O médico e empresário londrinense Severo de Rudin Canzini Filho será homenageado durante a realização do X Memorial Hercilio Ermel - Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, que será realizado no Sesc Centro de Londrina nos dias 10 e 11 de setembro. Ele começou a jogar xadrez aos seis anos de idade com seu pai Severo de Rudin Canziani, que lhe ensinou as primeiras lições. Foi frequentador assíduo do Clube Londrinense de Xadrez e dos diretórios acadêmicos das Faculdades de Medicina e Odontologia de Londrina, sagrando-se pentacampeão universitário pela equipe formada por estudantes destas duas faculdades. Entusiasta do xadrez sempre incentivou a pratica do esporte colocando à disposição dos enxadristas de Londrina, sem nenhum custo, uma das salas da “Rua Canziani Shopping Center”, além de promover diversos torneios na praça de alimentação do shopping. Foi um dos sócios fundadores do Clube Londrinense de Xadrez e membro do conselho fiscal deste clube quando foi reativado em novembro do ano de 2000.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem para Severo Canziani
| Foto: Divulgação

FESTA JUNINA NA VILA SIAN

Movimentada Festa Junina será realizada sábado (18), às 17 horas, com festival de prêmios na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes na Vila Sian. “Teremos várias barracas de comidas típicas, quentão, boa música e muita alegria, convidamos a comunidade da região leste e centro a participarem conosco. Festival de prêmios a partir das 21 horas. Cartelas a venda na secretaria da Paróquia”, detalha Cirlete M O Pelelgrinelli

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Interessante, muito interessante mesmo: continuam presas as três pessoas acusadas pela morte daquela bonita estudante que perdeu a vida atrás da piscina (na casa de máquinas) de uma universidade, e parece que até hoje não disseram por que a mataram, por qual razão, que mal ela teria feito para alguém, ou quem mandou ou teria solicitada que dessem algum grande susto nela. Acabaram matando a filha do seu Osvaldo, um vendedor da Folha de Londrina, aos domingos, em frente ao Super Muffato da JK. Será que a Polícia Civil, que cuidou do caso, através de duas ou três equipes, sob o comando de delegados (talvez já aposentados) poderia revelar alguma coisa mais a respeito? Foi o que ouvimos do pai da universitária que foi assassinada, e isso em duas ou três vezes, tomando café no Villa Rica. Quando alguém perguntava a respeito de sua filha, sobre quem teria sido o mandante da agressão à jovem, ele apontava o dedo para um prédio aqui próximo à Praça 1º Maio, não dizia nome, mas, deixando transparecer sua dor, afirmava “mora ali”... Faz tempo, talvez por causa da pandemia, que não o vejo no café da Silvana, o melhor da Galeria Vila Rica, onde atualmente tenho ido de vez em quando.

A IMIGRAÇÃO JAPONESA

O dia 18 de junho marca os 114 anos da Imigração Japonesa ao Brasil e o deputado estadual Tercilio Turini cumprimenta a comunidade nipo-brasileira de Londrina, Assaí e todo o Paraná. "Os imigrantes e seus descendentes contribuíram bastante e ainda fazem muito pelo desenvolvimento do estado e do país. Assim, a cada dia aprendo mais com suas virtudes e lições, como honestidade, lealdade, humildade, perseverança, trabalho árduo, respeito ao próximo, valorização das tradições e esforço incansável para garantir o que há de mais importante na vida de uma pessoa: a educação", diz o deputado. Ele é autor da lei estadual que homenageia Assaí com o título de Capital Paranaense da Imigração Japonesa. Na foto, Turini com a presidente do Instituto de Promoção Cidadã e Preservação da Memória, Irene Yamamoto, e o ex-prefeito Yoshinori Fukuda, importantes lideranças do município.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem para Severo Canziani
| Foto: Divulgação

MISTER BRASIL INFANTIL 2022.

Apresentador mirim de Londrina, Gugu Marchioli é digital influencer, ator e modelo. Ele representou o Paraná no concurso Miss & Mister Brasil Infantil by Leandro Anthony realizado em Curitiba e conquistou o título de MISTER BRASIL INFANTIL 2022. No concurso, Gugu vestiu criação de Flavio Pamplona e teve como mentora Glacimeire Cardoso.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem para Severo Canziani
| Foto: Divulgação - Nery Azam

Amazônia: prometeram ajuda mas não cumpriram até hoje

A França de Macron prometeu 200 milhões de euros para ajudar a manter a Amazônia, sua floresta, seu meio ambiente, mas ainda não deu. Biden, durante sua campanha em que se elegeu presidente dos Estados Unidos, prometeu 2 bilhões de dólares para a mesma coisa, mas até hoje nadinha. Esqueceu a promessa. Outros países europeus prometeram ajudar a pagar pela conservação da Amazônia, mas ficou na promessa também. Deve ter sido isso que o presidente Jair Bolsonaro pode ter reclamado a Joe Biden, na reunião especial entre os dois. Mas deve ter ouvido também que os satélites mostram setores da floresta amazônica sendo desmatados e solicitado o máximo de empenho para o meio ambiente não sofra mais consequências.

Covid em Pantanal

Seis participantes da novela Pantanal, da TV Globo, pegaram Covid e estão em quarentena nesse local do Mato Grosso do Sul. Por isso, a Globo decidiu encurtar as gravações dos últimos capítulos em duas semanas.

Chegando de Los Angeles

O empresário Nabih Bodroujele de volta a Londrina, chegando de Los Angeles, onde esteve verificando carros de luxo, seus valores e marcas preferidas, paras amigos e clientes daqui e da região. Nabih divide seu tempo entre Londrina, Miami, Orlando, Nova York e Los Angeles. Sempre negociando, fazendo amigos e sem se esquecer da família e de sua avó que está com 94 anos, que adora. Um fato que eu não sabia: Nabih é muito religioso.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1