Após vários meses sem se reunir, o Grupo de Oração Caminhando com Maria esteve presente na Paróquia São Vicente de Paulo, que tem como pároco o padre Romão. Seguindo as normas estabelecidas em decorrência da Covid-19, o evento foi um sucesso. Cabe salientar, quem quiser participar de forma presencial deve realizar sua inscrição pelo site do Grupo de oração Caminhando com Maria.

Imagem ilustrativa da imagem Grupo de oração Caminhando com Maria
| Foto: Divulgação

Agora Slaviero

O restaurante Bella Itália continua no agora Hotel Slaviero, ex-Bristol, na esquina da avenida São Paulo com a rua Goiás. Com o cardápio sempre bem cuidado para o almoço e jantar. Sob a direção do restaurateur Marco Antônio Assis.

A padroeira do Paraná amanhã em Londrina, para ficar dois meses

Nessa quarta-feira, dia 8 de setembro, Londrina recebe a visita da imagem da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, vinda do Santuário Estadual de Paranaguá, que ficará aqui por dois meses. É a primeira vez que a imagem vem em peregrinação a Londrina. Na programação de abertura da visita, o arcebispo dom Geremias Steinmetz preside a Santa Missa Solene às 12h no dia 8, com a presença do reitor do Santuário Estadual do Rocio de Paranaguá, padre Dirson Gonçalves, idealizador da peregrinação ao interior do Estado, e do coordenador da peregrinação em Londrina, padre Heriberto Mossato. Todos os católicos da cidade e da região estão convidados para a visita da Padroeira paranaense e rezar para que esta Londrina querida receba suas bençãos para toda a população e para as autoridades locais, a fim de que sejam felizes em suas decisões para beneficiar todas as famílias.

Miss 2021

Maria Luiza Cavalcante, Miss Brasil Model Pré-Teen 2021. Ela foi eleita no concurso realizado em Araucária por Leandro Anthony. Maria Luiza tem como mentora e coordenadora Glacimeire Cardoso. Na foto de Miguel Rodrigues, a miss na ponte dos guarda-chuvas no Lago Igapó

Imagem ilustrativa da imagem Grupo de oração Caminhando com Maria
| Foto: Divulgação

Ary Sudan e as ações positivas do Fórum Desenvolve Londrina

Conversando com Ary Sudan, vice-presidente do Fórum Desenvolve Londrina, ele contou que o Fórum tem feito muito bem para a cidade. Que através dele as entidades têm acesso a conhecimentos e boas práticas em todas as áreas no Brasil e no exterior. Isso é muito bom, porque o conhecimento chega ao mesmo tempo em quase 40 entidades. Ary diz que nas últimas 5 semanas tiveram palestras e conversas com representantes de Sunchales – Província de Santa Fé, na Argentina, cidade que é modelo no cooperativismo na América Latina. De São Roque de Minas, na Serra da Canastra, que é uma referência na transformação de uma cidade pobre num ambiente próspero e rico através da movimentação e participação da sociedade. Outra foi Mondragón, no País Vasco, a maior referência em cooperativismo no mundo. De lá, o Fórum e seus integrantes trouxeram, por exemplo, a Sociedade Garantidora de Crédito, uma grande conquista para Londrina, sobretudo para as pequenas empresas. Na sequência, veio Gramado, contando toda a experiência que fez daquela cidade o mais importante centro turístico do Brasil. Na última semana foi a vez de Barcelona, com o Instituto Cerdá, importante organização no planejamento da cidade catalã, reconhecida mundialmente. O Fórum está discutindo este ano o tema “Pertencimento”, com o propósito de encontrar caminhos para o engajamento cada vez mais dos londrinenses nos assuntos da cidade. Sudan chama a atenção para o fato de que onde há mais pertencimento há maior desenvolvimento. Ele lembra que quando o Fórum estudou “O Ensino Fundamental – instrumento de mudança” já ficou claro que as escolas que tinham maior participação dos pais eram as melhores de Londrina. Isso mostra que quando a população participa, se sente parte, o desempenho é sempre melhor.

No Londrina Golf Club

O médico cardiologista Luis Carlos Miguitaem animada partida de golfe com os amigos Arlindo Fuganti, João Vioto Neto e Pedrinho Andrade. Eles jogaram juntos recentemente, no elogiado campo do Londrina Golf Club. Miguita é presidente do Conselho do Londrina Golf. Disse que jogar lá é sempre muito bom. Assim como no campo do Royal Golf, onde também é diretor há muitos anos.

Imagem ilustrativa da imagem Grupo de oração Caminhando com Maria
| Foto: Divulgação

***

Três senhoras rezavam na Catedral de Londrina. Ao guardador de carros, uma delas afirmou: “Viemos rezar para que nada ocorra de grave neste dia 7 de setembro”. Que Jesus diga amém.

Trocar o berço pelo divã

“O Brasil precisa deitar em um enorme divã, sair do berço esplêndido, e contratar o maior dos terapeutas para analisar o que seu povo quer e o que os atuais e os próximos governantes pretendem...” Dito por um empresário londrinense da construção civil, que pediu sigilo sobre seu nome. Assino embaixo.

Amigos na torcida

Amigos e conhecidos estão na torcida pelos londrinenses Florindo Dalberto, Rafael Lamastra Filho e Lauro Zanetti, às voltas com o cruel coronavírus. Florindo internado em hospital de Londrina; Rafael Lamastra internado em Curitiba, mas já saiu da UTI; e Lauro Zanetti internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Todos pedindo a Deus pela saúde deles, amem.

Boa articulação política

A boa articulação política viabilizou investimento de mais de R$ 5,2 milhões para construção em Londrina do Centro Especializado de Reabilitação, que vai atender pacientes com deficiência intelectual, auditiva e física dos 21 municípios do Consórcio de Saúde do Médio Paranapanema. Um dos autores das emendas parlamentares que liberaram os recursos é o deputado federal Rubens Bueno, numa parceria com o deputado estadual Tercilio Turini. “É um atendimento que exige atenção especial e preparo, estrutura adequada e equipamentos específicos”, diz o médico Turini, na foto com Rubens Bueno e o chefe de gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni. Também são autores das emendas Luiz Carlos Hauly, Alex Canziani, Marcelo Belinati, Gleisi Hofmann e Álvaro Dias. A obra será ao lado da UPA do Jardim Sabará.

Imagem ilustrativa da imagem Grupo de oração Caminhando com Maria
| Foto: Divulgação

Estão aniversariando

Hoje, dia 7, a dinâmica empresária Daniela de Andrade Lopes Gomes, Roberto Pedalino, Eliane Pomin Barros Sachetin, Norma Souza, a sempre bonita Célia Busch Pereira, o médico Koki Kitahara, Fátima Montosa, e Iracema Bonfiglio Oliveira.

Amanhã, dia 8, parabéns para Leila Giglio, diretora do Hotel Crillon, para Fátima Montosa e para Maria Alice Fagundes.

No dia 9, aniversariam o médico Álvaro Luís de Oliveira e a sempre elegante Miriam Khouri, esposa do empresário Alfredo Khouri.

No dia 10, cumprimentos para Cibele Montosa, para a médica Rosana Hashimoto e para o engenheiro químico Luís Antônio de Arruda Junior.

Londrinenses no Bourbon

Várias famílias de londrinenses hospedadas no Hotel Bourbon em Foz do Iguaçu. De outras cidades do Paraná também. Chamando a atenção pela alegria das crianças nas piscinas e na área de diversões.

Destaque entre fornecedoras

A Brasil Sul Encomendas foi premiada pela Unimed Central de Serviços - RS como uma das empresas que se destacaram entre fornecedoras da cooperativa em 2020, na categoria de Distribuidora Hospitalar. Entre os quesitos avaliados estão o aprimoramento dos processos que asseguram conformidades, controle e garantia na qualidade do fornecimento de produtos e serviços. O anúncio recente foi durante o evento Destaque Fornecedores 2020, realizado on-line pelo Comitê Gestão de Fornecedores da cooperativa. Na 8ª edição, a iniciativa reconhece empresas que atingiram níveis de excelência de acordo com a filosofia corporativa da Unimed – Rio Grande do Sul. A Brasil Sul faz parte do Grupo Viação Garcia com operação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Também é reconhecida pela inovação, segurança, qualidade e conforto proporcionada aos clientes, além do atendimento pontual e seguro no transporte e entrega de encomendas. Na foto, colaboradores da Brasil Sul Encomendas com o certificado de premiação, Levi Mateus Santiago, Rodrigo Ferrari, Marlei Corazon, Felipe Corazon, Alexandre Santiago e Paulo

Imagem ilustrativa da imagem Grupo de oração Caminhando com Maria
| Foto: Divulgação

Que país é este! Para sacar 10 mil do seu banco, você espera horas; um motoboy retirou 400 mil up-date

Se um cliente de banco, que tenha em sua conta 20 ou 50 mil reais, digamos, e precisa de 5 mil ou 10 mil para pagar um hospital, para retirar para uma pessoa da família, ele terá que ir à agência bancaria e pedir a quantia, e aguardar até o dia seguinte, para o banco providenciar. Como é, então, que um motoboy, um homem de 43 anos, usando roupas simples, conseguiu retirar de uma agência em Brasília 400 mil reais de uma vez, sem ter que esperar qualquer tempo e levar tudo, tranquilamente, em sua mochila, sem ser sequer incomodado por alguém. Disse à CPI da Covid que não sabe de quem era a conta e para quem iria os 400 mil reais. Além dessa grana altíssima, ele havia retirado várias vezes, outras quantias, que totalizaram 4 milhões e 700 mil reais. Trata-se de um motoboy que mora em barraco, conforme disse, nas cercanias de Brasília. Ficamos pensando, em nosso programa na TV CNT, com o advogado criminalista Antônio Carlos de Andrade Vianna: “quem será que poderia estar esperando-o logo na saída do banco?” E mais: O Coaf será que pediu para verificar a razão de tamanho saque? E a Receita Federal em Brasília: será que tomou conhecimento, que ficou sabendo do acontecido? Até agora nada foi divulgado a respeito.

Caranguejo?

Disse o ministro Paulo Guedes: “O Brasil anda de lado...” Isto significa que, no entender dele, “ Brasil é o país caranguejo...”

Ossos bovinos

Triste Brasil. Pessoas de cidades do Nordeste brasileiro comprando osso, com resquícios de carne, a 12 reais o quilo! Ossos limpos, dois ( 2 ) reais o quilo.

O perigo de uma frase “en passant”

“Isso é coisa do Barros!”, uma frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro que ficou no ar e que preocupa, até hoje, os amigos do deputado federal Ricardo Barros, que é de Maringá, e que o próprio Bolsonaro escolheu para ser o líder do seu Governo na Câmara Deputados. Acredito que possa ter sido um “comentário em passant”, de brincadeira, mas que pode ter prejudicado o parlamentar do PP. Há um zum zum a respeito nos meios políticos de Brasília.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup