No dia 9 de novembro, o auditório do Inesul foi palco do Fórum sobre relações étnico-raciais. O evento teve como tema “20 anos da lei 10.639/03: avanços e perspectivas”. Discussão relevante para o aprimoramento do processo de aprendizagem e formação da comunidade acadêmica. Além de informar sobre Dia da Consciência Negra, também buscava despertar e sensibilizar sobre ética, respeito, interação social e dignidade humana, sem o preconceito e a discriminação. A mesa redonda do evento teve a presença de Maria de Fátima Beraldo, mestra em sociologia e professora colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL; Gilza Kaingang, doutoranda pelo programa de Serviço Social e Política Social da UEL; Angela Silva, mestranda em educação pela UEL, e Gabriela Paula Santos, também mestranda em educação pela UEL. Elas estão na foto com Ednalva Guizi ,diretora Acadêmica do Inesul. A diretora geral da Faculdade, Elzira Verginia Mariani destacou: “Essas discussões desempenham um papel fundamental para transformação social”.

Mulheres em Destaque: jantar dia 8 de dezembro

A BPW Londrina e a Nós do Poder Rosa Associação de Proteção à Mulher realizam, dia 8 de dezembro, um jantar no Loft Empório Guimarães. O evento Mulheres em Destaque marca o encerramento da atual gestão da BPW Londrina e dos 15 anos da Associação Nós do Poder Rosa. O jantar tem como atração musical Mathias Acústico Trio. Convites a venda pelo Sympla.

Campanha em prol do comércio local

Nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 19 horas, a Associação dos Nove Bairros faz a apresentação da campanha de incentivo ao comércio local, com o tema "Quem vive aqui compra aqui", desenvolvida sem ônus pela B2 Propaganda, agência que tem sua sede no Jardim Coroados, um dos bairros abrangidos pela ANB. O evento será no auditório da Igreja Nossa Senhora Rainha do Universo, na rua Ibirá, 99 (acesso pela praça), no Parque Alvorada, sem custo para os comerciantes interessados. Inscrições pelo link https://forms.gle/p6SJvkyZievudUGn7 até dia 22.Informações: WhatsApp 43 99195-6050.

Congratulações ao Hospital Evangélico

Imagem ilustrativa da imagem Fórum sobre relações étnico-raciais
| Foto: Divulgação

Na comemoração dos 75 anos do Hospital Evangélico, o deputado estadual Tercilio Turini encontrou muitos amigos, relembrou histórias e conversou sobre o desenvolvimento de Londrina, projetos estratégicos para saúde e ações na educação. Centenas de pessoas prestigiaram o evento beneficente de aniversário, no Villa Planalto. "É uma história de superação, convivi com várias gerações de profissionais do hospital e tenho orgulho de ver o Evangélico como referência na saúde e cuidando muito bem da população", afirma o deputado, que foi professor de Medicina na UEL e diretor do HU. Na foto, os médicos Carlos Ferreira Galvão, Tercilio Turini, Edson Kobayashi, Rosângela Kobayashi e Adelmo Ferreira.

Tradição de 18 anos

Imagem ilustrativa da imagem Fórum sobre relações étnico-raciais
| Foto: Divulgação

O Natal está a todo vapor na Hachimitsu, onde os deliciosos panetones que são tradição há mais de 18 anos em Londrina já chegaram nas lojas. “Neste ano, com uma nova receita exclusiva, mais fofinho, úmido e recheado, vem conquistando o paladar de todos que provam. O queridinho do momento é o panetone de doce de leite argentino com cobertura de chocolate branco, doce na medida certo!”, conta o staff. Os produtos de Natal vão até o dia 25 de dezembro e podem ser adquiridos nas mais de 10 lojas do grupo, além dos canais digitais. A Hachimitsu possui ainda opções deliciosas de guirlandas, bolachas, travessas de sobremesa, bolos e muito mais, tudo pensado especialmente para este Natal. Na foto, Sérgio Noguti e Wilma Kato, da Hachimitsu, com produtos da linha Natalina.

Londrina pensando o futuro

LONDRINA, senhores e senhoras candidatos a prefeito, em 2024, precisa de um ginásio de esportes novo, de um local para grandes acontecimentos, para promoções de porte nacional e internacional.

VAMOS lembrar que o Moringão foi uma vitória do ex-prefeito Dalton Paranaguá, mas depois de construído, descobriu-se havia uma mina de água nas proximidades. Não deu outra: volta e meia ela vazava para dentro do atual ginásio. Até que o saudoso arquiteto Léo de Judá Barbosa e amigos encontraram uma solução.

Escolas subterrâneas

Em pleno ataque do exército russo, a cidade de Karkiv, na Ucrânia, começou a construir “escolas subterrâneas”, que servirão de salas de aulas e esconderijos contra bombas e foguetes de Putin.

Ucranianos imitam o Hamas, com seus túneis, mas fiquem sabendo que a cidade norte-americana de Rochester, vizinha de Minneapólis-Saint Paul, no Minesota, já fazem isso há mais de 50 anos: construíram uma verdadeira cidade subterrânea, para fugirem do frio intenso da região.

****

EM GAZA está assim: um banheiro para cada 150 pessoas e um chuveiro para cada grupo de 700 homens e mulheres. Imagine a gente em uma fila dessas...Por isso repito: “Guerra é uma desgraça, é coisa de homens tentados por satanás!”, como comentava o padre Eugênio Sanches, lá de Santo Anastácio.

A dívida

Segundo se comenta nos meios da Imprensa paulistana, a dívida da empresária Ana Hickmann e seu agora ex-marido é de 14 milhões de reais! Pode ser de financiamentos para empresas deles.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina