Durante concorrida e bonita cerimônia que aconteceu dia 20 último, a Unicesumar de Londrina diplomou seus formandos, do ensino presencial e também do ensino a distância, em evento realizado no Teatro Mãe de Deus. Após uma etapa da jornada estudantil, o momento de encerrar um ciclo rumo ao futuro de sucesso é sempre muito especial. Foi assim para os formandos, parte deles nas fotos. A Unicesumar conferiu o grau superior a alunos dos cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, design de interiores, gestão de TI, gestão de recursos humanos, gestão financeira, licenciatura em letras, pedagogia, processos gerenciais e secretariado. Para o reitor do campus em Londrina, Carlos Henrique Vici, a colação de grau é o momento em que o estudante pode sentir a transformação pela qual passou. “É o momento em que nós alertamos os alunos que a nossa comunidade espera que o trabalho de vocês faça a diferença.” Segundo o reitor da instituição, professor Wilson de Matos Silva, a sociedade contemporânea exige do aluno o ato de aprender a aprender e a dominar as tecnologias. E ressaltou ele: “No atual contexto, somente o conhecimento, aliado a um bom aproveitamento de tempo, pode modificar as estruturas de uma sociedade que tanto carece do saber, da ordem e da disciplina”.

Formandos tanto do ensino presencial como do ensino a distância, em foto oficial com as autoridades presentes
Formandos tanto do ensino presencial como do ensino a distância, em foto oficial com as autoridades presentes | Foto: Divulgação
O diretor da Unicesumar em Londrina, Carlos Henrique Vici com o capelo que oficializa a colação de grau aos formandos
O diretor da Unicesumar em Londrina, Carlos Henrique Vici com o capelo que oficializa a colação de grau aos formandos | Foto: Divulgação
Selfie do diretor  com alguns formandos, para o álbum de recordações
Selfie do diretor com alguns formandos, para o álbum de recordações | Foto: Divulgação
O diretor Carlos Henrique Vici com um dos formandos, que foi muito aplaudido pelos colegas
O diretor Carlos Henrique Vici com um dos formandos, que foi muito aplaudido pelos colegas | Foto: Divulgação

***

O juiz federal Marcelo Bretas está mesmo em campanha visando ser nomeado para o Supremo Tribunal Federal, no lugar de Celso Mello, que vai se aposentar em outubro. O presidente Bolsonaro disse, como se sabe, que gostaria de nomear um novo ministro do STF, que fosse “terrivelmente evangélico”. Amigos de Bretas estão dizendo que é com ele mesmo. Que ainda sobrará para Sérgio Moro, porque o outro ministro que vai se aposentar em 2021 é Marco Aurelio Mello, que também fará 75 anos e terá que dizer adeus. Bretas aproximou-se do general Augusto Heleno, foi a um culto com Bolsonaro, na Igreja de R.R. Soares, que é cunhado do bispo Edir Macedo, mas, rompidos, fundou sua Igreja Internacional, que também usa a televisão para conquistar adeptos em todo o país.+++ Pelo que se sabe, foi R.R. Soares quem comprou a sede central do ex-Grêmio Recreativo Londrinense, já há algum tempo.

***

Não será surpresa para esta Coluna se o governo federal enviar ao Congresso projeto regularizando a aprovação de cassinos no Brasil. Há forte lobby a respeito.

***

Enquanto isso, aqui em Londrina, espera-se a aprovação e regulamentação, a qualquer momento, de casas oficiais de bingo. Há três pedidos nesse sentido em Brasília.

A Adama e a UCA Londrina

Companhia com papel de destaque em uma das maiores holdings do agronegócio global, a Adama participou, como apoiadora, da criação da Universidade Corporativa da Agro100, a UCA, que foi inaugurada no último dia 14 deste fevereiro. A UCA tem como objetivo desenvolver e multiplicar conhecimento e capacitação dos seus colaboradores, clientes e parceiros. Para o desenvolvimento de suas atividades, a Agro100 desenvolveu em parceria com a Adama, e com o apoio da Plataforma Stagri-Plantar e do escritório Merenciano & Usso Advogados, duas estruturas dentro de sua loja de Londrina, uma sala de aula com capacidade para 50 pessoas e uma sala de reuniões para 12 participantes. A Universidade Corporativa da Agro100 conta com uma proposta descontraída, lúdica e que transmite de forma gráfica e colorida o “Jeito Agro100” de atuação no dia a dia.

A parceria com a Adama estabelece um canal para o desenvolvimento de ações conjuntas de formação e desenvolvimento, em uma atmosfera leve, que convida seus alunos à inovação. A UCA está dividida em cinco grandes pilares, a saber: Academia de vendas, Academia de líderes, UCA Agrolíderes, Uca Desenvolvimento e Uca estágio-trainee. Na foto, os empresários Romeu Stanguerlin, CEO da Adama Brasil, e Renato Seraphim, presidente da Agro100.

Imagem ilustrativa da imagem Formandos da Unicesumar de Londrina
| Foto: Divulgação

***

Somente ontem, mais de seis milhões de pessoas participaram de blocos carnavalescos no Rio de Janeiro. Entre eles, muitos turistas, que lotaram os hotéis cariocas. Mais de 2 milhões deles que vieram de vários países.

***

O pessoal de São Paulo (capital e interior) anda bebendo bastante. Exatamente 3.714 foram pegos no teste antiálcool, pela PRF. E no Paraná? Não consegui apurar.

***

Gostei dos desfiles da Vila Isabel e do Salgueiro, na segunda-feira na Sapucaí. Mas o Salgueiro foi melhor, embora a Vila tendo à frente da bateria a escultural Aline Riscado.

***

Um piloto caiu na praia do Tombo no Guarujá com seu monomotor que acabou afundando. Mas ele se salvou. E conseguiu afastar o avião da praia, evitando mortes. Ele fazia propaganda aérea. Não muito longe de onde estava até ontem o presidente Jair Bolsonaro. Que criticou a Mangueira, dizendo que a escola desacatou religiões.