O Instituto Bom Aluno de Londrina tem uma história de sucesso com os estudantes que fizeram parte do programa e hoje trilham carreiras sólidas na profissão que escolheram. É o caso dos jovens Diogo Dungaro Araújo,Denis Nader Gonçalves,Luiz Fernando Oliveira e Ana Claudia Mainardi, na foto quando eram estudantes. Diogo mora em Hortolândia, São Paulo. Formado em Engenharia Elétrica na Unicamp, atua há 9 na British Telecommunications como operador de sistemas de radiofrequência e de missão crítica. Denis estudou Engenharia Civil na UEL. Hoje é engenheiro da prefeitura de Centenário do Sul. Ana Cláudia também foi aluna da UEL. Mora em Galway, na Irlanda. Farmacêutica especializada em gestão de qualidade, trabalha na ABBOTT (Rapid Diagnostics Division). Médico formado pela UEL, Luiz Fernando mora na cidade de São Paulo. Ele é especialista em neurologia pelo Hospital Santa Marcelina. Também é especialista em neurologia vascular e neuro radiologia intervencionista pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto. Investir nos estudantes como faz o Bom Aluno tem resultado certo no futuro. Parabéns também aos dirigentes e aquelas pessoas que contribuem para o futuro profissional dos jovens, de famílias de melhores posses, de Londrina e região. Nota dez para eles.

Visitando a16ª ExpoGenética

Imagem ilustrativa da imagem Futuro de sucesso para os estudantes do Bom Aluno
| Foto: Divulgação

Afrânio Rossi Brandão, criador de Nelore, associado da ABCZ, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná e atual presidente do Conselho Superior da SRP, esteve na 16ª ExpoGenética na companhia da filha e do irmão. Afrânio foi recepcionado pelos conterrâneos Gabriel Garcia Cid, Presidente da ABCZ, e o Superintendente Geral da entidade, Moacir Sgarioni.

Comemorando

No dia 4 de setembro, os parabéns serão para Carlos Alberto Saccani (o popular Cabeto), que vai comemorar a data com os familiares. Ele é irmão dos estimados Romeu, Bruno e Marisilda Saccani. Família das mais estimadas na cidade.

OS ANIVERSARIANTES

Neste domingo, estão aniversariando: Paulo Horto, Raquel Torres, Sandro Dalpícolo, Renata Wosny, Camila Grizzo Libos, Fernanda Gregori Pagan, Marcia Siqueira, Marcelo Oikawa, Carla Nolasco Spiacci e Norma Zakir.

***

NO DIA 4, segunda-feira, os abraços serão para Ebe Ferraz Simoni, Jackson Proenca Testa (ex-reitor da UEL e o autor do projeto EaD que que o Conselho da Universidade Estadual rejeitou, e que as universidades de Londrina, do Paraná e do Brasil estão utilizando), Patrícia Fuganti, Maria Aparecida Cembranelli, Marli Pasi, Katia Romanow, Kengo Baba, e Fernando Vanucchi Pepes.

*****

ENCONTRAMOS Evanir Ernesto Pinha na Merceria Furuta, no Shangri-lá, com amigos daqui, que veio visitar. Mora em Tocantins, onde conhece outros londrinenses e norte-paranaenses que lá estão estabelecidos, notadamente em Palmas, a capital. Um deles foi em busca de ração de frango para sua gata de estimação.

******

AMANHã, domingo, véspera da Semana da Pátria, é dia dos assados do chef Milton Furuta, feitos especialmente para auxiliar as donas de casa com seus almoços em família.

*****

NO EMPÓRIO Gastronômico, no Mercado Municipal do Shangri-lá, o final de semana com seus bolos, empadas, massas coloridas e os patês especiais.

Fórum de Energia 2023

Imagem ilustrativa da imagem Futuro de sucesso para os estudantes do Bom Aluno
| Foto: Divulgação

Itaipu Binacional realizou essa semana o Fórum de Energia 2023, com a presença de ministros e as diretorias do Brasil e do Paraguai. Foram apresentadas oportunidades de investimentos em projetos para o Paraná. Com o objetivo de buscar recursos pra Londrina, Alex Canziani, presidente da Codel, está em Foz do Iguaçu participando de algumas agendas. Na foto, o encontro com João Ortega, chefe da Casa Civil, Ratinho Júnior, governador e Luísa Canziani, deputada federal.

Em plena forma aos 74

Imagem ilustrativa da imagem Futuro de sucesso para os estudantes do Bom Aluno
| Foto: Divulgação

O conhecido preparador físico Billy de Paula comemora neste sábado (dia 2), aniversário de 74 anos. Leitor diário da Folha e da Coluna, ele tem uma carreira extensa e vitoriosa no esporte com passagem por diversos clubes, inclusive no Al Tawen, da Arábia Saudita. Natural de Siqueira Campos, mora em Londrina há muitos anos, onde tem grande círculo de amizade. Outra paixão são as provas pedestres. Billy continua em plena forma. Parabéns.

Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR)

O Sindicato Rural de Londrina alerta os produtores rurais que o prazo para a declaração do ITR é até o dia 29 de setembro. Para fazer a declaração os municípios precisam saber qual é o Valor de Terra Nua (VTN). O VTN é o índice pelo qual são definidos os preços médios, que servem como referência para negociações de terra. Mais informações poderão ser obtidas no Sindicato Rural Patronal de Londrina.

Mané Garrincha: da alegria da seleção a quase morador de rua

Se vivo estivesse, Mané Garrincha, o craque da camisa 7, do Botafogo e da seleção brasileira, bicampeão mundial, estaria completando 90 anos, em outubro. Ele morreu quando estava com 49 anos e era vítima do alcoolismo, que o levou a quase a ser morador de rua, no Rio de Janeiro, pois algumas vezes foi encontrado, deitado ou encostado em alguma parede, visivelmente bêbado. Mané Garrincha, a “alegria do povo”, jogou duas vezes pelo Botafogo aqui no Estádio Vitorino Dias, contra o Londrina. A torcida presente não era dos dois times, era sim dele, Mané Garrincha, o herói da Copa de 62, no Chile, o rei do drible desconcertante, que deixava seus marcadores malucos. Ao lado de Amarildo, seu companheiro de clube, foram chamados de “mágicos da bola” pela torcida chilena, presente aos jogos do Mundial de 62, nos estádios Nacional de Santiago e no Sausalito, na região de Viña del Mar e Valparaiso, cidades gêmeas andinas, que conheci.

Homenagem ao saudoso Issamu Onishi

Com as palavras de Galvão Bueno - “Não conheço ninguém que não gosta do Issamu “ - e do amigo Luis Carlos Miguita - “Foi meu parceiro em tudo que fiz em Londrina”, foi descerrada a placa em homenagem póstuma ao médico Issamu Onishi no dia 30 de julho, no Londrina Golf Club. Além de renomado gastroenterologista, o doutor Issamu foi capitão e presidente do LGC e grande incentivador deste esporte em Londrina e região. Merece esta justa homenagem dos golfistas do clube. No mesmo dia foi disputado o Segundo Torneio dos Fundadores e Veteranos do Londrina Golf. As fotos são do evento.

O anfitrião Luis Carlos Miguita com Galvão Bueno durante o descerramento da placa em homenagem ao saudoso doutor Issamu
O anfitrião Luis Carlos Miguita com Galvão Bueno durante o descerramento da placa em homenagem ao saudoso doutor Issamu | Foto: Divulgação
Vale registrar que a placa é uma criação do renomado artista plástico Carlo Sato. O rosto de Issamu aparece nos dois lados e foi feita toda na cor verde porque o médico era palmeirense.
Vale registrar que a placa é uma criação do renomado artista plástico Carlo Sato. O rosto de Issamu aparece nos dois lados e foi feita toda na cor verde porque o médico era palmeirense. | Foto: Divulgação
Rodolfo Fuganti, Fabio Marin, Francisco Ferelle, Helio Shibukawa e Carlos A. Adati.
Rodolfo Fuganti, Fabio Marin, Francisco Ferelle, Helio Shibukawa e Carlos A. Adati. | Foto: Divulgação
Galvão Bueno, Luis Carlos Miguita, o presidente do LGC Fabio Marin e Carlos Fujiwara
Galvão Bueno, Luis Carlos Miguita, o presidente do LGC Fabio Marin e Carlos Fujiwara | Foto: Divulgação

Memoriol nele!

PRESIDENTE da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não teria declarado como suas, à Justiça Eleitoral, 4 fazendas que possui. Pode ser esquecimento do seu contador, disseram colegas dele. Ou Lira estaria precisando tomar algum remédio para memória.

Terceiro na cerveja

O BRASIL está classificado em terceiro lugar como o país onde há o maior consumo de cerveja. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos da América do Norte e, em terceiro, está a China.

A mais famosa praia do país homenageada pela música

Além da canção “Copacabana”, gravada por Lucio Alves e também cantada por Dick Farney, no show do Cassino do Copacabana, ainda nos anos 50, a cantora Doralice Leite, fazia sucesso com a composição de seu marido, o Nhô pai, dono de circo da época, que cantava: “Copacabana, Copacabana, ai quem me dera, se eu pudesse viver lá; a vida é cara, o sol me queima, mas eu não posso mais morar em outro lugar...” Música que em 1955 ela cantava no auditório da Rádio Brasil, de Santo Anastácio, a ZYU-9, quando o Circo do Nhô Pai lá esteve.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina