Amanda Raiane Ferro Belchior, de Londrina, se formou em medicina pela Umimar, no interior de São Paulo. Na foto, a formanda com os pais Ademir Batista Belchior e Mariclei Ferro Belchior. “Estamos muito felizes com essa nova conquista! Deus nunca nos deixou desistir, somos abençoados por nossa filha", disseram os pais dela. O jantar de formatura foi na chácara Recreio e Lazer, em Marília

Imagem ilustrativa da imagem Formatura em Marília
| Foto: Divulgação

O GRANDE ÊXITO NAS VENDAS DA EXPO

A Coluna apurou, oficiosamente, que a empresa Diverti teve muito bom lucro com os shows que empresariou na ExpoLondrina. Tanto que já pediu prioridade para negociar os shows da promoção Expo 2023.

As concessionárias de veículos ficaram pra lá de satisfeitas, de felizes, pois faturaram muito na ExpoLondrina, recém-realizada. Uma das marcas vendeu cerca de 200 carros; outra negociou 100 veículos. Já teriam solicitado reservas para o ano que vem no Parque Ney Braga. As demais também negociaram muito bem.

Para que tenham uma ideia do público presente ao último fim de semana do belo evento da Sociedade Rural, lá estiveram 140 mil pessoas no sábado e 150 mil no domingo de encerramento. Os demais setores comerciais, parque, lazer, restaurantes, também tiveram ótimo movimento. A entidade presidida por Antônio Sampaio, sua diretoria e conselhos estão de parabéns!!!

AS NAUS DE CABRAL ERAM PRECÁRIAS

Citei, na Coluna de ontem, como caravelas de Pedro Alvares Cabral, que, em verdade, como me lembrou Odair Chiqueto, eram de Cristovão (ou Cristobal) Colombo, que a história conhece como descobridor das Américas. Os navios precários de Cabral eram simplesmente as “naus”, e nem nome tinham. Em Lisboa diziam que era “doido” de enfrentar o mar desconhecido, sem mapa ou documento, em busca de terras novas. Aqui chegou, recebido pelos caciques Aimoré e Morubichaba.

ANIVERSARIANTES

Quem aniversaria amanhã é o pecuarista Celso Marconi, que integra o Conselho da Sociedade Rural do Paraná.

***

No último dia 24 aniversariou Fernanda Guasti, que foi Rainha da Exposição em 2013.

***

No domingo dia 25, os abraços foram para Sinézio Vezozzo e André Martinês.

Saiba como reduzir impostos

É possível reduzir o volume de impostos pagos por uma empresa? Sim, é possível receber de volta os valores pagos indevidamente, tanto administrativa como judicialmente. Quem responde essa pergunta, feita por 100% dos empresários brasileiros, é o advogado Charles Ribeiro, do escritório Ribeiro e Sócio Advogados Associados. Diante do complexo universo tributário brasileiro é comum que os empresários cometam erros como fazer recolhimentos indevidos, ou a maior, expondo sua empresa a autuações e multas, mesmo que de forma involuntária, por absoluto desconhecimento. Não atentar para os aspectos tributários é o principal motivo que leva ao fechamento de 40% das empresas nos primeiros 05 anos. “É um dever do empresário cuidar da questão tributária, como ele cuida do próprio core business do negócio, por ser aspecto fundamental de sucesso ou insucesso de uma empresa. Hoje não estamos mais na fase de receio de verificar os tributos, ou mesmo de procedimentos ilícitos para fugir da tributação (sonegação). Que não se enganem os empresários, qualquer coisa errada já é de conhecimento do Fisco, que está absolutamente estruturado e sistematizado. A fase hoje é de profissionalismo, conhecimento profundo do negócio e da tributação aplicada a esse negócio para o correto recolhimento dos tributos, construindo a partir disso empresas saudáveis e prósperas”, afirma Charles Ribeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Formatura em Marília
| Foto: Divulgação

Homenagens ao fundador do Cervin

O pastor Manfred Gumbel recebeu, da Câmara de Vereadores de Rolândia, na segunda-feira (11), a Comenda da Ordem Roland por relevantes serviços prestados à comunidade. No sábado (23), às 19h30, foi celebrado no Cervin um culto de gratidão pela vida do pastor. Há 37 anos, ele fundou o Cervin – Centro de Recuperação Vida Nova -, instituição que se tornou referência na recuperação e ressocialização de dependentes químicos adultos e adolescentes, nas unidades de Rolândia (masculina) e de Cambé (feminina). O Cervin já recebeu mais de 5 mil internos, do Paraná, outros estados e países, como Paraguai e Alemanha. Na foto, o presidente da Câmara, Reginaldo Silva, o prefeito Ailton Maistro, o pastor Manfred Gumbel, e o vereador Isaac Altino, propositor da homenagem.

Imagem ilustrativa da imagem Formatura em Marília
| Foto: Divulgação

O DIA DO GOLEIRO EM HOMENAGEM A MANGA

A folhinha marcou ontem o Dia do Goleiro, data criada em homenagem a Manga, que foi o guarda-meta do Bangu, do Botafogo, do Sport Recife, do Internacional e da seleção brasileira de 1966. Quando defendia o glorioso Botafogo, Manga foi o homenageado pela frase que a crônica esportiva criou: “Todo grande time começa com um grande goleiro”. Nessa época o grande arqueiro era ele. Hoje está com 85 anos e lembra que jogava sem luvas, na maioria das vezes, cuspia nas mãos para defender pênaltis e faltas, e quebrou os dedos várias vezes.

***

O LONDRINENSE ADO STINGHEN, convocado para a seleção brasileira campeã mundial no México, exatamente na final em Guadalajara, era o reserva de Felix. Foi convocado por João Saldanha, que o viu jogar pelo Londrina, no VGD e depois no Corinthians, onde se tornou o melhor amigo de Rivelino. Mora em São Paulo, onde deve ter ainda uma rede de pizzarias.

Posse na OAB-Londrina

Os novos dirigentes da OAB-Londrina tomarão posse nesta quinta-feira, dia 28 de abril, com a presença da presidente eleita no Estado, Marilena Winter. Tomam posse a diretoria executiva, comandada pelo advogado Nelson Sahyun Junior; os 35 conselheiros da Subseção; nove representantes de comarcas (Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Jaguapitã, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis); a ouvidora Drielly Caroline Coimbra, a representante da Escola Superior da Advocacia, Patrícia Siqueira; e o delegado da Caixa de Assistência do Advogado, Fabiano Nakamoto. Sahyun Junior tem a seu lado a vice-presidente Sania Stefani; o tesoureiro Francisco Galli; o secretário executivo José Carlos Mancini Junior; a secretária executiva adjunta Caroline Thon; e o diretor de Prerrogativas Geovanei Leal Bandeira. A gestão vai até 2024.

A saúde ‘irritante’ da rainha

Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra, está comemorando 96 anos de idade e 70 no trono. Parece que gosta muito de ser Rainha, pois há anos poderia ter renunciado e colocado como rei o principe Charles ou seu neto Willians, que é o preferido dela. Mas ela apenas “tolera” a nora e não a quer no topo da realeza britânica. Perguntado a respeito, Charles negou que teria dito a um jornalista amigo, que a mãe “tem uma saúde irritante...”

***

"O CURSO DE DIREITO parece que está todo no Twiter...”, disse um garoto que passou no vestibular de direito na UEL, comentando o assunto com colegas. Estaria mais fácil aprender?

***

SUPERlotação, domingo último, no Mercado Municipal do Shangri-lá, onde o síndico é Antônio Yosio Furuta. Haja cerveja e chope gelado. Tem mais: a presença feminina é cada vez maior e mais elogiada.

RASGOU AS CALÇAS

Separada do marido, Yasmin Brunet foi à festa da cantora Ludmilla, no Rio de Janeiro, e dançou tanto, mas tanto, que rasgou as calças e foi aplaudida mais ainda. Comentou com as amigas e o pessoal do BBB22 que estava presente: “Viva a liberdade!”

A FREIRA E O VINHO

Com o falecimento da japonesa, de 119 anos, a nova líder do ranking de mais velhas do livro de recordes mundiais Guinness é uma freira, que está com 114 anos e contou que toma um copo de vinho tinto todos os dias. Não revelou qual o preferido dela. Seria o chamado “vinho de padre?”, que é sem álcool?

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1