O dia 5 de outubro marcou a comemoração do aniversário de 50 anos de operação ininterrupta da Herbitécnica, sucedida pela Milenia e que agora é Adama, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global. Os fundadores desta operação, Pedro Moretto e Oswaldo Pitol (foto) , foram homenageados pelo CEO da Adama, Romeu Stanguerlin, e seus diretores durante reunião especial on-line. Na ocasião foram trocadas placas, depois entregues fisicamente, em comemoração ao importante empreendedorismo destes dois empresários que são cidadãos honorários de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagens no Cinquentenário
| Foto: Divulgação

O Colégio Comercial Estadual de Londrina

O advogado, economista e contador Kakunen Kiosen começou a lecionar em 1971 na Fundação Universidade Estadual de Londrina, hoje UEL. Foi professor da instituição por 29 anos, quando se aposentou. Ele deu aula para os cursos de ciências contábeis, economia e adminstração. No entanto, a carreira de professor de Kakunen começou antes. Em 1964, ele passou a integrar o quadro de docentes do Colégio Comercial Estadual de Londrina. Específico para formar técnicos de contabilidade, o colégio iniciou atividades em 1963 nas dependências do Ieel e depois se instalou em uma escola da Vila Casoni. O colégio que teve grande prestígio, quando tinha como diretor Nivaldo Gotti . Kakunen ressalta que muitos professores saíram dali para lecionar no curso de ciências contábeis da UEL, que surgiu anos depois. Entre eles, Sebastião Nei dos Santos, Antonio Luques Antunes, Paulo Mandarino, Moacir Boer e Mário Gabardo, além do próprio Kiosen. Outra lembrança dele: o governo do Estado vez ou outra atrasava o pagamento dos salários, mas todos continuavam com as aulas, sem greve ou outras reclamações. O curso durava 3 anos, com vestibular para o ingresso de alunos. O colégio foi criado depois de um movimento local que reivindicou uma escola pública para o segmento. Ivaír Lucio Soares , presidente da União Londrinense dos Estudantes, foi um dos que trabalhararam para que se tornasse realidade. Pena que com o tempo o colégio deixou de existir. Um estabelecimento marcante da história da educação em Londrina.

O AGRONEGÓCIO NÃO PARA

Apesar da pandemia, o agronegócio não para. De janeiro a agosto a soja foi o produto mais exportado. A safra de soja foi boa, mas as previsões são de que a de 2020/2021 será excelente. Alguns analistas falam que será a “SAFRA DE OURO” com produção em torno de 131,3 milhões de toneladas. O presidente do Sindicato Rural Patronal, Edson Dornellas (foto), acrescenta que " a desvalorização cambial, maior rentabilidade fazendo com que o produtor invista mais na produção, e até os custos com insumos (fertilizantes, defensivos) mais baixos pelo fato de o produtor ter condições de pagar à vista obtendo bons descontos, contribuíram para esse sucesso. Mas o produtor tem que ficar alerta porque as expectativas dependem do clima e outras adversidades e, a falta de chuva já está atrasando o plantio da nova safra". Ele lembra também que no dia 30 de setembro terminou o prazo de entrega do Imposto Territorial Rural (ITR). "O Sindicato Rural realizou a maioria das declarações de seus associados. Para quem ainda não fez, a multa é de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50,00 )",explica Dornellas

Imagem ilustrativa da imagem Homenagens no Cinquentenário
| Foto: Divulgação

Luiz Carlos Hauly, paciente, aguarda decisão da Câmara

Está aniversariando hoje o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, autor do projeto de Reforma Tributária, que está na mesa do presidente do Senado Federal, do presidente da Câmara dos Deputados e cópia para o presidente Jair Bolsonaro. Hauly aguarda a boa vontade de Rodrigo Maia, que precisa colocar o projeto na pauta das discussões. E não faz isso, talvez, por pura ciumeira.

***

Hoje estão aniversariando Antônio Luís Gilliangeli e Armindo Antônio Palmindelli e Maria Luiza Pereira Alves.

***

Amanhã aniversaria George Hiraiwa, que é diretor de inovação da Sociedade Rural do Paraná.

***

No dia 11, os abraços serão para a bonita aniversariante Fernanda Garcia Cid Torres e para Jaime Mariano Gonçalves.

***

No dia 12, aniversaria Arnaldo Coelho do Amaral, pecuarista que trouxe para a Exposição da Rural o gado Guelbvieh, da Alemanha. ==

NOVA GERAÇÃO NA EMPRESA

Uma expedição ao Pico Agudo, em Sapopema, marcou o lançamento do reposicionamento da marca Globo, produzida pelo Moinho Globo, de Sertanópolis. Na foto estão a vice-presidente Paloma Venturelli, a gerente de Marketing Mariana Venturelli e o gerente de compras Giancarlo Venturelli Filho, que fazem parte da nova geração dos Venturelli no comando desta empresa familiar. O Moinho está no mercado há 66 anos

Imagem ilustrativa da imagem Homenagens no Cinquentenário
| Foto: Divulgação

Quem é velho, minha gente!

O londrinense professor Sebastião Mendonça, saudoso amigo, disse certa vez em aula para alunas da Faculdade Mulher, que eu criei em Londrina e que foi um sucesso durante vários anos: “Velho é quem tem 30 anos mais do que você...pense sempre assim...” Foi aplaudido por todas elas.

***

Dia das Crianças chegando: elas continuam adorando brigadeiros e brinquedos!

***

Um londrinense que não encontro há tempos me disse ainda no começo de 2019, que a Amazônia também é rica em cobre.

***

Picolés de palito cada vez mais procurados para matar a sede, combater o calor. Mas há revendas que estão com estoque no fim, com picolés mais velhos, ainda do tempo do inverno, e deveriam pedir às distribuidoras que renovem, que reponham o estoque. Eu que gosto de sorvete também no inverno, pois sorvete é alimento, também reclamo a respeito. Sorvete novo e saboroso já!

BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS

Nos dias 13 e 14 de outubro, das 19h às 22h, a Comissão de Bioética e Biodireito da OAB Subseção Londrina, realiza o I Ciclo de Palestras: Bioética e Cuidados Paliativos. O evento on-line terá a presença de palestrantes renomados da área, com transmissão pelo canal do YouTube da Escola Superior de Advocacia do Paraná - ESA-PR. As inscrições são gratuitas com emissão de certificado de participação.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagens no Cinquentenário
| Foto: Divulgação

Ana Cláudia Quintana Arantes é um das palestrantes do evento. Ela é a médica paliativista mais conhecida do país e também a maior influenciadoras em cuidados paliativos do Brasil. Autora dos livros " A morte é um dia que vale a pena viver” e “Histórias lindas de morrer"

Imagem ilustrativa da imagem Homenagens no Cinquentenário
| Foto: Divulgação

A advogada Rita Tarifa Espolador, secretária da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB Subseção Londrina, também é uma das palestrantes do Ciclo. Doutora em Direito Civil pela UFPR e docente em Direito Negocial da UEL, ela é a coordenadora do projeto de pesquisa Negócios Biojurídicos: as tecnologias e o Direito Civil.

O número 7 na vida do Marechal da Vitória

A TV Record completou 67 anos de atividades. Foi a segunda emissora do Brasil, fundada por Paulo Machado de Carvalho, em 1953. Foi a primeira a transmitir jogo de futebol ao vivo, entre as seleções de Brasil e Itália, em disputa da Copa da Amizade. O Brasil venceu por 2 a 0. A transmissão foi apenas do Rio para São Paulo. A partida foi no Maracanã. O Canal 7, da Record, foi o número escolhido por Paulo Machado de Carvalho. A soma da vitória do Brasil sobre Suécia ganhando o Mundial de 58, em Estocolmo. 5 a 2, somados, dava o número 7, o da sorte de PMC. O doutor Paulo sempre guardava em sua carteira todas as notas que recebia com o final 7. O show do dia 7 foi ele quem escolheu o nome, pois os equipamentos da Record chegaram a São Paulo em um dia 7. Todos os veículos da TV tinham o número 7 em suas placas. Quando ele lançou um seriado produzido pela emissora, o nome que deu foi “Capitão 7”. A Jovem Guarda, a Família Trapo e os Festivais de Música foram lançados todos em um dia 7. Supersticioso, Paulo de Carvalho guardou o terno que usou durante a Copa de 58 para vestir na disputa do Mundial do Chile, que o Brasil ganhou também. Ele de terno marrom e a carteira repleta de notas com o final 7.

O Marechal da Vitória, título que lhe foi dado pelo narrador esportivo Geraldo José de Almeida. Odair Chiquetto acompanhou a história toda. Ele lembra que a padroeira da TV Record e de todas as tvs do mundo é Santa Clara, escolhida pelo Papa Pio XII, em um dia 14 de fevereiro de 1958. Santa Chiara, na língua italiana, nasceu em Assis, na Umbria. Devota de São Francisco, ela renegou toda a riqueza de sua família e pediu que desse a quem precisasse de suas coisas.

***

A revista Época mostra, em reportagem bem feita, que a história recente do Brasil revela que nem sempre o indicado pelo governante do momento atende às expectativas políticas. Joaquim Barbosa e Edson Fachin chegaram ao Supremo pelas mãos petistas e estão entre os seus principais algozes. Espera-se o próximo ministro tenha uma atuação justa também.

***

Falam que em caso de derrota de Donald Trump o governo brasileiro vai perder o livre acesso à Casa Branca e ganhará opositor de peso contra as políticas ambientais adotadas em nosso país. No Palácio do Planalto, a torcida é pela reeleição de Trump.

***

Todas as semanas a Polícia Federal faz seu trabalho de apuração de crimes contra o país. De dois anos para cá, pegaram muitos “barões do tráfico”. A PF deverá ser capa de uma das revistas nacionais, merecidamente.

Cresce a aplicação em ouro

Muita gente comprando ouro e joias que tenham ouro bom, e por isso o produto ficou mais caro. Rússia e China estão entre os maiores compradores de ouro.

Espere para ver e sentir

A dívida brasileira, de curto e médio prazo, segundo se fala entre os investidores, bancos, agencias, etc., é de quatro trilhões de reais. E o refinanciamento dessa dívida será em outras condições. Assim: prazos mais curtos e juros mais altos. E o que pinta de novo, pinta sempre “em el rabito del pueblo”, como disse Zucolillo, o diretor de redação do jornal ABC Collor , de Assunção.