Homenagem em Cambé
Maria Inês Madalosso Belanson recebeu, em março, o título de Cidadã Honorária de Cambé; ela fundou o projeto Acamados Mais Amados
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de abril de 2023
Maria Inês Madalosso Belanson recebeu, em março, o título de Cidadã Honorária de Cambé; ela fundou o projeto Acamados Mais Amados
Oswaldo Militão
Maria Inês Madalosso Belanson recebeu, em março, o título de Cidadã Honorária de Cambé. Ex-presidente durante 13 anos da Associação de Moradores do Jardim Tupi, Inês teve uma reviravolta em sua vida em 2001 quando, em decorrência de um grave acidente automobilístico, perdeu o filho Hugo e o marido João faleceu após 10 anos em estado de coma. Na luta para ajudar seu esposo, aprendeu quão difícil é a situação de quem tem um doente em casa, sem ter a quem recorrer. Foi então que ela reuniu forças e fundou o projeto “Acamados Mais Amados” que já atendeu mais de mil famílias. Na foto, a ex-vice-prefeita Cidinha Pascueto, o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, o ex-prefeito José do Carmo Garcia, Inês Belanson e o vereador Jota Mattos, que propôs a homenagem.
O psicopata de Blumenau e o Código Penal Brasileiro!
Ulisses Guimarães dizia: “Se este Congresso atual está ruim, espere pelo próximo...” É isso mesmo, o país deixa à vontade, por exemplo, os chamados “psicopatas”, que matam com grande violência, meninos e meninas, jovens e adultos, e o Código Penal, que tem 80 anos, permite que tais “lombrosianos” estejam soltos e continuam com sua periculosidade pelas ruas e invadindo escolas de cidades brasileiras. Agora, um maluco de 25 anos matou quatro crianças usando machadinha, e feriu mais quatro. Na verdade, ele matou as famílias inteiras desses aluninhos da creche de Blumenau, cidade nacionalmente conhecida pela sua Oktoberfest. Qualquer dia, soltam este bandido, e ele volta a matar, porque na cabeça dele, o “o bom é ver o sangue dos outros jorrando” e sua imagem pela televisão, mostrando sua cruel fama de assassino, de marginal social. Que tristeza está nosso país, que maluquice vive o mundo. Certamente por influência de filmes e programas de televisões, e dos cursos que fazem via Internet, onde aprendem e são incentivados para colocar sua deliquencia em ação. A Política brasileira, o Congresso Nacional do nosso país, enquanto isso, e há dias, discute full-time se as joias dadas pelos árabes a Bolsonaro, deveriam ficar com eles e ou guardados pelo Governo Federal! São agora da República. Mas guardar onde, se até a taça de ouro do tricampeonato mundial de futebol, foi roubada da sede da CBF. Onde vão guardar as joias recebidas da Arabia Saudita, presentes para Bolsonaro e Michelle. O que farão os políticos catarinenses e brasileiros pelas famílias das crianças de Blumenau, que vão chorar anos e nunca mais esquecerão a maneira cruel como um estranho ceifou as vidas de seus filhos queridos. E o bandidão, de bermuda, tênis e cabelo meio raspado, vai ficar numa boa, protegido por leis quase centenárias. Você leitor, faria o que, com um criminoso desses? Em plena Semana Santa, esse assassino não deve ter alguém, pai ou mãe, que prestou atenção no perigo que ele estaria representando para ela e as demais pessoas, já que este psicopata, estava livre e solto, para cometer o crime que desejasse, como de fato conseguiu em Santa Catarina, em uma creche matando e ferindo crianças de 4 a 7 anos. Pior ainda: passado dias do noticiário, deputados e senadores, ministros do STF, do STJ, o MPF e o CNJ, vão se esquecer das crianças brasileiras mortas e o futuro das demais, pois afinal os filhos deles estão sempre bem protegidos!
Evento para Síndicos em Londrina
Na próxima terça-feira (11), no Secovi, será realizado o CONEXÃO SOU SÍNDICO, o maior evento itinerante do Brasil focado em levar informação e novidades tecnológicas para síndicos de condomínios residenciais e comerciais. Até o final do ano, o evento percorrerá mais de 30 cidades do país. Em Londrina ocorre pela segunda vez, com o apoio da PORTER, empresa líder no mercado nacional em Controle de Acesso e Portaria Remota. Em 2022 foi um sucesso. “O grande diferencial deste evento é que ele é muito mais uma troca de experiência e conhecimento entre síndicos e referências no mercado condominial local e nacional do que uma palestra onde o que geralmente se vê é um monologo com pouca integração. No CONEXÃO SOU SÍNDICO, o público participa com dúvidas, ideias e soluções. O momento atual é muito propício, já que há muitas notícias sobre síndicos e administradoras de nível nacional!”, destaca Ricardo Rennó, da PORTER. As vagas são limitadas. Após o evento haverá um coquetel de encerramento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do link JORNADA.SOUSINDICO.COM
No programa Hospipet
A médica-veterinária Ana Paula Furlan Moretti, recém-formada pela UniFil, foi aprovada no programa de internato do Hospipet para atuar na internação de animais e no acompanhamento da rotina do hospital. Ela comenta que a universidade teve grande importância na trajetória acadêmica e contribuiu na conquista da vaga no processo seletivo. Destaca ainda a qualidade dos professores e a estrutura do Hospital Veterinário da Unifil . "Não imagino minha vida longe da veterinária, pretendo fazer uma especialização na área de pequenos animais e abrir meu próprio negócio", planeja Ana Moretti.
Apoio ao LEC
Jogadores de várias gerações do Londrina prestigiaram o lançamento, no Shopping Boulevard, do cartão sócio torcedor do LEC. Entre eles, ídolos do Tubarão como Carlos Alberto García, Brandão e João Neves. Foi uma inciativa para apoiar o time neste início de mais uma jornada rumo a primeira divisão do futebol brasileiro. Na foto, Garcia, Brandão e João Neves com Alaor, Adalberto, Tito, Ocimar, Valdir Cardoso, Edson Norder, Zé Humberto, Carlão, Tilico, Luciano Araújo e Robertinho.
Oficinas de Páscoa
Nesta sexta e sábado (7 e 8 de abril) haverá oficinas infantis gratuitas na Toca do Coelho, das 14 às 20 horas, no Boulevard Shopping. As crianças, divididas em turmas de meia em meia hora, participam de atividades como colorir o cartão do coelho da Páscoa, construir um pirulito de chocolate e procurar ovos para o ninho do coelho, entre outras ações de entretenimento.
ANIVERSARIANDO
COMEMORARAM aniversário no último dia 5, o médico ortopedista Wilson Campos, muto estimado em Londrina; o professor Luciano Guimarães, aposentado que passou a residir em Arapongas; e a ex-miss Maria Lúcia Alvares Pinheiro, londrinense que se casou com industrial paulistano. Aquele abraço a todos.
Nas margens do Lago igapó
Há pelo menos 20 anos, disseram a este Colunista, que não mais seria permitido construções de residências sou prédios para fins comerciais às margens do Lago Igapó, onde já estavam outras casas, piscinas e ancoradouros para lanchas.
Falaram até em aprovar lei de desapropriação para as que lá existiam.
Mas, pelo que parece, a Secretaria de Obras da Prefeitura mudou de ideia, pois um prédio de bom tamanho lá está sendo construído. Afinal: quem mudou o que estava (ou estaria) proibido? O Executivo ou o Legislativo?
Odontologia do Sono
O conhecido dentista Felix Ribeiro participou, em março, de um Curso de Capacitação em uma área diferente: Odontologia do Sono. Foi em Bauru, em São Paulo, com o objetivo de aperfeiçoar dentistas que tratam pacientes com ronco e apneia do sono. Na foto, Felix Ribeiro com os professores Walter Silva Junior e Alexandre Anibali, precursores da Odontologia na Medicina do Sono no Brasil.
Comemorando 81 anos
Grande animação marcou a comemoração do aniversário de dona Teresa Yadomi, nossa estimadíssima leitora. Cercada do carinho da família, ela festejou 81 anos nessa semana. Para alegria do filho André Mário Yadomi e dos amigos. Na foto, a aniversariante com o marido Mário Yadomi. Parabéns!
Na traseira de caminhão
que pediria a proteção!
Na traseira de caminhão do Mato Grosso do Sul, Bimbo Novaes, nosso leitor e amigo, viu escrito o seguinte: “Quem poderá dizer o caminho certo é você meu pai...” É da composição de Roberto Carlos, que canta “Jesus Cristo eu estou aqui.... Toda essa multidão que vem passando e não sabe para onde vai...” É uma das melhores canções de RC em todos os tempos. E meu amigo de infância Bimbo, é um ótimo observador.
Com a ‘Mídia’
A tragédia ocorrida na creche particular de Blumenau está fazendo com que o povo repense no papel da imprensa ( televisões, rádios, revistas e jornais)que fazem tal cobertura de crimes em todo o país. Notadamente a televisão quando exagera em tais ocasiões. Um possível criminoso é incentivado em muitas ocasiões a praticar o delito pela “mídia”. O pior: pesquisas demonstram que novelas também ensinam a praticar mal. E o “pioríssimo”: tem gente que adora ver sangue nas reportagens.
Ex- alunos do Cristo Rei
No reencontro dos ex-alunos do Colégio Cristo Rei, de Jacarezinho, o ex-reitor da UEL, Jackson Proenca Testa, o advogado Jorge de Souza Moretti e o empresário Paulo D’Andrea. O que não faltou foram boas histórias da época da escola.
O dia em que Jesus
falou sobre César!
Os que combatiam Jesus naqueles tempos, como a turma de Caifás, chefe do Sinédrio, tentaram uma “pegadinha”, ao perguntar ao Mestre a quem deveriam pagar imposto? E ouviram como resposta: “A César o que é de César; a Deus, o que é de Deus!” Os “chatos de plantão” se entreolharam e se mandaram...
Arcabouço berrando
UM PECUARISTA de Umuarama colocou o nome em um belo bezerro que comprou de “Arcabouço”’ Sinal dos tempos atuais!
Estão aguardando
CONSULTÓRIO de vários médicos, esperam há meses por aprovação de órgão específico da Prefeitura, para que possam receitar todos os remédios que seus pacientes necessitam. Pode ser que o funcionário do setor esteja sobrecarregado...
16 roubos de cargas por dia e mais um mistério brasileiro
O estado de São Paulo é o campeão: 16 furtos e roubos de caminhões de cargas por dia, nos três últimos meses. No ano passado, roubaram 980 cargas de caminhões. Mais um “mistério brasileiro”: as cargas somem e ninguém sabe quem comprou, onde foram parar e etc. Silêncio quase total a respeito...
¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1