A trajetória do jovem João Guilherme Mendes Camargo, de 20 anos, comprova o valor da boa educação, da formação integral e da preparação adequada para a vida e a profissão. Ele iniciou a alfabetização no Colégio Londrinense, no Pré-II, e seguiu na instituição até concluir o ensino médio. Agora faz engenharia civil na UniFil, está no quarto ano do curso e sabe com clareza como quer atuar na profissão: “É na área de estruturas que vou me realizar como engenheiro”, afirma. João Guilherme faz estágio na empresa Estrutural Escritório de Projetos desde fevereiro , atuando com elaboração e análise de modelos de estruturas. “É muito estimulante e desafiador participar do desenvolvimento de projetos de grandes estruturas, como galpões e reservatórios”, diz o aluno da UniFil, que pesquisou outras áreas da engenharia civil antes de definir o futuro profissional.

Imagem ilustrativa da imagem Futuro engenheiro
| Foto: Divulgação

Nestor Batista e Zé Tavares

Falei com o belavistense Nestor Batista, que é presidente pela terceira vez do Tribunal de Contas do Paraná. O pessoal todo trabalhando on-line e às voltas com contas de prefeituras. Em especial com as do Litoral do Paraná, sobre a compra de medicamentos para combater o coronavírus. Nestor havia se encontrado com o ex-deputado federal e ex-delegado de policia em Londrina, José Tavares, outro elogiado homem natural de Bela Vista do Paraiso. Tavares também reside em Curitiba, e tem um pequeno sitio em Cândido de Abreu, onde vai nos fins de semana. O mandato de Nestor Batista, que foi o melhor narradorr esportivo paranaense, quando era o titular da TV Globo e depois do SBT, em Curitiba, irá até o final deste ano. Foi o TC do Paraná que detectou que enquanto o Rio Janeiro pagou 216 mil cada aparelho respirador, o Paraná gastou apenas 40 mil em cada e “acordou” o Ministério da Saúde para o fato.

Histórias de Vanderlei Teodoro

Eram os anos em que o médico Luiz Eduardo Cheida era o prefeito da cidade. O radialista Vanderley Teodoro era do setor esportivo de uma emissora local (não me lembro o nome dela) e foi ouvir Cheida sobre algum assunto da cidade. O prefeito demorou um pouco mais para atender as demais pessoas, e soube-se depois que riu muito com as histórias do futebol local de Vanderley, que, segundo ele contou, foi ameaçado de morte duas vezes, depois de ter criticado dois ex-presidentes do Londrina. Também fez críticas ao técnico alvi-celeste, Jair Bala, que foi atrás do repórter esportivo , “armado de facão”. Dentro da emissora, Vanderley pegou uma garrucha velha, que era da coleção de algum colega, e mostrou para Jair Bala, que saiu embalado... justificando seu nome.

Presidente do Lions Club de Cornélio

Imagem ilustrativa da imagem Futuro engenheiro
| Foto: Divulgação

A odontopediatra Maria Cristina Reghin Vital foi eleita presidente do Lions Club de Cornélio Procópio para gestão 2020/2021. Por conta da pandemia do coronavírus, a posse foi realizada em cerimônia virtual, transmitida ao vivo por live no dia 17 de julho. Profissional de destaque e personalidade procopense, ela recebeu o carinho e os cumprimentos de amigos, familiares, autoridades locais e de líderes regionais do próprio Clube. O Jornal Saber Saúde também fez uma saudação especial a nova presidente com votos de sucesso para a nova gestão deste importante clube de serviços. Na foto, a presidente do Lions de Cornélio Procópio, Maria Cristina Reghin Vital, com o marido Dr. Armando Vital

***

Se não me engano, ou a memória falha, o primeiro restaurante de Londrina, a fazer os cozinheiros e auxiliares a usarem máscaras e toucas foi o Mister Chang, do chef Wagner, que não sei se ainda mora em Londrina e o que está fazendo. O Mr. Chang fechou há alguns anos e fazia comida chinesa muito boa, sempre elogiada.

***

Me perguntam se quem fazia o delicioso bolinho italiano em sua cozinha, no La Nonna, denominado Panzarotti, era o chef Newton Sborghi. Não me lembro, mas Newton que mora atualmente em Cornélio Procópio, pertinho dos netos, poderia elucidar a dúvida.

Custava 1.500 dólares

Em 1979 o comodoro do Iate Cube de Londrina era o são-paulino e paulistano Olímpio César Gonçalves. Foi eleito em agosto desse ano e a agremiação tinha cerca de 2 mil associados. A ação do clube ao custava exatamente 1.500 dólares!

Máscaras com visual labial

Imagem ilustrativa da imagem Futuro engenheiro
| Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, Selma Roelis passou a confeccionar máscaras para prevenção do coronavírus. Os modelos com visual labial para deficientes auditivos são os mais interessantes, diz ela. Tanto que muitas fonoaudiólogas já adquiriram. Agora, profissionais de outras áreas também aderiram a estas máscaras. Na foto, Ana Carolina Ghelardi, que é diretora da Mary Kay e trabalha com cosméticos. Ela disse o seguinte a respeito destes modelos: "Máscaras pra quem não fica sem batom". Mais informações pelo Instagram - #mascaraslondrinaa

Será reaberto hoje em SC o famoso Ponta dos Ganchos

stá marcada para hoje, dia 30, a reabertura do badalado Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, que fica próximo a Florianópolis, em Santa Catarina. O resort é membro da The Lewding hotels of the world, uma das chancelas mais importantes do mercado mundial de turismo, e foi eleito o melhor estabelecimento de praia das Américas em 2019. O Ponta dos Ganchos implementa novos protocolos de segurança e higienização ao lado do seu quadro de mais de 100 colaboradores. Transfers em carro privativo higienizado a cada viagem, possibilidade de fazer check in on-line , room service, com menu de restaurante acessível por QG Code, são algumas das práticas implementadas. O resort tem a vantagem de abrigar número limitado de bangalôs, todos bem distanciados e são apenas 25, com uma vista impecável para a Baía dos Ganchos. O resort apresentará a experiencia gastronômica, para até três noites de hospedagem. As reservas de quinta a domingo irão até o dia 31 de outubro. Para jantares servidos no restaurante, o menu é preparado pelo famoso chef José Nero, expert em dar toques brasileiros em suas criações. De dar água na boca..

Alegria e confraternização

Imagem ilustrativa da imagem Futuro engenheiro
| Foto: Divulgação

Em clima de alegria e confraternização, o casal Rosa Emilia e Expedito Delmonaco de Castro esteve com a família no Recanto Dá Licença domingo último. Na foto, depois de um caprichado almoço, Rosa e Expedito (em pé) com Guilherme Luiz , Gabriel de Castro e Armanda Siqueira.

60 anos de casados

Irani e Gerson Gonçalves estão completando 60 anos de casados hoje. A atual situação, em virtude da pandemia, impede uma significativa celebração; por isso, somente os filhos e netos estarão com o sempre festejado casal londrinense.

Corrigindo

Mário Jorge de O. Tavares não é engenheiro, e sim é formado em administração e especialização em administração e telecomunicações.

Está precisando de fotos antigas do restaurante O Casarão e quem puder colaborar, o e-mail dele é má[email protected]

Conselho Superior da SRP

Imagem ilustrativa da imagem Futuro engenheiro
| Foto: Divulgação

Com destacada votação, o agropecuarista Humberto de Almeida Barros Junior foi eleito, sábado último, como novo integrante do Conselho Superior da Sociedade Rural do Paraná. Na eleição, sete candidatos disputaram 4 vagas. Referência quando o assunto é pecuária em todo o pais, Barros está sempre muito bem informado sobre este importante segmento da economia no Brasil. Na foto, em recente edição da Expolondrina, o novo conselheiro da SRP com a netinha Maria Beatriz Favoreto Barros, companheira do avô.

***

Tomamos conhecimento de um relatório sobre petróleo da ONU que afirma o seguinte: o mundo consumia até o final do ano passado, de 7 a 8 bilhões de litros de combustível.

Nasceu em Tóquio

O leitor rolandense Odair Chiqueto lembrava, ontem, à Coluna, que a atriz Olivia de Havilland, que faleceu aos 104 anos, em Paris, era a última participante viva do famoso filme ...E o Vento Levou. Filha de norte-americanos ela nasceu em 1916, em Tóquio no Japão, onde o pai era funcionário do governo de Tio Sam. No filme ela fazia Melanie, que era apaixonada pelo rapaz Ashley Howard. O filme foi rodado em Atlanta, na Geórgia, que havia sido reduto de escravos africanos. A atriz principal,, Vivien Leigh, havia falecido em 1967.

É da história da cidade

A Coca Cola chegou ao Brasil em 1942. Em Londrina em 1955, trazida especialmente para uma boate da cidade, que serviria então o recém-lançado Cuba Libre, mistura do citado refrigerante com o rum cubano ou nacional mesmo. O que mais se ouvia na noite londrinense: “quero um Cuba, meu bem...”

***

Ouvido em uma mesa no restaurante Dá Licença, da Prof. João Cândido: “Aqui no Brasil, o cachorro faz au au, quando late. Nos Estados Unidos é ruf ruf. Na argentina é gua guá!”´ Conversas de tempos de pandemia...