Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

Coordenadores dos cursos de graduação foram homenageados pelo reitor da UniFil Eleazar Ferreira pelas boas notas dos alunos nos recentes exames de avaliação de desempenho (Enade), do Ministério da Educação. Os resultados colocam a instituição entre os principais centros universitários do Brasil. A comemoração foi no restaurante La Gôndola.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

O reitor Eleazar Ferreira e o pró-reitor de Graduação, Lupércio Fuganti Luppi

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

O professor Fabio Suano Sousa (agronomia) e a professora Thaíse Castanho da Silva (enfermagem)

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

A professora Lucievelyn Marrone (nutrição) e o professor Emerson Mildenberg (teologia)

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

O professor Osmar Vieira da Silva (direito), Ivan Prado Jr. (arquitetura e urbanismo) e Fabiane Yamacita Borin (farmácia)

Onde foi parar a famosa biblioteca do doutor José Hosken de Novaes?

Este colunista e o advogado internacional Almir Sudan (conhece 48 países) estávamos conversando na Mercearia Furuta, no Mercado Shangri-lá, onde ao lado outro amigo estava elogiando a nova cerveja pilsen, de lata, da Antárctica, super gelada, quando passei a Almir o que me perguntaram sobre a famosa biblioteca do saudoso professor e advogado José Hosken de Novaes. Sudan sabia em parte, mas disse que iria procurar mais. E soube, o mais rapidamente possível, e contou-nos o seguinte: “Conforme nossa conversa recente, confirmo que a biblioteca do saudoso doutor Hosken de Novaes foi adquirida pela empresa Sebo Capricho, que possui três lojas em Londrina. A aquisição se deu de porta fechada, ou seja, sem separar obras. Antes, pensou-se em doá-la para a UEL, mas a ideia não evoluiu, e eu não sei o por que, qual a razão! Depois, ventilou-se de a OAB adquirir, mas essa hipótese também não foi em frente, acabando, então, a família vendendo para o Sebo Capricho, que cuidou e ainda cuida muito bem dos livros. No acervo existiam obras magníficas do direito civil, comercial, processual e tributário brasileiro, como, também, obras extraordinárias do direito francês, inclusive uma edição de 1854 do Código Napoleão, o Código Civil Francês que influenciou na criação dezenas de Códigos Civis em países de todo o mundo, e obras do direito comercial francês, que o imperador Pedro II adotou para a implantação do Código Comercial Brasileiro. Existiam também obras do direito civil e do direito administrativo português, obras espetaculares, e outras em latim. Era imensa a biblioteca, com milhares e milhares de volumes. Talvez não só em qualidade, mas em número, a maior do Paraná. É verdade que com a mudança do Código Civil e Processual Civil Brasileiro, com o primeiro aglutinando também a parte do Direito Comercial/Empresarial, as obras anteriores ficaram desprovidas, na prática, de assentamento legal, porém, em termos de cultura jurídica para aqueles que desejavam e desejam conhecer a fundo o direito, e não o copia e cola de hoje, os livros da biblioteca do Dr. Hosken era o maior celeiro de cultura jurídica existente no Paraná, que permitia realmente conhecer o direito a fundo. Muitas delas ainda estão disponíveis”. Almir Sudan é um dos advogados de Londrina, de várias idades, que tiveram e têm grande admiração pela cultura, pelos livros e pelo saber do prof. Hosken de Novaes.

VERDADEIRA CULINÁRIA

A Due Fratelli Massaria e Rosticceria foi idealizada pelos irmãos Augusto e João Leandro(foto). Determinados em criar uma nova experiência com qualidade e bom preço sem abrir mão da verdadeira culinária, deram vida à massaria. Sob supervisão do chef Augusto, todas as receitas são preparadas artesanalmente. Tudo criado a partir de ingredientes selecionados, compondo uma infinidade de sabores e sensações especiais para os clientes mais exigentes. Especialista na área comercial, o fratello João atenderá com primor a todos apresentando uma gama de produtos selecionados da Due Fratelli

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

Está chegando a Bierfest da Arel

A 57ª edição da Bierfest Arel – a nossa festa na sua casa – está chegando! O clube informa que quem ainda não garantiu seu kit com a comida típica alemã, chope e taças personalizadas, ainda pode fazê-lo. As vendas se encerram no dia 19 de novembro (quinta-feira). Para mais informações, basta entrar em contato com a secretaria da Arel pelo fone 3315-3400 ou pelo whatsApp 8411-4906.

No Santuário da Vila Nova

Neste sábado (14), o Santuário Nossa Senhora Aparecida na Vila Nova, em Londrina, será o ponto de coleta de lixo eletrônico efetuada pela ONG E-Eletro. A entrega pode ser feita das 9 às 16 horas. Vale lembrar que podem ser descartados produtos como computadores, televisores, celulares e outros.

ARQUITETO

O renomado arquiteto André Sell( foto) em recente almoço no restaurante Maneco com Jaleco. Ele é Conselheiro do CAU (Conselho de arquitetura e urbamismo). No almoço, Sell estava acompanhado de um grupo de arquitetos de Curitiba. O Manceo com Jaleco fica na rua Paranaguá e está aberto neste sábado com cardápio especial.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

***

500 milhões de votos em uma noite no programa A Fazenda, da TV Record! Estivesse aqui um Donald Trump, ele iria pedir recontagem! É muito voto?

BELLA ITÁLIA

Está de volta a feijoada no Bella Itália, que, como se sabe, é o restaurante do Bristol Hotel, na rua Goiás. Sob a direção de Marco Antônio Assis e aberto ao público em geral.

***

Ênio Sehn acha que o Grêmio Porto-alegrense será o próximo campeão da Libertadores. Mas se vender o Pepê para o Real Madrid, ficará mais difícil. E mais: não é verdade que o churrasqueiro do Recanto Dá Licença (aberto neste domingo, a partir das 11 horas) seja torcedor enrustido do Internacional...

FOLHA QUERIDA

A Folha de Londrina comemorou aniversário ontem. Conhecida como o “jornal do Milanez”, e depois do “doutor Zé Eduardo”, é a paixão de todos que nela trabalham, agora sob a direção geral , sempre entusiasmada do dinâmico empresário Nicolás Mejía. Quando cheguei à FOLHA, oficialmente em 15 de maio de 1956, seo João me disse, certo dia, o seguinte: “Você que é garoto nunca entre em boteco...Porque só vai aprender a beber, fumar e brigar...” Evitar inimigos sempre, concluiu.

O NETO DE NOVELLI

O garotinho que está foto, com jeito precoce de craque na bola, é Noah, neto querido de José Gaspar Novelli Filho e de Maria Cecilia (in memorian), que tem 7 anos e é filho de José Luiz Novelli. Residem em Londres, o pai fez questão que Noah nascesse em Londrina. O colégio onde o menino estuda promove muitas atividades esportivas e ele participa dos jogos de futebol, onde sempre se destaca e é elogiado pelos colegas. Novelli, o avô-coruja, não se cansa de aplaudi-lo. A propósito, Novelli, que foi diretor do “Nossobanco”, foi também o primeiro gerente do Banco Safra em Londrina, agência que teve a sua atuação para que o banqueiro Joseph Safra o instalasse em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Homenagem aos coordenadores  de cursos
| Foto: Divulgação

Sugestões de temas para treinar a

Redação visando o Enem de 2021

Leio FOLHA e vejo a entrevista com o coordenador geral do Colégio Marista sobre a prova de Redação do Enem, marcada para dia 17 de janeiro de 2001. Que tem regras definidas e é termômetro para testar candidatos. Então vamos pedir licença a todos, sugerir alguns textos ou ideias aleatoriamente, para alunos candidatos exercitarem-se em casa: “O homem nasce para caminhar e não para dormir em berço esplêndido”; “Ninguém tira pedra em árvore que não dê fruto”; “Quem for brasileiro que me siga! Mas para onde?”; “Como seria um fim de vida justo para Caifás e Anás, que arquitetaram a morte de Jesus”. “Comente a história da Chapeuzinho Vermelho. Concorda com o autor? Acha que o Conselho Tutelar tomaria a menina de seus pais?”. “Você está satisfeito com a vida que tem tido? E o que mais gostaria de conquistar?”; “Por que o urgente não vem deixando tempo para o mais importante de sua vida?”; “Por qual motivo ou razão o ser humano é violento desde os tempos de Caim que matou seu irmão Abel”; “Qual o legado que a pandemia vai nos deixar”; “Manga madura na beira da estrada, ou está murcha ou tem marimbondo no pé”; “O que a mulher fará com sua liberdade que vem sendo conquistada”. Se achar bom para um exercício, faça uma Redação de 25 a 30 linhas sobre um ou mais temas. Treine o mais que puder. E, desde já, boa sorte!