A nova técnica é conhecida como “implante de válvula aórtica transcateter”, que substitui uma cirurgia, é uma intervenção com um pequeno corte, feita com uso de fluoroscopia e guiada pela ecocardiografia. Indicada para pacientes com risco cirúrgico elevado, apresenta resultados iguais e com taxa de sobrevivência até superior em muitos casos. Ela é utilizada em pacientes que tem risco alto no protocolo tradicional com o peito aberto. Muitos desses pacientes já passaram por outras cirurgias cardíacas, e uma nova, nem sempre é recomendada. O trabalho médico foi realizado com muito sucesso na semana passada no Honpar pela equipe do cirurgião cardíaco Alexandre Murakami. O paciente de 71 anos conseguiu se recuperar a tempo para votar no filho e no genro, que eram candidatos em uma cidade do Norte Pioneiro. Na foto, a equipe médica, formada pelos doutores Marco César Miguita (cardiologista e hemodinamicista), Alexandre Noboru Murakami (cirurgião cardíaco), Bruno Francisco Dias (médico R3 em anestesiologia), Érica Bortoluzzi (médica R3 em cirurgia cardíaca), Guilherme Henrique Pizzaia Arrabaca (anestesiologista), enfermeiro Roberto Paulino (coordenador de Enfermagem da hemodinâmica) e Alexandre Aby Azar Ribeiro (médico cardiologista especialista em ecocardiografia).

Imagem ilustrativa da imagem Honpar realiza técnica que salva pacientes cardíacos graves
| Foto: Divulgação

Políticos não mais poderão usar benefício de liminares

O Tribunal Superior Eleitoral não permitirá mais, a partir de agora, que candidato a cargo político, que esteja com os direitos suspensos, utilize-se dos benefícios de liminares para disputar eleições. É a grande novidade de Brasília. O TSE não mais aceitará liminar deferida por juízes criminais e de outros tribunais. O TSE também não irá mais liberar candidaturas de políticos que tenham tido seus direitos suspensos por oito anos, de acordo com as leis em vigor no país. A Justiça eleitoral quer e deve ser mais respeitada, disseram os que aplaudiram a nova medida, que passará a vigorar.

Workshop para bikers

O Sinpro Londrina realiza neste sábado (21), na sede campestre, um workshop com Dicas de Manutenção da Bike e Como Trocar Pneu. Organizado em parceria com o L7, Shimano e Gonine, com 50 vagas para associados e interessados. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Sympla. A concentração dos participantes começa as 14h30 e a inscrição será validada mediante a entrega de kit alimento no dia do workshop. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 99117-9213.

SELECIONADA

Bárbara Corrêa Nakatsukasa foi uma das 200 selecionadas pelo Boticário, na campanha de lançamento dos novos produtos de linha facial Botik, para mulheres maduras acima de 40 anos. Todas ganharam um curso de influencer digital do Boticário junto com a youpix. Ela realiza eventos no Paraná, São Paulo e no Japão, além de ser mentora de misses e modelos. Atua também nas redes sociais @barbaracorreanakatsukasa (instagram) e no YouTube (Bárbara Corrêa Nakatsukasa em atos e fatos) Na foto, a mãe dela Teresinha Rodrigues Corrêa , Bárbara e a avó Adélia Bárbara de Mattos Corrêa, de 97 anos

Imagem ilustrativa da imagem Honpar realiza técnica que salva pacientes cardíacos graves
| Foto: Divulgação

O PSDB e o MDB, os novos vereadores e o Legislativo: o poder que não pode!

É de merecer análise profunda dos estudiosos a política londrinense, para saber o que houve com o PSDB, que não elegeu vereador, e o MDB, que elegeu apenas um. Os dois partidos já mandaram em Londrina durante vários anos. Ajudaram a eleger prefeitos e fizeram sempre bom número representantes para a Câmara Municipal. Perderam alguns dos seus principais valores, outros faleceram, e quem ficou não conseguiu melhor renovação de seus quadros. Deu no que deu. O MDB perdeu o vice-prefeito João Mendonça, reeleito, para o PP.

+++ Uma Câmara Municipal praticamente nova na cidade. É de se esperar projetos e ideias interessantes. Quem será escolhido para presidir o Legislativo Municipal? Talvez, quem sabe, dependendo de que pensam os novos, seja um dos vereadores eleitos pelo PP, com o apoio de alguns partidos mais centrados com a administração municipal. Até o dia 30 de dezembro, deverá estar escolhido, para dar posse aos demais.

+++ Vamos relembrar o que disse há anos, a esta Coluna, o senador Álvaro Dias, do Podemos: “O Legislativo é o poder que não pode...” Álvaro veio votar em Londrina, como sempre. Tomou cafezinho com amigos que foram abraçá-lo no Hotel Bourbon, e retornou à tarde do dia 15 a Curitiba.

+++ O vereador chega alegrinho, eleito pela primeira vez, realizando um sonho, tem mais de 20 ideias na cabeça, mas precisa ser informado de que não poderá apresentar qualquer coisa que signifique aumento de despesas para o Executivo. Por isso, projetos aprovados pelo Legislativo acabam na gaveta a etc. Conhecemos essa experiencia. É sempre a primeira decepção para os novos vereadores. Aguardem.

PARABÉNS

Danielle Silva completou s 36 anos, dias atrás, com muita alegria e saúde. Ela estuda direito e faz parte da Ghiraldi Advocacia. Mãe de quatro filhos, impressiona pela disposição. Na foto do amigo e fotográfo Leo Orcini, a bela Danielle.

Imagem ilustrativa da imagem Honpar realiza técnica que salva pacientes cardíacos graves
| Foto: Leo Orcini - Divulgação

Fim de ano na Vento Sul

A Churrascaria Vento Sul, do chef Samuel Ribeiro, já programou os almoços para o final de ano: tanto no dia 24 de dezembro como no dia 25, o Natal, e também nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021, haverá almoços mais do que caprichados para sua clientela em geral.

No Bella Itália, dia 29

O restaurante Bella Itália, no Bristol Hotel, programou para o próximo dia 29, um domingo, o seu buffet especial, a R$ 39,90. Um buffet completo para lembrar a todos que o Natal e o Réveillon estão chegando. Desejando que todas as famílias londrinenses e de cidades vizinhas se confraternizem. Vamos mandar a tristeza ir morar em outro lugar.

ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS

Yoshika Komatsu comemorou 100 anos esta semana. Natural do Japão, ela veio para o Brasil ainda adolescente. Vive no Norte do Paraná há 70 anos, onde viu a chegada do progresso. Sempre lembra dos vilarejos e patrimônios que viraram cidades, das estradas poeirentas que viraram rodovia e das lavouras de café que deram lugar ao trigo, milho e a soja. No dia 16 de novembro, completou um século de vida, cercada dos filhos, netos e bisnetos. Com muito carinho, a família agradece a dedicação de Yoshika na criação, orientação e educação de todos. Eles desejam que sua “obatian”, como é conhecida, tenha muita saúde e um horizonte repleto de felicidades. Na foto, os filhos Maria Tomomi, Mario, Kazuhiko, Toshihiko e Tatsuhiko com a aniversariante.

Imagem ilustrativa da imagem Honpar realiza técnica que salva pacientes cardíacos graves
| Foto: Divulgação

******

A população aguarda as belas árvores coloridas, iluminadas, que a Prefeitura colocou em dezembro ano passado. Parece que serão antecipadas neste final de 2020. A Avenida Higienópolis merece uma, em qualquer de suas quadras, pois se trata da mais famosa e história artéria da cidade.

A carioca casada com o vice da Pensilvânia

Gisele Fetterman , 38 anos, nutricionista, é casada com o vice-governador do estado da Pensilvânia, onde nasceu o presidente eleito dos EUA, Joe biden. Ela é morena, mas era chamada de “nigger” onde quer que fosse. Seu marido já foi prefeito quatro vezes de uma cidade daquele estado. Ela sempre teve medo de ser deportada, até que se casou. Deram-lhe um conselho: “seja invisível quando baterem na sua porta”. Mas ela sentia um pânico terrivel. Hoje não, é outra pessoa, que o medo que tinha já era!

Teorias de democracia

Entender o que significa viver em uma democracia, refletindo sobre seus significados, valores e instituições, é o enfoque do curso on-line “Introdução às teorias da democracia”, que começa neste sábado (dia 21) e prossegue em 28 de novembro e 5 de dezembro, sempre das 10 às 13 horas. A londrinense Gabriela Rosa e Lilian Sendretti, ambas graduadas em Ciências Sociais, mestres e doutorandas em Ciência Política pela USP, são as coordenadoras e debatedoras. Inscrição até sexta-feira no site taperatapera.com.br.

******

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, está reclamando dos escritórios estrangeiros de advocacia que andam faturando alto no Brasil. Trabalham na defesa internacional de casos que envolvem a Eletrobras, a Petrobras e o BNDES. São milhões de reais em disputa.

******

As suítes mais caras de hotéis do Brasil estão em São Paulo: 38 mil reais a diária.

******

Uma curiosidade diplomática: o consulado de Moçambique fica em Belo Horizonte! Que houve com a embaixada em Brasília?

******

O presidente Jair Bolsonaro comentou vários assuntos. Em um deles, concordo plenamente: já passou da hora do Brasil brigar para fazer parte do Conselho de Segurança da ONU.

******

O ex-governador e senador (e ex-prefeito de Curitiba), Roberto Requião parece que botou o pijama mesmo. Nessas eleições, não deu sinal de sua presença. O MDB ficou órfão?