade Estadual de Londrina. O projeto e os planos de Jackson que a UEL, através do seu Conselho, não quis e "bombardeou", foram acolhidos, o mais rápido, pela Unopar, que deixou, depois, os seus donos bilionários, ao executar o que Proença Testa idealizou para ser posto em prática pela Universidade Estadual de Londrina. Quanto vale uma grande ideia? Vale muito, poderá render até bilhões, como foi o caso. Assunto ainda para ser debatido: o valor de uma ideia!

OS LEITORES DESTA COLUNA

= Esta Coluna é lida pelo chef Luciano Oliveira, do Maneco com Jaleco, que já trabalhou em em Londres e em Ibiza, famoso balneário espanhol. Onde servia a feijoada que faz todo sábado, em seu restaurante de Londrina, na rua Paranaguá.

= É LIDA por Edmilson Ribeiro, presidente da AABB, cujas escolinhas de futebol de salão, de voleibol e de basquetebol continuam em atividades. Bem como as de tênis, voleibol para senhoras e de balé e jazz.

= É LIDA por Luiz Hideki Arita, que também nos acompanhou em nossos programas de televisão, desde a época da TV Coroados, onde estivemos de 63 a 76 e depois de 78 a 80, até que passamos para a hoje CNT.

= Para nosso leitor Antônio Sastre Neto eu confirmo: a primeira torre de transmissão da TV Coroados caiu na Avenida Tiradentes, durante um forte vendaval que aconteceu certa noite de 1964 ou 65 na cidade. A emissora ficou fora do ar durante quatro (4) dias.

= A COLUNA é lida por Afrânio Brandão, atual vice-presidente da Sociedade Rural do Paraná, e que já foi presidente do Conselho Superior da entidade, sempre com muita competência.

= É LIDA também pelo advogado Narciso Ferreira, de grande cultura jurídica, e que, como nós, sempre lamenta profundamente a morte do amigo Itaicy Wagner Mendonça, que se foi prematuramente.

== A COLUNA é lida por Ailton José Ferreira, dinâmico gestor imobiliário instalado na Souza Naves, 410. E que também é incentivador do ramo ótico. Ailton diz sempre que adora esta cidade querida.

= É LIDA por Edinéia Volpato que, na sacada de sua casa, na avenida Maringá, observa beija-flores tomando água. E vê também sabiás voando sobre suas samambaias. Devem dar grande alegria para ela.

= É TAMBÉM lida pela sempre elegante Leila Haikal Giglio, cujo pai, o doutor Afonso Haikal, de saudosa memória, foi um dos melhores pediatras da cidade e de todo o estado.

= A COLUNA é lida pelo industrial Giancarlo Venturelli, diretor-presidente do Moinhos Globo, elogiada empresa de Sertanópolis. Considerada por revista nacional como uma das 150 melhores brasileiras para se trabalhar.

= Entre seus leitores estão os cirurgiões plásticos de destaque na cidade Bruno André, Sérgio Vianna, Marcelo Barbosa e Ody Silveira Junior. Neste 2021, quando passar a pandemia, devem participar de simpósio internacional.

= É LIDA pelo feliz palmeirense Marco Antônio Assis, cujo restaurante Bella Itália, no Hotel Bristol, atende aos hóspedes dali e também todos os londrinenses que desejarem saborear um ótimo almoço ou jantar. Neste sábado, feijoada a partir das 11h30.

Drogas renderão 20 bilhões de dólares para 16 estados!

DEZESSEIS ESTADOS dos EUA aprovaram o uso da maconha, medicinal e recreativo. Que, comentam jornalistas de lá, deverá ou poderá gerar 20 bilhões de dólares por ano. Já em 2021? Peut-etre! Talvez. E o estado do Oregon aprovou mesmo a cocaína e a heroína. Seu governador espera faturar alto com os impostos nessas drogas, que, já publicou o jornal Daily News, vai atrair "muitos turistas"... Mas fica a pergunta: se vendem tanto é porque norte-americanos e estrangeiros que lá residem consomem muita cocaína e outras drogas. E pagam em dólares! Façam as contas: em reais seriam 120 bilhões! Por ano! Somente em 16 estados dos EUA. E o maior traficante mexicano, o dono do cartel de Sinaloa, o El Chapo Gusman, está preso nos Estados Unidos. Difícil ele comandar vendas de drogas da penitenciária norte-americana, como fazia no México, mesmo preso.

****

++ A Broadway dispensou 70 mil pessoas em Nova York, desde abril de 2020. Hotéis do entorno dos teatros fecharam as portas, por falta de hóspedes, e muitas lojas também. Agora, com o novo governo, esperam ajuda para reagir e voltar aos bons tempos. Mas é preciso combinar com a pandemia.

****

O ator Brad Pitt está produzindo vinho rosê, no Sul da França, onde sua ex-mulher, Angelina Jolie, havia comprado um castelo. O casal está separado. Mas ela é sócia no negócio. Uma garrafa do vinho de Brad, com assinatura dele, custa 2 mil reais...

****

= Sobre vinhos rosê, contam os entendidos que o Uruguai está produzindo o mesmo tipo da bebida, que dizem ser tão boa ou até melhor que as de Portugal.

****

Fazendo sucesso as massas e os molhos para fetuttines e spaguetis preparados pela equipe da cozinha do Empório Gastronômico, sob o comando do chef Dida, no Mercado Municipal do Shangri-lá...

****

Muita gente aguardando, com saudades, os assados para degustação na casa de carnes de Milton Furuta e equipe. Que acontecia sempre aos domingos e que a pandemia veio atrapalhar.

****

Quando comemorou seus 80 anos de vida, o produtor rural Hélio Turquino lançou, conforme divulgamos, seu livro com suas histórias e vitórias, cujo título é "No caminho, na vida e na verdade". Uma leitura sobre momentos especiais de sua família e dele, que é um figuraço, um grande amigo, um homem religioso acima e temente a Deus de tudo.

****

Dizem que sumiram 60 mil vacinas no Amazonas, e o governo daquele estado não sabe onde foram parar. Será que temos agora no país "ladrões de vacinas"? O atual governador era um apresentador de programa policial na televisão de Manaus, e dizia na campanha que iria combater o crime e os criminosos... O povo pergunta: onde estariam tais vacinas? Como disse uma garotinha: "vacina não anda, vacina não tem pés..."

Brasileiros de joelhos

Dizem vários deputados e senadores do país: Já passou da hora do presidente Jair Bolsonaro demitir o ministro das Relações Exteriores. Que não consegue nada com os chineses, "que está colocando os brasileiros de joelhos" em busca de insumos para as salvadoras vacinas. A incompetência diplomática brasileira é lamentável. Hora de trocar o time todo.