Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Sagrada Família recebeu, dias atrás, a doação de 2.050 máscaras cirúrgicas do Rotary Londrina-Higienópolis. A entrega foi feita por representantes do clube e do governador 2019/2020 do distrito 4710 do Rotary, Osvaldo Santos Jr. Ele contou que o Rotary Internacional repassou 25 mil dólares para o distrito como subsídio para a assistência em casos de desastres. Foi suficiente para comprar 116 mil máscaras, que foram divididas entre os 58 clubes do distrito. Presidido por Júlio Cesar Castanha, e tendo Severo Canziani e o médico Lino Larangeira como integrantes, o Londrina-Higienópolis escolheu o Hospital Infantil para ser beneficiado. Na foto, o superintendente da Iscal, Fahd Haddad, recebe a doação do governador Oswaldo Santos Jr.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação

O Brasil andou para trás e perdeu posição na indústria mundial

O empresário Ary Sudan comenta a perda da posição industrial do Brasil. “No final de outubro e início de novembro de 1994 eu estive no Japão, integrando uma comitiva liderada pelo então deputado federal Antônio Ueno. Numa visita que fizemos à embaixada do Brasil, recebemos muitas informações sobre a nossa economia e a da China. Naquele momento o Brasil tinha 2,17% da produção industrial do mundo e a China tinha 3,91%; portanto, os dois países estavam próximos em termos de produção industrial. Nessa ocasião, passaram para o grupo a previsão de investimentos estrangeiros para os próximos anos, com mais de 200 bilhões de dólares para a China e quase 100 bilhões para o Brasil. Nós ficamos impressionados com o desenvolvimento que a China teria nos anos seguintes. Era algo impensável para aquele momento e confesso que chegamos a duvidar. Eu fui entrevistado pela TV NHK para falar sobre o então criado bloco do Mercosul. Eles tinham muita curiosidade para saber como seria e qual força teria o novo bloco. Mostravam um respeito muito grande por algo que não aconteceu. Em janeiro de 2018, portanto, 23 anos depois, os números eram completamente diferentes. A China tinha em janeiro de 2018 uma participação na indústria do mundo de 28,69% e o Brasil caiu para menos de 1,5%. O investimento estrangeiro foi muito grande nesses anos e somado com a poupança interna permitiu que o país alcançasse um nível de crescimento espantoso. Isso mostra que nós perdemos duas décadas em termos de desenvolvimento, sobretudo no setor industrial. Aquilo que falaram da China aconteceu de fato e os números foram superados, enquanto o Brasil andou para trás. Isso mostra que a falta de uma política industrial e de uma vontade política de apoiar o setor produtivo faz com que o país tenha prejuízos enormes. Quanto ao Mercosul, não é preciso dizer nada porque todos sabem do fracasso por falta de visão dos dirigentes dos países envolvidos e pela influência negativa da política, nesse projeto que poderia ter servido de alavanca para o desenvolvimento do cone sul”.

EM GUARAPUAVA

O empresário londrinense Fábio Fonseca levando o seu conhecimento em condomínios horizontais de alto padrão para Guarapuava. Ele já comemora o grande sucesso do empreendimento Grand Forest. No último mês, Fábio e sua esposa, Carol Fonseca, realizaram uma live beneficente em prol do Hospital do Câncer da cidade, que obteve pleno êxito, com a participação do chef Taico e da digital influencer Manu Touma. Na foto, o chef Taico, Carol Fonseca, Andressa Fonseca, Manu Toma e Fábio Fonseca

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação

Passagem de comando

No próximo dia 20 de novembro haverá passagem de comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, localizado no município de Apucarana. O coronel Alexandre Colombo passará o comando para o tenente-coronel Fábio Meireles Machado. Desta vez, por conta da pandemia de coronovírus, a solenidade será realizada sem a presença de convidados. Desde já, parabéns aos dois, que seguem em suas carreiras militares.

Sejam bem-vindos

Leio na FOLHA de ontem, na “manchetona”, que sete empresas de Londrina estão as 1.000 maiores do Brasil. Ótimo! Mas melhor seria que fossem umas 70! Pouca importa se o capital, ou parte dele, venha de outros países. Que venham todos os que tiverem condições. Que gerem mais empregos, impostos e qualidade de vida para os londrinenses.

***

Leio também que mais um garoto, de 14 anos (essa idade é das mais perigosas), morreu afogado nas águas do Lago Igapó. Não foi o primeiro, muitos já tiveram essa mesma má sorte, fruto da curiosidade e de achar que o risco de perder a vida é para os outros. Em 1977, no mês de novembro ou dezembro, a antiga Ametur, através do seu diretor geral da época, pediu ao Aeroclube de Londrina que fizesse voos bem próximos do Igapó e Iate Clube, com a faixa lembrando o perigo que era tentar nadar no Lago.

NOVO CONCEITO

Novo conceito de mercado autônomo para condomínios chegou em Londrina. Os sócios do Grupo PR Trading, Samara Medeiros, Alexandre Farina e João Fernando Zogheib (foto), que se dedicam há anos ao mercado de distribuição de alimentos, agora trazem para a cidade a market4u, líder nacional em mercado autônomo em condomínios. "Aliar a comodidade da extensão de um mercado em casa e a praticidade que nossa tecnologia de compras pelo aplicativo oferece é o que torna a experiência simples e única", comenta Farina, gestor de expansão do grupo. A empresa instala mini mercados que funcionam 24h sem a necessidade de funcionários, abastecidos com todos os itens essenciais para o dia a dia na área comum dos condomínios. As compras são feitas por um aplicativo, com tecnologia de ponta e exclusiva. De acordo com Farina, os interessados em instalar uma unidade em seu condomínio podem entrar em contato pelo telefone (43) 99139-8738.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Infantil recebe doação do Rotary
| Foto: Divulgação

Fique sabendo

A cantora Vanusa, que faleceu domingo, em Santos, aos 77 anos, sepultada ontem em São Paulo, apresentou-se duas vezes em Londrina. Uma em show de uma empresa que lançava produtos e outro no Canadá Country Club, ano em que ela brilhava, inclusive por ter gravado a abertura do programa Fantástico. Um grupo de moleques mal-educados começou a gritar e a fazer gestos obscenos. Os seguranças do Canadá puseram os cinco para fora do clube.

Foram os mesmos que, provavelmente, em outro ocasião, ainda no Canadá, começaram a chamar o cantor Agnaldo Timóteo por apelidos pejorativos. Lamentável. Um clube nunca sabe ao certo com que tipo de sócio ou filho e seu convidado está lidando.