Hoftalon comemorando 30 anos de atividades atendendo 100 municípios
Números de atendimentos são expressivos e hospital ainda atua em diversos projetos sociais
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
Números de atendimentos são expressivos e hospital ainda atua em diversos projetos sociais
Oswaldo Militão

No dia 9 de dezembro último (2022), o HOFTALON comemorou 30 anos de atividades em Londrina. Foram anos de grandes conquistas e superação de muitos desafios. É o primeiro hospital de Londrina a conquistar a certificação da qualidade O.N.A. Também é o primeiro do Paraná a obter a certificação do Great Place to Work (Melhores Empresas para se trabalhar). Um dos destaques é a sua residência médica reconhecida pelo MEC há 19 anos, com vagas disputadas por candidatos de todo o Brasil. Os números do Hoftalon (dados de 2019, último ano pré-pandemia) são muito expressivos: 116.468 consultas, 15.537 cirurgias, 176 transplantes de córnea e 47.160 exames. O Hoftalon ainda atua em diversos projetos sociais como o Primeiros Olhares que existe há 18 anos (atendimentos a creches), Pequenos Olhares, direcionado as crianças das escolas municipais. Os dois com distribuição gratuita de óculos. E mais o Projeto Glaucoma em atividade há 16 anos. O Hospital é considerado Centro de referência em alta complexidade em oftalmologia pela Secretaria do Estado da Saúde, atendendo cinco regionais de saúde (exatamente 100 municípios).

54 anos de casamento
O leitor da Folha Pedro Roberto Consolin lembrou à Coluna que exatamente no dia 18/01/1969, se casou na catedral de Jacarezinho. “Nesse dia adentramos à catedral para selar nosso compromisso de união, de muito amor e promessa de fidelidade para sempre”, conta. Hoje, Pedro e Noeli, com três filhos, genros, nora e três lindas netinhas, festejaram a data no Resort Tayaya, em Ribeirão Claro.
São Paulo
No mesmo dia (ontem) que a cidade de São Paulo comemorou seus 469 anos de fundação, o São Paulo Futebol Clube festejou seus 93 anos de fundação. O tricolor do Morumbi já foi do Canindé, estádio que vendeu para a Portuguesa, time que enfrenta hoje no Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Tricampeão mundial, os são-paulinos têm um grande passado de conquistas para comemorar e torcer para a equipe melhorar nesse 2023. Você, leitor, se for são-paulino, escale o seu tricolor de todos os tempos e mande para esta Coluna da FOLHA, muito lida por todas as torcidas, às quais agradeço.
Torcidas do futebol
O SÃO PAULO FC disputa com o Palmeiras qual é a segunda maior torcida entre os clubes paulistas aqui na região. Em primeiro lugar estão os corintianos. Mas todos também torcem pelo Tubarão. Embora não tenham ido, em sua maioria, ao Estádio do Café (oficialmente Jacy Scaff) incentivar o LEC.
Shakira homenageada
A Associação de Cornos de Soledad, na Colômbia, homenageou a cantora Shakira, que acusa o marido de adultério, e pediu divórcio. Desenharam o rosto dela, com perfeição, e colocaram algumas frases de apoio no muro da curiosa entidade. Como se sabe, ela descobriu, ao verificar seu pote de geleia, que alguém (a outra) esteve em sua casa e saboreou o seu “doce veneno”...
Beleza Cambeense

A bela Júlia Santos, Miss Teen Cambé 2020. Modelo de 18 anos, ela faz direito na PUC em Londrina. Tem futuro nas passarelas, como diz a mentora e coordenadora Glacimeire Cardoso. A foto é de Miguel Rodrigues com produção da GC Produções.
****
O EMPRESÁRIO Wanderley Sernach, muito estimado em Londrina, diz a amigos, que são muitos, que é leitor assíduo da FOLHA. O que agradecemos.
****
OUTRO leitor da FOLHA é Mário Augusto de Oliveira Filho, onde quer que esteja. Aqui ou no Paraguai, ontem tem negócios. Concorda comigo: a champanhe Don Perignon é para comemorar a vida! É cara, mas deliciosa, devidamente gelada.
****
NOSSO LEITOR Edson Luís Nogueira do Prado concorda com a Coluna: que em condomínio é bem melhor que o síndico seja de uma empresa especializada. Jamais de morador, que por mais jeitoso que seja sempre vai deixar a desejar e até arrumar problemas que não precisaria ter.
****
Grande Torneio de Sinuca em Londrina
No último fim de semana, nas dependências da ASES-Associação de Sinuca Esportiva, Londrina sediou o 3° Torneio Aberto de Sinuca Six Reds, com 40 renomados sinuquistas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eles elogiaram a receptividade e a simpatia dos organizadores. O campeão foi Adriano Correa, de Campo Mourão, atleta da Exactus, que também fez a maior tacada do torneio, com 72 pontos. Em segundo, Nando, de Umuarama. Eduardo, de Cianorte, ficou em terceiro, com o João Cateoni, de Londrina, em 4º, completando o pódio. O evento proporcionou o reencontro de grandes amigos, que não se viam há tempos.


Nova loja da Cocamar

Na inauguração da nova loja da Cocamar em Londrina, na Via Expressa, o deputado estadual Tercilio Turini destacou que a “cooperativa é grande protagonista no fortalecimento do agronegócio no Paraná e no Brasil”. Ressaltou ao vice-presidente José Cícero Aderaldo, o Zico, e ao gerente-geral da unidade local, Ricardo Mendes dos Santos, que a Cocamar cresceu com muito trabalho, visão estratégica, gestão séria, inovação, tecnologia e, o mais importante de tudo, a confiança dos cooperados e do mercado. "É um modelo de apoio ao produtor em todo o ciclo da lavoura, desde o planejamento do plantio até a venda da safra e a aplicação dos resultados", comentou Turini. “Tenho muitos amigos na cooperativa, que é um orgulho para o Norte do Paraná e todo estado”, complementou. Na foto, Marcelo El Kadre (presidente da Sociedade Rural do Paraná), Guilherme Martins Gomes dos Santos (conselheiro fiscal), Tercilio Turini, vice-prefeito João Mendonça, Agnaldo Alves Pereira (conselheiro consultivo) e José Aderaldo (vice-presidente da Cocamar.
Atenção secretários da Prefeitura: moradores de rua lotando quarteirões
O prefeito Marcelo Belinati tem em sua equipe secretárias e secretários municipais que poderiam auxiliá-lo mais a tornar Londrina realmente “uma cidade melhor, mais bonita”. Não sei ao certo, quais as secretarias que deveriam cuidar a sério desse “drama humano” que são os moradores em situação de rua. Já me perguntaram por que em Maringá não são vistas tantas pessoas deitadas, esticadas, sentadas dormindo ao relento nas ruas e avenidas, dia e noite, como em Londrina. Aqui, elas chegam em busca de alguma ajuda, de comida, com fome, às vezes sem qualquer documento e todos “ficam esperando que alguém tenha a piedade de encaminhá-los para algum local melhor.” Por isso, grande parte da população pergunta pelo trabalho de secretarias que deveriam cuidar muito bem de mulheres, de crianças, de pessoas idosas, de saúde, e de indígenas mulheres que ficam com seus filhos sentadas à beira das calçadas, em busca de algum auxílio. O prefeito Marcelo Belinati, que é interessado, inteligente, ativo, que deseja o melhor para todos, poderia enviar uma equipe sua para ver o que ocorre da esquina da Rio de Janeiro, atravessando a Minas Gerais e até a Duque de Caxias, passando pela rua Maranhão. Notadamente no quarteirão da Maranhão, entre a Minas Gerais e a Duque. Em cada 5 metros, ontem, quarta-feira, havia um “morador de rua” estirado na calçada, sentado , atrapalhando londrinenses que passavam para trabalhar. Secretárias e secretários que respondem por essas áreas humanas, poderiam tomar medidas sérias a respeito. Pedir inclusive a ajuda da Guarda Municipal ou da PM para ver o que de fato ocorre. A atuação dos policiais precisa ser mais decisiva para evitar que Londrina perca o seu “centro comercial”, o seu encanto, seu histórico progresso. Como diria um ex presidente dos EUA, em 1980, “this time is now!”.
¨¨¨¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

